2021-09-29 17:11:58 -0300 2021-09-29 17:11:58 -0300

Pérolas Exclusivas #6 - Sega (Parte 2)

Single 3881893 featured image

Estamos em mais uma última quarta-feira do mês, e chegamos ao 6º episódio da série Pérolas Exclusivas, continuando com os jogos curiosos da SEGA.

1 - Flicky

Lançado em 1984 para arcades, e depois lançado para Mega Drive em 1991, Flicky é um jogo simples e divertido, onde o jogador controla um pássaro que deve reunir os pintinhos, e mantê-los a salvo de animais como gatos e lagartos.

O jogo fez bastante sucesso no console, e o carisma do passarinho Flicky fez com que ele se tornasse parte do universo do Sonic, sendo os passarinhos que o ouriço resgata em Sonic 3D Blast (1996). Após o lançamento para o Mega Drive, Flicky esteve em diversas coletâneas lançadas para diversas plataformas, como Sonic's Ultimate Genesis Collection e Sega Mega Drive & Genesis Classics.

2 - Toe Jam & Earl

Vindo das "quebradas intergaláticas", a dupla Toe Jam & Earl chegava ao Mega Drive em 1991. No jogo, os jogadores controlam esses dois rappers alienígenas que acabam caindo no planeta Terra, e devem recolher as peças da nave para voltar ao planeta natal deles, Funkotron. 

O jogo possui uma vibe dos anos 90, que vão desde o design dos personagens, a sua trilha sonora. E as mecânicas de sua jogabilidade podem ter servido de inspiração para o gênero roguelike, representado atualmente por inúmeros indies como Dead Cells e Sundered.

O jogo ganhou duas continuações: Toe Jam & Earl in Panic On Funkotron (1993), ainda para Mega Drive, e Toe Jam & Earl 3: Mission To Earth (2002), para Xbox. Em 2019, foi lançado um quarto jogo da série, chamado Toe Jam & Earl: Back In The Groove, graças ao financiamento coletivo via Kickstarter. Diferente dos outros, Back In The Groove não teve participação da SEGA no desenvolvimento. 

3 - Ecco The Dolphin

1992 foi um ano cheio de acontecimentos interessantes: os Jogos Olímpicos em Barcelona, a conferência do clima RIO 92, e o lançamento de Ecco The Dolphin. Lançado para Sega Mega Drive, o jogo coloca o jogador na pele de um golfinho que explora os mares para salvar seu planeta de uma ameaça alienígena (sim, é isso).

Além dos relançamentos do primeiro jogo em diversas coletâneas, Ecco ainda ganhou outros jogos como Ecco: The Tides Of Time (1994) para Sega CD, Ecco Jr. (1995), também para Mega Drive, e Ecco: Defender Of The Future (2000) para Sega Dreamcast. Ecco teria outro jogo para Dreamcast em 2001, chamado Ecco: Sentinels Of The Universe, mas que foi cancelado após o console ter sido descontinuado.

E se estiver curioso quanto as estrelas na testa de Ecco, elas formam a constelação de golfinho.

4 - Chu Chu Rocket

Poderia ser um jogo qualquer de "gato e rato", mas Chu Chu Rocket é diferente. Lançado em 1999 para Sega Dreamcast, Chu Chu Rocket é um jogo de puzzle, onde você deve levar os ratinhos para os foguetes, atravessando uma série de labirintos, enquanto fogem de gatos loucos para devorar os bichinhos.

O jogo ganhou depois uma versão para Gameboy Advance, e mais a frente, uma versão para mobile, ambas versões seguindo a mesma mecânica que o original. Em Sonic & Sega All-Star Racing (2010), os Chu Chu foram personagens jogáveis, com o gato sendo sua habilidade especial no jogo.

Em 2019, os ratinhos retornaram com Chu Chu Rocket Universe, lançado exclusivamente para plataformas Apple, através da Apple Arcade.

5 - Billy Hatcher

Após o fim do Dreamcast, a SEGA passou a publicar seus jogos para seus consoles concorrentes. E no Gamecube, dois jogos da SEGA se destacaram: Super Monkey Balls (2001) e Billy Hatcher & The Giant Egg (2003).

No jogo, Billy Hatcher e seus amigos são levados ao Morning Land, uma terra habitada por galinhas que foi invadida por um exército de corvos liderados pelo vilão Dark Raven. Usando um ovo gigante, sua missão como Billy Hatcher é resgatar seus amigos, libertar os chamados Elder Chickens, e salvar Morning Land.

Após o sucesso de seu jogo, Billy Hatcher participou de outros jogos da SEGA, sendo personagem jogável em Sonic Riders: Zero Gravity (2008) e Sonic & Sega All-Stars Racing (2010).

3
Keep reading → Collapse ←
Loading...