2015-08-21 20:09:20 -0300 2015-08-21 20:09:20 -0300
locadoradosgames Vagner Mesquita

As saudosas locadoras

Fala galera! Eu sei que muitos já cansaram desse mesmo papo ou que vai ser assunto repetido, mas como não tenho esse assunto na minha persona eu vou incluir essa matéria que pensei em colocar hoje, então vamos lá.

Bem na época quando ganhei meu primeiro console, no final de 92, o Master system 3 meu pai sabendo que apenas tinha um jogo na memoria, tinha ido numa locadora e lá fez uma ficha escolhendo 2 jogos para mim. Ele me levou até lá e quando entrei a primeira vez eu vi muitos jogos, tanto do master como de outros consoles e adorei, claro que os jogos que meu pai tinha escolhido eram After burner e Double dragon, somente o Double dragon troquei pelo Galaxy force, pois gostava muito de games de aeronaves.

Depois disso toda Sexta eu alugava muito nessa locadora e tinha alguns bons jogos lá. Mas sabemos que tudo não é festa e as coisas mudam.

Um ano depois a locadora mudou algumas coisas por lá trocando funcionários e regras de locação deixando-a funcionando até dias de Domingos e diminuindo o tempo de locação do game, pior são os funcionários que trabalhavam lá em algumas das vezes tratando mal seus clientes, no meu caso, fazendo querer pagar o dobro da locação, até parece que eu pagava.

Mudei de locadora para evitar esses constrangimentos e essa segunda locadora era mil vezes melhor contando com muitas plataformas, muitos jogos antigos e atuais, lançamentos de primeira. É galera! Isso era o paraíso, pois traziam tudo de legal e diversão. Cada jogo tinha um preço, dependendo da locadora, como as bolinhas coloridas que eram colocadas nas laterais das caixas para identificar o preço como ex: a bolinha vermelha era a mais barata, na época, saia por 1,70 e já a de lançamento que era a dourada custava 3,80. Na antiga locadora eram apenas dois preços que era a locação normal 2,00 e lançamento 3,50.

                      A alegria de muitos gamers vinha dessa entrada.

                             A felicidade de escolher jogos para locação.

Várias partidas em consoles dentro da locadora fazia a galera conhecer                             os jogos para alugar ou somente jogar mesmo.

Máquinas de arcade criada para jogar os consoles caseiros na locadora.

As locadoras tinham também flipers, é sim, que além de vários jogos, como Alien vs Predator e Super street fighter 2 existia arcades feitos com os próprios consoles de empresas como o Super Nintendo e Mega drive adaptando-os perfeitamente para jogatina.

Um dos primeiros arcades de locadora que joguei foi o Snes e o game foi Street fighter 2 World Warrior que apanhei pra caramba no começo, eu não sabia nem o que era HADOUKEN :p o que eu fazia era mais rasteira e soco forte XD . Mais para frente foi existindo outras locadoras com esse esquema usando uma TV, console e timer. Cara! Eu adorava isso, pois foi assim que conheci alguns jogos como Megaman X3, Super mario world do Snes e também o Nintendo 64 através do jogo International superstar soccer 64, em que tomei um 3 x 1, e assim acabei conseguindo o meu Nintendo 64 depois.

Com o tempo consegui outros consoles como Mega drive, Super Nintendo, Sega Saturn e outros, fora que consegui um vídeo cassete e isso era outra das minhas alegrias, pois além de alugar os jogos eu aproveitava e pegava filmes, principalmente aqueles de luta do Jet Li e Jackie Chan, depois tiveram também vendas de games, consoles e acessórios que eram colocados à disposição ali para os clientes.

As vendas de consoles novos ou usados de outros jogadores, às vezes compensavam, pois alguns eram bem conservados, já consegui comprar alguns consoles na locadora como o Sega Saturn, na época custava muito caro na loja e na locadora saia por um preço mais acessível. Já falando também dos jogos eu consegui comprar, muitos por preços bem baratos, isso porque tem jogos que muitas vezes fica abandonado ou tem muitas versões dele e para isso o dono colocava a venda para poder dar mais espaços para outros lançamentos ou simplesmente novos jogos de consoles que eram lançados.

