2013-05-26 19:38:11 -0300 2013-05-26 19:38:11 -0300
katiucha Cid Falcão
Post by katiucha: Que garota nunca teve essa sensação? http://media

Que garota nunca teve essa sensação?

É impressionante a frequência com a qual isso acontece. Eu realmente me irrito com esse tipo de objetificação feminina e sexismo em jogos.
Acho que todos podem concordar que, muitas das vezes que você vai jogar alguma coisa, é legal escolher um personagem do seu mesmo sexo. Você tende a se identificar mais com o personagem e se aproximar mais do jogo por isso. Correto?

Daí você chega, por exemplo, em Mortal Kombat e se depara com isso:

Por que os homens podem ter proteções, calças, armaduras... E as mulheres estão todas semi-nuas, sem um apoio real pros peitos, com a calcinha enfiada na bunda e com SALTO ALTO pra lutar?? Alguém acha isso normal?!

Daí você pensa em escapar pra um MMORPG como Ragnarok, que tende a ser menos estigmatizado como "coisa de menino" do que jogos de luta, e se depara com isso:

Por que a High Priest mulher tem que ter meias super coladas, que acabam numa cinta-liga super sexy e uma fenda COLOSSAL na saia? Só pra tornar impossível a possibilidade de você ter um personagem assim e não ter que ler coisas tipo "cura plz gata" e "buffs plz, gostosa"?

Vejamos, também o exemplo da classe dos Sages:

Parece que os designers não conseguem resistir à tentação de expor ao máximo o corpo do personagem feminino. Comparem o percentual de pele exposta no char masculino e no feminino. É intrigante, no mínimo. Será que só a roupa da mulher atrapalharia os movimentos dela e a impediria de fazer magia? Será por isso que ela tem que ficar com um super decote, uma tanguinha e a barriga de fora?

Pelo menos as classes mais porradeiras, deveriam fugir a esse padrão. Afinal, qual seria a desculpa pra colocar pouca ou nenhuma armadura em um personagem feito para a frente de batalha? Não faria nenhum sentido, correto?
...
Não!

Analisemos essas imagens da classe Lord Knight. Se você parar pra pensar, parece que a mulher foi feita pra ter suas pernas amputadas na altura da coxa, em meio ao combate, já que elas estão completamente expostas. Sem contar essa saia super curta.
[ironia] É, realmente... uma saia minúscula de tecido, me parece a vestimenta mais adequada para uma guerreira em batalha! [/ironia]

Usei esses dois jogos como exemplos porque foram os primeiros que me vieram a cabeça. Mas vocês devem lembrar de mais centenas de exemplos. Sei que EU lembro.

Depois ficam reclamando desse estereótipo de "gamer girl" sexualizada que aparece por aí. Me desculpem mas, dado o atual contexto sexista de grande parte do mercado de jogos, faz todo sentido!

Sendo uma mulher que se depara diariamente com exemplos como este, como você poderia imaginar que existe muito espaço pra você no mundo dos videogames, senão neste papel de figura objetificada, mais exposta que a masculina e que está lá, sim, pra ser observada e desejada, antes de ser respeitada?! Parece uma forma mais do que justa de "chamar atenção" nesse universo onde tantas vezes, as mulheres são colocadas dessa forma.

Eu acredito que boas personagens femininas, que mostram o quão interessantes, inteligentes, fortes, independentes e incríveis as mulheres podem ser, deveriam ser mais exploradas. Estas, além de tornarem mais natural e respeitado o papel da mulher no contexto do entretenimento eletrônico, ainda servem de inspiração para muitos. Exemplos de grandes personagens femininas que não recorrem ao apelo sexual para se destacar, deveriam ser mais seguidos. Entre estas, eu posso citar:

Personagens como a Lenneth de Valkyrie Profile, que usa saia (com fenda para não impedir seus movimentos) mas não é feita pra ter as coxas expostas o tempo inteiro, é muito bem armadurada e não tem peitos desproporcionalmente grandes pra chamar atenção dos marmanjos:

A Lucca de Chrono Trigger, que é destacada pela sua genialidade, personalidade adorável, não é objetificada em nem um momento do jogo e não deixa e ser um dos personagens mais queridos dos jogadores:

A Agrias de Final Fantasy Tactics, uma personagem de destaque, muito poderosa e de personalidade honrosa e admirável. É uma Holy Knight e se veste como uma. Os game designers da Squaresoft não tiveram medo de fazer Agrias como deveria ser: Forte, independente, competente e respeitada, e sem peitos ou bunda à mostra, pra agradar os tarados de plantão que até aceitam que uma mulher no núcleo dos personagens fodas de um jogo, contanto que ela use uma saia curta ou mostre a barriguinha pra compensar. Não perde, no entanto, sua feminilidade pelas roupas que veste ou pelo papel sério que cumpre na história.

