2016-12-19 11:27:09 -0200 2016-12-19 11:27:09 -0200

Votação aberta: Qual o quesito mais importante de um jogo?

 E ai pessoal do top10, tudo bem? Vamos abrir um novo top com um tema bem legal diferente do comum. Quem escreve críticas e reviews vai curtir bastante de participar desse top.

Os quesitos de um jogo são basicamente aqueles pontos que são analisados separadamente para que se possa visualizar e geralmente dar nota ao game em pontos separados. Dessa forma, você pode enaltecer um ponto de um game que em outros quesitos não recebem tanto destaque.

 Não se atenham quesitos do Alvanista, podem considerar alguns pontos separados, por exemplo, jogabilidade pode ser dividido em: controle, level design, sistema, batalha, etc. Basta pensar em divisões de um quesito e também pode-se criar novos, mas por favor, não invete um totalmente novo que ninguém deve votar também.

Regras:

-Os comentários devem listar até 5 quesitos, acima disso, não serão considerados. Essa ordem fará toda a diferença na classificação dos quesitos , onde o 1º lugar ganhará mais pontos na contagem e ordenação, depois o segundo e assim por diante;

-Favor não inventar quesitos que provavelmente ninguém deve votar, seja criativo, mas não sem noção;

-A votação ficará aberta por aproximadamente 1 semana, então ative seu senso críticos e vamos analisar os seus jogos separadamente.

@roberto_monteiro, @anderson_costa, @jokenpo, @mjdias, @hilquias, @jaquearan, @toon_link, @manoelnsn, @thecriticgames, @laumiramos, @giullia_vitoria, @dandan_g_rous, @camneto, @joanan_van_dort, @tcarlucci, @gusgeek, @fonsaca, @vector, @rafaelreborne, @vinicios_santana_3, @mardones, @xchoramhunter, @alvaroluiz, @spider, @rafatsilva, @blinkn, @marcusmatheus, @natangaspechak, @lipeprestes099, @volstag, @darlanfagundes, @christtci, @_gustavo, @biel_gva, @thraphik, @venonsnake, @douglascruz19, @ermeson, @andre_andricopoulos, @mbc07, @hard_frolics, @bakujirou, @zir0, @willguigo, @natansouza, @marlonzp, @jaime96 [Se quiserem também ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

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    zir0 · over 2 years ago · 11 pontos

    Gráfico
    Resolução 4k
    Mods trincadoes
    60 fps nativo.
    Sqn Hue

    1- história
    2 Gameplay
    3lvl desigg
    4 ost
    5grafico

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    wildwolf · over 2 years ago · 4 pontos

    1 - Jogabilidade
    2 - História
    3 - Trilha Sonora
    4 - Dificuldade (Esta de preferência equilibrada)
    5 - Gráficos

    Não acho que seja uma lista muito diferente das outras, e além disso há outros pontos que eu deveria colocar.

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    marcusmatheus · over 2 years ago · 4 pontos

    Ué? Acho que vai ser bem parecido o de todo mundo heim:

    1- Jogabilidade
    2- Trilha sonora
    3- História
    4- Gráfico

    E não acho que precise de mais nada!

    2 replies
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    andre_andricopoulos · over 2 years ago · 4 pontos

    1. DIVERSÃO
    2. ESTÓRIA
    3. GRÁFICOS
    4. JOGABILIDADE
    5. SOM (tanto as trilhas quanto os efeitos sonoros)

    7 replies
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    matheusps92 · over 2 years ago · 4 pontos

    1 - Ambientação (direção de arte + uma representação visual decente)
    2 - Efeitos sonoros (trilha sonora, efeitos especiais e sons ambiente de uma forma geral)
    3 - Fidelidade à proposta inicial (não adianta colocar um monte de coisas desnecessária no jogo só pra fazer ele maior)
    4 - Jogabilidade
    5 - Acessibilidade (o quão fácil é para a pessoa pegar o controle e começar a se divertir com o jogo, não necessariamente relacionando à dificuldade do jogo em si).