                                                O grande vilão e a pirataria.

O legal e o pior veio mesmo com a pirataria depois da geração dos 32bits, mais o da Sony, que ferrou muita coisa. Bem no começo de 2000 as coisas poderiam ficar melhores? NÃO! Porque bem nessa época a revolução dos games estava entrando em outro estado com novas tecnologias e jogos com mais efeitos, sons e uma jogatina inovadora e diferente.

As locadoras não foram para frente com a pirataria, pois além de jogos piratas os games ficavam difíceis de comprar porque às vezes era mais fácil comprar um jogo do que o console que custava o preço da cara, ou vice e versa também o ALTO IMPOSTO. Muitos que tinham Playstation e Saturn começaram a desbloquear os aparelhos com chips especiais para rodar games piratas.

Depois isso acabou acontecendo com outras gerações como Playstation 2, Xbox, Wii e mais outros atuais que entraram na festa, que já por conta disso as locadoras tinham perdido as forças fazendo muitas delas sumirem com o tempo. Culpa foi também dos DVDs que quando surgiram abriram as portas para hackers fazerem os desbloqueios de aparelhos e fazerem cópias ilegais dos games e filmes.

É galera! As locadoras que foi existindo com os tempos estavam sendo extintas, até aquelas que tinham em cada esquina bem pequenas também sumiram. Se o ALTO IMPOSTO não existisse talvez muito disso não tivesse acontecido, mas como sabemos que sempre acabamos encontrando do barato, que muitas vezes sai caro, acabou fazendo as locadoras fecharem as portas rápido, vendendo filmes, tanto VHS como DVD, como também games.

Se existe algumas locadoras acho que de 100% pode existir uns 4 ou 6% e fica difícil saber o que houve realmente, mas para mim claro sempre foi o começo da pirataria. Acredito que muita gente, assim como eu, sentimos falta dessas locadoras que fizeram nossos finais de semana diversão pura.

Bem galera fica dita aqui nessa postagem meus sentimentos, tanto de alegria como saudade, do que foram essas maravilhosas locadoras que apareceram em nossas vidas XD

Sonic the Hedgehog 2

Platform: Genesis
7118 Players
117 Check-ins

34
  • Micro picture
    claujr · almost 5 years ago · 2 pontos

    Lindo texto! Lembro muito bem dessa época... ah, as quando um jogo saia do lançamento e o preço reduzia... era só felicidades! haha

    3 replies
  • Micro picture
    darth_gama · almost 5 years ago · 2 pontos

    Ótimo texto! Desde a era do Atari as locadoras faziam a alegria da galera, e se popularizaram muito durante a era 8/16 bits. De fato a geração PSOne foi a responsável pelo "início do fim" das locadoras, já que praticamente não existiam jogos originais disponíveis no Brasil nem para aluguel, nem pra venda. Me lembro que pra alugar um jogo 2 dias era R$ 5,00. E pra comprar o jogo, R$ 10,00... mas são boas lembranças que restaram para os gamers mais "experientes"...kk

    1 reply
  • Micro picture
    vaguener2 · almost 5 years ago · 2 pontos

    Bons tempos... altas histórias aqui tb. É bom ver o ponto de vista das outras crianças da época :)

    1 reply
  • Micro picture
    louispencer · over 4 years ago · 2 pontos

    é bom saber que existiam muitas e muitas crianças como eu na epoca animadas em ir na locadora nos finais de semana

  • Micro picture
    dantedias · over 4 years ago · 2 pontos

    Bons tempos, a nossa caminhada é tão curta

  • Micro picture
    locadoradosgames · almost 5 years ago · 1 ponto

    Hoje galera não vai ter 'Hoje é dia de games' ok.

Keep reading → Collapse ←
Loading...