clubeludum

Canal no YouTube de vídeos de gameplays, análises e coisas relacionadas ao mundo dos games, morô?

You aren't following clubeludum.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • 2022-01-18 15:41:49 -0200 Thumb picture
    Post by clubeludum: <p>Horizon Zero Dawn é o próximo jogo a ser analisa

    Horizon Zero Dawn é o próximo jogo a ser analisado no Clube Ludum. Logo o segundo game será lançado, portanto, vamos analisar o primeiro e ver se realmente é porreta. Como sempre, uma análise breve e objetiva.

    Horizon Zero Dawn

    Platform: Playstation 4
    1754 Players
    852 Check-ins

    7
    • Micro picture
      eikesaur · 3 days ago · 2 pontos

      Não sei se você já fez, mas se possível, faz análise do Halo Combat Evolved também

      2 replies
  • 2022-01-14 14:32:06 -0200 Thumb picture
    Post by clubeludum: <p>God of War (2018) é o próximo jogo a ser analisa

    God of War (2018) é o próximo jogo a ser analisado no Clube Ludum. Hoje é o lançamento do jogo para PC, sendo assim, vamos aproveitar para analisar o game. Como sempre, uma análise breve e objetiva.

    God of War

    Platform: Playstation 4
    1585 Players
    552 Check-ins

    7
    • Micro picture
      eikesaur · 7 days ago · 2 pontos

      Boaaa, assim que eu desocupar, darei uma olhada :D

  • 2022-01-12 14:45:04 -0200 Thumb picture
    Post by clubeludum: <p>Logo God of War (2018) estreará no PC e isto ger

    Logo God of War (2018) estreará no PC e isto gerou uma discussão envolvendo exclusividade de jogos. Neste episódio do Papo Ludum, discorreremos sobre isto, portanto, acomode-se e aproveite o papo.

    God of War

    Platform: Playstation 4
    1585 Players
    552 Check-ins

    8
  • 2022-01-04 14:14:30 -0200 Thumb picture
    Post by clubeludum: <p>Tomb Raider: Legend é o próximo jogo a ser anali

    Tomb Raider: Legend é o próximo jogo a ser analisado no Clube Ludum. Como sempre, uma análise breve e objetiva.

    Tomb Raider: Legend

    Platform: PC
    1066 Players
    29 Check-ins

    14
    • Micro picture
      jcelove · 17 days ago · 2 pontos

      WHERE IS MY MOTHER?! Melhor cena da série inteira pra mim, a Lara full pistola (literalmente XD)

      2 replies
    • Micro picture
      jcelove · 16 days ago · 2 pontos

      Esse primeiro reboot realmente aproveitou muita coisa da serie classica, inclusive adaptou a historia do original pra encaixar bela no jogo posterior (que cronologicamdbte se passa antes) TR Anniversary colocando o lance do desaparecimento (afinal a lara acredita q a mae nao morreu) como pilar da trilofia que termina do TR underwolrd.

      Esse problema da versao pc ai ta kais com cara de problema de compatibilidade. Zerei ele em versao pirata no win xp na epoca sem problemas

  • 2021-12-28 15:16:25 -0200 Thumb picture
    Post by clubeludum: <p>A Lenda do Cabeça de Cuia é o próximo jogo a ser

    A Lenda do Cabeça de Cuia é o próximo jogo a ser analisado no Clube Ludum. Como sempre, uma análise breve e objetiva.

    The Last NightMary - A Lenda do Cabeça de Cuia

    Platform: PC
    29 Players
    6 Check-ins

    18
    • Micro picture
      jcelove · 24 days ago · 2 pontos

      Inesperado. Essa visual novel br comprei a anos mas nunca tive coragem de instalar.hehe

      2 replies
    • Micro picture
      christciamn · 24 days ago · 2 pontos

      ... Um game baseado em umas das lendas mais famosas da minha terra natal... O Piauí!! QUE MASSA!! Rrsrsrs

    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 22 days ago · 1 ponto

      Cabeça de Cuia.... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 2021-12-27 15:05:57 -0200 Thumb picture
    Post by clubeludum: <p>Impondo respeito em Goodsprings, morô?</p>

    Medium 803705 3309110367

    Impondo respeito em Goodsprings, morô?

