2021-09-03 13:10:53 -0300 2021-09-03 13:10:53 -0300

O que eu achei sobre a última animação de Mortal Kombat? Com spoilers

Eu tava bem hypado pra esse filme, fiquei empolgado com os trailers, e... Não me animo mais pra nada envolvendo MK depois dessa. 

Esse vídeo representa bem o que eu achei do filme, mas eu vou escrever o que mais me incomodou pq sim. E antes de começar, acho que é desnecessário ressaltar, mas isso se trata somente da minha opinião. Se você gostou, que bom, eu queria ter gostado, mas infelizmente eu detestei... E eu tô meio pistoleta, então talvez eu exagere nas reclamações.

O que eu gostei?

Pra não começar descendo o pau no filme direto, o começo desse filme foi bom. Fora a aparição do Salsicha, ele começou bem numa vibe meio Senhor dos Anéis: As Duas Torres com o pau cantando, bastante figurante explodindo e dando um tempo de tela minimamente decente pros personagens novos Kung Lao, Stryker e o Jax com seus braços mecânicos. A parte do Sub-Zero e do Smoke foi legal também. Pena que foi meio rápido. E agora vamos pro desastre...

Personagens novos = sacos de pancada

"E como não revelaram nada sobre as lutas do Lao, eu só consigo presumir que ele vai se lascar e eu vou sair pau da vida do filme kkkkkkkkk"

Eu falei isso nesse post e olha... Não deu outra, o que já era esperado, mas cacete! Foi doído de ver... Ok, eu sei que MK é uma franquia famosa pela violência e tals, mas foi a primeira vez que eu quis torcer os olhos por causa disso. Por algum motivo, logo os dois personagens que foram hypados por não terem aparecido no filme anterior Stryker e Kung Lao tiveram as mortes mais grotescas possíveis. E dessa vez é nítido como eles odeiam o segundo, porque se só tivessem matado ele como aconteceu no MK9, ou até no filme desse ano eu iria continuar pistola, mas tentaria relevar. Mas cara, nerfaram ele de um jeito tão nítido e mataram ele de um jeito tão medonho que só pra presumir 3 coisas:

1) Eles não sabem trabalhar com o personagem

2) Eles odeiam o personagem

3) Eles não querem trabalhar com o personagem

E por que eu tô dizendo isso? Bem, ele não teve uma luta antes de morrer, ele morreu de uma forma extremamente desonrosa e perturbadora sem necessidade ou propósito NENHUM! Ele morreu sendo aberto pelo próprio chapéu, e depois o Shao Kahn ainda terminou de partir ele ao meio. Só até aí já dá pra ver que o respeito pelo personagem foi 0, mas como se isso não bastasse deram um close de 5 segundo no olho dele vivo depois de ser partido ao meio.... POR QUE?! E o mais bisonho? O Raiden fala pro Liu Kang pra ele não interferir na hora que o Kung Lao tava no "Finish Him", mas adivinha? Johnny Cage chegou no nesse estado pra D'Vorah e a Sônya e o Jax desceram pra tirar ele de lá antes de bater as botas, e quando a Sonya perdeu pro gogoboy do caraio o Johnny Cage também desceu pra tirar ela. Mas o Kung não, tem morrer pro Shao Kahn mesmo sem motivo nenhum! No caso do Stryker e do Raiden não tinha como evitar mesmo, mas... Sério? Mataram ele já no filme desse ano, mas vamo matar ele de novo porque isso sim é originalidade!

Desabafo pessoal:

Essa parte não tem nenhuma crítica, só um desabafo totalmente pessoal mesmo. O Kung Lao sempre, sempre, SEMPRE foi um dos meus personagens favoritos junto com o Sub-Zero. Desde antes de jogar o Shaolin Monks, ele sempre teve um código de honra, um design badass e no geral ele era o meu herói da franquia! Enquanto o meu outro favorito o Sub-Zero sempre teve grande presença com a sua rivalidade com o Scorpion, e sendo o personagem que mais aparece na franquia, o Kung Lao era quase um protagonista secundário, e ele sempre o ápice de um personagem honrado e badass, e eu sempre quis ver isso fora dos jogos.

Mas desde que a Netherealm assumiu a franquia o personagem se tornou arrogante, virou um saco de zombarias e sempre morre! No 10 ele não morreu porque tava morto, e no 11 fizeram um expansão só pra matar ele! E conseguiram matar ele de novo em 2 filmes no mesmo ano! PARABÉNS! Vocês sacanearam o meu herói de todas as formas possíveis! 

Essa falta de carinho/cuidado com os personagens da franquia é uma coisa que me deixa muito triste na real, porque agora parece que o foco é "quanto mais sangue, melhor o filme/jogo! E os personagens tão aí pra servirem pra um espetáculo de sadismo!". E essa segunda parte na verdade ainda foi confirmada pela equipe de produção do filme do Scorpion. Eu realmente fico triste com esse tratamento que eles dão pros personagens que não estão na lista do "não pode morrer" deles. Sim, tem uma lista que consiste de Scorpion, Sub-Zero, Jax, Johnny Cage e Sonya. Se um deles morrer, vai voltar nos primeiros 5 minutos do próximo jogo, ou até no mesmo jogo (MK11 faz isso. DUAS VEZES). Mortal Kombat sempre teve o costume de matar e reviver personagens, o que sinceramente tudo bem. O problema é falar que não vai mais fazer isso e continuar fazendo só um grupo seleto de personagens. E o resto só serve pra morrer de uma forma brutal ou perturbadora.

