2020-06-16 23:25:33 -0300 2020-06-16 23:25:33 -0300
igor_park Rafael Vianna Featured

Ratchet and Clank Explained Parte 1/3.

Single 3806731 featured image

Ratchet and Clank é uma série criada pela Insomniac Games, uma série enorme com vários jogos, as instalações principais são jogos de plataforma 3D com Shooter, mais temos jogos Tower Defense, Cooperativo e de arena.

Muitos se perguntam por onde começar a série, esse texto é uma explicação dos jogos e como funciona a linha do tempo do jogos da série.

Podemos dividir em três sagas: clássica, future e spin-offs.

Vamos começar com a série clássica:

A linha clássica são os jogos originais do PS2, formada por 4 jogos, Ratchet and Clank 1, RC 2 Going Commando, RC3 Up Your Arsenal e Deadlocked.Todos esses jogos estão disponíveis no PS3 na coleção Ratchet and Clank Collection o Deadlocked é vendido separado, mas se você comprar o Full Frontal Assault você ganha ele também ou seja é melhor comprar o FFA para ganhar o Deadlocked.

São jogos que trabalham os temas consumismo, capitalismo e cultura pop.

Quem é Ratchet e quem é Clank?

Ratchet é um Lombax criado no Planeta Veldin, ele é mecânico e sonha em explorar o espaço, Clank é um robô que foi criado no Planeta Quartu numa das fábricas do vilão do primeiro jogo.

Ambos se conhecem quando Clank foge da fábrica em uma nave e acaba por cair em Veldin, Ratchet vai a socorro do mesmo e aí começa a relação entre ambos.

Personagens Importantes da série:

Qwark:

Qwark é herói, vilão, anti-herói e alívio cômico.

Qwark é marketeado como um herói nobre, altruista e de humilde.

Mas na verdade é arrogante, interesseiro e com uma moral duvidosa, nos primeiro jogos ele faz um papel de vilão, porém com o passar do tempo ele recupera um pouco das origens heróicas e passa a ser mais um personagem de suporte aos protagonistas, uma coisas é bom saber ele sempre vai surpreender.

The Plumber:

O encanador é um personagem recorrente na série ele dá dicas de coisas que vão acontecer no futuro, com falas que às vezes parecem não ter sentido no ínicio, mas que tem uma grande explicação no final, o encanador pode dizer sobre a data de lançamento do próximo Ratchet ou até como evitar morte de personagens importantes.

R.Y.N.O

A Rip Ya New One, é a arma mais poderosa de toda a série, em quase todos os jogos da série tem uma versão da RYNO, é necessário pagar muitos bolts( moeda do jogo) ou recolher planos específicos para liberar essa arma.

Linha Clássica:

Ratchet and Clank:

O pontapé da franquia, lançado em 2002, Ratchet & Clank é uma mistura de plataforma 3D e Shooter.

Passado na galáxia de Solana, Ratchet e Clank tem a missão de encontrar o Capitão Qwark para comunicar sobre os planos do Chairman Drek.

Drek é um dono de corporação obcecado por dinheiro que acabou por destruir seu planeta natal e todos os seus recursos, Drek agora comanda uma horda de robôs e mercenários onde ele invade os planetas e destroem seus recursos e roubam pedaços dos planetas para criar o seu planeta artificial.

Consumismo é um tema que envolve bastante o primeiro jogo, com piadas e referências ao mesmo.

A missão dos mesmo começa quando Clank pede ajuda a Ratchet para encontrar Qwark, Qwark é um herói da galáxia, os mesmo vão atrás de Qwark para avisar o mesmo sobre os planos de Drek, porém Qwark estava trabalhando para Drek e arma uma armadilha para ambos.

Ratchet e Clank nesse primeiro jogo não são amigos, aqui temos um Ratchet que não é amigável que não é interessado em ser herói ele só queria viajar e sair do seu planeta.

Essa relação entre os dois vai evoluindo com o tempo, quando Ratchet passa a entender a gravidade da situação e Drek ameaça Veldin seu planeta natal.

O primeiro jogo tem uma gameplay bem arcaica na parte Shooter e bem completa na parte plataforma.

A liberdade de exploração nos planeta é uma grande qualidade dos jogos da série, sempre há mais de um caminho para se explorar na maioria dos planetas, seja duas ou 3 rotas que levam a equipamentos ou gadgets novos.

Ratchet tem botas que fazem ele andar em pontos magnéticos, Botas que fazem ele andar em locais sem gravidade, máscaras que faz o mesmo nadar embaixo da água, Ratchet pode transformar Clank em Helicoptéro  para planar, as possibilidades de exploração são enormes.

A trilha sonora é fantástica a série clássica se destaca pela trilha mais eletrônica:

O arsenal de armas é um dos destaques da franquias, temos lança-chamas, mini-nukes, chicotes elétricos, além da famosa chave do mesmo.

