2022-07-15 13:22:15 -0300 2022-07-15 13:22:15 -0300
historia_dos_games Denis Lisboa Dos Reis Featured

A febre dos pets virtuais

Single 3924568 featured image

 Aki Maita e Akihiro Yokoi elaboraram um conceito de um brinquedo simples onde o objetivo era cuidar de um bichinho virtual. A Bandai abraçou a ideia e lançou em 1996, o Tamagotchi. O brinquedo tinha um formato de um ovo, pequeno como um chaveiro e uma telinha monocromática. O jogo é muito simples. Ele simula um pet virtual e o jogador precisa alimentar, brincar e limpar suas fezes. Fazendo isso, o bichinho vai evoluir de forma. Negligenciando estes afazeres, o pet morre. Rapidamente, o brinquedo se tornou ultra popular entre as crianças japonesas e esse sucesso se estendeu aos adultos trabalhadores. Tamagochi se tornou um fenômeno social e suas vendas alcançaram milhões de unidades em questão de meses. No ano seguinte, Tamagotchi foi lançado em outros países e seu sucesso foi ainda maior.

 Em apenas 2 anos, o Tamagochi havia vendido mais de 40 milhões de unidades e a Bandai lançou várias atualizações de seu produto, com conectividade infravermelho e outras funções. A Bandai lançou uma versão pensada para o público masculino em 1997, O Digital Monster. Esse produto também foi um sucesso gigantesco e resultou um anime que se tornaria mais popular que o próprio brinquedo, o Digimon. A febre de Tamagotchi era tamanha que foi alvo de estudos psicológicos. O “Efeito Tamagotchi” é quando uma pessoa tem uma grande afeição emocional a objetos ou simulações virtuais. O Tamagotchi, Digital Monsters e suas variantes foram proibidos em muitas escolas pelo mundo, pois tirava a atenção dos estudantes. Este produto chegou a ser proibido aqui no Brasil.

 Com esse sucesso gigantesco, várias companhias quiseram entrar nesse mercado. Em 1997, a Tiger Electronics lançou sua série de pets virtuais, os Giga Pets. Inicialmente, haviam modelos de animais genéricos, como dinossauros e coelhos, mas logo a Tiger lançou modelos com personagens licenciados, como R2-D2 de Guerra nas Estrelas, Taz dos Looney Tunes e muitos outros. A Nintendo também lançou seu pet virtual, o Pokémon Pikachu. A jogabilidade dele era diferente, pois não precisava de alimento ou limpeza. A ideia era pendurar o dispositivo na cintura e ele funcionava como um contador de passos. Com isso, o jogador acumula watt e pode ser trocado por presentes. A segunda versão tinha uma tela colorida e conexão infravermelho com o GameBoy Color, permitindo transferir watts para jogos Pokémon.

@andre_andricopoulos, @ziul92, @mardones, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @avmnetto, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @thiagobrugnolo, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @romline5, @dantlast, @marcelokiss487, @diego_lacuna, @thiago_ [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

57
  • Micro picture
    topogigio999 · 24 days ago · 5 pontos

    Tava pensando em comprar um atualmente, mas aqueles clássicos não acha mais, só uns genéricos com trocentos bichos diferentes, os BÃO era os haku haku dinokun

    4 replies
  • Micro picture
    artigos · 10 days ago · 5 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · 20 days ago · 4 pontos

    Lembro que o meu tinha 3 opções de "evolução" conforme a alimentação e no fim da vida podia virar um anjo, ou um capeta.

    2 replies
  • Micro picture
    christciamn · 24 days ago · 2 pontos

    Até hoje tenho um aqui!!

    2 replies
  • Micro picture
    lgd · 24 days ago · 2 pontos

    Tamagotchi eu nunca vi, mas tive 1 "bichinho virtual" daquele vermelho genérico... e uma vez levei pra escola o da minha irmã, pra eu cuidar dele pra ela, na escola dela proibiram :P

    1 reply
  • Micro picture
    manoelnsn · 24 days ago · 2 pontos

    Tive um dos dinkie dino

    1 reply
  • Micro picture
    thecriticgames · 23 days ago · 2 pontos

    Tive varios, o melhor é o de celular hoje em dia com o Cthulhu.

    1 reply
  • Micro picture
    rafael_mingato · 23 days ago · 2 pontos

    Nossa bons tempos, eu tive um quando era criança, e realmente era a maior febre, tivemos que comprar outro para a minha irmã, porque ela queria muito.
    Lembro de quando o proibiram na escola, daí tinha que deixá-lo em casa dormindo, no caso eu alterava o horário dele pra noite, daí chegava em casa e voltava ao horário normal.

    1 reply
  • Micro picture
    gus_sander · 22 days ago · 2 pontos

    Atualmente eu tava jogando o Dofus Pets que tem um sistema parecidinho, mas vão tirar o jogo da loja :(

    3 replies
  • Micro picture
    onai_onai · 18 days ago · 2 pontos

    Rapaz, eu era viciado nesse troço! Haha...

    1 reply
  • Micro picture
    natansouza · 11 days ago · 2 pontos

    Tive alguns adorava!

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...