2014-11-22 14:17:18 -0200 2014-11-22 14:17:18 -0200

Playstation Vs Nintendo 64, Quem Ganha?

Single 2915010 featured image

Hoje vou falar aqui sobre os pontos fortes e fracos dos dois consoles. Ambos fizeram sucesso em sua época, e vou mostrar aqui qual é o melhor. Lembrando que esse é a MINHA OPNIÃO e se quiser discutir sobre ela, tudo bem, mas tenha argumentos e não venham me xingando nos comentários só porque você gosta do Playstation e mimimi. Comentários desse tipo serão deletados.

Controles

Controle é um aspecto muito importante em qualquer console. Tenha um controle ruim, e a experiência de jogo como um todo vai ser ruim. O controle do Nintendo 64 tem a sua famosa forma de Tridente, enquanto o do console da Sony todos já conhecem, que é o Dual Shock. Ele tem esse nome, pois tem dois motores que fazer o controle vibrar, de acordo com o conteúdo do jogo. Um dos motores é mais forte que o outro, para fornecer diferentes niveis de vibração.

O primeiro modelo do controle da Sony, no entanto, não tinha seu duplo analógico, assim como a função de vibração. O controle do Nintendo 64, então, é o primeiro a fornecer um analógico para controlar o jogo, muito melhor que o direcinal em cruz dos controles convencionais. A Nintendo mais uma vez inovando aqui.

em Questão de Inovação quem ganha é o N64, mas em fácil jogabilidade O Ps1, Então fica empatado! 

Processamento

O Nintendo 64 tinha um processador de 64 bits (por isso o nome do console) com clock de 93 mhz de velocidade de processamento, e ainda contava com o seu co-processadores. Sua GPU era capaz de renderizar 800 mil poligonos por segundos (com textura). A resolução máxima que o hardware mandava era de 640x480.

O PS1, por outro lado, tinha um processador de 32 bits com clock de 33 mhz, uma GPU capaz de renderizar 360 mil poligonos por segundo. Tinha algumas funções de Background e Parallax. Sua resolução máxima é a mesma do Nintendo 64, no entando a resolução minima é um pouco menor.

É notório que o Nintendo 64 é superior em hardware com relação ao PS1. Mas vejamos isso no que de fato importa, os jogos.

http://www.geeksundergrace.com/wp-content/uploads/...

abra o link e veja o zoom da imagem e compare quem tem o gráfico melhor!

http://4.bp.blogspot.com/-8wll-jsul9o/UMCsfQSBgHI/...

Na imagem acima, do jogo Mortal Kombat, a diferença é bem nitida. Clique no Link da imagem para ver.

O Nintendo 64 tem gráficos melhores que os do PS1, qualquer um pode ver isso. Muitos dos sprites usados nos jogos de Playstation acabam sendo "esticados" e perdendo a qualidade, deixando pixels aparentes. Isso pode ser visto em praticamente todos os jogos do console. O Nintendo 64 também sofre com o problema, porém em uma escala muito reduzida, e na maioria das vezes é imperceptivel. os(as) personagens e os objetos nos jogos de Nintendo 64 também são mais "redondos" e bonitos no console da Nintendo.

Lançamento de Jogos

O Playstation 1 teve mais jogos lançados para o console, pois usava a inovação do cd, algo que atraia as empresas a lançarem os jogos para o console da sony, fazendo o ter mais sucesso.

Mídia

Aqui muitos vão dizer que o Playstation ganha. O console da Sony usa a midia de CD, moderna e aceitada na época em que o console foi lançado. Além disso, o console também servia de CD Player. Uma midia de CD tem a capacidade de 700mb, enquanto que os já ultrapassados cartuchos usados pelo Nintendo 64 tinha capacidade máxima de 64 mb.

O CD tem muito mais capacidade para conteúdos e filmes que um cartucho. Muito se disse sobre essa diferença de capacidade, que os jogos de Playstation iam ser mais longos, ia ter filmes e tudo mais. Porém, posso dizer que a capacidade não interferiu em nada. Os jogos de Nintendo 64 são tão longos como os de PS1. E digo mais, o Nintendo 64 tem as animações melhores que o PS1, pois é tudo renderizado na hora!