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    mateusmassa · over 2 years ago · 4 pontos

    "É se ele roda no PC, porque só jogos bons rodam no PC, se ele não rodar no PC ele é um jogo ruim, e se você está jogando um jogo no console mas ele tem versão para PC, você está jogando errado!"

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    venomsnake · over 2 years ago · 3 pontos

    1-Conjunto da obra
    2-Gameplay
    3-Dinâmica (Construção do jogo no geral focado em passar a sensação de progressão com alguns desafios)
    4- Level design
    5- Enredo

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    mjdias · over 2 years ago · 3 pontos

    1- Diversão
    2- História
    3- Jogabilidade
    4 - Trilha Sonora
    5- Variedade

    3 replies
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    anderson_costa · over 2 years ago · 3 pontos

    01 - Mecânica Funcional
    02 - Diversão
    03 - Fator Replay
    04 - Multiplayer
    05 - História

    Deixei a história por último, porque como vimos nesta TGA (2016) Overwatch vem fazendo muito sucesso e tem todos os fatores acima e não tem uma história (dentro do jogo), e apesar de não ser o meu estilo de shooter, vem agradando muito a comunidade gamer.
    Mas não pode-se dizer que todo jogo deva ser ausente de história, mas refletindo joguei muitos jogos que não tinham história e quando era um garotinho com um joguinho novo para jogar, a história era o que menos importava pra mim.

    Realmente este vai ser top 10 bem, mas bem pessoal mesmo, até mais do que escolher entre franquias, e talvez o quesito até mude de estilo de jogo para estilo de jogo.

    3 replies
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    hard_frolics · over 2 years ago · 3 pontos

    1 - Jogabilidade
    2 - Mecânicas
    3 - Level Design
    4 - Trilha Sonora
    5 - Ambientação

    3 replies
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    lucasbarcelos5 · over 2 years ago · 3 pontos

    1 - História
    2 - Fator Replay
    3 - Trilha Sonora
    4 - Jogabilidade
    5 - Level Design

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    chimianopao · over 2 years ago · 3 pontos

    1. Diversão
    2. Jogabilidade
    3. História
    4. Ambientação
    5. Gráfico

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    vianna · over 2 years ago · 3 pontos

    1- Diversão
    2 - Jogabilidade
    3 - Inovação
    4- História
    5 - Multiplayer

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    kelly_cml · over 2 years ago · 3 pontos

    1 - Diversão
    2 - Jogabilidade
    3 - Trilha Sonora
    4 - Estória
    5 - Gráfico

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    lukazz · over 2 years ago · 3 pontos

    1-Diversão (tanto este quanto o 2-jogabilidade são imprescindíveis e costumam andar juntos, jogabilidade ruim igual a frustração ou seja, nada divertido)
    2-Jogabilidade (sem bons controles, sem diversão, ao meu ver)
    3-Estilo Artístico (alguns podem entender como gráficos, mas pra mim o importante é ser bonito aos olhos de quem joga, e nisso nem sempre precisa de poderio gráfico)
    4-Historia (neste caso, depende da proposta do jogo, nem todos precisam)
    5-Imersão (acrescento aqui a trilha sonora, que ajuda na imersão ocasionada da união de todos os pontos descritos acima)

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    ramonplayerone · over 2 years ago · 3 pontos

    1-JOGABILIDADE- Boa jogabilidade proporciona diversão, que é o mais importante de um videogame.
    2-GRAFICOS- Não precisam ser fodas em quesitos tecnologicos, só precisam causar imersão ao jogador. Tem que ser algo legal, criativo, bem ambientado
    3-HISTORIA- Pra um jogo te divertir, ele nao precisa necessariamente de uma história. Mas quando essa é bem trabalhada, o gameplay vale muito mias a pena.
    4 - TRILHA SONORA - As musicas sao capazes de te deixar no feeling do jogo, devem proporcionar assim como os graficos imersão naquele o universo. Sem contar que são coisas que vc guarda com boas lembranças, tipo: "Caraca, lembra das musicas do Donkey Kong"?
    5 - FATOR REPLAY - Se um jogo é mesmo bom, voce vai querer joga-lo de novo, mas se na segunda jogatina vc vivenciar tudo exatamente como passou na primeira, isso de que vale?