Fim do desabafo pessoal.

Voltando ao assunto e falando do Stryker eu acho que é difícil dizer quem teve a morte mais perturbadora, se foi o Lao ou o Stryker. Sério, por que fizeram toda essa violência pra matar os heróis e os vilões que morrem só... morrem de forma qualquer? Isso porque você nem sabe quem realmente morreu e quem não de tão anti-climático que as lutas são.

E os vilões novos? Eles tem algum destaque? 

Eu já vou falar sobre isso emendando o próximo problema.

As lutas

Chutem quanto tempo tiveram as lutas do torneio? 

a) 3 minutos

b) 5 minutos

c) 30 segundos

d) 15 segundos

e) 1 minuto e 30 segundos

As alternativas A e B estão erradas, a maioria das lutas duram uns 15 segundos, as mais importantes 1 minuto e meio mais ou menos sem contar com a enrolação de bate papo, o que reduziria tudo pra uns 30 segundos. A ÚNICA luta que dura 2 minutos é a do Liu Kang contra o Shao Kahn. 

E como eu disse antes, os vilões tem esse tipo de destaque, Li Mei que muita gente queria entender o que tava fazendo como vilã sendo que ela era uma das protagonistas da saga do PS2, não tem uma fala e toma um raio X da Sonya e acabou, a Jade toma um gancho do Liu Kang e acabou, o Baraka toma um cacete do Stryker numa luta de 17 segundos, o Kintaro, sub chefe de MK2 que impediu muita gente de finalizar o game perdeu em 33 segundos de luta contra o Jax que arrancou os braços dele. O Reiko até que teve uma luta decente, a D'Vorah e o Shang Tsung tiveram uma vitória e o Shao Kahn passou o martelo em todo mundo. Todo mundo MESMO. E é isso, eles mal tem alguma fala, e ninguém sabe quem sobreviveu e quem morreu direito pq cortaram tão rápido entre as lutas que nem dá pra saber.

Qual é o foco do filme? 

Essa é uma pergunta legitimamente importante, porque parecia que seria uma adaptação do MK2, mas virou uma suruba entre MK2, 3, 4, Deception, Aniquilação, Dragon Ball e Power Rangers! Eu queria estar exagerando agora, mas é verdade! Tem o torneio, tem uma perseguição entre Scorpion, Sub-Zero e os ninjas cibernéticos, que leva pra um kamidogu que revive o One Being que o Shinnok absorve pra fundir os mundos, pros elder gods decerem e se fundirem com o Liu Kang pra ter um remake da luta entre do final do MK Aniquilação, pro Sub-Zero e o Scorpion que tavam penando pra manter a luta contra os ninjas cibernéticos darem uma escovada no Shinnok pro Liu Kang absorver ele também. 

E eu falei que o Liu Kang sabe voar agora? Ele dá uma escovada no Shao Kahn que foi tão do nada que até quem já esperava que o Liu Kang fosse vencer do gogoboy do caraio ficou sem entender, porque do nada, ele vira um Super Saiajin que não muda a cor do cabelo, e faz ping pong com o Shao até ele cair e morrer. Sim, ele morre caindo. Abriram o Kung Lao, empalaram e arrancaram a cabeça do Stryker, empalaram e quebraram o pescoço do Raiden pra chegar na hora de dar um fatalitie sinistro no Shao Kahn, ele simplesmente cai no chão, e morre! Aí depois tem a luta entre o Liu Kang Megazord contra o Shinnok megazord, mas eu já falei disso.

Resultado: o filme não tem foco, nem sentido, a violência deixou de ser um detalhe marcante positivamente pra se tornar perturbadora em alguns momentos, e não tem mais material pra continuações já que eles torraram tudo num filme só. 

E por último... O SUB-ZERO VIROU O SCORPION!

Não é zueira! Infelizmente, não é! Uma das partes legais da rivalidade entre Scorpion e Sub-Zero, é como o Sub-Zero sempre foi mais controlado e o Scorpion mais impulsivo. E nesse filme, isso se inverteu. Por um lado tivemo a versão mais madura do Scorpion até hoje, mas por outro... "Scorpion seu fdp! Eu vou me vingar" virou a personalidade do Sub-Zero. Ele passa 90% do tempo dele de tela tentando matar o Scorpion, logo o mais mente aberta entre os dois virou um lunático atrás de vingança. Nem no 9 nem no Shaolin Monks onde o Sub-Zero queria vingar o irmão ele era fora de controle assim, ele sempre soube onde deixar as prioridades, mas nesse filme ele é vingança vingança vingança vingança x1.000. Pelo menos ele não morreu...

Em resumo...

Mortal Kombat Legends: Battle of the Realms não teve um foco narrativo decente, com raras exceções os personagens foram mal aproveitados, foi rushado pra krl, esqueceram que o Kung Lao tem teleporte, tentaram rebootar o pior filme da franquia e a as lutas foram tão rushadas que nem deu pra aproveitar.

Conclusão:

A partir de agora: O Liu Kang sempre vai virar um deus, Kung Lao sempre vai morrer e os personagens que forem adicionados vão morrer junto com ele. E no próximo reboot de MK, seja em animação, filme ou série, isso vai se repetir pq a criatividade aqui é de outro nível. E o Jax também vai perder os braços!

Mortal Kombat II

Platform: SNES
7616 Players
43 Check-ins

7
Keep reading → Collapse ←
Loading...