E (pra não dizerem que eu quero que todas as personagens femininas sejam completamente cobertas e armaduradas, o que não é o caso) a Elizabeth de Bioshock Infinite. Essa, mesmo usando um super decote durante grande parte do jogo e não (decote este que está lá por motivos justos, vale ressaltar. São roupas adequadas ao contexto histórico), chama atenção não pelos seus peitos balançando, mas pela sua personalidade, que foi construída de forma minuciosa e absolutamente brilhante! Desperta curiosidade, carinho e admiração como poucos personagens, homens ou mulheres!

http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

274
This publication had so many comments we need to break it into pages!
Navigate through them here:
  • Micro picture
    cid · almost 6 years ago · 4 pontos

    Bom, mas já deu pra ver que, 2 anos depois, MK ainda continua igual e nada mudará a respeito de personagens femininas.
    Amém.

    4 replies
  • Micro picture
    frajola · almost 6 years ago · 3 pontos

    Como tem gente "escravoceta" que comenta no post de uma "garota" apoiando-a, e notavelmente a opinião verdadeira da pessoa é bem diferente.

    Primeiro: Como queres comparar a vida real com a de um jogo?! Virou NeverGear (Sword Art Online).

    Segundo: Se oprimir porque as mulheres usam pouca roupa, ah pela mor de Deus, se é por isso eu vou me oprimir porque não sou forte e musculoso igual ao DmC, Dante's, Kratos, e os outros infinitos seres que tem mais tanquinho e músculos que a Gracyanne Barbosa.

    Precisa jogar The Sims, e criar todas personagens femininas com roupas da Arábia.

    END.

    5 replies
  • Micro picture
    cid · almost 6 years ago · 2 pontos

    Vai tomar um processo ai frajola, cuidado HAUHAUAHUAHAUHAUAHAU

    1 reply
  • Micro picture
    tassio · almost 6 years ago · 2 pontos

    É pácabá mermo -_-

    Personagens bombados de SF e MK tudo bem...

    Ce nunca viu um cara achar ruim o Zanguiefão lá só de sunguinha todo peludo e bombadão...

    Eu já passo batido por esses papos porque é perda de tempo...

  • Micro picture
    mauricioantunesr · almost 6 years ago · 2 pontos

    ahahah, Na real fui eu. Eu tava ouvindo um podcast do reloading com a Li Fox, ae procurei Li no alvanista e achei esse post, falando exatamente sobre o mesmo assunto tratado no podcast. Dae nem vi que era de 2 anos atrás. Mas prêmio pá de ouro pra mim. :P

  • Micro picture
    leohirano · almost 6 years ago · 2 pontos

    eu nem era vivo quando nasceu esse post

  • Micro picture
    mauricioantunesr · almost 6 years ago · 1 ponto

    Na real é que sexo vende. Em tudo, desde o comercial de cerveja a lingerie. Eu sei que a quantidade de gamers não é predominante masculina, na real até o contrario nos dias de hoje, mas é uma subjetivação mais cultural. Quando você tem um filho, você dá um videogame, quando você tem uma menina você dá boneca, fogãozinho, utensílios de cozinha de plástico. Não estou dizendo que está certo, mas é culturalmente aceito (infelizmente). Então assume-se que games são coisa de menino, e sexo vende muito mais pra homens. Eu não tenho dados, mas acredito que ao menos a quantidade de developers masculinos é maior, então uma coisa leva a outra. E lamentável, mas acontece.
    Eu tenho uma filha de 7 anos que adora jogar Street Fighter comigo, e quem que ela escolhe? As personagens femininas, e como as personagens femininas estão vestidas? Com o mínimo de roupa possível, ou então com as roupas mais coladas, ou então elas tem curvas acentuadas. Minha filha na inocência não percebe, na real ela nem dá bola, mas e quando ela começar a perceber???

  • Micro picture
    gataflecha · almost 6 years ago · 1 ponto

    Er... Como vocês ressuscitaram um tópico de 2 anos atrás? XD

  • Micro picture
  • Micro picture
    zefie · almost 6 years ago · 1 ponto
  • Micro picture
    tijolin · almost 6 years ago · 1 ponto

    Who wants to live forever... tinha me esquecido desse post.