    Fallout: New Vegas

    Platform: PC
    2071 Players
    116 Check-ins

    13
    • Micro picture
      volstag · 25 days ago · 2 pontos

      Caralho, se colocasse um pulover do avô ficaria perfeito, dava até pra mandar a foto pros outros dizendo que é cena de um novo remaster que vem por aí hahaha

  • 2021-12-24 16:26:48 -0200 Thumb picture
    Post by clubeludum: <p>O Clube Ludum deseja um Feliz Natal a todos! Que

    Medium 803368 3309110367

    O Clube Ludum deseja um Feliz Natal a todos! Que todos tenham um ótimo momento com seus familiares e amigos!! Muito ôxi!

    Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble

    Platform: SNES
    12388 Players
    162 Check-ins

    9
    • Micro picture
      jcelove · 28 days ago · 2 pontos

      Um fel8z natal man!

  • 2021-12-22 15:11:44 -0200 Thumb picture
    Post by clubeludum: <p>Um jogador vive mil vidas. Aquele que não joga v

    Medium 803122 3309110367

    Um jogador vive mil vidas. Aquele que não joga vive apenas uma.


    Arte de Patrick Brown.

    Super Mario World

    Platform: SNES
    27436 Players
    391 Check-ins

    13
  • 2021-12-21 14:18:12 -0200 Thumb picture
    Post by clubeludum: <p>Seasons After Fall é o próximo jogo a ser analis

    Seasons After Fall é o próximo jogo a ser analisado no Clube Ludum. Apesar do game ser interessante, existe uma falha gravíssima nele. Como sempre, uma análise breve e objetiva.

    Seasons after Fall

    Platform: Playstation 4
    19 Players
    10 Check-ins

    10
  • felipe_turesso Felipe Turesso
    2021-12-20 18:28:40 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    Os jogos eletrônicos são obras de arte?

    Medium 3893574 featured image

    Realmente os jogos são uma coisa muito especial, pois por meio deles é possível que a pessoa se transporte para outro mundo, aventurar-se nele e explorá-lo, buscar saber mais, conhecer os personagens, a cultura do local, entender como este universo funciona, dentre outras coisas. Aquele que joga adentra em outro mundo, assim como acontece ao assistir um filme, uma série televisiva ou um livro.

    Assim como George R. R. Martin afirma que “um leitor vive mil vidas antes de morrer” e que “O homem que nunca lê vive apenas uma”, pode-se dizer que um jogador também vive mil vidas, haja vista a grandiosidade de mundos que existem nos diversos jogos já lançados e aqueles que ainda não foram ou aqueles que foram cancelados.

    A título de esclarecimento, jogo também pode ser chamado de jogo eletrônico, game ou videogame. Basicamente, o jogo eletrônico é criado para ser executado em um aparelho e o jogador utilizará um controle (joystick), ou teclado e mouse ou algum meio que se possa inventar futuramente, para que ele possa interagir com o jogo. Deve existir um monitor ou televisão ou outro meio capaz de receber imagens e sons.

    O termo “eletrônico” existe para diferenciar o game do jogo que não necessita de um aparelho para ser executado, como por exemplo o pôquer, xadrez, jogos de tabuleiro, entre outros. Este aparelho é o dispositivo capaz de efetuar o funcionamento do jogo eletrônico, como por exemplo, os consoles, computadores pessoais, celulares, tablets, videogames portáteis, fliperamas, dente outros.

    Além disto, os jogos têm sua importância tanto na cultura quanto na economia, afinal inegavelmente a indústria dos jogos detém uma enorme arrecadação, maior do que a indústria do cinema e da música juntas. De fato, este setor da economia é notável, pois gera empregos, existem diversas pessoas que trabalham neste setor, principalmente brasileiros, dentre outras questões. O Newzoo fez uma previsão de que o mercado mundial de games de 2021 faturará cerca de US$ 175,8 bilhões.

