Registro de finalizações: Yakuza 2
Zerado dia 06/09/19
Caaaara, fazem anos que terminei o primeiro Yakuza no PS2. Lembro que ele ou foi o primeiro ou um dos primeiros que seguiram esse formato de texto que eu costumo fazer, lá pra 2014. Lembro ainda que amei o jogo e tal, mas dei um tempo entre ele e o próximo pois a experiência é bem marcante (e um pouco repetitiva). Joguei outras coisas e anos depois, com meu próprio PS2 comprado e parado por aqui há mais de um ano (nunca tinha jogado nada nele), resolvi seguir logo jogando a série que já tem tantos títulos (e está prestes a receber mais um).
Eu resolvi jogar a versão de PS2 pois é só pegar emprestado com os amigos ou gravar numa mídia de DVD e pronto, além do mais, como eu planejo jogar na ordem, eu não queria experimentar o Kiwami 2 antes de jogar o 3 pela qualidade gráfica. Na verdade eu estou bem de boas em jogar a versão original. Tempos depois saiu a noticia que todos seriam remasterizados...
Peguei então o jogo com um amigo que é cheio de jogos piratas de PS2 e comecei a jogar. Depois parei pra zerar outros emprestados com mais urgência, como Yoshi's Crafted World e Dragon Quest XI, mas finalmente pude voltar pro Yakuza 2 depois de... mais de um mês?
Voltando ao jogo, os problemas começaram a surgir: o jogo travava no inicio de uma cutscene no capítulo 3. Baixei e gravei Yakuza 2 mais duas vezes e nenhum funcionava. Sem saber o que fazer, fiquei agoniado com o fato de não poder continuar meu jogo ou ter que reiniciá-lo e perder as horas investidas. Testei no PS2 do meu amigo e deu o mesmo problema, mas com a outra midia deu certo. Acabei trazendo o console dele comigo pra casa e o jogo começou a travar em outra parte no meu videogame e o dele não aceitava meu cabo componente por algum motivo.
Levei pra um cara consertar e comprei um cabo AV. Descobri que meu PS2 estava com o cabo flat zoado, arranhando os jogos e sendo cortado pelos mesmos. Depois de comprar o cabo eu descobri que o videogame dele só não estava configurado para usar componente e o cara não só não conseguiu consertar meu PS2 como ele parou de funcionar de vez.
Entre esses e outros problemas, estou usando o console do meu amigo e finalmente consegui jogar Y2 sem temer que o jogo travasse e eu perdesse meu progresso ou qualquer outra coisa.
O jogo em si é uma sequência direta do primeiro e embora a estória seja relativamente fechada no jogo, definitivamente é recomendado jogar o anterior para ter a experiência completa.
Personagens voltam, lugares voltam e muitas referências e nomes a torto e a direito. Felizmente o jogo me deu a oportunidade de rever toda a estória anterior por meio de recapitulações logo no início. Isso é bem legal pois um dos focos da franquia é justamente o enredo.
Pra quem não sabe, Yakuza é meio que um beat'em up com elementos de RPG. Você anda pela cidade, luta contra os brigões na rua, ganha pontos e desbloqueia novas habilidades. A temática é obviamente bem japonesa, ótima pra quem curte shonens, delinquentes japoneses e thrillers estilo anos 80/90.
Se você cresceu vendo animes de luta ou curte toda a estética de seriados antigos como tokusatsus, esse é um jogo pra dar uma conferida!
Além de seguir a estória graças aos pontos marcados no mapa, há bastante coisa pra se fazer pela cidade, inclusive sair dando porrada em quem quiser. Nesse quesito o jogo tem um pouco de GTA pela liberdade de andar pelas ruas do distrito, cumprir sidequests, jogar minigames, achar coletáveis e até conversar.
Entretanto o mapa é bem menor que os da popular série da Rockstar e mais focado em detalhes e imersão. Dificilmente você vai se cansar das cidades disponíveis.
Vale lembrar também de suas limitações na versão original: briga apenas com quem procurar briga (não é possível atacar as pessoas na rua), conversar apenas com pessoas que tenham a marcação pra isso e a câmera do jogo é fixa em cada rua, ou seja, entre em um lugar e ela muda automaticamente (já nos Kiwami você a controla como bem entender).
