Bem vindos ao segundo post de arquétipos comuns em desenhos japas da Velha! E hoje trago para os senhores os kuuderes, um tipo de personagem que, tal como foi com as tsunderes, também é quase que totalmente dominado por representantes do sexo feminino, e que foi igualmente popularizado graças ao Neon Genesis Evangelion, vindo através da personagem Rei Ayanami.

Rei Ayanami - Se você consome desenhos japas e nunca viu essa dona em algum lugar, provavelmente estava debaixo de alguma pedra nos últimos 27 anos
Kuudere é a junção da palavra kuuru (que vem do cool inglês, e significa frio, calmo) e deredere (que, como vimos no post anterior, significa ficar amável), e só pelo sentido da palavra já fica claro que tipo de personagem estamos falando, no caso àqueles que são frios, expressam poucas emoções, mas que com o passar da história passam a desenvolver sentimentos , normalmente devido à algum tipo de relacionamento amoroso.

Ifurita, dos OVAs de El Hazard, é um exemplo típico pré evangelion do arquétipo
Os representantes desse arquétipo também costumam ter cabelos brancos, cinzas, azuis ou de alguma outra cor fria, o que condiz com sua personalidade... Ou falta dela, no caso.

Yue de Sakura Card Captors: Um exemplo de kuudere masculino
Kuuderes tendem a ser inseridos nas histórias de forma arbitrária, apenas para literalmente bater a cartilha de arquétipos que os japas costumam ter preferência, então a maior parte dos representantes desse arquétipo tendem a ser personagens descartáveis que dificilmente você se lembrará depois de algum tempo, ainda mais por haverem outros trocentos iguais a cada esquina...

Yuki Nagato de Suzumiya Haruhi no Yuutsu - Essa virou uma débil mental quando tiraram o kuuderismo dela em um spin off aí...
Porém a falta de personalidade e o gradual entendimento de sentimentos dos kuuderes podem servir de estopim criativo para algum escritor bem intencionado, podendo usar isso como consequência de algo maior, como o fato do personagem ter sido criado de formas não naturais (ser um robô, uma criatura mágica, algo do tipo) ou ter sofrido algum tipo de trauma, e encaixar isso na história de modo que faça sentido com tudo que esteja sendo mostrado até então.

Key, de Key the Metal Idol, que é assim, sem sentimentos por um bom motivo...
Por isso é mais comum vermos kuuderes que se tornaram bons personagens do que outros arquétipos que veremos por aqui na persona, como a já mencionada Ifurita de El Hazard (a dos OVAs, já que a do anime tem a personalidade diferente), Reira Akaba de Yugioh Arc-V, Tio Plato e Altina Orion da série Trails, Laphicet/Phi de Tales of Berseria... Nada que um roteirista com um pouco de bom censo não consiga fazer!

Claire de Claymore - à priori tu pensa que todas as guerreiras de cabelos prateados são kuuderes, mas depois tu vê que é só ela mesmo - e por um motivo mais do que justo até
Enfim, o post foi esse, pessoal. Agora me digam, o que acham dos kuuderes? Quer que todos explodam ou tem algum personagem em especial desse arquétipo que tenham gostado?Não deixem de comentar e até a próxima!
Por que não puxa um cabo?
Taí um console que eu desapeguei. Tive um Slim que tive que fazer reballing duas vzs e depois comprei um super slim que morreu logo após o término da garantia. Aqui na minha cidade não encontro mais assistência com suporte ao PS3.
Meu PS3 Super Slim eu nem jogava com jogos físicos e o leitor blu ray morreu sozinho. Inacreditável