2015-07-27 14:11:47 -0300 2015-07-27 14:11:47 -0300
montanaro Alexandre Schwarzenegger Featured

A boa e velha discussão - PC x Consoles: O caso The Witcher III

Single 3123708 featured image

Pois sim, esse artigo vai voltar ao tema sobre as comparações entre versões de console e versões de PC e o caso de estudos da vez é The Witcher III: Wild Hunt. Essa conversa surgiu em um check-in do jogo e achei que seria relevante trazer o tema a tona em forma de artigo para que possamos discutir amplamente com os coleguinhas aqui da rede. O objetivo, portanto, não é definir a priori o que é melhor e o que é pior. É debater sobre o quão relevante é a comparação para o jogador e para a experiência em si. As imagens desse artigo foram retiradas deste vídeo de comparação e, para melhor avaliação, sugiro que assistam-no da forma como deve ser: em 1080p e configurações no máximo.

A questão principal que eu gostaria de abordar é a comparação em si e, mais importante do que isso, o que isso muda na experiência do jogador. Pelas imagens aqui reproduzidas e, principalmente, pelo vídeo em configurações avançadas, é possível notar diferenças ora mínimas, ora bastante significativas, sobretudo nas texturas e na composição de ambientes mais complexos. Rodando no ápice de seu desempenho, parece evidente que graficamente, o jogo é ainda mais impressionante no PC. Contudo, será que, de fato, isso transborda para o jogador em si? 

Do meu ponto de vista, que parte de uma experiência de jogar no PS4 (e ainda devo estar na metade ou algo perto disso), o jogo é de longe um dos mais fantásticos que já experimentei, tanto narrativamente quanto em questões de jogabilidade. Claro que isso inclui a questão visual e sempre defendi que gráficos importam sim tanto quanto os outros quesitos de um jogo. Mas posso dizer que o fato de não alcançar essa performance abissal dos PCs, em momento algum, trouxe qualquer ônus para mim. Nunca senti que a textura estava ruim ou que o framerate estava abaixo do que eu esperava. Na verdade, nunca senti uma queda que incomodasse.

Ao mesmo tempo, ouço relatos de que jogar no PC traz uma experiência completamente diferente e que não há nada como jogar com os tais 60fps a 1080p no chamado ultra. Soma-se a isso todos os benefícios de preço apontados sempre que o assunto ganha força aqui e em outros espaços. Então, gostaria de perguntar a vocês, que estão jogando este ou outro jogo em consoles ou PCs: essa diferença é de fato significativa? Quais são os sentidos e as características que mudam a experiência?

Por último, como uma brincadeira... antes de assistir o vídeo original, você consegue dizer, com toda certeza, qual dos lados dessas imagens são de PC e quais são de PS4? Abaixo, vocês podem conferir o vídeo do qual estou falando. Obviamente, deve haver vários deles na rede e vocês estejam a vontade para compartilhar nos comentários para somar à discussão. Vejam:

The Witcher 3: Wild Hunt

Platform: PC
985 Players
633 Check-ins

52
  • Micro picture
    marcusmatheus · over 3 years ago · 6 pontos

    Eu estou jogando este game em 720p com configurações no médio (modo janela), então nem vou opinar! Já estou feliz do meu PCzinho lá de 2006 (+ uma placa de vídeo que comprei em 2010 - low price de R$ 300,00) ainda estar rodando estes games... ^_^

    6 replies
  • Micro picture
    xualexandre · over 3 years ago · 5 pontos

    Putz, como que só vejo isso agora pq decidi ver a pagina de artigos...hahaha....
    Boas especulações como adulto e não famboy...

    Witcher 3 ficou bem próximo mesmo em todas as plataformas, e não acredito num downgrade só da versão de PC pra ficar próximo dos consoles. Pelo tamanho do jogo e tudo que ele faz, levarias mais uns 5 anos pra terminar ele com os gráficos e efeitos do primeiro trailer.

    No PC é possível? é, mas não me parece viável pra uma desenvolvedora, que além do tempo, criaria um atrito com as donas dos Consoles, por oferecer algo tão superior apenas pra uma plataforma.

    Agora pra mim e da minha experiência.
    Depois de tão acostumado com alguns jogos bons no PC, acharia um desperdício de todo o resto do jogo jogar esse em 30 frames por segundo. Não poder retirar todas as informações da tela que forem necessárias, aumentar a resolução uns 3K (pq quatro não roda aqui =( )tirar 2500 printscreens sem gastura nenhuma (é o tanto de screens que tenho desse jogo). São detalhes que me incomodariam um pouco, mas nada que tiraria minha diversão jogando um jogo desses nos consoles. Ah, e pagar 150 reais mais barato é legal tb.

    No mais, só detalhes que na real não estragam a diversão de ninguém, se alguém tem a possibilidade de jogar num console e pc, eu diria pra jogar no PC, se não existe essa possibilidade, não importa, vai de console, o que importa é jogar esse jogo.

    3 replies
  • Micro picture
    gradash · over 3 years ago · 4 pontos

    Infelizmente The Witcher 3 sofreu algo que é chamado de pariedade visual, a versão do PC foi drasticamente reduzida em qualidade para que ficasse igual em todas as versões, infelizmente é a vida... O jogo é bom mas o Downgrade foi tenso...