O cartucho é uma midia gravavel, ou seja, os Saves dos jogos podiam ser gravados no próprio cartucho. Já o CD, não. O cartucho é mais resistende e duravel, pois a placa está protegida pela parte externa do cartucho. O CD pode ser arranhado facilmente com quedas e falta de cuidado, e com pouco tempo seu jogo começa a travar e dar problemas.

O CD, por outro lado, podia ser facilmente copiado, e jogos baixados podiam ser facilmente gravados para rodar no console. Ou seja, a pirataria de jogos era extremamente fácil, já um cartucho era muito mais dificil de ser pirateado.

E por aqui o Playstation 1 ganha!

Armazenamento

 No Nintendo 64, os jogos eram salvos no próprio cartucho, e tinha uma bateria que mantia os jogos salvos. Já o Playstation, fazia uso de Memory Cards para guardar os jogos. Eu diria que o Playstation ganha aqui, pois é muito mais eficiente guardar os seus jogos em um Memory Card que no próprio cartucho, se a bateria acaba-se, já era seu jogo!

77
  • Micro picture
    salvianosilva · almost 7 years ago · 4 pontos

    Não sabia que o N64 ganhava o PS1 em vários quesitos rs, e aliás, ótimo texto @eduardo_andrade

  • Micro picture
    rcbknew · almost 7 years ago · 2 pontos

    Playstation e muito melhor claro, mas se a Nintendo tivesse optado por CD como mídia ao invés de cartucho! Rapaz! Ixi!

    2 replies
  • Micro picture
    juninhowii360 · almost 7 years ago · 2 pontos

    A maior burrada da Nintendo nessa geração foi a escolha por cartuchos.

  • Micro picture
    stockgame13 · almost 7 years ago · 2 pontos

    Kra boa análise dos dois consoles, mas vai entender né, o n64 tinha melhor hardware do que o ps1 e levou pau, Game cube melhor hardware do que o PS2 e levou pau e o Wii bem modesto em relação ao PS3 e deu uma surra no titã da Sony(comparações feitas com base no número de consoles vendidos), afinal de contas as empresas fazem consoles para serem vendidos não é mesmo? Com relação a jogos aí é bem complicado pois isso é muito pessoal, quem compra games da Nintendo quer jogar Mario, Zelda, Pokémon e quem compra consoles da Sony tá pensando em God of War, Gran Turismo, Uncharted( há excessões nos dois casos) mas no geral é assim mesmo, portanto é algo bem pessoal, vlw pela análise e fui!!!

  • Micro picture
    mbc07 · almost 7 years ago · 2 pontos

    Só adicionando no quesito armazenamento: eram poucos os jogos de N64 que ainda usavam bateria para manter o save, nessa época as memórias EEPROM estavam se tornando baratas e a maioria dos cartuchos de N64 usava um chip EEPROM pra salvar o jogo ao invés do antigo combo SRAM + Bateria...

  • Micro picture
    marneimax · over 6 years ago · 2 pontos

    E SE a Nintendo voltasse a investir em cartuchos agora? na época a limitação do cartucho se devia a tecnologia de armazenamento ser equivalente ou bem proxima a pentes de memoria da época (estou supondo, não tenho certeza sobre esse fato) Atualmente temos tecnologia de 16gb em pentes de memoria... cartuchos, podem ser mais rápidos e maiores que cds, correto? (tbm é uma suposição sem pesquisa) se cartuchos voltassem, será que seria uma boa?

