2015-07-09 22:45:58 -0300 2015-07-09 22:45:58 -0300
talk_to_the_hand Fernando Januario Featured

Ainda vale a pena manter uma coleção ?

Single 3110969 featured image

Boa Noite Excelentíssimos Leitores !

Muitos jogadores ainda gostam de manter uma coleção de jogos em mídia física, mas será que vale a pena ?

Com o Steam o Tio Gabe ganhou milhões com a venda de jogos digitais pela internet. São geralmente mais baratos, mais práticos para se comprar e instalar. Porém é necessário baixá-los, e a não ser que você tenha uma internet razoável, o download de um jogo da nova geração pode demorar algum tempo...

Se você tem uma biblioteca no Steam, ou em qualquer outra plataforma de vendas de jogos digitais, sabe que não é a mesma coisa que ter uma prateleira repleta de jogos nas caixinhas prontos para serem jogados a qualquer hora, sem a necessidade de download ou instalação.

Além disso, não ter um cartão de crédito deixa as coisas um pouco mais complicadas. A maioria das lojas de jogos em mídia digital (incluindo a eShop, PSN, XBOX Live, etc...) aceita apenas cartões de crédito como forma de pagamento, alguns até aceitam o pagamento por boleto mas mesmo assim isso dificulta a compra.

Porém os jogos em mídia física são em sua grande maioria bem mais caros; o custo de produção, entrega, e até mesmo o acréscimo em impostos obriga as distribuidoras a lançarem o jogo com um preço bem maior. Outro ponto negativo, é que diferente de um jogo digital, a mídia física pode se quebrar, estragar e arranhar com o tempo, por isso precisam ser muito bem cuidados.

E você leitor, qual a sua coleção ? Prefere mídia física ou digital ? Acha que vale a pena manter uma prateleira cheia ? Ou prefere uma biblioteca digital ?

Deixe sua opinião nos comentários !

@doctorlarry

96
  • Micro picture
    zuppao · almost 4 years ago · 8 pontos

    acho que isso é uma opinião mto particular.. vai mto de gosto... tem gente que prefere economizar espaço e ganhar em praticidade deixando td no online ao invéz do físico.... já tem gente (me incluo nesse grupo) que prefere o apelo nostalgico da caixinha, do CD, do livro e tal...
    mas acho que isso é mto gosto... =)

    4 replies
  • Micro picture
    gradash · almost 4 years ago · 5 pontos

    Depende do jogo, eu ficaria feliz em ter o Neverwinter Nights 1 e 2 como mostra ali na versão box.

    2 replies
  • Micro picture
    redbomber · almost 4 years ago · 4 pontos

    Prefiro media fisica, mas colecionar... outra historia. Prefiro ter o jogo, mas nao comprar pra ter na coleçao, e sim por querer ter o jogo.

    3 replies
  • Micro picture
    mateusmassa · almost 4 years ago · 4 pontos

    Nos consoles sempre prefiro físico, acredito que a minha coleção dure mais na estante do que a PSN/Live fiquem online.
    Já no PC, Steam ou GoG, eles tem chances de durarem mais que outras redes.

    4 replies
  • Micro picture
    tlink · almost 4 years ago · 4 pontos

    A minha regra é Jogo extremamente fodão = mídia física; todos os outros = digital
    :D

    1 reply
  • Micro picture
    katsuragi · almost 4 years ago · 4 pontos

    Eu dou preferência a física em todos os sentidos.
    Nunca fui com a cara do mercado digital e provavelme te nunca irei, só o utilizo quando não possuo outro meio de adquirir um título (jogos que são lançados somemte dessa forma, por exemplo).
    Eu gosto de colecionar, gosto de ter os meus jogos de forma física, poder ter as cases, o cartucho, o CD, os itens lindos que uma bela Edição Limitada tem a oferecer e tudo mais.
    Por mais prático e compensador que uma mídia digital seja, ela nunca irá me passar a sensação de ter um jogo físico, algo que para mim, é muito satisfatório.
    Eu sou consumista admitido. Dependendo do preço, não ligo de pagar caro em jogos que adoro. Isso é errado na visão de muitos mas eu não me importo. Se eu gosto eu compro, sem contar que algumas desenvolvedoras que adoro, merecem muito então tento ajudar da forma que posso.