    Aliás, o Newzoo complementa que mesmo diante das complicações envolvendo a pandemia do COVID-19, a indústria de jogos poderá ultrapassar o patamar de 200 bilhões de dólares no final de 2023. Percebe-se que a indústria arrecadou muito durante o ano de 2021, pois as pessoas permaneceram em suas casas e o interesse por jogos aumentou, entretanto, simultaneamente a pandemia gerou atrasos e impactos negativos no desenvolvimento de novos jogos.

    Dito isto, os jogos eletrônicos existem desde os anos setenta, ou seja, são cinco décadas criando games, consoles e mundos diferentes. Realmente os jogos possuem uma especialidade, algo muito único, afinal, certamente aquele que jogou um game possivelmente ficou deslumbrado com uma paisagem como em Journey. Fascinado por um mundo cheio de mistérios e coisas para explorar como na saga The Witcher. Impressionado com momentos épicos em batalhas contra chefes como em Dark Souls. Triste devido algum acontecimento ou momento assim como em The Last Guardian. Reflexivo devido um enredo como em BioShock.

    De fato, assim como filmes, músicas, livros, pinturas, dentre outras obras, vislumbra-se que os jogos são um outro meio de manifestar emoções e ideias, trata-se de um outro meio de expressão que advém da criatividade humana. Um jogo eletrônico é uma outra forma artística que surgiu em decorrência da tecnologia, assim como aconteceu com o cinema e a fotografia.

    Os jogos são obras muito únicas, quase que uma mistura de filme com livro. O cinema é conhecido como a sétima arte devido o “Manifesto das Sete Artes”, uma obra escrita pelo italiano Ricciotto Canudo em 1911. Basicamente, ele criou um sistema que estabelece as artes do espaço (pintura, escultura e arquitetura) e as artes do tempo (música, dança e poesia). Como o cinema é uma arte do espaço e do tempo, ele é “a grande síntese de todas, a sétima arte, pois parte de uma imagem projetada em uma superfície, como a pintura ou a fotografia, mas envolve o movimento, relacionando-se ao ritmo, ao tempo”.

    O cinema integra artes em uma forma de expressão, afinal, em um filme consta a imagem, música (trilha sonora), enredo, atuação dos atores, fotografia, sendo possível conter dança, poesia, dentre outras artes. Em suma, o cinema é a fusão de várias artes e o jogo também o é. Além de um jogo concentrar as referidas artes, ele contém um adicional: jogar. O jogador pode ir para onde quiser ou fazer o que quiser, dentro dos limites do game obviamente, mas pode admirar a paisagem (pintura, escultura, arquitetura, audiovisual), ouvir as músicas (trilha sonora) e compreender o enredo, seja em cinemáticas ou em documentos espalhados no jogo (literatura, interpretação, dublagem).

    Além de ser esta combinação de artes nas quais o cinema também é, o jogo possui mais um diferencial: a possibilidade de aprofundar sua estória assim como em um livro. Talvez seja mais difícil um filme realizar isto, coisa que em uma série televisiva seja mais fácil, contudo, como um jogo pode possuir uma duração maior do que a de um filme ou série certamente é mais viável aprofundar aspectos do enredo. Existem jogos que demoram 50 horas para serem finalizados e, claramente, o jogador possui seu ritmo para concretizar o game, assim como um leitor também possui.

    O próprio jogo The Witcher possui inúmeras missões secundárias que exploram outras questões que não tem relação com a estória principal. O jogador vive as aventuras de Geralt de Rívia, aprende mais sobre ele, conhece outros personagens nos diversos diálogos que existem no jogo, compreende mais o universo de The Witcher, lê documentos, dentre outras coisas. É como se todos os detalhes de um livro estivessem materializados no game, assim como acontece quando um filme é elaborado.