  • Micro picture
    leohirano · over 5 years ago · 1 ponto

    @dantedias que gosta de ver essas coisas

    4 replies
  • Micro picture
    danielgfm · almost 8 years ago · 0 pontos

    lol... e bem... não se esqueça de jogar Nights! XD

  • Micro picture
    zir0 · almost 8 years ago · 0 pontos

    Ai o que rola ?

    caras usam chars feminos
    e garotas chars masculinos

  • Micro picture
    danielgfm · almost 8 years ago · 0 pontos

    A questão é simples: quem programa os jogos. Como os produtores e programadores tem este esteriotipo na cabeça é algo dificil de se arrancar de uma hora para outra.

  • Micro picture
    glauberc · almost 8 years ago · 0 pontos

    Porque isso acontece? Porque vende mais, é triste, mas é assim.

  • Micro picture
    glauberc · almost 8 years ago · 0 pontos

    Um biquíni na guerra não é um detalhe estético, a não ser que a pele das mulheres nos jogos sejam tão duras que têm a mesma resistência de uma armadura.

  • Micro picture
    zir0 · almost 8 years ago · 0 pontos

    essaas horas e so citar cho aniki
    http://4.bp.blogspot.com/_inlHSSFzNsI/TBMWhpxkYLI/AAAAAAAAA2s/k8JUwTi9PXE/s320/aiChoAniki_01.jpg

    e ver que existe coisa oposta tb

  • Micro picture
    glauberc · almost 8 years ago · 0 pontos

    @renands Uma exceção são os jogos da Valve. Não me lembro de uma personagem feminina deles que é sexualizada, e são ótimas personagens de qualquer modo.

  • Micro picture
    rigbi · almost 8 years ago · 0 pontos

    Temos outros exemplos de mulheres não sexualizadas, e acho estas muito mais interessantes de jogar do que as sexualizadas: Samus, da série Metroid, Aveline de Grandpré, de Assassin's Creed III Liberation, Lara Croft, de Tomb Raider

  • Micro picture
    sonictalesbr · almost 8 years ago · 0 pontos

    Não concordo muito com isso, depende da forma que é abordado como eu te falei outro dia, o caso de muitas super-heroínas que são admiradas por homens e por mulheres, e tem na sua personalidade algo que a gente não vê nesse esteriótipo gostosona em outras mídias como series e cinema, como é o caso da Power Girl da DC, loira, peituda, gostosa, inteligente e poderosa.

    Eu conheço gente como a Zilda noia do Felipe que tem admiração por estas personagens, inclusive ela tinha me dito que foi um sonho dela se vestir um dia como Mulher-Maravilha.

    Não esqueça que em Crono Trigger temos a Lucca (é minha favorita) mas a Ayla com seu trapo de roupa consegue brilhar do mesmo jeito, e olha que ela não é um exemplo de inteligência, mas compensa por sua força.

    E até em Valkyrie Profile tem personagem com armadura que explora mais o corpo. http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20080714041411/valkyrieprofile/images/e/ef/Aelia.jpg

  • Micro picture
    lucasfigueiredo · almost 8 years ago · 0 pontos

    @Williammundi Pera aí, alguns exemplos seus tão meio fracos hein. Ok, a Samus clássica tá de boa, mas a Zero Suit é um hentai ambulante. A Lara Croft sempre foi sex symbol nos videogames, e aquela roupinha dela tá mais do que reveladora, né?

  • Micro picture
    glauberc · almost 8 years ago · 0 pontos

    Entendo claramente. Uma coisa que exemplifica o que você disse, no caso da Valve, olha a Chell no Portal 1: http://images.wikia.com/half-life/en/images/0/0b/Chell.jpg
    e a Chell no Portal 2:
    http://images.wikia.com/half-life/en/images/8/8e/Chell_portal2.jpg
    Acredito que deram uma "ajeitadinha" nela justamente pro público masculina, porque a beleza chama bem mais atenção. Mas isso não é exclusivo de jogos, quase todas as mídias visuais fazem isso, a não ser que seja mais apropriado para o entretenimento uma pessoa que não passou no fila da beleza.

