2016-11-25 19:38:22 -0200 2016-11-25 19:38:22 -0200
volstag Guilherme De Assis Pinto

No mundo do videogame o mais é menos!

Single 3420502 featured image

Opção demais nos torna menos decididos na hora de jogar?

Você já se deparou com a seguinte situação? Passar um dia no trabalho, ou na escola, pensando em chegar logo em casa pra jogar um bom game... mas ao chegar, e olhar pra sua coleção (física ou de piratas copiados no computador, mídias baratas e etc) ficou perplexo, pois não conseguia se decidir, ou até mesmo sentir vontade de pegar algo pra jogar?

Você já parou pra pensar o porquê a cada dia fica mais difícil saber o que jogar? 

Bom, eu não sou especialista, mas acredito que o mesmo ocorre em diferentes assuntos, como "o que desenhar?", "o que escrever?", "Que banda ouvir?" e por ai vai.

Acontece que quanto mais temos de algo, menos sabemos por onde começar, no caso de colecionadores, a inundação de opções visuais, sonoras e etc que virá é de seu momento tão esperado de prazer, ser dividido por muitas opções.
No caso do escritor por exemplo, por viver escrevendo, a quantidade de opções que ele tem para desenvolver um novo texto seja o que inunde sua mente.

E como resolver isso? como podemos fazer pra desfrutar das coisas sem ficar em duvida, e consequentemente pararmos antes mesmo de iniciarmos uma nova "aventura"?

Eu costumo pensar nessas horas, que a limitação, seja ela real ou forçada, é SEMPRE o melhor ponto de partida, vamos pegar por exemplo o caso de Hideo Kojima e sua fascinante saga Metal Gear, Mais especificamente neste exemplo, os 3 títulos feitos para o Playstation 1 e 2, pense só, ele tinha a liberdade de criar qualquer coisa, no primeiro (Metal Gear Solid PSX) ele se "limitou" a uma base no ártico, um ambiente relativamente fechado, com pequenas partes abertas, o que já delimita o que poderá e o que não poderá existir no game, o armamento de ultima geração, o numero de personagens "principais" (protagonista, antagonita, vilões) de certa forma limitada, até ai normal... não chamo isso de limitação, chamo de... delimitação, ele não colocou por exemplo mortos vivos, alienígenas, estão entendendo? ele delimitou o que teria e o que não teria, e disso, partiu pra criação.

Bom, antes que alguém me atire pedras defendendo, deixa eu dizer, Metal Gear pra mim é a melhor saga de todos os tempos, já joguei e finalizei todos! e amo demais tudo que envolve essa série... continuando...

Ao fazer o 2 (do PS2), Hideo simplesmente resolveu que no PS2 teria um revival, ou uma reciclagem de tudo que o primeiro teve, o grande plot do jogo é da recriação de um soldado idêntico ao Solid, para isso, toda a tecnologia utilizada, os jogos mentais e etc, se tornam a "limitação" ou "delimitação" que o Kojima brilhantemente orquestrou.

No 3 vem a grande e genial delimitação, que no meu ver tornou o jogo muito mais excelente que os outros 2, por que? simples, como a história se passa no passado, temos então a limitação tecnológica e visual nos veículos, armas e até roupas e itens utilizados!

A limitação na hora de criar é tudo! é ela que não te deixa misturar dinossauros com mortos vivos, com viagem no tempo, carros de corrida, crianças, desenho animado e pornografia em um mesmo jogo!
Desenvolver algo focado é sempre a opção mais inteligente, até por motivos de atrair também um publico alvo e agrada-lo com mais atenção.

Deixo aqui claro que, se o objetivo do jogo é exatamente o de fugir da realidade, então eles tem mais é que abusar disso (Doom é sobre guerra? é sim, mas Doom não seria Doom sem os demônios não é mesmo?).