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    marlonildo · over 2 years ago · 3 pontos

    Na dúvida se diversão entra como quesito de um jogo ou como o resultado do conjunto da obra... Bom, lá vai! (se considerar 'diversão' vai de 1 a 5, senão vai de 2 a 6 rs)
    1 - Diversão! (afinal, eu jogo pra me divertir ^^)
    2 - Jogabilidade (porque não adianta um jogo lindo, trilha sonora foda e puta história se não consigo jogar)
    3 - Trilha sonora (na minha opinião é o que dá toda a ambientação, e consegue passar o 'sentimento' da situação ou do local)
    4 - História (se houver necessidade de história então que seja boa, pra prender o jogador e instigar a continuar até o desfecho)
    5 - Gráficos (legal ver um jogo bonito, apesar que quando os fatores acima são atendidos, o gráfico nem é tão importante assim..)
    6 - Fator replay (é bom ter algum tipo de incentivo pra jogar novamente)

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    yuu1 · over 2 years ago · 3 pontos

    1 - Jogabilidade, 2 - Trilha Sonora, 3 - Arte, 4 - Fator Replay, 5 - Multiplay

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    jaquearan · over 2 years ago · 3 pontos

    1- Diversão/imersão
    2- Jogabilidade
    3- Design
    4- Trilha Sonora
    5- Puzzles (amo)
    Estória e gráficos não são muito importantes pra mim.

    3 replies
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    jhonyfera · over 2 years ago · 3 pontos

    1 - Mecânica
    2 - Ambientação
    3 - Sistema (combate/interação/física)
    4 - Estória
    5 - Trilha sonora

    3 replies
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    marlonzp · over 2 years ago · 3 pontos

    Geralmente eu faço essa analise dependendo do estilo do jogo, se é RPG, aventura e afim, dependendo do gênero a ordem pode ser diferente mas vou tentar fazer uma ordem geral.

    1-Jogabilidade
    2-Diversão
    3-História
    4-Som (Trilha Sonora na verdade, mas como o pessoal está usando o termo geral também vou usar)
    5-Personagens interessantes

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    pauloaquino · over 2 years ago · 3 pontos

    1- Jogabilidade
    2 - Jogabilidade
    3 - Jogabilidade
    4 - Jogabilidade
    5 - Jogabilidade

    Caguei que o jogo rode no PC ou no microondas!

    2 replies
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    dandan_g_rous · over 2 years ago · 3 pontos

    1originalidade direção artistica
    2jogabilidade
    3trilha e efeitos sonoros
    4level design
    5história

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    hilquias · over 2 years ago · 3 pontos

    1-Jogabilidade
    2-ambientação/gráficos
    3-duração e replay
    4-história
    5-música

    3 replies
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    vinicard1 · over 2 years ago · 3 pontos

    1-diversão
    2-conteúdo
    3-gameplay agradavel
    4-carisma
    5-gráficos

    3 replies
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    katsuragi · over 2 years ago · 3 pontos