    1 reply
  • Micro picture
    ronanfalcon · almost 4 years ago · 4 pontos

    Eu acho que hoje ficou complicado, tanto pelo mundo online, quanto porque jogos físicos custam caro.

    Eu só tenho alguns antigos, que comprem há mais de 10 anos, e alguns eu faço questão de ter, realmente por coleção (Diablo 3 e Neverwinter Nights, no caso), mas não será muitos que terei físicos mais.

    Não é que eu seja adepto extremo do online, pelo contrário, sou da época dos CDs, mas eu tudo tem que ser balanceado nessa vida (se eu tivess,e fisicamente, todos os jogos digitais que tenho, teria pago 5000% mais neles, uma vez que compro ofertas da Steam, e bundles).

    1 reply
  • Micro picture
    zir0 · almost 4 years ago · 3 pontos

    uso físico pq coleciono , quando mundo ficar puramente digital talvez volte a usar pirataria

    1 reply
  • Micro picture
    xualexandre · almost 4 years ago · 3 pontos

    Download hoje meio que tanto faz, se sua internet for ruim, aqueles patch de dia 1 vai ferrar com a vida do mesmo jeito.
    Conexão não é desculpa, mas gosto sim. Se o cara quer a caixinha ocupando espaço, melhor pra ele.
    Eu não tenho saco pra jogo físico a não ser que ache por um preço bom.

  • Micro picture
    realgex · almost 4 years ago · 3 pontos

    Tenho bastante jogo em caixinha, e pra efeito de coleção não tem igual. Por questões de preço, principalmente pra PC, mídia digital é muito mais barato. Em console, a mesma regra não é muito aplicável, ás vezes é preferível ter o jogo em mídia física do que em digital, porque o preço não muda muito. Em resumo, pra coleção, exposição, ostentação: Mídia física. Pra preços melhores, comodidade, praticidade, não achar mais determinado jogo: mídia digital.

  • Micro picture
    kelly_cml · almost 4 years ago · 3 pontos

    Gosto de colecionar, mas gosto ainda mais de dar valor ao meu dinheiro! XD E mídias digitais tem vantagem aqui em casa pelo fato de serem mais fáceis de serem conservadas e manuseadas por crianças, já tive muito jogo físico original estragado porque meus pequenos resolveram brincar de outro jeito com o jogo, pior que crianças são bem ninjas quando se trata de fazer bagunça, quando vi já tava lá o dvd cheio de arranhões! Huahuahua

    1 reply
  • Micro picture
    vagfig · almost 4 years ago · 3 pontos

    Exitem muitos tipos de coleção, mas é claro que tê-la em mãos é bem melhor. As coleções virtuais são novidades que talvez com o passar dos anos se tornará a "comum", e as mídias físicas serão como hoje é, uma coleção de NES...

    O importante nisso tudo, é o fato da pessoa se divertir fazendo sua coleção. Seja ela virtual ou não. Eu, quando decidi jogar World of Warcraft, poderia optar pela mídia virtual, mas como bom e velho jogador retrô, quero tê-las bem por perto. Isso vai de cada um mesmo.

    2 replies
  • Micro picture
    kevinryman · almost 4 years ago · 3 pontos

    Só digo uma coisa: se o streaming de jogos virar tendência agora na 8ª geração, brace yourself seventh generation, that i will die with you. :v

    1 reply
  • Micro picture
    lukazz · almost 4 years ago · 3 pontos

    há muitos fatores para se considerar, nem tem como haver uma resposta definitiva. a opinião pessoal vai imperar aqui. eu particularmente prefiro midias fisicas, mas devido ao alto valor cobrado, e a falta de espaço, estou optando pelos digitais. o importante é se divertir e jogar né galere? :)

    1 reply
  • Micro picture
    missingno · almost 4 years ago · 3 pontos

    Acho relativo, gosto do físico por fato de colecionar e ter em mãos, mas tbm não abro mão de um digital pq tbm alguns jogos são dificeis de achar e custam o olho do cu da bunda.

