2019-04-26 08:47:05 -0300 2019-04-26 08:47:05 -0300
historia_dos_games Guilherme De Assis Pinto Featured

A importância e o desenvolvimento de Super Mario Bros. 3

Single 3718294 featured image

Depois do sucesso massivo de Super Mario Bros. e a fraca aceitação do segundo jogo, que inclui apenas novas fases, uma super equipe de desenvolvedores da Nintendo se uniram para criar um jogo que extraia o potencial máximo do console na época, criando um jogo revolucionário e que é considerado, até hoje, como um dos melhores jogos de todos os tempos. Além de uma série de novos power-ups para Mario, o grande destaque do jogo é seu mapa separado por mundos que permite ao jogador escolher as melhores rotas para prosseguir. A equipe se esforçou ao máximo para trazer fases sempre diferentes, que acabou se tornando outro elemento de destaque do jogo. O jogo é ousado, que há conteúdo que aparece em apenas 1 fase e a torna especial, por exemplo, o sol e a botinha verde.

 Uma adição interessante para o jogo foi o inventário de itens, onde Mario podia guardar power-ups para usar na tela do mapa ou mesmo usar algum item especial no mapa, como o martelo, a nuvem e a caixa de música. Ao invés de enfrentar o Bowser várias vezes, o chefe final de cada mundo é um dos seus 7 filhos, com características e habilidades únicas. Claro que o jogo estava repleto de segredos. Dentre eles, temos a flauta, que serve como Warp Zone para viajar para outros mundos, o navio dourado de moedas e o jogo Mario Bros. de Arcade, que pode ser acessado apenas com 2 jogadores. As fases foram planejadas para dar muitas vidas e moedas no começo e níveis mais complicados conforme o jogo se aproxima do final.

 Para aprimorar os gráficos e dá uma diversidade maior a elementos de sprites para o jogo, foi criado um novo chip que criava coleção de sprites, permitia rolagem diagonal e dividia a tela em duas instâncias diferentes. O chip foi chamado de MMC3. O jogo apresenta um universo que dá a entender que tudo se passa em uma peça de teatro, pois vários objetos estão suspensos por cordas e ao final de cada fase temos o fim do palco. O compositor Koji Kondo foi o responsável pelas músicas do jogo e foi uma das tarefas mais difíceis de sua carreira. Ele experimentou músicas de vários gêneros e conseguiu casar cada trilha com a proposta de cada fase, mesmo que com melodias mais curtas nas telas de mapa.

 Durante 1988, uma grande crise de chips assolava a produção de cartuchos. Junto disso, os EUA se preparavam para o grande lançamento da versão americana de Super Mario Bros. 2. Devido a esses fatores, houve atraso de vários jogos japoneses em território americano, até mesmo Super Mario Bros. 3. Houve então uma oportunidade de divulgar o jogo e a marca Nintendo através de um filme. The Wizard, ou, O Gênio dos Videogames, saiu em dezembro de 1989 e mostrava vários jovens e adolescentes em uma cidade com várias competições de videogame. Vários jogos do NES apareciam no filme, mas o grande destaque ia para Super Mario Bros. 3 no final, apresentando o jogo ao público americano pela primeira vez.

@andre_andricopoulos, @lipherus, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb, @sergiotecnico [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

67
  • Micro picture
    old_gamer · 29 days ago · 5 pontos

    Esse é o game !

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 29 days ago · 3 pontos

    Mano...e essa imagem do garoto jogando?
    ...
    Programa de tv ou feira de games?
    ...

    5 replies
  • Micro picture
    joanan_van_dort · 29 days ago · 3 pontos

    Há relatos de pessoas que foram ao cinema ver o filme e iam embora depois que o novo jogo do Mario aparecia no concurso hahaha

    7 replies
  • Micro picture
    leandro · 29 days ago · 3 pontos

    Esse jogo é de um primo técnico incrível. Não é exagero nenhum classifica-lo assim. Até hoje e considerado um game de excelência em level design e progressão em dificuldade. Outra coisa e sua estupenda trilha sonora, todas casadas perfeitamente com as fases do jogo. Tenho muito respeito pelo primeiro Super Mario Bros, devido ser um dos responsáveis pelo fim do crash dos consoles, no EUA, mas a qualidade do Super Mario Bros 3, pelo menos em se tratando da série em 8 bits, é insuperável

    1 reply
  • Micro picture
    manoelnsn · 29 days ago · 3 pontos

    Esse jogo merece cada milésimo de fama que possui, sem dúvidas!

    3 replies
  • Micro picture
    leoaldrighi · 29 days ago · 2 pontos

    Esse game e incrível

    1 reply
  • Micro picture
    volstag · 28 days ago · 2 pontos

    Obra Prima!

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 27 days ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    darlanfagundes · 27 days ago · 2 pontos

    Vc está se adiantando a mim....eu estava escrevendo sobre River City Ransom e vc fez um post, agora estou escrevendo uma crítica desse jogo e vc lançou esse artigo! Kkkk! Muito bom!

    1 reply
  • Micro picture
    armkng · 21 days ago · 2 pontos

    eu amo este jogo até hoje, é um dos únicos da franquia Super Mario que gosto de jogar...me deu saudades de jogar todas as fases, ainda mais no jogo de memória que tem para ganhar os itens e deixar seu personagem bem mais power up...saudades...

    1 reply
  • Micro picture
    sirlon_retrono · 11 days ago · 2 pontos

    O game Super Mario Bros. 3 é um suprassumo do ''plataforma aventura'' que se pode conhecer e jogar na vida! O game do inicio ao fim, faz de tudo a cada cenário para lhe tirar da mesmice.
    Incrível herança da Era de Ouro dos vídeo games.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...