2020-05-08 09:18:21 -0300 2020-05-08 09:18:21 -0300

Sega Saturn: O console de quinta geração da Sega

Single 3796813 featured image

Com o sucesso dos jogos 3D nos Arcades usando a placa Model 1, a Sega se preparava para criar sucessor do Mega Drive, que não era capaz de receber portes de seus novos jogos poligonais. O projeto foi liderado por Hideki Sato que fechou uma parceria com a companhia de eletrônicos Hitachi para desenvolver os novos processadores do console. Tom Kalinske da Sega da América foi contra a arquitetura e o preço, apostando então suas fichas no 32X, mas a Sega do Japão continuou o projeto, incluindo novos processadores para trabalhar com jogos poligonais texturizados e rivalizar com os jogos 3D do futuro console da Sony. Em novembro de 1994, O Sega Saturn foi lançado no Japão por 44.800 yen, cerca de 400 dólares.

 O console era grande e vinha com uma carcaça cinza. Havia uma tampa na parte superior para acomodar o CD e uma entrada para cartuchos de expansão. 2 Entradas para controles e saída de vídeo com cabo AV. Por dentro, o console tinha um total de 8 processadores. 2 CPUs principais Hitachi SH-2 de 28,6 MHz. Um Motorola 68EC000 e um Yamaha FH1 capazes de reproduzir sons com qualidade de CD usando 32 canais disponíveis. As GPU VDP1 trabalhava com sprites, polígonos e texturas enquanto o VDP2 lidava com planos de fundo. O Hitachi SH-1 trabalhava com o leitor de velocidade dupla do CD. Além disso, vinha equipado com 16 Mb de RAM, 12 Mb de VRAM, 4 Mb para som e mais 4 Mb para buffer de CD. Especificações realmente impressionantes.

 O controle do Sega Saturn era uma variante do controle de 6 botões do Mega Drive lançado em 1993. A grande diferença ficava por conta da adição dos dois botões de ombro, semelhante aos controles do Super Famicom. Os botões X, Y, Z e os botões de ombro L e R receberam uma pequena inscrição que apontavam para as funções de multimídia do aparelho, como play, pause, avançar, etc., semelhante ao conceito apresentado no 3DO. Os jogos em CD do Saturn vinham em um estojo de plástico quadrado com uma belíssima arte estampada na parte frontal. O CD vinha com uma arte mais simples ou sem nenhum desenho, apenas com o nome do jogo estilizado, seguindo sempre de uma faixa com os logotipos das empresas do jogo e a logo do sistema na parte de baixo.

 Como o projeto de hardware recebeu mudanças ainda no ano de lançamento do aparelho, os jogos em desenvolvimento foram prejudicados e apenas 2 foram lançados juntos do Sega Saturn. O porte quase perfeito de Virtua Fighter era o maior destaque e era vendido quase em proporção 1 para 1 com o aparelho. Os outros jogos do catálogo também eram portes de outras plataformas, como Rad Mobile dos Arcades, Mahjong Gokū Tenjiku do 3DO e Myst do Windows. Dos jogos originais, havia os adventures WanChai Connection e The Mansion of Hidden Souls, o puzzle 3D Tama: Adventurous Ball in Giddy Labyrinth e o divertido jogo de plataforma Clockwork Knight. Grande parte do catálogo tinha foco em jogos 3D.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias, @hyuga [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

68
  • Micro picture
    artigos · 27 days ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 27 days ago · 3 pontos

    Post em homenagem a @fabiorsodre

    2 replies
  • Micro picture
    thecriticgames · 27 days ago · 3 pontos

    Aaaaah Sega Saturn minha tristeza maxima, video game da minha geração preferida (a 32) e com varios jogos que eu jamais joguei e que dispertam minha curiosidade, de dificil emulação sendo o mais inacessivel dos consoles, e que eu tive a sorte de comprar um que explodiu quando testei ele na loja.

    8 replies
  • Micro picture
    ersatzgott · 27 days ago · 2 pontos

    As artes de capa do Saturn só são boas no Japão, as ocidentais me dão câncer

    2 replies
  • Micro picture
    wcleyton · 27 days ago · 2 pontos

    e pensar que a gente quase ia tendo um console sega/sony, ou então um saturn com o chip gráfico do n64.
    me marca nas próximas postagens

    4 replies
  • Micro picture
    leandro · 27 days ago · 2 pontos

    O console é poderoso e seus ports de jogos de luta são magníficos.

    3 replies
  • Micro picture
    lgd · 27 days ago · 2 pontos

    Tive a felicidade de jogar na casa de um colega, mas na época eu me dava muito mal com os controles pois estava acostumado a jogar SNES. Não joguei muito, mas sempre que jogávamos nos divertíamos.

    1 reply
  • Micro picture
    darth_gama · 26 days ago · 2 pontos

    Aí está um console que eu nunca pus as mãos. O detalhe é que o Playstation já nocauteou o Saturn com um simples "199".

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 24 days ago · 2 pontos

    Saturn tem bons jogos, mas foi meio que deixado de lado por algumas produtoras, e para os fãs da Sega, tava complicado, com o MegaDriveZord (Mega+Sega CD+32X+torradeira) como sendo um próprio competidor!

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...