2018-09-24 09:40:02 -0300 2018-09-24 09:40:02 -0300

ESTAMOS DE VOLTA!

E por "estamos" quero dizer eu e vocês haha

Enfim, eu só gostaria de relatar que voltei ao desenvolvimento e já comecei a nova versão de The Alpha Chosen EP1.

E esse vai ser um post BEM longo, pois vou explicar porque mudei cada coisa. Em outros sites apenas listarei as mudanças para facilitar a comunicação, mas aqui no Alva sinto a liberdade de transformar isso num diário, porque vocês são demais e é isso aí. Caso você queira ver apenas a versão da lista de mudanças sem baboseira no meio, por favor veja a lista nos seguintes sites: FacebookGame Jolt.

Mas eu tenho um aviso importante para quem está interessado nessa nova versão do jogo que está no final do texto, então por favor leia ele, mesmo que não leia o resto do texto.

Mas às mudanças: por enquanto não muito o que mostrar ainda, pois o que fiz tem mais a ver com a estrutura do código. Porque quando programei o jogo, eu decidi colocar um hub world, as cartas e outras coisas de última hora. Elas estariam planejadas para o futuro, mas o EP1 seria completamente linear (uma fase após a outra) e por causa disso programei a progressão do jogo assim. Daí quando coloquei um mundo q você pode entrar e sair das fases, o código virou uma bagunça. O que fiz de mais significante foi reestruturar todo sistema de progressão, fases e escolha de personagens para acomodar 100% o hub world e ficar milhões de vezes mais fácil para eu trabalhar. Ou seja, agora minha preguiça de fazer os próximos episódios se foi! Porque eu contava com continuar os próximos episódios na bagunça que estava e isso iria drenar minha paciência e prazer pelos jogos rapidamente. Mas enfim, por isso foi tão importante pra mim resolver isso, tirar o problema do caminho e deixar um código mais limpo e fácil para eu trabalhar nos futuros episódios. Então já estou bem mais animado.

Para vocês a diferença não vai ser grande. O que mudou no gameplay foi que agora vocês só escolhem seus personagens para jogar no início de cada fase. Antes você escolhia no início, depois de terminar uma fase, depois de terminar uma cutscene, passar por qualquer porta do hub world, etc. Antes a tela de escolha de personagens atrapalhava o ritmo do jogo, pois a qualquer esquina vinha o PARANTAANTARAN PARARAN da tela de seleção. Agora o jogo está mais direto ao ponto e mais fluido, com a troca de personagens apenas no começo de um novo desafio. Além de facilitar num puzzle de como chegar nas Ruínas, pois você obrigatoriamente estaria controlando o Jackie e não teria chance de deixar de experimentar suas técnicas em umas certas portas.

Mas caso você gostasse da autonomia de troca de personagens, não se preocupe. Você ainda pode trocar de personagens a qualquer momento se apertar SELECT ou ESC e ir em "Trocar Personagem" ou algo assim. Mas tenha cuidado, pois você começará no começo da fase ou área do hub caso troque de personagem.

E essa não foi a única mudança!

Além de reestruturar todo sistema de progressão, fases e seleção de personagens, também corrigi todos os bugs grandes que atrapalhavam a experiência. Por exemplo, agora Kaname pode usar sua bússola ou comida caso as Ruínas estejam iluminadas (antes continuava só na lanterna, mesmo não tendo nada para iluminar). Alguns bugs bem pequenos ainda existem, mas estão mais pra glitches. Eles não atrapalham a experiência e, sinceramente, não consegui reproduzí-los. Caso vocês encontrem um bug na nova versão (que ainda não lancei, calma) e souberem como alcançaram aquele bug, podem falar comigo pelas mensagens aqui.

Mas uma coisa também estava bugada: o sistema de save. Na verdade não bugada de verdade, mas estava escrito de forma incorreta (pensando nos próximos episódios) e tive que mudar um detalhe no sistema de saves e por causa disso, caso vocês baixem a nova versão, vocês NÃO serão capazes de dar load em seus saves antigos, infelizmente. Mas não se preocupem que isso não acontecerá novamente e todos os próximos episódios seguirão o mesmo sistema.

E falando em saves, agora finalmente uma mudança que afeta o gameplay significantemente!

GAME OVER!

Mas não se preocupe, essa tela só existe caso você morra com seu domador, o HUMANO!

Eu sempre quis colocar essa função para dar mais peso à Kinkakumon e a função dela. Mas não coloquei por medo de ser hardcore demais e confundir os jogadores. Mas decidi que vou seguir com a ideia original e fazer Digimon Chronicles como ele deveria ser.

Caso seu DIGIMON morra numa fase, sem problemas, a fase recomeça como sempre foi. Porque os digimons escolhidos são especiais, eles têm um backup pronto e sempre que eles morrem, eles são trazidos de volta imediatamente. Porém com os humanos não é a mesma coisa. Isso significa que, caso seu HUMANO morra numa fase, JÁ ERA! É GAME OVER! Você verá essa tela e será mandado de volta direto para a Tela Inicial de Título. Pois como os humanos acabaram de chegar, eles ainda não têm um backup. Então se você quiser se aventurar com o humano, salve o jogo frequentemente, pois da tela inicial, você poderá carregar seu jogo e continuar do seu último save, então fiquem tranquilos, não é TÃO hardcore assim uma vida só. Mas é isso que os humanos têm: uma vida só. Isso ajuda a balancear o jogo, pois os humanos são, discutivelmente, extremamente úteis e às vezes até bem poderosos. E, claro, também adicionei uma cutscene que explica isso para novatos no jogo. Então fique atento e preserve com mais cautela a vida do seu humano de agora em diante!

