2018-01-12 12:22:07 -0200 2018-01-12 12:22:07 -0200
venomsnake Ericles Oliveira Featured

Halo Combat Evolved - Um FPS de quando FPS era levado a serio

Single 3588767 featured image

Confesso que mesmo em anos sendo dono de um belíssimo Xbox 360, demorei a acreditar que os jogos da franquia mais querida da Microsoft fossem tudo o que falavam sobre, talvez o que tenha me levado a crer que Halo seria mais um First Person Shooter entre outras centenas, felizmente, minha ignorância para com a franquia foi sumindo a medida que fui jogando e explorando esse universo, hoje trarei um texto um pouco diferente do que eu costumo fazer no meu perfil, que é repleto de check ins, algumas criticas e etc.

Primeiramente deixo claro que a postagem é sobre Halo Combat Evolved em especifico,mas possivelmente irei mencionar outros jogos da franquia.

Combat Evolved

Ao se deparar pela primeira vez com Masterchief a primeira impressão que se passa é... quem é Masterchief, quem são esses humanos, e somos questionados com muitos "Por que" dentro do jogo e no universo criado para o jogo.

E é nesses questionamentos que somos puxados no tapete, pois a franquia halo e Combat Evolved em si fogem totalmente do que se é esperado em um FPS, Halo possui uma historia rica e repleta de pequenos detalhes, detalhes tais complexos, que envolvem politica ( MUITA) religiões, historias de raças alienígenas, hierarquias, e todo o tipo de coisa que se pode esperar e um pouco a mais de uma obra prima de ficção.

Para não escrever muito e tentar explicar algo que não pode ser explicado em um simples texto postarei um vídeo contendo TUDO sobre o enredo da franquia ( que apesar de não ser bem detalhado, traz no geral ótimas informações sobre a franquia)

Mas o que faz em especial Combat Evolved tão marcante ?

Deixando um pouco de lado o enredo da franquia ( que suponhamos que você tenha visto no vídeo, se não viu, veja, é importante para entender a grandiosidade do titulo). Halo Evolved é um titulo atemporal quando se olhamos detalhes da jogabilidade também e não apenas seu enredo MONSTRUOSO.

Dificuldade, Inteligencia Artificial, Sensação de Guerra

Logo na segunda fase do jogo somos chutados, a inteligencia artificial do jogo é simplesmente acima do seu próprio tempo, sendo relevante até hoje como uma das melhores IA de jogos de guerra já feitos!

Os inimigos do jogo possuem inteligencia, agem de formas diferentes, e se movimentam em algumas situações até mesmo melhores que o jogador, é simplesmente desafiador, assustador e memorável jogar e perceber que os inimigos possuem a capacidade de montar estrategias contra você da mesma forma que você pode fazer o mesmo com eles.

Temos inimigos mais fracos como os Grunts, que são uma das coisas mais legais e icônicas do jogo, os Grunts são os inimigos mais simples do jogo, mas não se assuste, pois apesar de serem simples e fracos, eles podem te matar jogando uma granada na sua testa, te matar em grupos ( o que geralmente fazem). É possível também ver que a inteligencia artificial do jogo é primorosa quando vemos Grunts correndo de medo ! Sim eles tem medo do jogador, e você provavelmente nunca viu algo parecido !

Temos inimigos mais resistentes como os Elites, que possuem escudos, armas letais, se movimentam extremamente rápido, atacam em corpo a corpo, possuem camuflagem, o que torna a dinâmica do jogo unica. Entre outros inimigos com ações únicas e surpreendentes!


É fácil dizer que Halo trouxe pra uma campanha Offline, a sensação de uma partida online, pois apesar de se tratar da campanha do jogo, a dificuldade e a Inteligencia Artificial se parecem tanto com humanos jogando que as vezes acreditamos que realmente estamos jogando contra outras pessoas... na campanha, o que cria uma das melhores sensações que um jogo de guerra pode passar, a sensação de estar em um campo de batalha de verdade, se sentir ameaçado, fragilizado, e potencialmente em risco.