    Obviamente existem jogos curtos, mas podem possuir um enredo tão bom quanto um jogo grande, assim como existem livros pequenos e livros enormes. Isto também se aplica ao cinema, pois existem filmes curtos e outros longos. É preciso ressaltar que cada jogo possui sua abordagem/foco, sendo assim, existem games que possuem um enredo, mas que não é tão explorado quanto em outros jogos, todavia possuem outros aspectos que são formidáveis como os gráficos, trilha sonora, dentre outras artes que sejam inseridas no jogo. De fato, cada jogo é um caso, assim como acontece com filmes e livros.

    Diante disto que se afirma que os jogos são uma mistura de cinema com livro, portanto, um jogo possui o audiovisual, a literatura e a jogabilidade, tornando-o uma obra de arte única. Jogar vários jogos é similar a assistir vários filmes ou ler vários livros, haja vista as semelhanças já mencionadas. São vários universos, vários mundos que são possíveis de serem explorados.

    Uma maneira de demonstrar mais esta questão é por meio do jogo Marvel’s Spider-Man. Além de possuir um enredo intrigante, o game possui coletáveis interessantíssimos, ou seja, itens que o jogador pode encontrar no mapa e coletar. Ao verificar o item obtido, Peter Parker faz comentários sobre estes objetos que são mais informações do universo do Homem-Aranha, ou seja, explica outros aspectos que complementam ainda mais a estória.

    Os coletáveis de Marvel’s Spider-Man é um diferencial espetacular e muitas empresas deveriam adotar estas mesmas mecânicas, pois são coletáveis que agregam em alguma coisa, que enriquecem o enredo ou a jogabilidade.

    Evidentemente isto também se vislumbra em outros jogos como Fallout, Resident Evil, The Last of Us, Assassin’s Creed, BioShock, To The Moon, dentre outros. Isto não é apenas em relação a estória do jogo, mas também aos gráficos nos quais são a parte visual do jogo (pintura, escultura, audiovisual etc.) e que certamente é fascinante.

    Perambular pelos cenários de Red Dead Redemption é incrível, mas não apenas pela beleza, mas também pelas emoções que podem ser transmitidas. Cavalgar tranquilamente pelos campos verdes em New Hanover causa uma calmaria e felicidade interna tão boa, sendo capaz de fazer o jogador esquecer completamente seus problemas diários. Por outro lado, explorar e desvendar os mistérios de Silent Hill certamente pode causar medo e uma sensação de vulnerabilidade. Ao observar os cenários macabros de Tormentum – Dark Sorrow se percebe o quão desolado e sem esperanças este mundo é. Dito isto, é inegável que os jogos conseguem transmitir ideias e sentimentos por meio de seu visual, assim como uma pintura também faz.

    Ainda, são incontáveis as extraordinárias trilhas sonoras já criadas e que também conseguem transmitir sentimentos como segurança com as músicas das salas seguras de Resident Evil. Há aquelas músicas que causam receio e uma atmosfera de mistério como em Ecco The Dolphin, assim como existem músicas que empolgam uma batalha contra um chefe como em God of War (2018). Novamente, os jogos ocasionam isto assim como a arte da música.

    Apesar de tudo que foi exposto, alguns se questionam se de fato os jogos eletrônicos podem ser considerados arte. Talvez seja óbvio dizer que jogos são arte para aqueles que jogam, entretanto, Roger Ebert argumentou, em 2005, que não existem games “dignos de comparação com os grandes dramaturgos, poetas, cineastas, romancistas e compositores (...)” e que os “(...) videogames representam uma perda daquelas horas preciosas que temos disponíveis para nos tornarmos mais cultos, civilizados e empáticos”.

    O próprio Hideo Kojima, criador da saga Metal Gear, afirmou em uma entrevista que concorda com Ebert e que “Arte é algo que irradia o artista”, logo “Se 100 pessoas passam e uma única pessoa é cativada por tudo o que aquela peça irradia, é arte”. Para Kojima, os jogos são “uma espécie de serviço” e não arte, mas ele crê “que o jeito de prestar serviço com esse videogame é um estilo artístico, uma forma de arte”.

    Kojima argumenta que “Arte é o que você encontra no museu, seja uma pintura ou uma estátua. O que estou fazendo, o que os criadores de videogames estão fazendo, é administrar o museu – como fazemos iluminar as coisas, onde colocamos as coisas, como vendemos os ingressos?”.