  • Micro picture
    sonictalesbr · almost 8 years ago · 0 pontos

    Ah, estou saindo recentemente com uma moça que também admira as heroínas mais amostradas :p

  • Micro picture
    gabrielpereira · almost 8 years ago · 0 pontos

    É possível que a personagem feminina tenha sido desenhada de maneira apelativa, mas ainda assim seja uma ótima personagem por sua personalidade, ações, características. Isso, contudo, não muda o fato de que é apelativo, uma herança de um tempo em que video game era considerado hobby masculino e atitudes assim não faziam nada para mudar isso, simplesmente porque afastavam o público feminino.
    Mas existem exceções que mostram que isso está mudando. @glauberc apontou bem, olha um jogo da Valve como Portal que só tem personagens femininas, mas não precisa sexualizar para ser interessante. Outro exemplo que você citou, @katiucha, a Lucca de Chrono Trigger. De longe a personagem feminina mais interessante: é inteligente, sagaz, bonita, mas que não precisa andar de sutiã para mostrar isso.
    Ainda têm apelação, mas acredito que a tendência é isso melhorar.

  • Micro picture
    glauberc · almost 8 years ago · 0 pontos

    Eu não vejo problema nesse tipo de personagem que tem como uma das características seu corpo. Dragon's Crown pro exemplo, aquelas mulheres são absurdamente absurdas, mas eu não vou deixar de gostar do jogo por causa disso, o problema é que a balança tá pendendo muito pra um lado só, um pouco de equilíbrio sempre cai bem.

  • Micro picture
    newton · almost 8 years ago · 0 pontos

    Nem concordo muito com isso não. Publico que joga vg é majoritariamente masculino mesmo, então é bem normal. Mas você mesmo deu exemplos de personagens sem apelo sexual (Agrias é uma das minhas favoritas ever), então tem, mas como o público masculino é maior e coisa sexy chama mais atenção, claro que vai ter mais. As vezes quando leio esse tipo de coisa fico com a impressão que querem que não exista nenhum tipo de personagem "sexy" de qualquer forma, só recatadinha.
    Tem muita personagem feminina que não tem esse apelo em franquias famosas: Peach, Zelda, Yuna (ignore FFX2)Samus Aran, etc...

  • Micro picture
    nandines · almost 8 years ago · 0 pontos

    Pessoalmente, não faço a menor ideia de como é sentir o que foi descrito nesse post. Mas imagino como vocês devem se sentir. O fato é que sexo vende e colocar mulheres seminuas sempre foi um jeito fácil de conseguir atenção em qualquer indústria. Eu acho que se fosse assim com personagens masculinos, só o fato dos meus personagens favoritos serem criaturas-loucas-pra-chamar-a-atenção-do-sexo-oposto ambulantes eu já ficaria irritado.

    Como gamer, gosto de criar simpatia pelos personagens que eu encarno, e isso acontece pela personalidade, pelo visual e até mesmo pela voz (as vozes sedutoras das personagens femininas muitas vezes também é uma idiotice sem tamanho). Tem um video do Ted interessante que aborda esse assunto (com exemplos de Hollywood), acho que vale a pena assistir.

    http://youtu.be/ueOqYebVhtc

    PS: eu estava jogando Ninja Gaiden justo hoje, numa cena em que aparece a tal Rachel e só não foi embaraçoso porque estava jogando no Vita e não corria o risco da minha mãe passar pela sala e achar que eu tivesse alguma disfunção sexual.

  • Micro picture
    luukbernardes · almost 8 years ago · 0 pontos

    Ótimo post ^^ sinto falta de personagens femininas que não sejam só peitos e idiotices. Um grande problema mesmo é que são homens escrevendo mulheres, e enquanto os homens que consomem esses produtos não falarem que discordam dessa putaria toda, eles continuarão fazendo isso.
    Infelizmente, a maioria nem sempre está certa, e seria difícil ver aumentar o número de personagens femininas marcantes, inteligentes e úteis. Resta esperar :/

  • Micro picture
    arturfernandes · almost 8 years ago · 0 pontos

    Pessoal, vocês têm que entender que público de videogame é quase que 100% masculino. Então o foco está neles. Do mesmo jeito que Crepúsculo, que é direcionado pras menininhas sub-15, mostra o lobisomem lá sem camiseta direto.

    Fora que do mesmo jeito que tem personagem feminina gostosona, tem os caras musculosos e imensos. Eles são apenas projeções do developer de como seria uma pessoa FODA, e de como o jogador - quase sempre um homem - gostaria de ser, ou a mulher que ele gostaria de ter.

    E também, na maioria dos jogos, não tem isso de se identificar, na minha humilde opinião de merda. Todos os personagens de jogos são overpower por natureza, como alguém se identifica com o Ezio ou o Drake, que comem geral, ou com o Raiden que é um DEUS ou o Scorpion que tá MORTO? Não dá.