Bom, de toda essa enxurrada de palavras que despejo aqui, deixarei então o que faço pra delimitar, ou ajudar na hora de escolher um jogo (ou musica, ou tema pra escrever ou desenhar e etc):

Uma coisa que fiz pra aliviar essa coisa horrível que nos assolam quando temos muitas opções, foram as seguintes coisas:

Se desafie a finalizar o jogo que pegar (ou abandonar pra só jogar muito tempo depois... ou nunca mais);

2º Colocar na cabeça que mesmo que você finalize uns 5 jogos por dia, não conseguirá jogar todos os jogos que existem até o ultimo dia da sua vida, portanto, aproveite ao máximo a experiência do jogo que estiver jogando no momento, SE ele for legal e te agradar;

3º Reveze entre Novidades e Clássicos, entre Gêneros, e entre Consoles, nunca jogue seguidamente dois jogos novos, ou dois antigos ou dois do mesmo estilo, a não ser que a vontade seja muita!

4º Aceite que nem todo jogo é pra você, muita gente pode adorar um certo jogo, e você não se deve forçar a joga-lo por isso, se sua experiência não foi legal, ou no momento você não curtiu, mande ele pro fundo das opções, ou nem isso.

71
  • Micro picture
    ghostsnakin · almost 3 years ago · 2 pontos

    Ótimo post. Vou tentar seguir sua dica pros jogos

    1 reply
  • Micro picture
    caramatur · almost 3 years ago · 2 pontos

    Muito legal seu post, parabéns cara! o/

    1 reply
  • Micro picture
    herics · almost 3 years ago · 2 pontos

    Gostei do Texto, expressa bem meus problemas de jogador, achei bem útil, uma ótima ajuda para aqueles momentos de duvida ^.^ Obrigado

    1 reply
  • Micro picture
    leopoldino · almost 3 years ago · 2 pontos

    Passei por isso na época do PS2.

    1 reply
  • Micro picture
    ascendase · almost 3 years ago · 2 pontos

    @sikora FEATURED ALERT

  • Micro picture
    msvalle · almost 3 years ago · 2 pontos

    Ótima reflexão, e dicas preciosas para ajudar a decidir o que fazer (jogar, assistir, ler, escrever, desenhar, etc.) Parabéns!

    1 reply
  • Micro picture
    drodro · almost 3 years ago · 2 pontos

    Show!!

    1 reply
  • Micro picture
    ticianavalle · almost 3 years ago · 2 pontos

    Boas dicas!!! Sofro com isso também, por isso quando pego um jogo, jogo ele até o fim. E não consigo jogar varios ao mesmo tempo.

    1 reply
  • Micro picture
    igor_park · almost 3 years ago · 2 pontos

    To nessa situação de vários jogos em abertos, muitos games para escolher vou me policiar focar e buscar terminar um de cada vez.

    1 reply
  • Micro picture
    giselebizarra · almost 3 years ago · 2 pontos

    Ótimo texto ^_^

    1 reply
  • Micro picture
    diegolvf · almost 3 years ago · 2 pontos

    Parabéns belo texto!!

    1 reply
  • Micro picture
    crartus · almost 3 years ago · 2 pontos

    cara perfeita colocação...isso vale pra tudo na vida....percebi que limitar ou delimitar as informações que me chegam me leva a pensar com mais qualidade

    1 reply
  • Micro picture
    jorgegt · almost 3 years ago · 3 pontos

    Gostei do texto.
    Comigo isso acontece com muita frequência. Chego em casa já sabendo o que quero jogar, mas olho os jogos que tenho e passo um bom tempo decidindo o que fazer. E o pior é que em algumas vezes acabo desanimando e não jogando nada.

    1 reply
  • Micro picture
    volstag · almost 3 years ago · 1 ponto

    @365indies não sei se viu esse texto que fiz, mas vendo seu video analisando o Dark Souls, me veio a ideia que talvez você curtisse ver.

  • Micro picture
    andre_andricopoulos · over 2 years ago · 1 ponto

    Seu texto se resumiu excelentemente no item 1,2,3 e 4. É exatamente o q eu faço...

  • Micro picture
    volstag · almost 3 years ago · 1 ponto

    @old_gamer seu post me inspirou a escrever essa bagaça ae hahaha

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...