    Diante disto, questiona-se o que é arte? Qual a definição de arte? Há muita discussão acerca disto, porém, concorda-se com a corrente de que não há como definir arte, haja vista sua enorme subjetividade. Para alguns uma obra pode ser considerada arte enquanto para outros não. Isto é visível entre povos, portanto, culturas que consideram algo como arte e outras não, além de que em uma época algo não era considerado arte e hoje o é.

    O filósofo estadunidense Morris Weitz argumenta que teorias falharam na “tentativa logicamente vã de se definir o que não pode ser definido, de determinar as propriedades necessárias e suficientes daquilo que não possui tais propriedades”. Cita-se o artigo de Rosi Leny Morokawa para uma compreensão aprimorada:

    "Segundo Weitz, por seu 'caráter expansivo e aventureiro, suas sempre presentes mudanças e criações novas', a arte é logicamente impossível de ser definida por um conjunto de propriedades comuns às obras de arte. Quando tentamos definir a arte a partir de condições necessárias e suficientes, segundo a tese da impossibilidade da definição, fechamos o conceito por tentarmos aplicar à arte um tratamento aplicado aos conceitos matemáticos. O conceito de arte, para Weitz, é como o de jogo: possui alguma indeterminação, por isso é um conceito aberto. Uma definição fecharia o conceito de arte e estipularia o alcance do seu uso. Assim, podemos compreender que, para Weitz, as definições não somente falham em capturar a natureza da arte, mas impõem limites ao seu caráter criativo". (Grifo nosso).

    Considerando os pensamentos de Weitz, não há como definir arte, sendo assim, a tentativa de se estabelecer um conceito resulta em limitações, e talvez contradições, assim como Kojima fez. Percebe-se que ele aplicou o entendimento do que ele compreende como arte e, evidentemente, restringiu não apenas os jogos, mas outras obras que são consideradas artes e talvez não se encaixem em sua definição.

    Analisando sob a ótica do Direito, mais especificamente o Direito Brasileiro, a Lei Federal Nº 9.610/98, na qual é a Lei de Direitos Autorais, não estabelece nenhuma definição do que é arte, apenas estabelece que a expressão de uma ideia, ou seja, a criação de uma obra intelectual, é protegida pelo Direito Autoral, afinal, esta criação advém da criatividade, da mente de uma pessoa. O Artigo 7º da referida Lei determina que as obras intelectuais que foram criadas a partir das “criações do espírito” (criatividade, mente, intelecto) e expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, são protegidas pela lei brasileira.

    Ademais, a Lei não elenca uma lista fechada de obras que são protegidas, pois é impossível dizer todas as obras que sejam possíveis de serem elaboradas. Assim como o cinema e os jogos eletrônicos foram inventados, outros tipos de obras podem ser criados futuramente.

    Não se busca aqui estabelecer uma definição de arte, mas a redação da Lei de Direitos Autorais apresenta uma descrição aberta e que não impõe parâmetros que causem limitações, afinal, obras intelectuais, também denominadas como obras literárias, artísticas ou científicas, são produzidas pela criatividade humana. Dito isto, basta analisar os exemplos citados no Artigo 7º da Lei de Direitos Autorais para perceber que textos literários, composições musicais, obras audiovisuais (cinema), pintura, escultura, dentre outras, inegavelmente são fruto da mente humana e são arte.

    É uma visão muita simplista considerar apenas que jogos são programas de computador com regras pré-determinas e que o único objetivo do jogador é vencer. Há muitos detalhes neste desenrolar que tornam esta afirmação muito rasa, portanto, justamente por isto que os jogos eletrônicos são obras de arte únicas. Seria o mesmo que afirmar que a pintura “Festa Escolar no Ipiranga” (1912) de Agustín Salinas y Teruel é apenas uma paisagem que o autor quis pintar.

    Ante o exposto, conclui-se que os jogos são obras de arte, mais precisamente obras únicas, pois assim como o cinema, um jogo é capaz de combinar artes como a literatura, música e a pintura, e possui o adicional de jogar, ou seja, a possibilidade de interagir com este universo.