A aventura começou um pouco sem graça pra mim, mas com o tempo eu percebi que cada detalhezinho, inclusive a cutscene que abre o jogo, constituíam algo muito maior.
Logo as coisas foram ficando mais e mais interessantes e as horas voaram! Sério, as duas ou três primeiras horas foram lentas, mas as 10 seguintes foram muito rápidas. De certa forma a estória me prendeu tanto que pareceu que o jogo tinha cinemáticas a todo tempo, e talvez isso seja verdade. Com certeza rolaram boas horas só de vídeo durante todo o jogo.
Mais tarde, Y2 começou a me incomodar com partes que me mandavam para determinados lugares mas ao chegar lá, o protagonista Kiryu Kazuma simplesmente falava "a pessoa ainda não está aqui, melhor ir passar o tempo fazendo alguma coisa e depois voltar."
O chato é que eu não sabia se era só ficar fazendo o que eu quisesse ou se eu tinha que ativar alguma coisa específica na cidade e depois de muito explorar e perder tempo, eu descobri que a segunda opção era a certa.
Outra coisa bizarra é que as vezes a estória estava a pino, com tudo acontecendo e com algo tipo marcado pro dia seguinte no jogo mas do nada a campanha te faz fazer missões bizarras, como impedir que um cara se suicide ou apresentar uma garçonete a um caçador de talentos. Em determinados momentos, Y2 pareceu inventar várias desculpas para se estender com fillers nada relacionados a nada, sobretudo no final da campanha.
Enquanto isso as mafias japonesas e coreanas estão bolando mil planos, personagens bacanas estão aparecendo ou morrendo e eu só me perguntava: "o que você está esperando pra ir logo pra lá?"
Outra coisa estranha é como o jogo as vezes quebra completamente a imersão com situações exageradamente sem noção, como um parte que você vence dois tigres famintos na porrada. Eu fiquei procurando um jeito de se livrar da situação, mas era realmente meter o soco nos felinos.
Resumindo: Yakuza 2 é um jogo muito legal, uma ótima sequência de um ótimo jogo e que me deixou com vontade de já ir pro 3. Foi um jogo que me deu muito problema pra conseguir jogar, mas no final valeu o trabalho. Porrada, drama japonês, máfias e uma estória um tanto madura e divertida me deixaram BEM viciado.
De bom: enredo muito bom. Trilha sonora super interessante. Visual bacana, sobretudo dos personagens que são super animados e cheio de feições, quase como se fosse algo de PS3. Dublagem japonesa nota mil. Muitas coisas para se fazer pelos distritos. Imersão bacana. Personagens interessantes. Jogo muito bem apresentado e muito bem dirigido em suas cinemáticas. Combate com muitas variações, inclusive a possibilidade de aprender novas técnicas fazendo coisas como ler ou assistir TV. Interação com o cenário e finalizações especiais muito bacanas durante o combate.
De ruim: alguns inimigos obrigatórios as vezes eram mais difíceis que chefes. Partes em que não sei pra onde ir. Não descobri onde vendiam poções de cura, então fiquei dependendo das que encontrava (raramente). Nas últimas batalhas o jogo não regenera sua vida e sem poções você tá ferrado (eu mesmo tive que matar o último chefe com 1/6 de vida). Algumas partes o jogo fica meio dramático, como uma novela (ou dorama?), mas acho que faz parte do estilo do jogo.
No geral, curti bastante Yakuza 2, mas não minto que a originalidade do 1 foi mais marcante. Se você curtiu o primeiro e quer mais, esse jogo é pra você. Eu estou super curioso pra ver como a série se desenrola depois e, depois de terminar minhas pendências aqui, é capaz até que eu entre de cabeça nela. Jogão! Recomendo jogar os Kiwami mesmo!
Yakuza 2
Platform:
Playstation 2
439
Players
5
Check-ins
Parabéns!!
Um dos melhores games do PS2, e sinceramente, a ultima grande franquia criada pela Sega
Yakuza é mto bom!
Joguei apenas o primeiro, terminei duas vezes no PS2, foi um dos melhores roteiros que vi no console. Lembro que tem participação de uns quantos atores famosos na dublagem.