2022-07-29 20:09:27 -0300 2022-07-29 20:09:27 -0300
bobramber Jefferson Da Silva Prado

Dúvida aos especialistas sobre SSD

Tenho um SSD de 480gb particionado no meio.

Meu windows está no C: e a outra é o D:

Se eu instalar jogos no D vou perder desempenho ou fica praticamente a mesma coisa?

Pergunto porque comprei um HD sata de 1tb, e queria saber se vale a pena formatar para desfazer as partições do SSD.

PC Building Simulator

Platform: PC
43 Players
5 Check-ins

23
  • Micro picture
    realgex · 2 months ago · 3 pontos
  • Micro picture
    tiagotrigger · 2 months ago · 2 pontos

    Fica a mesma coisa.
    A diferença existe em HD, mas também é bem pequena.

    1 reply
  • Micro picture
    _gustavo · 2 months ago · 2 pontos

    Mesma coisa, se não quiser formatar deixa como está, joga documentos de texto, fotos e etc no HD em nova partição e deixa a partição D só pros jogos

    1 reply
  • Micro picture
    noblenexus · 2 months ago · 1 ponto

    Não faz diferença, só compensa se ficar mais organizado para você. O unico ruim do SSD é a menor durabilidade do que um HD, então eu não recomendo ficar instalando jogos enormes e apagando porque a vida util dele em ciclos é menor do que a do HD tradicional, mas com certeza você ganha tempo em load de jogos ao colocar coisas no SSD.
    já esse HD é perfeito para emulação e armazenamento.

    3 replies
  • Micro picture
    murileza · 2 months ago · 1 ponto

    Fica a mesma coisa. A partição é apenas lógica, não física, logo não afeta o desempenho do hardware

    1 reply
  • Micro picture
    tiagotrigger · 2 months ago · 1 ponto

    Isso do SSD durar menos que HD, apareceu esse comentário em dois diferentes, então vou falar aqui pois esse sistema de respostas individuais atrapalha.

    Isso é mito, na média não muda muita coisa em relação ao uso ("gastar" SSD), principalmente pro consumidor igual a gente.
    SSDs duram menos tempo que HD, mas HD estragam mais frequentemente. Pode ser que seu HD dure 5 a 20 anos, pode ser que seu SSD dure 5 a 10 anos. É mais comum os SSDs terem garantia de 3 a 5 anos, pois geralmente dura o dobro disso. Eles calculam pelo volume de escritas em TB, que é altíssimo e pela quantidade de vezes que pode escrever no SSD inteiro em um dia, que é algo que ninguém faz frequentemente.
    HD é mais fácil de recuperar os dados (ou parte deles) do que em SSD (que até um tempo atrás nem tinha essa possibilidade).
    O mais ruim do SSD é que se ele durou 8 anos fique esperto pois ele já pode estar morrendo. Lembro desse estudo da Google que fala que o tempo de vida do SSD é um fator que influencia mais do que o tanto que você usou ele (e eles fizeram avaliações de discos que escreveram mais em menos tempo, chegou nessa conclusão). https://www.digitaltrends.com/computing/google-ssd-study/

    Se o tempo de vida influencia mais pra uma empresa que tem milhares de discos e escreve a cada segundo, imagina pra gente que no máximo entope o disco de jogos num dia e fica com eles durante algumas semanas. O triste é que no melhor dos casos o SSD vai estragar depois de um tempo menor que o HD, mas ainda é um tempo bem grande. E os segundos que economiza não vendo os loadings do windows e outras coisas já vale a pena. xD

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...