2020-03-17 05:35:11 -0300 2020-03-17 05:35:11 -0300
darleysantos676 Darley Santos checked-in to:
Post by darleysantos676: <p><strong>VALIANT HEARTS - THE GREAT WAR</strong><
Valiant Hearts: The Great War

Platform: Playstation 3
191 Players
67 Check-ins

VALIANT HEARTS - THE GREAT WAR

100% (06/02/2020)

*

**************************************************************************

*

Que maravilhosa surpresa tive ao jogar Valiant Hearts ! Apesar de ter ouvido falar bem dele antes, ainda sim me surpreendi positivamente! O jogo consegue ser emocionante e informativo ao mesmo tempo! Estamos na 1ª Grande Guerra, e o jogo nos conta um pouco sobre os eventos e horrores deste conflito bélico mundial (que também são, em alguma medida, a de qualquer guerra) através do drama envolvendo os personagens jogáveis, que estão interligados em um hábil script. E esse drama nos mostra como todas as pessoas são afetadas pela guerra, independente de qual lado do front se está: independente da nacionalidade, ou se você é civil ou militar, rico ou pobre, homem ou mulher, todos são afetados de alguma forma, emergindo daí histórias de perda, dor e sofrimento... É um jogo de aventura e quebra-cabeças bem competente em transmitir sua mensagem.

*

*

Uma obra de arte em termos de mídia interativa, sem dúvida... Possui um visual quadrinesco, ou de desenho, um tanto minimalista, mas os gráficos e personagens conseguem expressar perfeitamente o conceito e emoção envolvidos. Sou sensível aos aspectos musicais de qualquer obra, mas a trilha sonora deste jogo é especialmente tocante - aliás, vou dá um jeito de baixar ela pra mim. 

O jogo também possui um acervo valiosíssimo de arquivos e coletáveis que contam a história da Primeira Guerra Mundial (que não é o primeiríssimo conflito de proporções internacionais, mas como envolveu várias das maiores potências mundiais da época e redesenhou drasticamente a configuração geográfica européia, implicando consequentemente na alteração da balança do poder, então...). Esse é um dos grandes méritos do game: a produção realizou uma grande pesquisa e contou com consultoria para agregar as informações históricas, tendo acesso a materiais como cartas, diários, objetos, ilustrações e fotos. Dá pra ficar um bom tempo só lendo todas essas informações. 

É notório que essa guerra contou com inovações tecnológicas que, dentre outras coisas, aumentavam a letalidade do conflito, ao passo que os combatentes não contavam com muita proteção além das próprias trincheiras estratégicas. Por exemplo, vemos o uso de armas químicas, como o gás venenoso visto no game... o lança-chamas... os bombardeios aéreos... as metralhadoras...

É interessante perceber que Primeira Guerra Mundial não tem tanta atenção midiática quanto a Segunda Guerra sempre teve, e pra perceber isso basta comparar o número de filmes, documentários e séries a respeito. Talvez pela peculiaridade ideológica do nazismo, com sua ideia de pureza racial e extermínio de populações indesejáveis (indústria da morte; genocídio; assassinatos sistemáticos), não sei... E a indústria de games sempre refletiu isso também. Mas nos últimos anos tivemos uma mudança nesse sentido,  aparecendo aí o game "Battlefield 1", o filme "1917", o game Valiant Hearts... Para além da 2ª Guerra Mundial, é importante trazer à luz histórias de guerra tão ou mais cruéis e desumanas, como uma forma de reconhecimento e educação histórica a respeito do que jamais deve acontecer novamente! 

O jogo também consegue mesclar tipos diferentes de jogabilidade em vários momentos com os diferentes personagens, abrangendo os estilos de aventura, quebra-cabeça, furtividade, rítmica, perseguição de corrida... E tem uns bosses bem legais. Mais que o suficiente para se afirmar tranquilamente como game e não mera história interativa.

Enfim, um game para conhecer, aprender e se emocionar!

*

*

*

@platinadores

18
  • Micro picture
    dan8d · over 1 year ago · 2 pontos

    Esse jogo é incrível demais

  • Micro picture
    seufi · over 1 year ago · 2 pontos

    Jogão da porra... No final, dá aquele nó na garganta...

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...