2021-06-30 14:59:29 -0300 2021-06-30 14:59:29 -0300

Pérolas Exclusivas #3 - Playstation (Parte 1)

Single 3867686 featured image

Chegamos a mais uma última quarta-feira do mês, e a mais um episódio do Pérolas Exclusivas. Hoje, passamos para os exclusivos do Playstation, que são muitos.

1 - MediEvil

O enredo de MedEvil passaria fácil como uma história épica de um cavaleiro, se não fosse pelo fato de que esse tal "cavaleiro" morreu com uma flechada no olho, em seu primeiro avanço em uma batalha. Lançado em 1998 para Playstation, o jogo segue a jornada de Sir Daniel de Fortesque, que desperta de seu túmulo para impedir o plano do feiticeiro Zarok de conquistar o Reino de Gallowmere.

O estilo cartunesco de MediEvil teve como uma suas principais inspirações a animação O Estranho Mundo de Jack (Nightmare Before Christmas), de Tim Burton, além da sua trilha ser bem parecida com as músicas do filme. MediEvil ganhou uma continuação em 2000, ainda para Playstation, uma versão remasterizada chamada MediEvil: Ressurection, lançado em 2005 para Playstation Portátil, e um remake em 2018 para Playstation 4.

Antes de seu remake em 2018, MediEvil esteve presente em Playstation All-Stars Battle Royale. Sir Daniel era personagem jogável, e a fase Graveyard (MediEvil/The Unfinished Swam) é baseada na primeira fase do primeiro jogo.

2 - Wipeout

Pegando carona do F-Zero da Nintendo, o Playstation queria um jogo de corrida de naves futuristas para chamar de seu, e assim nasceu Wipeout. A série de corrida nasceu em 1995, com o primeiro jogo sendo lançado para Playstation, onde teve mais 2 jogos para o console, Wipeout 2097/XL (1996), que também foi lançado para Sega Saturn, e Wipeout 3 (1999), e ainda o Wipeout 64 (1998), o único jogo da franquia lançado exclusivamente para o console concorrente, o Nintendo 64.

A franquia continuou nos consoles seguintes da Sony, com Wipeout Fusion (2002) para Playstation 2, Wipeout Pure (2005) e Pulse (2007) para Playstation Portátil, Wipeout HD (2008) para Playstation 3, Wipeout 2048 (2012) para o Playstation Vita, e finalmente, o Wipeout Omega Collection, lançado em 2017 para Playstation 4.

Antes destes dois últimos jogos, a franquia Wipeout apareceu em Playstation All-Stars Battle Royale (2012), na fase Fearless, onde o ambiente tribal de Heavenly Sword é destruído pelo frenético mundo futurista de Wipeout.

3 - Hot Shots Golf/Everybody's Golf

Nascido como Everybody's Golf no Japão, a série Hot Shots Golf surgiu em 1997 para Playstation. A franquia trazia um clima cartunesco e cômico para o golfe, um esporte tido como tedioso. 

Assim como Wipeout, quase todos os consoles da Sony (com a exceção do Playstation 5) possui ao menos um jogo da franquia Hot Shots Golf/Everybody's Golf. Ao todo, foram 7 títulos lançados de 1997 até 2017, além de 4 spin-offs, como os de tênis e os que foram lançados para portáteis como Playstation Portátil e Playstation Vita.

Em 2017, o nome Hot Shots Golf deixou de ser usado no ocidente, com o lançamento de Everbody's Golf para o território norte-americano. E em 2019, foi lançado Everybody's Golf VR para Playstation VR, sendo o primeiro e único jogo da série com essa experiência.

Em 2012, a franquia Hot Shots Golf fez sua aparição no jogo Playstation All-Stars Battle Royale, transformando a Sandover Village, de Jak & Daxter, em um campo de golfe.

4 - Buzz!

Pegando a onda dos game shows, como "Who Wants To Be A Millionaire?", a série de jogos Buzz! faziam uma paródia deste gênero televisivo. Apresentado por um apresentador carismático, Buzz! trazia uma série de perguntas, dividido em diversos temas: Música, Cinema, Celebridade, entre outros.

O primeiro jogo da série foi lançado em 2005 para Playstation 2, e vinha com um controle especial, acessório que esteve presente na franquia até 2010, com Buzz! Quiz Player de Playstation 3. Além disso, a série teve uma spin-off chamada Buzz! Junior, focada no público infantil, e tiveram jogos da franquia para o PSP, como o Buzz! Master Quiz (2008).

Sua última menção/aparição foi em Playstation All-Stars Battle Royale (2012), na fase Dreamscape, onde o cenário de Little Big Planet vira um palco com a presença do apresentador Buzz.

5 - Starhawk

Um dos títulos mais desconhecidos do estúdio Santa Monica (God Of War). Lançado em 2012 para Playstation 3, Starhawk é um sucessor espiritual de Warhawk (2007).

O jogo se passa em um futuro distante, onde a humanidade está colonizando outros planetas, ao mesmo tempo que ela inicia uma nova "corrida do ouro", onde o ouro neste caso é Energia Rift. Nisso, surgem os Rifters, mineradores de Energia Rift, e os Outcasts, mutantes que eram Rifters depois de ficarem muito expostos ao minério.

Emmet Graves, um desses Rifters, perdeu seu irmão em um ataque de Outcasts ao campo de mineração do qual eram donos. Emmet, mesmo ter sido exposto a Energia Rift, conseguiu manter sua forma humana graças a um aparato que retarda os efeitos do minério em seu corpo.

Starhawk jogo possui um sistema chamado de "Build and Battle", onde o jogador pode construir estruturas como bunkers durante uma batalha, criando um elemento de estratégia, além do uso de mechas. O jogo ainda possuía um modo cooperativo semelhante ao Mordo Horda, da franquia Gears Of War.

A última menção/aparição de Starhawk foi em Playstation All-Stars Battle Royale, onde Emmet Graves foi personagem DLC, junto com Kat de Gravity Rush, e a fase Fearless (Heavenly Sword/WipeOut).

4
Keep reading → Collapse ←
Loading...