  • Micro picture
    slayvpa · almost 4 years ago · 3 pontos

    Eu sou super a favor de mídia física sendo pra colecionar como para jogar. Em relação a coleção vale ressaltar as lembranças que elas geram, Ontem mesmo eu estava dando uma olhada no meu armário e acabei encontrando uma coleção de revistas, que já não são mais impressas ou fazem lançamentos mensais, e quando eu comecei a olhar as paginas me veio lembranças da época e a diversão que eu tinha ir mensalmente para a banca de jornal comprar.
    Acho que é isso o fator de ter uma coleção, são lembranças boas ou ruins que elas passam e tudo que foi vivenciado , daqui alguns anos quando eu revistar novamente terei a mesma sensação que eu tive ontem ou até maior dependendo do tempo, mesmo que elas não sejam de muito tempo atrás, elas fazem parte da sua história que tu poderá contar para seus filhos ou até mesmo para seus netos e ver como o mundo mudou e eles te chamarem de velho/antigo por não estar mais par dos jogos por hologramas rs.
    Comecei a colecionar jogos recentemente, antes só comprava aqueles que eu ia jogar e eles tinham que durar um bom tempo, pela falta de dinheiro e depender dos meus pais, hoje posso comprar os que eu perdi na época e passar as mesmas experiências que quem jogou sabe,mais o fator dificuldade em encontrar tal mídia e a satisfação por ter comprado por um valor baixo, mídia digital não por ser mais fácil o acesso. Elas(Digital) se perderiam no tempo, por diversos fatores, tais como derrubar o servido, HD dar problema, etc. As mídias físicas mesmo que elas não funcionem, tu poderá ao menos ter em lembranças.

    Bom essa é minha opinião, desculpa o texto longo hahaha.

    1 reply
  • Micro picture
    zir0 · almost 4 years ago · 5 pontos

    olha falando serio, to lendo as respostas aqui e não esperava tanta gente defender a mídia física, sempre cito o fato que parece que a galera ta abrindo olho, mídia digital na mia opinião ELA NÃO E SUA , só esta emprestada pra você usar, o dono do servidor, seja steam, gog, psn que e dona delas o que acontecer a ela vai ferrar seu jogo, fora casos de quebra de contrato, quantos jogos da marvel simplesmente sumiram da steam, psn e live por causa disso, não confio, não confio mesmo em investir meu dinheiro eu algo que eu não tenho controle, como digital so em caso de realmente não ter digital, afinal vc não compra jogos digitais e sim paga um aluguel deles.

    4 replies
  • Micro picture
    johnny_bress · almost 4 years ago · 2 pontos

    eu acho idiota isso de transformar tudo em digital, a vulnerabilidade eh ainda maior acho muito exposto tudo se ter conectado online etc

    2 replies
  • Micro picture
    sophos · almost 4 years ago · 2 pontos

    ao meu ver vale sim. eu só acho que em nossos dias tem que ser bemmmmm seletivo quanto ao conteudo da coleção. se as chances de eu voltar a jogar um game é minima é melhor passar ele pra frente.

    5 replies
  • Micro picture
    roberto_noir_5 · almost 4 years ago · 2 pontos

    Depende do game mas é bom ter versões digitais até por causa das promoções e pela questão do espaço. Eu já tô tendo esse problema com livros e quadrinhos, tô com quase 300 livros e quadrinhos físicos (mais livros).

    1 reply
  • Micro picture
    mrsancini · almost 4 years ago · 2 pontos

    No geral, eu prefiro jogos físicos (agora q passo mais tempo jogando no PS3), e no PC, vou de digital. O problema do digital no PS3 é a demora pra baixar. Samurai Warriors 3 e One Piece PW 2 foram um parto

    2 replies
  • Micro picture
    frajola · almost 4 years ago · 2 pontos

    É tudo muito relativo. Obviamente ter os jogos em mídia física é muito melhor, muitas vezes tu compra algo digital (vulgo Steam) em promoções, e acaba nem ao menos jogando o que tinha comprado.

    Sobre o termo "Coleção", eu acho isso ridículo (me desculpem quem coleciona Consoles/jogos)... o Console/jogo estar lá para ser jogado, colocado em uso, não é uma peça de um museu, ou falar - Ah, eu tenho um Atari, mais de 1k na Steam, etc... isso é ridículo, e ao mesmo tempo lamentável até mesmo para as empresas, pois pensar que você apenas comprou o jogo dela, pra ser mais um na sua lista.

    Colecionar vai muito além de empilhar um jogo encima do outro, não é a mesma coisa que colocar uma estátua na estante e admirar, ela está lá, fixa, e esse é o sentido dela.

    À respeito de arranhar a mídia física, atualmente é bem difícil de se conseguir essa proeza, pois as mídias são em formato Blu-ray, e o mesmo possui uma boa resistência, ao contrário da mídia do falecido 360 que é DVD e arranhava com muita facilidade.