    1 - Gameplay.
    Um jogo pode uma história horrível mas agradar muito na jogabilidade, o que pode fazer o jogador gostar mais dele.
    2 - Level Design.
    Uma caprichada nos cenários sempre agrada e muito. Fazer com que o cenário em questão flua e seja muito bem elaborado, é um ponto ainda mais importante.
    3 - Trilha sonora.
    Uma ótima trilha sonora adequada ao jogo, cria uma sensação totalmente única a ele. A escolha de faixas e seleção onde cada uma irá tocar é extremamente crucial. Não se repetindo muito ao rolar do jogo.
    4 - História.
    Um bom enredo prende o jogador. Personagens bem desenvolvidos que entrem na história do jogo de forma inteligente, fazendo o jogador querer avançar mais e descobrir mais sobre o jogo é sempre importante dependendo do gênero.
    5 - Gráficos.
    Não crucial, mas um jogo polido e bonito chama a atenção da grande massa. E isso as vezes se torna o fator sucesso para conseguir a atenção hoje em dia. Mas ainda assim, não algo de extrema importância ao meu ver.

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    _gustavo · over 2 years ago · 2 pontos

    Easy easy
    1 - Jogabilidade
    2 - História
    3 - Fator Replay (tanto a quantidade de coisas a se fazer no post-game quanto as recompensas por rejogar uma segunda vez)
    4 - Graficos
    5 - Som

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    ralphdro · over 2 years ago · 2 pontos

    1-História
    2-Jogabilidade
    3-Som
    4-Fator Reaply (same as @_gustavo)
    5-Diversão

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    kadzamunfallen · over 2 years ago · 2 pontos

    Vou participar desse.
    1º-Historia
    2º-Diversão
    3-Grafico
    4º-Horas de Jogo
    5º-Trilha Sonora

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    herics · over 2 years ago · 2 pontos

    Jogabilidade
    Som

    E se divertir, que é o que importa

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    burningorpheus · over 2 years ago · 2 pontos

    1-Jogabilidade
    2-Diversão
    3-Estória
    4-Trilha Sonora
    5-Gráficos

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    douglascruz19 · over 2 years ago · 2 pontos

    1 - Diversão
    2 - História
    3 - Jogabilidade/Gameplay
    4 - Ambientação
    5 - Gráficos

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    willguigo · over 2 years ago · 2 pontos

    Diversão
    Som
    Jogabilidade
    Não ser repetitivo
    Gráficos

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    natansouza · over 2 years ago · 2 pontos

    1 - Historia
    2 - Game play
    3 - Som
    Bom estes são os pontos que eu considero mais importantes p mim, levo muito em consideração quando vou escolher um jogo!

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    andre_luiz · over 2 years ago · 2 pontos

    1-Jogabilidade
    2-Balancemento (não ser mais difícil ou mais fácil do que deveria)
    3-Acabamento (sem bugs estúpidos, gráficos bem acabados e dentro do proposta, otimizado, etc)
    4-História (não necessariamente ser complexa ou longa, mas apenas boa)
    5-Gráfico (O gráfico de um jogo não precisa ser realista, só precisa ser bem feito e criativo)

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    natansouza · over 2 years ago · 2 pontos

    "2-Balancemento (não ser mais difícil ou mais fácil do que deveria) " Gostei dessa parte, isso é uma das coisas que mais gosto em um game, esqueci de comentar!

    1 reply
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    vieira_san · over 2 years ago · 2 pontos

    1- Gameplay (de longe)
    2 - Trilha Sonora
    3 - Direção de arte
    4 - História
    5 - Gráficos.

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    joanan_van_dort · over 2 years ago · 2 pontos

    Isso depende muito da proposta do jogo e da maneira como ele se apresenta aos jogadores. Mas vamos lá. Pra mim os principais conceitos são:
    1-Enredo.
    2-Level design.
    3-Ambientação.
    4-Personagens.
    5-Trilha Sonora.
    =)

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    fonsaca · over 2 years ago · 2 pontos

    1 - Imersão
    2 - Narrativa
    3 - Jogabilidade (gameplay)
    4 - Trilha sonora.
    4 - Design.

