2021-07-28 13:16:58 -0300 2021-07-28 13:16:58 -0300

Perolas Exclusivas #4 - Playstation (Parte 2)

Single 3874004 featured image

Julho terminando e chegamos a última quarta-feira do mês, e a mais um episódio do Pérolas Exclusivas. O quarto episódio da série traz a segunda parte dos exclusivos do Playstation.

1 - LocoRoco

Na época do Playstation Portable, duas franquias ficaram conhecidas no portátil: Patapon e LocoRoco. Esse último surgiu em 2006 para PSP, e foi produzido pela Japan Studios, um dos estúdios internos da Sony. 

LocoRoco se passa em um mundo colorido e feliz, onde moram os LocoRocos, criaturas coloridas e saltitantes e os MuiMui, que são os habitantes deste mundo. Mas a paz é perturbada com a chegada dos Moja Troops, criaturas que espalham caos por onde passam, e cabe aos LocoRocos derrota-los.

Embora os LocoRocos sejam os protagonistas do jogo, você na verdade controla "o planeta", usando os botões L e R para inclinar a fase, fazendo os LocoRocos rolarem, e usando os botões juntos para faze-los pular. Eles também são capazes de crescer de tamanho ao comer uma frutinha especial. Assim, eles podem se dividir em vários para entrar em lugares pequenos, ou para cantar uma música para algumas criaturas do planeta, já que o destaque da franquia são suas músicas viciantes e divertidas.

LocoRoco teve uma continuação em 2008, também para PSP,  uma versão mobile feita em Java, além de uma remasterizarão dos jogos do PSP para o Playstation 4 em 2017. Em Playstation All-Stars Battle Royale (2012), a fase Franzea (LocoRoco/Metal Gear Rising) traz um dos mundos da franquia, sendo invadido por um robô de Metal Gear Rising, travando até uma batalha com um LocoRoco.

2 - Fat Princess

Em uma terra digna de um conto de fadas, dois reinos travam batalhas intermináveis para resgatar suas princesas, isso até resolverem botar bolo na história. Lançado em 2009 para PSP (como Fat Princess: Fistiful Of Cake) e Playstation 3 (via Playstation Network), Fat Princess é um jogo estilo MOBA onde você deve resgatar a princesa que foi sequestrada pelo inimigo.

O grande diferencial é que o jogador dever trazer bolo para a princesa do reino rival (que está mantida presa no castelo do jogador), para que ela ganhe uns "quilinhos", ao ponto de tornar difícil para os soldados a carregarem. E cada soldado possui uma habilidade diferente, como os de ataque em curta distância (guerreiro), longa distância (arqueiro) e de suporte (padre).

Fat Princess foi lançado depois no Best Of Playstation Network Vol. 1, uma coletânea com 4 jogos da PSN, junto com Tokyo Jungle, When Vikings Attack! e Sound Shapes. Além desse, a série ganhou um jogo mobile chamado Fat Princess: Piece Of Cake, e o seu mais recente jogo foi Fat Princess Adventures, lançado em 2015 para Playstation 4. Sem falar que a Fat Princess foi personagem jogável em Playstation All-Stars Battle Royale (2012).

3 - Sound Shapes

Publicado pela Santa Monica (Fat Princess, God Of War), e lançado em 2012 para Playstation 3, Playstation 4 e Playstation Vita, Sound Shapes é um jogo que mistura plataforma 2D com elementos musicais.

Cada fase do jogo possui um padrão de formas e cores, além da sua música. Conforme você vai coletando símbolos, as partes da música começam a tocar, criando uma música para a fase. Além das do próprio jogo, Sound Shapes ganhou pacotes com músicas de artistas reais, como as do DJ Deadmau5 e do cantor indie Beck.

Assim como Fat Princess, Sound Shapes foi incluído na coletânea Best Of Playstation Network Vol. 1, um compilado com os melhores jogo da PSN.

4 - PlayStation Vita Pets

Com o sucesso da série Nintendogs do Nintendo DS, muitos estúdios correram para fazer seus próprios "jogos de bichinhos", e a Sony também queria entrar nessa. Assim, em Junho de 2014, foi lançado PlayStation Vita Pets (ou PS Vita Pets), que como o nome entrega, foi lançado para Playstation Vita.

No jogo, assim como Nintendogs, você deve adotar um "doguinho", cuidar dele, levar ele para passear e brincar com ele, tudo isso com o uso das mecânicas do PS Vita, como a tela de toque. Além disso, os cachorros podem responder aos seus comandos de voz, já que eles podem falar.

Ainda em 2014, o PS Vita Pets ganhou um spin-off para mobile chamado Playstation Vita Pets: Puppy Parlour, lançado para Android e iOS.

5 - Counter Spy

De todas as IPs do Playstation, Counter Spy pode ser considerada a mais desconhecida das demais.

Lançado em Agosto de 2014 para Playstation 3, Playstation 4 e Playstation Vita, e depois para dispositivos móveis no mês seguinte, Counter Spy é um jogo de plataforma 2.5D, com elementos de stealth, ambientado na Guerra Fria. O jogador controla um espião, que deve se infiltrar nas bases dos inimigos para evitar uma guerra nuclear.

Counter Spy foi um dos jogos da linha Playstation Mobile, uma divisão do Playstation para jogos mobile, juntamente com Fat Princess: Piece Of Cake, Playstation All-Stars Island, Knack Quest, dentre outros.

4
Keep reading → Collapse ←
Loading...