O maior problema do primeiro é parte shooter, como no primeiro não tem a mecânica de Strafe que é quando o Ratchet anda para o lado o pro outro focando a mira, os tiroteios são muito mais complicado se comparado as sequências.

Disponível no PS2, PS3 e Vita.

Going Commando:

Going Commando é a sequência para o primeiro jogo da série, aqui há várias inovações no core da série.

A melhoria nas opções de combate, mais armas, o famoso strafe mode que a possibilidade de Ratchet andar de um lado para o outro sem sair de uma linha enquanto mira, que é de grande ajuda, arenas de combates, sistema de vida que sobe por experiência diferente do primeiro que há pouco vida do ínicio ao fim praticamente, as armas agoram evoluem quanto mais usadas, o esqueleto da série foi formado aqui, vários elementos de RPG foram adicionados nesse jogo.

Esse gameplay acima é do Designer e progamador da equipe do jogo.

Ratchet and Clank 2 se passa na galáxia de Bogon, eles são contratados pelo CEO da Megacorp uma corporação de armas da galáxia Bogon para proteger seu novo produto o Protopet, mas na verdade Qwark ressetindo pela derrota e a queda de sua posição como héroi, ele muda de galáxia e arma para ser herói novamente e adorado em uma nova galáxia, porém os plano dele dá errado, e Qwark acaba por causar uma infestação de Protopets por toda a galáxia de Bogon, sobrando para Ratchet salvar o universo mais uma vez.

Esse é o jogo recomendado para iniciantes que não tiverem paciência de jogar o primeiro.

Level Design Superior, melhor combate, mecânicas de RPG, aqui temos arenas de desafios, corridas espaciais, missões com a nave, é o recomendado para quem quer conhecer a franquia, e seu espiríto.

Uma das mecânicas mais legais são as exploração de satélites, que se expandiu no segundo tem um jogo famoso aí que copiou essa mecânica e muitos acham inovador, mas não ou citar ele aqui kkkk.

Essa mecânica tem uma evoluida monstra no terceiro.

Disponível no PS2, PS3 e Vita.

Up Your Arsenal:

Esse é o melhor da série clássica, aqui temos a base que foi criada no 2, melhorada.

As mecânicas mais assentadas, com batalhas de nave, conflitos em planetas, e uma história melhor.

Ratchet e Clank voltam para a galáxia de Solana, aqui ambos tem que impedir o Dr.Nefarious.

O tema de consumismo e corporações virou mais para um crítica a cultura pop nesse, porém o jogo tem um vilão carismático e boas piadas e enredo.

Nesse jogo temos uma maior expansão das arenas de combates ( que viriam a ser o core do Deadlocked).

Qwark tem uma grande importância na história, ele era o primeiro herói que derrotou Nefarious.

As mecânicas de exploração  espacial do segundo jogo evoluíram  bastante aqui.

Arsenal do jogo :

Disponível no PS2, PS3 e Vita.

Deadlocked:

É  um spinoff mas focado no combate, não  há  exploração, aqui Ratchet pula de arena em arena, fazendo missões  e desafios.

O foco em consumismo volta a ser abordado.

Nesse jogo Ratchet é  sequestrado e forçado  a participar  de um reality show, chamado dreadzone onde rola uma luta de gladiadores  ilegal, heróis  são  sequestrados e levados para um setor escondido na galáxia. 

Clank tem um papel mais de suporte  nesse jogo.

Na parte Shooter esse é  o melhor da série  clássica  por que este é  o foco desse, o combate e a história  tem um tom mais dark, bem mais sério  sem tanto do humor que tem no 1,2 e 3.

Esse difere  dos outros 3, pela divergência  na parte  da jogabilidade.

Não  é  recomendado  começar  por esse.

Disponível no PS2 e PS3.

Ratchet & Clank: Up Your Arsenal HD

Platform: Playstation 3
68 Players
41 Check-ins

51
  • Micro picture
    santosmurilo · 17 days ago · 2 pontos

    Estou jogando o remake do PS4. Acho eles mt carismáticos. Gosto bastante, juntamente com jak & Daxter! :)

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 17 days ago · 2 pontos

    Amo a série...em especial no PS4...

    1 reply
  • Micro picture
    zefie · 16 days ago · 2 pontos

    Curiosidade: esses primeiros jogos tem o nome com piadas sujas. "Going Commando" é o ato de sair de casa sem cueca/calcinha, e "Up Your Arse" significa algo como "no seu cu" auhauhauhuha

    4 replies
  • Micro picture
    santz · 16 days ago · 2 pontos

    Devo estar quase no final do primeiro jogo. Estou curtindo até, mas confesso que demorou até me conquistar.

    1 reply
  • Micro picture
    vianna · 16 days ago · 2 pontos

    Que bela aula!

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 16 days ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    kipocalia · 16 days ago · 2 pontos

    Existe remaster dos de PS2 no PS3 igual o que ocorreu com o Jack e daxter ou os de PS3 são tudo jogo aparte?

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...