    1 reply
  • Micro picture
    leandro · almost 7 years ago · 3 pontos

    Eu concordo com o @juninho360, no caso de o N64 tivesse sido em cd, o Play 2 nem poderia ter existido. Bom ressaltar que a Nintendo, pelo menos ate o NGC sempre lançou muito bom hardwares ( o próprio Nintendo 64 era bem poderoso, assim como o não menos Nintendo Game Cube ) É que o pessoal fala que a Nintendo "lança hardwares defasados, mas isso só vem acontecendo a partir do Wii ). Enfim

  • Micro picture
    doctorlarry · almost 7 years ago · 2 pontos

    Nintendo 64 tem GoldenEye........ Qualquer argumento se torna inválido hauehauehaue
    Ótimo texto, demonstrando os aspectos positivos e negativos de ambos os consoles muito bem !

  • Micro picture
    leandro · almost 7 years ago · 2 pontos

    O hardware do Nintendo 64 é muito melhor que o do Play 1, porem, foi "limitado" pelo uso dos cartuchos. Eu sempre falei que, se o N64 fosse em midia cd, o Play 1 não venceria facilmente aquela geração, como foi. Um outro ponto bacana do console da Nintendo é que, mesmo não sendo um sucesso, comparado ao Play 1, revolucionou com a popularização do analógico e o rumble pak. E parabéns pelo tópico

  • Micro picture
    ekiler · almost 7 years ago · 2 pontos

    Só olhando os jogos fico com o N64 , mas playstation tem muita coisa boa também e pra mim ps1 sempre teve gráficos toscos demais até para o ano de lançamento

    5 replies
  • Micro picture
    tenshi · almost 7 years ago · 1 ponto

    play certeza

  • Micro picture
    lima · almost 7 years ago · 1 ponto

    Só discordo da mídia. Até porque a mídia em CD permitia um som muito melhor e um armazenamento maior de conteúdo. Quantas fitas daria FF7?

  • Micro picture
    paulinhobonattii · almost 7 years ago · 1 ponto

    Já discordo na parte de saves, tenho um DKC de 20 anos que a bateria ainda esta intacta, já o Memory Card com seus 15 blocos, não deixa você salvar 16 jogos sem deletar algum save.

    2 replies
  • Micro picture
    nickzim · almost 7 years ago · 1 ponto

    PLAYSTATION MASTER RACE !! hahahaha agora sério, eu amava jogar no N64, principalmente com meus amigos, GoldenEye era fenomenal, melhor multiplayer local da geração, mas eu ainda fico com o PlayStation 1 pela biblioteca de jogos, podem falar o que quiser, mas a biblioteca do PS1 agradava a gregos e troianos, tinha tudo quanto é tipo de jogos, e principalmente meu rpg preferido, Breath of Fire IV.

  • Micro picture
    jefeson_gomesdelima · over 6 years ago · 1 ponto

    o PS1 é melhor ,e olha que eu sou fã da Nintendo ,a biblioteca do ps1 é maior e mais variada ,o videogame é de CD ,mais avançado ,eu odeio o Joystick do 64 ,ele sempre me dava calos nos dedos e estragava fácil demais ,o N64 tem o zelda ocarina of time e majora mask , o único motivo para eu ter comprado um ,o erro da nintendo para mim foi o N64 ,a empresa começou a cobrir apenas o público infantil e esqueceu que os seus fãs cresceram com o tempo ,até no super nintendo tinha games pra todos os gostos ,o N64 fez a má fama para o gamecube que na minha opinião ,foi um videogame que poderia ter brilhado muito ,o gamecube era o bicho ,mas o ps1 fez a fama do ps2

    1 reply
  • Micro picture
    linkgb · about 6 years ago · 1 ponto

    Os gráficos do N64 são até melhores no 3D ! Mais agora no brilho dos efeitos , no Som e nas animações o ps1 dava uma lavada, a midia de CD favoreceu isso . E outra era muito mais fácil de produzir jogos no ps1 isso foi oque fez as produtoras preferirem o playstation! Amo meu N64 que mantenho até hj , mais o ps1 foi a melhor jogada da época

  • Micro picture
    albertogames · almost 6 years ago · 1 ponto

    tenho os 2 videogames, mas uma coisa que ao longo do tempo percebi é que mesmo o nintendo tendo uns jogos em 3d pouco melhores que o ps1, o play1 tinha jogos com visual mais realistas do que no nintendo 64. o ponto forte mesmo do ps1 foi com gran turismo quando vi o jogo rodando aqueles replays depois da corrida, na época parecia real como se estivesse assistindo uma corrida de verdade na tv. já no n64 nunca vi esse realismo tudo era e é artificial demais. nesse ponto ps1 ganha.