    Pode ser que para algumas pessoas os jogos não sejam arte, talvez seja necessário que esta ideia seja amadurecida com o passar do tempo, afinal, considerando que não há uma definição de arte, ou seja, de que se trata de algo subjetivo, possivelmente os jogos serão universalmente considerados arte, assim como ocorreu com o cinema e a fotografia.

    O jogo eletrônico é uma obra de arte na qual é fruto do avanço tecnológico e que integra os elementos de outras artes, assim como o cinema, contudo, possui a interatividade ou jogabilidade. Os jogos são um outro meio de manifestar emoções e ideias, um outro meio de expressão que advém da criatividade humana, uma outra obra de arte.

    Referências:

    EBERT, Roger. Why did the chicken cross the genders? - Chicago Sun-Times. 27 de Novembro de 2005. Disponível em <https://www.rogerebert.com/answer-man/why-did-the-chicken-cross-the-genders>. Acesso em 18/06/2021.

    GIBSON, Ellie. Games aren't art, says Kojima. Eurogamer. 24 de Janeiro de 2006. Disponível em <https://www.eurogamer.net/articles/news240106kojimaart>. Acesso em 18/06/2021.

    Lei Federal Nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998 – Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

    MOROKAWA, Rosi Leny. Definir ou não definir arte: objeções à tese da impossibilidade da definição de arte e perspectivas teóricas após Morris Weitz. Este artigo foi escrito em parte durante pesquisa realizada com financiamento da CAPES. ARS (São Paulo) [online]. 2018, v. 16, n. 34 [Acessado 18 Junho 2021], pp. 93-111. Disponível em: < https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.131879.>. ISSN 2178-0447. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.131879.

    SESCSP. Por que o Cinema é conhecido como a “sétima arte”? – 11 de Dezembro de 2018. Disponível em <https://www.sescsp.org.br/online/artigo/12781_POR+QUE+O+CINEMA+E+CONHECIDO+COMO+A+SETIMA+ARTE>. Acesso em 16/06/2021.

    WIJMAN, Tom Wijman. Global Games Market to Generate $175.8 Billion in 2021; Despite a Slight Decline, the Market Is on Track to Surpass $200 Billion in 2023. Newzoo. 06 de Maio de 2021. Disponível em <https://newzoo.com/insights/articles/global-games-market-to-generate-175-8-billion-in-2021-despite-a-slight-decline-the-market-is-on-track-to-surpass-200-billion-in-2023/>. Acesso em 16/06/2021.

    Super Mario World

    Platform: SNES
    27436 Players
    391 Check-ins

    28
    • Micro picture
      noblenexus · 26 days ago · 3 pontos

      Interessante que mesmo a industria de games gerando tranto emprego e ganhando tanto dinheiro ainda seja considerado pelas massas como 'joguinho pra criança' (ou passa tempo de vagabundo/preguisoço), eu mesmo já tive minha maturidade questionada ao dizer que preferia jogar no computador do que asssitir uns caras correndo atrás de uma bola em um gramado por 90 minutos rsrsrs
      Quanto a arte eu tenho uma definição abstrata que acredito se encaixar bem na maioria dos casos, que é bem semelhante ao que está na lei. Pessoas que falam que pinturas renascentistas são arte, mas pinturas no photoshop de hoje em dia não, estão apenas sendo teimosas e insistindo no clássico 'antigamente era melhor'.

    • Micro picture
      artigos · 28 days ago · 2 pontos

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    • Micro picture
      kess · 26 days ago · 2 pontos

      Primeiro de tudo, temos que tirar da cabeça do grande público que os games não são prejudiciais, não fazem as pessoas se tornarem assassinas, agressivas ou são a pecaminosa origem de qualquer outro mal da sociedade.
      Uma vez que esse preconceito seja extirpado, daí sim pode-se começar uma discussão mais profunda sobre ser uma arte. E certamente, a grande maioria dos jogadores deve sim, considerar os games arte.

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...