2021-08-13 08:55:41 -0300 2021-08-13 08:55:41 -0300
historia_dos_games Adriano Luís Fonsaca Featured

Neo Geo Pocket Color: O portátil da SNK

Single 3878003 featured image

 Para competir com o GameBoy, a SNK lançou o Neo Geo Pocket em 1998. O portátil trazia uma tela monocromática, um direcional stick digital de 8 direções clicável e dois botões de ação. Tinha uma tela com resolução de 160x152px, CPU Z80 de 8-bits, 12 KB de RAM e um chip SN76489 para som. Ele foi lançado exclusivamente no Japão e logo se tornou um fracasso comercial retumbante. A SNK abandonou o portátil no ano seguinte e apenas 10 jogos foram lançados para ele. Os destaques ficam por conta dos jogos luta adaptados para o portátil, como Samurai Shodown e King of Fighters R-1, mas também teve alguns jogos de puzzle e esporte, como Puzzle Link, Neo Geo Cup 98, Baseball Stars e Pocket Tennis.

 Em março de 1999, a SNK lança o Neo Geo Pocket Color para fazer frente ao GameBoy Color. O novo modelo trazia retrocompatibilidade com os jogos anteriores e uma tela colorida, mas sem retroiluminação. O molde e a disposição dos botões é idêntico à versão monocromática. O hardware era levemente superior e era capaz de 40 horas de jogo com um par de pilhas AA. Essa versão foi lançada nos EUA com um grande marketing da SNK e foi muito bem recebida pela crítica, mas era notável que não teria como fazer frente ao portátil da Nintendo. No Japão, onde era mais bem sucedido, a SNK lançou uma nova versão em outubro do mesmo ano, o New Neo Geo Pocket Color, um pouco menor e com um sistema de som aprimorado.

 A biblioteca de jogos do portátil era até bastante promissora. A maioria dos títulos eram versões dos Arcades da SNK, mas também teve muitos jogos originais e apoio a third parties, como a Capcom, Taito e Namco. Os maiores destaques foram o divertido Metal Slug 1st Mission, o crossover SNK vs. Capcom: Card Fighters Clash e o incrível Sonic the Hedgehog: Pocket Adventure. A companhia fez uma parceria com a Sega para que o cabo de conexão pudesse ser usado no Dreamcast e desbloquear alguns extras em jogos disponíveis, como por exemplo, adicionar os pontos do portátil King of Fighters R-2 na versão doméstica de The King of Fighters ‘99 e Evolution.

@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @romline5 [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

54
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 3 pontos

    Nunca fui muito fã de portáteis... mas é maravilhoso para nos acompanhar em viagens ou filas...

    2 replies
  • Micro picture
    thiagobrugnolo · about 1 month ago · 3 pontos

    Incrível como nenhum desses portáteis da década de 90 vingou, a não ser os da Nintendo.

    5 replies
  • Micro picture
    thecriticgames · about 1 month ago · 2 pontos

    Esse portatil é repleto de titulos maravilhosos, lembrando que ele ta cadastrado no alva.

    1 reply
  • Micro picture
    anonim · about 1 month ago · 2 pontos

    Ele é um Arcade em suas mãos

    1 reply
  • Micro picture
    kess · about 1 month ago · 2 pontos

    Mal sabia da existência dele na época, mas o que tenho visto aqui pelo Alva, tem me interessado muito!

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · about 1 month ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    fonsaca · about 1 month ago · 2 pontos

    Curto demais esse portátil. Quem sabe, algum dia, ainda terei um apesar de dar pra emular NGP em quase qualquer lugar.

    2 replies
  • Micro picture
    _kolgrim_ · 3 days ago · 2 pontos

    Tenho o meu aqui, infelizmente só tenho 3 jogos, mas gosto dele demais!

    3 replies
  • Micro picture
    eikesaur · about 1 month ago · 1 ponto
Keep reading → Collapse ←
Loading...