    10 replies
  • Micro picture
  • Micro picture
    guilherme_gondin · almost 4 years ago · 2 pontos

    Eu sou um extremista do digital, é muito raro eu comprar algo físico, só quando não tem digital e olha lá.

    4 replies
  • Micro picture
    avmunico · almost 4 years ago · 2 pontos

    Tenho algumas midias fisicas, alguns games merecem, pra guardar mesmo, no mais tudo digital, tem toda uma praticidade... mas queria pegar uma linha pra colecionar...

    1 reply
  • Micro picture
    sergiotecnico · almost 4 years ago · 2 pontos

    Já faz um bom tempo que só compro digital... Acho muito mais prático.

  • Micro picture
    staralchemist · almost 4 years ago · 2 pontos

    Difícil... sofro mais com isso no ramo dos Quadrinhos. A mídia digital é mais barata, há inúmeras facilidades para se obter o produto, e o mais importante: Espaço físico. Aqui em casa estou começando a ter um sério problema pra guardar minhas coisas.

    Hoje em dia acho que a mídia física é pra quem tem gosto em colecionar. Pq ter uma prateleira de blue-rays se posso ver tudo no Netflix? Pra dezenas de HQs mofando no armário se posso ter tudo no Kindle? Pq gastar milhões e ocupar um baita espaço se posso ter tudo na Steam ou PSStore? Só por coleção mesmo... e eu apoio quem faz isso, mesmo pq eu mesmo faço, como disse acima =P

    2 replies
  • Micro picture
    linkgb · almost 4 years ago · 2 pontos

    Adoro embelezar minha estante com meus Discos!

  • Micro picture
    kratosvudu · almost 4 years ago · 2 pontos

    Bom, levando em consideração a pergunta título da postagem, se a pessoa é simpatizante de coleção de jogos, sim, vale a pena. Qual é o indivíduo que coleciona algo que vai dizer que não compensa colecionar?
    Considerando as comparações que foram feitas entre as duas mídias, acredito que ainda fica a critério da análise de qual cenário é o melhor pra cada pessoa. Compensar é algo relativo.

    2 replies
  • Micro picture
    chimianopao · almost 4 years ago · 2 pontos

    Pra mim depende do preço e do que vem na versão física.
    Se for o mesmo preço das duas, prefiro a física. Fica bonitinho na estante e posso trocar ou vender depois. O que incomoda é ficar trocando o disco, mesmo.

    2 replies
  • Micro picture
    filipevital · almost 4 years ago · 2 pontos

    Descobri que é muito bom ter fifa digital. Por ser um jogo casual, o jogador não precisa ficar alterando mídia o tempo todo. O mesmo serve para um MK da vida. Jogos casuais são bons digitais. Ainda mantenho coleção de físicos

    2 replies
  • Micro picture
    s4ndm4npt · almost 4 years ago · 2 pontos

    digital <3, mas a física vai ter sempre um lugar no meu coração.

  • Micro picture
    rcapelini · over 2 years ago · 2 pontos

    Na minha humilde opinião, uma prateleira cheia de caixinhas bem cuidadas jamais será substituída por uma biblioteca digital. Tato, textura, cheiro, além da decoração, tirar uma das caixinhas para jogar até cansar, colocar a mídia de volta na caixa e retornar na prateleira, não aguentar e escolher outro título e repetir o processo.. incomparável, é uma experiência a mais.

    3 replies
  • Micro picture
    ralphdro · almost 4 years ago · 3 pontos

    Apesar de admitir que a digital é mais pratica etc. meu espírito gamer sofre sempre que compro algo digitalmente D:

  • Micro picture
    marviiu · almost 4 years ago · 2 pontos

    Hoje em dia prefiro a digital, aproveito promoções com jogos por frações dos preços full. Tenho a a coleção física, mas com o passar do tempo estou me desfazendo dela.

    1 reply
  • Micro picture
    firerockbird · almost 4 years ago · 2 pontos

    sempre gostei mais da mídia física,por mais que o futuro diga e as digitais reinarão mas gostaria de restaurar alguns pontos sobre ambas
    se você for azarado,pode acabar por baixar a mídia digital com vírus o que pode resultar num problema,claro que isso e muito raro de acontecer especialmente na steam,mas quando acontece e pra acabar com o cara.
    alguns jogos muito raros só podem ser jogados na mídia física.
    a sempre a chance de o pc não esta configurado para rodar tal jogo ao ponto dele da vários lags e bugs.