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    juninhowii360 · over 2 years ago · 2 pontos

    1 - Diversão
    2 - Multiplayer
    3 - História
    4 - Gráfico
    5 - Fator Replay

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    santz · over 2 years ago · 2 pontos

    1-Jogabilidade
    2-Level Design
    3-Dificuldade
    4-Som
    5-História

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    gusgeek · over 2 years ago · 2 pontos

    1 - História
    2 - Diversão
    3 - Jogabilidade
    4 - Personagens Carismáticos (que possamos nos identificar ou apenas gostar deles)
    5 - Trilha Sonora

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    manoelnsn · over 2 years ago · 2 pontos

    1 - Jogabilidade(ou gameplay) - sem isso, um jogo não é um jogo!

    2 - Imersão - aquilo que faz com que nos sentimos como parte do que está acontecendo no jogo, como se você mesmo estivesse vivendo uma aventura, e não simplesmente sendo um espectador.

    3 - Gráficos - gráficos bem feitos implicam em jogos que envelhecem bem. E não me refiro a coisas 1080pHD, basta olhar Super Mario 3, do NES: aquilo é lindo até hoje.

    4 - Trilha sonora - uma música bem feita tem o mesmo efeito de bons gráficos. Ambos não só deixam o jogo mais agradável, como também aumentam a imersão do jogador.

    5 - História - a história também ajuda na imersão, mas pra isso ela não precisa encher linguiça igual uma doida(xenogears), tentar ser realista(desde quando tu joga pra ver realidade, caralho?) ou mesmo ser cheia de exmachinas e plot twists(chrono chross, estou de olho em você). Ela te dando um motivo para o quê está acontecendo e o que tu deve fazer tá ótimo.

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    darlanfagundes · over 2 years ago · 2 pontos

    Rapaz, li todas que o pessoal escreveu até agora... De maneira geral eu concordo com quase todos... a minha lista atual leva em consideração diversos fatores e exemplos... Vamos lá:

