Você sabe por que seu personagem atravessa o chão para o infinito?
Um dos bugs mais comuns dos jogos 3D de hoje é o chão movediço! Mas por que ele é tão comum? Normalmente ele é causado por culpa não da engine ou da programação do jogo per si, mas sim do hardware!
WHAT! Você pergunta, bem eu explico.
Os jogos possuem dois modelos 3D (mesh), um complexo que é o modelo que você ve in-game e outro bem simples que é o chamado de Collision Mesh, ele é basicamente isto:
Hoje já existem tentativas de usar o modelo principal como collision mesh mas ele isto exige muito mais do hardware que usar um modelo simples para física.
O que a engine do jogo faz é fazer verificações a cada alguns microssegundos para ver se a Collision Mesh está ou não tocando outra mesh e se está o resultado for positivo, ele irá aplicar a física usando as forças corretas.
Então onde está o problema com o hardware nisto? Bem, normalmente devellopers fazem estas chamadas usando os frames, por exemplo a "cada frame você checa se teve uma colisão" e esta fórmula normalmente exige uma quantidade mínima de frames, então se por ventura o jogo cair daquela quantidade de frames, ele não faz a leitura correta e lá vai você atravessar o chão!
Já notou que nos jogos do começo da geração do PS3 e 360 era muito raro isto acontecer mas foi ficando mais comum a medida que aqueles consoles passaram a não segurar mais o tranco? Quando foram lançados eles tinham muita folga para processar o jogo pois les tinham um hardware absurdo para a época e por este motivo tirando algumas exceções (Assassin's Creed cof cof) os jogos rodavam sem problemas de desempenho e por ventura, sem estes bugs horrendos de física.
Notaram que os jogos de PS4 e XONE está bem mais comum do que no início do PS3 e 360? Bem o motivo é que estes hardwares já estão no seu limite e os devs já estão tirando água de pedra.
Assassin's Creed Unity
Platform:
PC
480
Players
143
Check-ins
Pode ser um mal uso das mascaras de colisões também ou outros motivos mais complexos, principalmente quando vai carregar o jogo ou trocar de cenário, nesses casos não tem nada a ver com o hardware.
Ótimo texto @gradash , nunca tinha parado para pensar nisso.