2017-10-28 08:14:14 -0200 2017-10-28 08:14:14 -0200
thiones Sebá Oliveira Featured

Stars of Tears: Material escondido ou deletado por falta de recursos?

Single 3557275 featured image

Me lembro quando adquiri meu Action Replay e um dia quando não tinha nada pra fazer, e entre menu e outro, descobri que através do "game shark", era possível acessar informações escondidas no disco como filmes, cenas em CGI e músicas. Descoberto isso, resolvi testar isso com todos meus jogos e eis que tive uma surpresa ao fazer isso com a mídia de Xenogears... Havia uma música, ou melhor, um vídeo clipe com um compilado de cenas em CGI/anime que estavam presentes no jogo e para minha surpresa maior, algumas eu nunca tinha visto! Fiquei muito surpreso, já que apesar de ter terminado o jogo mais de uma vez, tanto a versão japonesa, quanto a americana, não tinha assistido aquelas cenas ou ouvido aquela música e claro que fiquei muito curioso.

Infelizmente estávamos em 1999 e sem Internet, as informações eram muito escassas e era pouco provável que as revistas da época procurassem explanar o que poderia ser aquilo.

Muitos, muitos e muitos anos depois, ao fazer download da OST do jogo, percebi que a primeira música do compilado era Stars of Tears (Opening Theme), e era aquela música escondida que tocava no vídeo clipe!

Logo comecei a bolar minhas teorias do porque tudo aquilo e agora, já na época da inclusão digital, tinha recursos(ou quase) para me informar melhor.

Quem conhece Xenogears sabe que no mesmo ano de seu lançamento, um outro jogo da mesma softhouse estava em produção acelerada e este era Final Fantasy VIII. Mas onde quero chegar com isso?

Todos sabemos que fazer jogos, custa grana, muita no caso de jogos como os citados. Quem jogou Xenogears, sabe o quanto o "trabalho" empregado no disco 2 do jogo é de baixa qualidade. Você termina o primeiro disco e coloca o segundo na maior expectativa de continuar toda aquela exploração e tal e percebe que está basicamente jogando uma graphic novel com eventuais lutas. São horas e horas de dialog boxes e lutas com inimigos chatos e alguns bosses... De fato, são diálogos deveras importantes para o entendimento do enredo, porém são enfiados "goela a baixo" de forma grosseira, como se o jogo te dissesse: "cara, entende a história logo aí que eu preciso acabar logo!". Mas porque a qualidade de produção caiu tanto do disco 1 para o disco 2, você me pergunta? Lembram que Xenogears estava sendo produzido ao mesmo tempo que FFVIIl?

Não resta outra alternativa além de acreditar que parte dos gastos com a produção de Xenogears foi revertido para o desenvolvimento de FFVIII, sobrando poucos recursos para o jogo de Fei e seus amigos e eles tiveram que cortar gastos e material no meio da produção e bem, provavelmente Stars of Tears e as cenas mostradas no vídeo estariam na versão final do game. Aliás, penso o que mais nos foi tirado da versão final do game?

Até onde sei e minha pesquisa não confirma isso, a então na época,  Square Soft, não confirmou tal informação , porém juntando A + B, podemos chegar à este resultado.

De maneira alguma estou dizendo que Xenogears é um game ruim, muito pelo contrário! Apesar deste deslize por parte do desenvolvimento, o jogo conseguiu ganhar seu lugar de destaque no hall dos melhores RPGs do Playstation, para alguns é considerado o melhor RPG já feito devido ao seu enredo complexo.

Xenogears poderia ter sido melhor do que foi, mas infelizmente isso nunca saberemos, neste caso nos cabe dizer "God Only Knows..." 

Stars of Tears (Opening Theme):

Xenogears

Platform: Playstation
1910 Players
241 Check-ins

41
  • Micro picture
    mastershadow · over 1 year ago · 5 pontos

    Ja disse isso várias vezes aqui no alva e sempre repito....Eu particularmente,adoro o estilo narrativo do Disco 2,pra min caiu perfeitamente esse modo de contar o enredo complexo e gigante do game, da todo um charme e um descanso do ritmo frenético do disco 1, na verdade quem chega no disco 2, de fato, já ta meio cansado de tanta exploração e batalha aleatória, realmente ta querendo saber o rumo do enredo e entender todos os enigmas do jogo.

    2 replies
  • Micro picture
    fabianoreng · over 1 year ago · 2 pontos

    Recentemente Tstsuya Takahashi, diretor de Xenogears falou sobre o assunto. http://www.centraldosgamers.com/2017/06/diretor-de-xenogears-conta-o-que.html?m=1

    3 replies
  • Micro picture
    artigos · over 1 year ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    jacaregames · over 1 year ago · 2 pontos

    Deveras interessante este material que está bloqueado no jogo, ou descartados, imagina a quantidade de coisas que devem ter ficado de fora dos jogos silent hill, residents, bioshock infinity que todos os trailer são diferentes do jogo final,

  • Micro picture
    kess · over 1 year ago · 2 pontos

    Que legal, gostei da música. Não reconheci nada que não estivesse no jogo pelas imagens, mas faz MUITO tempo desde a última vez que joguei... Tou precisando tocar nele de novo...

Keep reading → Collapse ←
Loading...