  • Micro picture
    armkng · almost 4 years ago · 2 pontos

    Eu gosto de ter a midia fisica em casa, para ter em prateleira.
    Capa, encarte, manual do jogo, a midia prensada e com todos os detalhes, comecei minha pequena coleção com FIFA e PES para PS3, comprei todos até o momento e estou atras de outras.
    Uma parte que quebra muito e o valor, tanto na compra quanto na venda.
    Hoje em dia um jogo novo lançado você não pagará menos de 200 a 150 reais, e quando você irá revendê-lo para comprar um jogo novo, você não consegue recuperar o valor que gastou.
    Fora como mencionado no post, são os impostos incrementados, o que é uma pena, pq aqui no brasil, os jogos são taxados como jogos de azar, e não como software que é o correto, ou seja, somos fadados a pagar o preço que as lojas impõem, isso tirando aquelas lojinhas boquetas que Hyper Faturam o jogo, que foi o caso da Shinozaki no bairro da Liberdade vender o FIFA08 para PlayStation 3 por 120 reais...
    A facilidade da mídia digital e voce poder baixá-lo quantas vezes quiser, desde que seja em seu console ou no seu PC.
    Um setor onde muitos não veêm como entretenimento, tem aquelas pessoas que só possuem o pc para ficar enchendo o facebook de porcarias ou pior...
    A Steam quebrou muitos paradigmas e trouxe a desgraça para os nossos bolsos com suas promoções "Vamos detonar seu salario e cartões de credito" rs...
    Mas a diversão é garantida em ambos, tendo só o cuidado de não quebrar, arranhar sua mídia fisica, ou sem querer deletar de sua conta aquele jogo que tanto aprecia.

    7 replies
  • Micro picture
    johnny_bress · almost 4 years ago · 2 pontos

    eu nao tenho uma coleção por dinheiro,mas assim que possivel terei, incluindo os classicos do Snes

    1 reply
  • Micro picture
    lanzitto · almost 4 years ago · 2 pontos

    Tenho um PS3 a pouco mais de um ano e meio, me considero um dinossauro no universo gamer já que com o passar dos anos virei o tipo de jogador casual e acho bacana ter a mídia física para ter em coleção, da mesma maneira que tenho um acervo de dvds e blurays de filmes, séries e animações acho legal poder compartilhar com os jogos que possuo. Atualmente minhas compras online acontecem apenas quando lançam promoções, contudo, preso mais por jogos exclusivos dessa plataforma ou de consoles passados, no caso PSone ou PS2.

  • Micro picture
    gogobrasil8 · almost 4 years ago · 1 ponto

    não não vale, a menos que você tenha dinheiro sobrando e quer pra colar na parede sei lá

  • Micro picture
    kess · about 2 years ago · 1 ponto

    Sempre quis uma coleção, daquelas de encher garagem... até agora tenho uma gaveta (de tamanho considerável) cheia, mas um HD que não tem espaço para tudo que foi comprado na PSN. Ou seja, a coleção existe, mas ela não está necessariamente mais ocupando espaço, afinal, acompanhou a mudança dos tempos.

  • Micro picture
    persona · almost 4 years ago · 1 ponto

    Nunca assisti Power Rangers Força do Tempo, alguém diz se é bom?

    1 reply
  • Micro picture
    johnny_bress · almost 4 years ago · 1 ponto

    a diferença entre ter uma mdifia fisica e um digital, eh que o digital corre bem mais risco de se perder do que a midia fisica, que se bem cuidada pode durar anos, e ainda pode-se fazer um backup e deixar salva, dependendo do console e se o console eh destravado para jogos piratas acho que facilita ainda mais, pois vcpode ter a midia e deixar a iso instalada no console, e eh tao bom vc ccom o passar dos anos olhar aquela coleção, seria interessante se esses shops de venda de jogos digitais dessem tambem algo fisico para ficar de lembrança msm q fosse so um encarte.

    1 reply
  • Micro picture
    johnny_bress · almost 4 years ago · 1 ponto

    pode ser tambem rsrs mas como minha internet eh uma bosta pra outras coisas KKK tenho que ficar pegando jogo na casa dos amigos msm rs

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...