  • Micro picture
    newton · almost 8 years ago · 0 pontos

    Ah, sobre esse ponto de se identificar, acho mais complicado, porque geralmente personagem de videogame é badass, totalmente overpower e no máximo dá pra se identificar em jogos tipo Heavy Rain e TWD que VOCÊ toma as escolhas.
    Porque não dá pra se identificar com personagens overpowers tipo Ezio (Assassins Creed), Kratos (God of War), Nathan Drake (Uncharted), John Marston (RDR)...

  • Micro picture
    lucasfigueiredo · almost 8 years ago · 0 pontos

    Não sei, depende muito do jogo. Lógico, ninguém vai se identificar com um Kratos da vida, mas tem muitos personagens não tão apelões com os quais dá pra criar uma identificação. RPGs em geral tem heróis que cativam bastante e criam identificação rápida.

  • Micro picture
    sonictalesbr · almost 8 years ago · 0 pontos

    Newton, mas isso são apenas personagens ocidentais, se for mais pro lado do oriente fica mais fácil talvez.

  • Micro picture
    seanmasters · almost 8 years ago · 0 pontos

    Eu acho normal a exposição de músculos dos homens e pernas/bunda da mulher é uma característica de beleza, que realça sua perfeição física em uma identidade visual. Personagens de games foram feitos para serem heróis perfeitos, cativantes desde a primeira vista, a não ser que o game contextualize algo diferente em sua proposta, mas quando se trata de bater, espancar e pilhar (como os jogos de luta que você citou) não se espera menos que isso. Fica abaixo a imagem de Golden Axe, já que aqui ninguém usa armadura direito não há o que reclamar: http://www.nerdspot.com.br/wp-content/uploads/2012/12/wp-01-1024.jpg

  • Micro picture
    newton · almost 8 years ago · 0 pontos

    @renands quer exemplo melhor que a Tifa, que tem todo um background legal por trás com o Cloud e o pessoal só fica falando dos seios dela? :P Sorte da Celes de FFVI que ela era 2D e era traço do Amano, porque ela tinha de tudo pra ser uma personagem com um sex appeal mais alto e que o pessoal trataria da mesma maneira que trata a Tifa.

  • Micro picture
    sonictalesbr · almost 8 years ago · 0 pontos

    Todas as protagonistas do Final Fantasy salvo o 8 tem roupas que mostram seus atributos físicos

  • Micro picture
    newton · almost 8 years ago · 0 pontos

    @sonictalesbr mas é bem o que o seanmasters disse, em jogo de luta o negócio é espancar mesmo. Mesmo jogo oriental desse gênero é apelativo: Mai Shiranui, Cammy, garotas de Dead or Alive, Anna/Nina, etc e isso só das que eu lembrei. Tem mais 'recatadas'? Opa, tem também. Yuri (KOF), Leona (KOF), Chun-li (SF), Athena (KOF), Xiaoyu (Tekken)... Mesmo nesses que tem coisa apelativa, tem o outro lado da moeda também.

  • Micro picture
    newton · almost 8 years ago · 0 pontos

    Não tenho essa obsessão com beleza e tal... Eu gosto de personagens nos dois extremos. Tifa que é um sex symbol de FF e Agrias que é a menos apelativa quanto a isso. Gosto da Samus antiga (só de armadura e tal) e gosto da Samus com Zero Suit. Gosto da Peach de Mario e gosto da Mai Shiranui em KOF...

  • Micro picture
    sonictalesbr · almost 8 years ago · 0 pontos

    Sim, como eu falei, conheço muitas garotas que gostam dessas personagens porque em sua maioria elas além de fortes são inteligentes. Peguem por exemplo series de TV e filmes. Todas as mulheres parecem seguir a mesma tendência de beleza, quando aparece uma mais cheia de curvas ou turbinada é sempre retratada como a burra ou a vadia. Nas revistas em quadrinhos ou games não, nós temos garotas com esse esteriótipo que podem fazer a diferença, por isso mulheres que tem esse esteriótipo admiram super heroínas e afins, e acredito que até os homens em sua maioria preferem ver as gostosonas retratadas como mulheres mais fortes, inteligentes e independentes.

  • Micro picture
    matheusps92 · almost 8 years ago · 0 pontos

    Acho que a Lenneth e a Agrias são os melhores exemplos de guerreiras: fortes e bem protegidas, mas ainda assim mantém a sua feminilidade. Acho ridículo no Dark Souls por exemplo, onde você faz um char mulher e bota umas armaduras monstruosas, daí nem consegue saber o gênero do boneco. Acho que é preciso equilibrar isso também.