  • Micro picture
    willguigo · over 5 years ago · 1 ponto

    ja gastei muitas horas da vida nos 2

  • Micro picture
    espectro · over 3 years ago · 1 ponto

    Acho bem relativo isso de "ser melhor". Cada um teve uma vida de contato com cada aparelho. O PS1 era mais acessível, pelos seus jogos "baratos", já o N64 era mais difícil na época, pois os pais não queriam comprar as fitas, que supostamente seriam "caras".

  • Micro picture
    joaolucasnintendo · about 2 years ago · 1 ponto

    N64 não tem graficos melhores, teve dificuldade absurda de fazer circulo perfeito, só conseguil fazer isso no kirby 64

    1 reply
  • Micro picture
    gundstaff79 · almost 2 years ago · 1 ponto

    Quem viveu aquela época sabe que na prática não havia toda essa preocupação com a diferença dos gráficos e sim com o bolso, o Playstation ganhou no preço até porque na maioria das vezes eram os pais que pagavam. Da maneira como falam hoje da a entender que havia escolha e que escolhemos errado. O PS1 provou que não precisamos ter o melhor para nós divertir, hoje os jogadores e desenvolvedores valorizam demais os gráficos e não entregam bons jogos, as pessoas perderam a noção disso.

  • Micro picture
    kingleoricix · 12 months ago · 1 ponto

    Tive os dois videogames, PS1 gostei do Grandia e Legend of Mana, que no caso desses jogos os graficos não importaram muito.. Já o N64 era goldeneye, Zelda, Mario Party, Bomberman.. Ambos os videogames possuem seus lados bons, mas prefiro o N64, pela qualidade grafica e de jogos, apesar de serem caros.

  • Micro picture
    suicune · almost 7 years ago · 1 ponto

    Não concordo muito com o quesito armazenamento. Pois a bateria dos cartuchos do Nintendo 64 são de longuíssima duração (tenho jogos da primeira leva do console e eles gravam normalmente até hoje).

    Os Memory Cards dessa época (de todos os consoles que o utilizavam, incluindo o próprio N64) eram muito frágeis e os dados se corrompiam muito facilmente. Sem falar que os Memory Cards tbm utilizavam baterias, o que não os livrava de perder os dados por conta do fim da bateria.

    A única vantagem do Memory Card era poder levar o seu save com você pra onde quisesse, sem falar que se você vendesse o jogo, não perderia o seu save (principal desvantagem do salvamento no cartucho, na minha opinião). Por outro lado, não ter que comprar acessórios extras para jogar é uma grande vantagem do save nos cartuchos. Vale lembrar que alguns jogos permitiam que você transferisse o seu save do cartucho pro Memory card e vice-versa, pra mim, esse era o sistema ideal.

    1 reply
  • Micro picture
    nananyan · over 6 years ago · 1 ponto

    pra mim n64 sempre foi melhor

  • Micro picture
    kess · about 6 years ago · 1 ponto

    Faço coro que se o nintendo 64 tivesse mídia de CD, apenas lembrariamos do PlayStation como uma tentativa da Sony no mundo dos games. Tive os dois, e acho muito difícil escolher um deles. Ah, e os cartuchos suportavam até 512 mega, não só 64.

    3 replies
  • Micro picture
    drez · almost 7 years ago · 0 pontos

    Gente sei que é chato, mas vocês poderiam dar uma passadinha lá no último vídeo do meu canal, se gostarem deixem seu gostei e se inscrevam!
    OBS: Estou nesse ramo a pouco tempo!
    https://www.youtube.com/watch?v=TES_fnP2Dv4&list=PLOAlRaS1-uVluxGxB5GaUoPQrNtRMVol6

Keep reading → Collapse ←
Loading...