    1- Inovação- o que mais sinto falta nos jogos atualmente é algo que me tire da zona de conforto... que me incomode, me comova ou simplesmente me faça repensar a maneira que vivo... Isso anda tão escasso em jogos que chamamos qualquer porcaria de inovação... aqui vai o exemplo do sistema Nemesis de Shadow of Mordor, que nem fede nem cheira, nao tem nada demais... apenas mudanças de personagens aleatórios no comando da hierarquia orc, mas visto de perto os personagens são sempre um punhado de características e nomes batidos no liquidificador... O mesmo acontece com os diversos mundo e faunas e floras do No Man Sky... todo mundo esperava como uma novidade e era simples teorema matemático... Por conta desse fator eu tenho olhado muito pra jogos indie... cantei a pedra aqui na Alvanista do That Dragon Cancer, tem tmbm o 9.03m... o Slender: The Eight Pages tmbm foi um dos poucos jogos que me levou ao terror ao jogar e merece uma citação aqui... Enfim, em inovação está o maior pecado das grandes produtoras... Sonic e Mario ganharam jogos Run's no Android pra se ter idéia...
    2-História-Pq meu primeiro contato com jogos eram simples e poderosas historias... eu recebi de um amigo meu alguns livros jogos(daqueles : Aparece um monstro diante de vc com um tacape cheio de sangue. Se vc quer atacar vá pra página 1 se quer correr pelo corredor a direita vá pra página 32 se quer tentar puxar um papo vá pra página 432.) E isso simplesmente marcou minha vida com os jogos... possivelmente por isso eu me envolvi com os primeiros RPG's de mesa e depois de consoles(se não me engano o primeiro que joguei foi um Ultima do NES) e conheci mais tarde o jogo que mais amei em toda minha vida: Tibia... Cada quest, cada segredo, cada detalhe envolve ler e entender a história... Poucos jogos hoje encantam por meio de uma sucessão de acontecimentos que culminam em um final memorável e acredito que isso eterniza um jogo... Aqui eu quero citar o exemplo da série Ogre Battle, que possui diversos jogos espalhados pelos consoles de 16bits e um no N64. Esse jogo é simplesmente sensacional, possui uma historia profunda e bem estabelecida e detalhada, eu só vi algo assim na obra de Tolkien... Pra se ter uma idéia, o primeiro jogo da série conta uma história em capítulos, formando um livro que seria o Quinto livro da história de reinos,rebeliões e revoluções que se passam na série... Então cada jogo se torna importante pra que vc entenda o que acontece agora...
    Sem história um jogo perde capacidade de se tornar épico, eterno, referência...
    3-Trilha e sons- veja, existem jogos com trilhas maravilhosas mas efeitos sonoros horríveis... e vice versa. Então, quando um jogo acerta nos dois quesitos ele merece aplausos pra mim... Em uma crítica que li recentemente eu vi alguém afirmando que o primeiro jogo Bioshock não tinha bons sons... e eu pensei: PQP! Como não???? Se justamente os efeitos sonoros, vozes, música ambiente e músicas incidentais desse jogo que estão fritando minha mente??? Eu fui dormir ouvindo esse jogo tocar...rsrsrsrs...Eu curto tanto o som de maneira geral que já baixei diversas OST's de games e fico encantado... um exemplo forte recente seria a OST de FFXV... que me desculpem os fãs mas eu detestei o jogo... cheguei a ir na casa de um amigo pra ver ele jogando apenas pra confirmar o que eu achava... Detestei os gráficos, visual dos personagens, aqueles carros(aliás o que mais detestei), sinceramente, se não fossem os Chocobos eu nem me interessaria por esse jogo... Mas a OST... Nossa!!! Que coisa linda!!!!Eu ouço quase todo dia no celular....
    4-Multiplayer! Claro... desde sempre os games foram motivo de interação social em minha casa... quando eu era pequeno meu irmao jogava Boxing comigo no Atari... mais tarde jogávamos MK1 nos fliperamas da Lapa, aqui em SSA, Ba... depois jogamos Mari o 3 do Nintendinho que ganhamos certo Natal até os dedos fazerem calos... e na era PS1 trocávamos o nosso emprestado com o vizinho pelo N64 pq tinha 4 controles e as partidas com os amigos em GoldenEye 007 simplesmente eram as melhores tardes em casa... E por fim, agora eu tenho filhos... tem que ter ao menos 70% de multiplayer games no HD do console xbox360 que desbloqueamos, embora eles ainda estejam aprendendo...hehehehe.
    5-Fator replay! Sem isso, hoje em dia, é dificil até eu voltar no jogo... há tanta coisa pra jogar que se o Replay realmente não valer a pena apago dos HD's sem dó...

    1 reply
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    roberto_monteiro · over 2 years ago · 2 pontos

    1 - satisfação
    2 - história
    3 - gameplay
    4 - trilha sonora
    5 - mecanicas

    <3

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    melks · over 2 years ago · 2 pontos

    1 - Diversão
    2 - Conjunto da obra
    3 - Enredo/História
    4 - Jogabilidade
    5 - Trilha sonora e Ambientação

    (...) por fim, mas não por último, incluiria também necessidade de multiplayer (há jogos que não cumprem as premissas principais, mas são elevados pelo multiplayer), e o fator replay (esse é mais um bônus, não uma característica principal), mas como são seriam só cinco pontuações, minha lista ficaria essa mesmo.

    1 reply
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    lima · over 2 years ago · 2 pontos

    1 - Diversão (Se está gostando do jogo, o resto é irrelevante)
    2 - Jogabilidade (Isso que faz um jogo... um jogo)
    3 - Arte (Não gráficos)
    4 - Trilha sonora
    5 - História

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    vinicios_santana · over 2 years ago · 2 pontos

    1- Diversão
    2- Jogabilidade
    3- História.

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    batatadark · over 2 years ago · 2 pontos

    1) entretenimento sempre
    2) historia
    3 jogabilidade
    4)progresso
    5)gráfico

    3 replies
  • Micro picture
    gradash · over 2 years ago · 2 pontos

    Gameplay.

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