  • Micro picture
    fenryr · almost 8 years ago · 0 pontos

    Pra mim tá bom assim.

  • Micro picture
    ludo · almost 8 years ago · 0 pontos

    Foi longo o post...e em um especifico foco, as coisas estão mudando socialmente, e isso está refletindo diretamente nas industrias de criação.. como cinema e jogos.

  • Micro picture
    wiegraf_folles_ · almost 8 years ago · 0 pontos

    Dei uma vida por causa da Agrias.

  • Micro picture
    zefie · almost 8 years ago · 0 pontos

    2 pontos:
    1- Mortal Kombat 9 está mais exagerado, mas as mulheres do jogo sempre tiveram um visual sensual desde o começo. As ninjas e a Syndel usavam roupas coladas que mostravam bem as coxas, Sheeva quase não usava nada, etc
    2- Ragnarok, convenhamos, não é dos melhores em questão de gráficos. Como iriam diferenciar char feminino de masculino naquele monte de pixel se ambos fossem cobertos dos pés à cabeça? Also, como diz a @mothermazza, não acho o jogo sexista só porque mostra um pouco de coxa e barriga. No World of Warcraft é quase impossível você distinguir o gênero de alguém sem passar o mouse em cima, sem dar uma booooooa olhada no personagem e já saber de memória as pequenas diferenças (pequenas mesmo) que há no design dos equipamentos entre male e female

    Não sei se é porque sou homem, mas não reparo esse sexismo exagerado que você citou. Há jogos e jogos, no TERA Online as mulheres usam pouquissima roupa/armadura já no WoW você nem consegue saber se é uma mulher sem selecionar o personagem.
    Da mesma forma que em fightings há Dead or Alive e Mortal Kombat da vida, mas há também Persona 4 Arena e King of Fighters por aí.

    Mas eu sou suspeito para falar, já que prefiro jogar com isso https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/330470_529715020377048_1807268802_o.jpg do que com isso http://i.imgur.com/DNHu6DM.jpg

  • Micro picture
    wiegraf_folles_ · almost 8 years ago · 0 pontos

    Pera aí, como a Agrias é independente se você salva ela na parte que ela entra pro grupo?

  • Micro picture
    lucasfigueiredo · almost 8 years ago · 0 pontos

    @zefie Essa coisa na segunda SS é uma mulher o_o?

  • Micro picture
    zefie · almost 8 years ago · 0 pontos

    @lucasfigueiredo não, é o meu Orc Death Knight no World of Warcraft (argh horde, FOR THE ALLIANCE) ehehehe.
    Eu quis dizer que prefiro jogar com uma personagem bonitinha do que com um brutamontes full testosterona só porque, supostamente, eu deveria me identificar com ele. Mas uma Orc female é exatamente assim também, você não vê a menor diferença. Os equipamentos no WoW cobrem dos pés a cabeça (tem como retirar o helm se quiser, mas eles em geral são bem legais eheheheh).

  • Micro picture
    walclecio · almost 8 years ago · 0 pontos

    Nesse aspecto as coisas são meio complicadas para as garotas q gostam de jogar, talvez seja por isso q são poucas q gostam de games por não haver indetificação. Mesmo em jogos singleplay isso é muito importante pra mim e determinante para amar um jogo. E se tratando de um personagem q te representa, essa essencia é mais q necessaria. Eu não tô reclamando, a vida no mundo dos games tá muito bom obrigado para o nosso publico, mas esse tipo de coisa é muito desistimulante para o público feminino que é responsavel por deixar esse universo dos games dentro e fora mais interessante e mais bonito. Quem não gostaria de ter entre nois mais garotas q nem a @katiucha? Descupa não resisti kkk mas é verdade. As mulheres deviam ser mais bem reprepresentadas dentro dos jogo como já são fora deles.

  • Micro picture
    hoss · almost 8 years ago · 0 pontos

    gostei '-'

  • Micro picture
    ucosta · almost 8 years ago · 0 pontos

    @katiucha isso só mostra que a industria de games ainda continua com uma mentalidade machista. E a meu ver, mesmo quando visam atrair as mulheres para o mundo dos jogos, pensam em agradar aos cuecas de plantão.
    Concordo plenamente com você, acho que estas diferenças de armaduras/roupas são no mínimo dispropositadas.

You need to be on the last page to be able to add your comment.
Keep reading → Collapse ←
Loading...