E ainda tem muito mais haha

Eu também revisei e corrigi TODOS os diálogos, ESPECIALMENTE, os diálogos em inglês. Não sei se vocês tiveram a curiosidade de ver as falas em inglês, mas elas possuem alguns errinhos e acabei corrigindo bastante coisa. Mas agora estou bem mais satisfeito com o texto.

E falando em cutscenes, dando ouvidos ao @vinix e a alguns outros que reclamaram da mesma coisa recentemente, o botão de pular cutscenes, no teclado, agora é o ESC, não o ENTER como era antes. Muita gente pulando as cutscenes achando que pularam as falas haha. No controle ainda é o START ou MENU (caso seja controle de XBox One).

E além disso, caso você esteja no New Game +, a dica de como pular as cutscenes aparecerá na tela, pois caso você não tenha descoberto como (e o jogo já assume que você já zerou), eu vou te ajudar a não ter que ler essas baboseiras todas de novo:

E falando em diálogos!

Lembram que nos tutoriais era meio difícil de entender o que eles queriam te ensinar, pois o texto passava automaticamente a cada X segundos você tendo terminado de ler ou não? Pois é, soa bem irritante. Então resolvi mudar isso também:

Estão vendo aquela seta pra cima ao lado do balão de fala? Aquilo significa que ao apertar para cima no seu teclado ou no D-Pad do seu controle, você passará a fala! E você pode trocar as falas infinitamente, podendo ler cada texto, do primeiro ao último, com total autonomia. E eu vou te contar viu, esse deu trabalho. Eu tive que reestruturar o sistema de diálogos também, pois antes também estava uma bagunça haha

Mas agora com esse novo sistema, conseguirei colocar falas em balões assim sem depender de cutscenes! Eu posso fazer até um número maior de falas e vai me ajudar na hora de povoar melhor o mundo com mais NPCs que falam besteira (sem ser necessariamente tutoriais) e isso sem ter que enfiar uma cutscene e deixá-las reservadas para eventos importantes mesmo. Então foi melhor pra mim e duas vezes melhor pra vocês!

E, além de outras mudanças e correções menores, por enquanto... é isso.

Eu mudei bastante coisa na estrutura geral do jogo, mas para vocês jogadores, não mudei quase nada haha

Como puderam ver, estou focado em melhorar o jogo por dentro por enquanto e consertar problemas e detalhes que antes irritavam jogadores e, principalmente, a mim. Porque assim crio um produto bem mais "limpo" e fácil de trabalhar, o que facilita IMENSAMENTE na hora de criar os novos episódios. E, obviamente, vai melhorar a experiência para vocês que quiserem jogar os jogos.

Mas depois que eu terminar de criar uma estrutura sólida para o jogo (e servir de molde para os próximos episódios), eu vou adicionar elementos novos nesse jogo sim! Atualmente estou planejando 3 novas features, além de uma nova plataforma para jogar. Mas não posso garantir que tudo vai sair. Vou informá-los assim que sair qualquer nova informação, como sempre.

Se você pulou o texto todo para ler o aviso, aqui está:

E quero lembrar: ESSA VERSÃO NÃO ESTÁ PÚBLICA NEM LANÇADA AINDA! Eu vou esperar ter todas as correções, atualizações e adições planejadas antes de lançar essa nova versão (que se chamará "Episódio 1.5"). Então caso você não jogou ainda, recomendo que aguarde o lançamento dessa nova versão.

O lançamento dessa nova versão está prevista para este ano ainda, 2018, mas como trabalho no tempo livre, não tenho como dar uma data certa ainda. Mas assim que houver uma data, lanço ela junto de um novo trailer.

Obrigado a todos pela atenção e carinho e, principalmente:

Por jogarem o jogo.

Até a próxima!

Digimon Chronicles: The Alpha Chosen

Platform: PC
8 Players
1 Check-in

5
  • Micro picture
    vinix · about 1 year ago · 2 pontos

    Sinceramente, gostei da mudança (Principalmente que o Enter não pula mais as cenas). Vejo que está se dedicando bastante, digo... Você poderia simplesmente deixar pra lá e já ir direto para o Beta, mas mesmo assim está se dedicando para polir o Alpha primeiro.

    O ponto do Game Over deve assustar bastante gente. Mas se pensarem bem, na prática nada realmente mudou. Se a pessoa salvar no inicio de cada fase, permanecerá a mesma coisa, com a única diferença de que tomará um pequeno tempo do jogador por voltar a tela de título e clicar para continuar.

    E sobre humanos terem somente uma vida.......... Shounens discordam <.< -QQQQ

    Mas fiquei feliz em ter mais notícias sobre o projeto. Mas isso quer dizer que a parte de escolha da Kinkakumon vai afetar a permanência do Game Over ou não? Seria interessante.

    1 reply
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