As revistas de videogames dos anos 90
Lançada através de uma edição especial de uma revista esportiva, a Ação Games foi uma das revistas de videogame mais importantes do Brasil e tudo começou em 1991, no mesmo que ano que outra revista de peso surgiu em terras tupiniquins, a VideoGame. Já nos Estados Unidos, temos o início de uma das maiores publicações de games da história, a Game Informer, que está em circulação até hoje e é publicada pela GameStop, uma das maiores lojas de games atualmente. Ainda no mesmo ano, no Reino Unido, a revista PC Format focava em jogos para computadores e a Sega Pro, focava em aparelhos da Sega. Em 1992, a GameFan surgiu nos EUA e rapidamente se destacou pela alta qualidade das screenshots.
Em 1993, no Reino Unido, surgiu a revista mais importante para o mercado britânico de videogames, a Edge, que está na ativa até hoje e parte de suas edições foi publicada nos EUA com o nome de Next Generation a partir de 1995. Outra revista especializada muito forte que surgiu em 1993 foi a GameMaster, que chegava a superar as vendas da Edge. Mas o público britânico sempre foi mais voltado para computadores e no mesmo ano, estreou duas grandes revistas, a PC Gamer e a PC Zone. Em 1994, surgiu uma série de revistas bem interessante nos EUA, a Game Developer, voltado para entrevistas e matérias criadas por desenvolvedores e aspirantes que discutia técnicas de programação, game design, som e imagem.
Em 1995, entrou em circulação uma das revistas mais amadas pelos brasileiros, a Gamers, que trazia conteúdo de qualidade nas plataformas. Mas nessa época, o mundo estava vivendo a nova geração e a Sega Saturn Magazine surgiu para divulgar jogos do novo videogame da Sega. No mesmo ano, a PlayStation Official Magazine estreou no Reino Unido, trazendo as novidades do console da Sony. A publicação oficial chegou aos EUA em 1997. Um conteúdo curioso surgiu no mesmo ano, a PlayStation Underground, que trazia CDs informativos que podiam ser executados no próprio console. Também em 1997, tivemos a estreia da saudosa CD Expert no Brasil, que trazia CDs de jogos com conteúdo traduzido e até mesmo dublado. Ainda no Brasil, a Nintendo World chegou em 1998 e foi mais um sucesso.
@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]
Pra quem queira conhecer mais sobre a história das revistas brasileiras de games da década de 1990, a UOL produziu uma série de documentários sobre algumas delas, que estão disponíveis na internet:
Revista Ação Games:
https://www.youtube.com/watch?v=zkodO_O_iEI
Revista Videogame:
https://www.youtube.com/watch?v=uyZPD3M8kWA
Revista SuperGamePower:
https://tvuol.uol.com.br/video/super-gamepower-0402CD1B366CC0993326
Revista Gamers:
https://www.youtube.com/watch?v=bFzq8jtHDQE
Parabéns! Seu artigo virou destaque!
Que nostalgia gostosa.
Tô sentindo até o cheiro da revista fresquinha... tendo em vista que não tínhamos informação numa época sem internet...