Guia para iniciantes em jogos de luta. Parte 3:
Controle padrão ou arcade?
Se você não saia das casas de jogos quando era pequeno ou ainda era um frequentador de botecos na década de 90, sabe que os games de luta tinham o mesmo formato de controle, os diferenciando apenas por marcas de botões, manche e qualidade, mas basicamente eram todos iguais.
Isso, com o passar dos anos foi mudando, já que os games dos arcades podiam ser jogados nos consoles caseiros que rodavam vários estilos de jogos e precisavam de um controle que atendesse todos os tipos de games. E pra muitos isso foi uma dificuldade enorme e outros se adaptaram. Um exemplo foi o lançamento de Street Fighter 2 para Super Nintendo. Todos jogavam somente nos arcades e com essa versão, passaram a ter que jogar num controle padrão.
Isso aconteceu com vários consoles, até mesmo com o famoso NEO GEO e sua versão em CD que, ao invés dos controles arcades, passou a ter um controle padrão no seu pacote básico.
Mas nem por isso os jogadores passaram a jogar mal e com a devida adaptação e treino, realizavam tudo que faziam nas versões arcade sem problema, o que me leva a seguinte conclusão: qualquer controle é bom, desde que esteja funcionando corretamente e seja confortáveL pra você. O resto será apenas uma questão de treino.
Pra esclarecer melhor fiz um vídeo a esse respeito :
Teve um cara que numa EVO jogava com um controle de psone usb, daqueles de 20 reais. E ainda sim se saia bem. O controle ideal é aquele que te faz bem ^^
Eu pensava em comprar um controle desses para poder melhorar minha técnica... Ainda acho que como fui criado em fliperama, os jogos de luta ainda me favoreçam nesse tipo de controle. Mas vou fazer o teste e ver se o controle normal não é melhor para mim do que ser nostálgico...
Parabéns! Seu artigo virou destaque!
sim o ideal é fazer um teste. hoje nao são todos os jogos que jogo no arcade. mas alguns sao mais faceis, principalmente jogos classicos.