2020-03-06 10:23:37 -0300 2020-03-06 10:23:37 -0300

Consoles de pouca expressão da terceira geração

Single 3780095 featured image

Em 1983, a Philips lança o Videopac+ G7400 apenas na Europa. O novo console é retrocompatível com jogos do Odyssey² e ainda adicionava backgrounds para os jogos. No mesmo ano, no Japão, a Nichibutsu lança o My Vision, com os controles na carcaça do aparelho e focado em jogos de tabuleiro. A Casio lança o seu primeiro console, o PV-1000, com um controle de alavanca estilo Atari e 13 jogos diferentes e coloridos, mas abandona o aparelho no mesmo ano devido às baixas vendas. Em 1984, a Epoch lança o Super Cassette Vision no Japão e Europa. O aparelho vinha com um processador 8-bit da NEC mais poderoso que seus concorrentes, mas abandonou o console em 1987 devido ao sucesso massivo do Famicom.

 Em 1987, a Worlds of Wonder lança um console inovador, Action Max. Ele permite jogar games direto de fitas VHS usando uma pistola de luz, mas para isso, ele precisa estar conectado a um aparelho que reproduza o filme. Com apenas 5 jogos quase idênticos, o console foi abandonado rapidamente. No ano seguinte, a Bandai lança o Terebikko com a mesma ideia, só que usando um telefone para interagir com o filme. Saíram jogos de franquias famosas, como Dragon Ball Z e Sailor Moon e teve um lançamento americano pelas mãos da Mattel. No mesmo ano, a VTech lança o Socrates, um videogame educativo com controle de teclado sem fio. Seus 9 jogos eram voltados a ensinar inglês, música, matemática e desenho. O console foi descontinuado em 1990.

 Em 1989, outra empresa lança um videogame baseado em fitas VHS, o View-Master Interactive Vision. Com um controle bem singular, o jogador deve escolher as ações do filme quando solicitado. Dentre os games, temos jogos baseado nas séries, Vila Sésamo, O Show dos Muppets e games simples da Disney. Em 1990, lançado apenas na Europa, o Commodore 64 Game System é mais um clássico console baseado no hardware do computador clássico. Apesar do suporte de terceiros, todos os jogos funcionavam no C64 original e já era considerado um hardware ultrapassado. O Amstrad GX4000 foi pelo mesmo caminho e lançado apenas na Europa. Dos 27 jogos lançados, muitos eram títulos idênticos ou levemente melhorado dos jogos já lançados para CPC. Foi descontinuado no ano seguinte.

 Em 1984, várias empresas lançam seus aparelhos portáteis com tela de LCD. O Digi Casse da Bandai trazia cartuchos intercambiáveis que vinham com tela do jogo, semelhante ao MicroVision. Na Europa, a Romtec lança o Colorvision, o primeiro portátil colorido com tela de LCD. Os jogos já estavam programados no hardware do portátil, mas era necessário a troca do cartucho para escolher o game. O Epoch Game Pocket Computer foi lançado no Japão e foi um fracasso em vendas, apesar de usar uma tela de LCD 75x64 px e ter jogos tradicionais. A Palmtex lança o Super Micro nos EUA durante a Crash dos Videogames. O aparelho teve poucos jogos, contava com botão de pause, era dobrável e tinha uma resolução de tela de 23x16 px.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

52
  • Micro picture
    manoelnsn · 25 days ago · 2 pontos

    História pura!

    1 reply
  • Micro picture
    topogigio999 · 25 days ago · 2 pontos

    Não conhecia nem 10% kkkk

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 25 days ago · 2 pontos

    Nada dessas imagens chegou lá em casa😂
    ...
    Fiquei só no clássico ATARI mesmo (o de "madeira"...)

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 24 days ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    darth_gama · 24 days ago · 2 pontos

    Cara, quanta tranqueira... imagina comprar um videogame e só ter 5 jogos pra ele? Deve ter sido mais frustrante do que ter comprado um videocassete Betamax ou um HD-DVD Player...kk

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 24 days ago · 2 pontos

    Não foi à toa que tivemos o Crash dos Videogames no início da década de 80...

    1 reply
  • Micro picture
    darlanfagundes · 24 days ago · 2 pontos

    Altas bugigangas...hehehe

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...