    7 replies
  • Micro picture
    dr_boss · over 3 years ago · 2 pontos

    isso porque no port p/ PS4, ele foi o que saiu com "pior" desempenho comparado ao PC e X1 o que na minha opinião foi mais questão de desenvolvimento à limitação do console como muitos haters apontaram...

    em relação as diferenças, a palavra sutil é a que me vem a cabeça...eu fechei o jogo com mais de 200 horas e em nenhum momento a experiência foi ruim, eu ficava boquiaberto em cada lugar novo que desbravava e posso dizer que consigo "viver" sem os 60+ fps...XD

    1 reply
  • Micro picture
    slashgoodboy · over 3 years ago · 2 pontos

    Eu joguei no PC somente com aquela config que dá mais "vida" ao cabelo desligada, o resto no ultra.
    O game rodava a 40-50 FPS, 60 em alguns locais fechados.
    Não tive a oportunidade de ver esse game em um PS4 ainda, mas eu acho que algo assim não influencia diretamente na experiencia do jogo. O jogo deve continuar lindo como sempre e com sua essência com certeza continua ali, sem importar a plataforma.
    No final é isso que importa, né?

    5 replies
  • Micro picture
    marcusmatheus · over 3 years ago · 2 pontos

    O problema é que estes vídeos e imagens são produzidos PROPOSITALMENTE para criar discussões. Colocando imagens idênticas lado a lado para criar conflito e deixar o autor rindo solitário da piada (enquanto todo mundo começa a sair na porrada!).
    A comparação precisa ser feita por vocês mesmos, para que de feto possam acreditar. Ou achar estas imagens de fontes confiáveis.

    1 reply
  • Micro picture
    id · over 3 years ago · 2 pontos

    my god, criei um monstro... não era minha intenção, juro! hahaha

    8 replies
  • Micro picture
    lanzitto · over 3 years ago · 2 pontos

    Vendo o vídeo nota-se que há pouca diferença de uma plataforma para outra, creio que pouco importa já que ambos tem bons gráficos . Acho que o fator que em caso como estes deve ser avaliado é se há grandes diferenças na parte técnica, se o jogo roda tranquilo, se há interferência na jogabilidade, se alguém momento pode ficar existir bugs que comprometam a narrativa. Tirando isso acho que o gráficos de ambas as versões, cada qual a sua maneira, estão impecáveis.

    26 replies
  • Micro picture
    thiagodiaz · over 3 years ago · 2 pontos

    Ah sei lá... eu não ligo pra questão gráfica, então esse lance de Downgrade pra mim é totalmente secundário. Eu sempre vou dar prioridade pro console... independente de quão melhor for a versão do PC. O importante pra mim é o jogo em si.

    23 replies
  • Micro picture
    lucifeerrgamerpro · over 3 years ago · 2 pontos

    pc é muito bom pra jogar mais dependendo os jogos nao compensa e nem chega perto de se jogar em um console muita diferença, sobre 30fps a 60 fps é muito diferença 60 fps ganha 50 por cento de melhoria no desempenho do jogo, e pra mim particularmente jogar um jogo desse e bem melhor jogar em um console principalmente online

    5 replies
  • Micro picture
    linkgb · over 3 years ago · 2 pontos

    Os gráficos estão ótimos em ambos ( como esse é o unico fator em destaque no artigo), é claro que uma placa de vídeo de 2.000 RS vai ser superior a um console deste mesmo preço.

    1 reply
  • Micro picture
    supercasalxou · over 2 years ago · 2 pontos

    Já joguei bastante em PC, tenho pelo menos vinte jogos na STEAM... mas nunca senti que PCs entregassem uma experiência superior a consoles. A diferença geralmente é mínima e não atrapalha a jogabilidade de forma alguma. Cresci jogando jogos com 20fps, 30fps... e sinceramente não vejo problema nenhum em um framerate abaixo de 60 contanto que não varie muito. Nada substitui a sensação de sentar num sofá, por um disco num console, apertar um botão e jogar ao lado da namorada sem se preocupar com hardware nem nada do tipo

    5 replies
  • Micro picture
    kess · almost 2 years ago · 2 pontos

    Discutir gráficos não passa de masturbação mental

    3 replies
  • Micro picture
    heavenhitman · over 3 years ago · 5 pontos

    Olha, posso dizer com folga que é muito mimimi... o PC tem uma capacidade maior e blá blá blá, mas eu passei 20 anos jogando só no PC e fui para o PS3. E joguei a maioria dos games que tinha no PC nele... a diferença não era metade do que eu ouvia pelo povo. Dead Space é lindo e roda liso, CoD eu sinceramente achei até melhor que no PC (a otimização). Os consoles são lindos para jogar, o que vejo é mais guerrinha do que falta de qualidade. ;)

    9 replies
  • Micro picture
    juninhonash · over 3 years ago · 3 pontos

    A diferença é grande sim, 60FPS é sempre uma opção mais agradável, mesmo que jogar a 30 ainda seja ótimo.

    E PC vale o investimento? Sim. Muitíssimo. Comprei Shadow of Mordor por 30 reais e ele não tem nem 1 ano de lançamento e se fosse no ano de lançamento seria a 100. Sem falar que o PC só no Steam tem mais de 4 mil jogos dos mais variados gostos e gêneros.

    Console só vale hoje em dia SOMENTE por exclusivos. Do contrário, ele perde no gráfico, perde no preço, e até mesmo no custo x benefício caso você pegue um equivalente ao console como o próprio @gradash já mostrou em mil postagens.

Keep reading → Collapse ←
Loading...