Em outras palavras, Halo Combat Evolved é pé na porta e soco na cara!

O diabo está nos detalhes
Assim como no enredo, detalhes estão presentes no jogo o que aumentam drasticamente a imersão, uma arma com pouca bala por exemplo, pode falhar ao atirar, o que te assusta e te deixa em estado de desespero... vale lembrar que armas reais travam, e se por acaso ela travar, a sensação de desespero vai ser a mesma. Inimigos como os grunt já citados podem te surpreender em grupos, jogar granadas em pontos estratégicos para te matar, podem correr de você de medo ( o que é cabível em uma guerra), inimigos como os Elite ao ver que estão morrendo podem correr pra cima de você pra te matar no soco... pode parecer bobice, mas a primeira vez que isso ocorre... você vai sentir um medinho... inimigos que perdem seus escudos tendem a correr por sua vida. Alem de detalhes de jogabilidade que tornam a experiencia muito melhor temos também a fidelidade para com a exatidão em detalhes científicos, a gravidade em um Halo ( se você viu o vídeo de enredo, vai saber o que é um Halo) é diferente, logo você pode pular mais alto, armas de "feixe de luz" são mais rápidas do que armas de capsulas como rifles de assalto, o salto, a velocidade de locomoção e a direção de veículos é afetado pela gravidade dos Halo´s, detalhes sobre o Halo em si são dados como a possibilidade de se ter vida nessas instalações, variações climáticas, modos de segurança da instalação, a gravidade e suas funções enquanto ARMA.


Trilha Sonora, uso do silencio e composições épicas!

Assim como todo e qualquer jogo atual, Halo conta com uma trilha sonora, e ela transmite exatamente o que o jogo se propõe, algo grandioso, uma aventura imensa e inesquecível.

Dentro do jogo temos um artificio interessante, o silencio, boa parte do jogo passamos por cenários em silencio, e quando o jogo finalmente coloca um som de fundo, temos em mente que algo muito bom vai acontecer, ou algo muito ruim. Mas sabemos que algo tão épico como a trilha vai acontecer.

Aproveitando que o ultimo tópico a ser citado é sobre a musica, fiquem com essa versão do tema de Halo feito por esse guitarrista nada cultuado... Steve Vai ( O video é um cover de uma versão do Steve, a original pode ser encontrada no youtube)

É claro que esse texto não poderia trazer para vocês toda a grandiosidade de Halo, mas foi o que tentei trazer aqui para vocês nesse texto, não espero que tenha conseguido o feito,mas pelo menos tenha trazido um pouco da grandiosidade do jogo e do restante da franquia =D

Halo: Combat Evolved

Plataforma: XBOX
303 Jogadores
7 Check-ins

32
  • Micro picture
    juninhowii360 · 9 meses atrás · 4 pontos

    Nunca gostei de Halo no 360, tinha jogado o 4 e depois o 3 tudo fora de ordem e achei o jogo bem bosta. Foi só no ONE com a Master Chief Collection q eu pude jogar em sequência do primeiro ao quarto e me tornei fã. Inclusive achei o 3 (q antes eu não tinha gostado) o melhor na história. Num tem jeito, é um jogo q tu tem q jogar em ordem pra entender tudo o q tá acontecendo e se envolver com a história se não se torna um jogo raso apenas de matar aliens...

  • Micro picture
    caco02 · 9 meses atrás · 2 pontos

    Ótimo FPS, sinto muita falta de jogar ele.

  • Micro picture
    muser · 9 meses atrás · 2 pontos

    É uma franquia que tenho muita curiosidade em conhecer, assisti a saga do Zangado e nela fiquei sabendo o quão grandiosa a franquia é historicamente, com certeza merece ser o carro-chefe da Microsoft.

  • Micro picture
    artigos · 9 meses atrás · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...