2016-06-23 17:21:10 -0300 2016-06-23 17:21:10 -0300

8 Tipos de Jogadores

Single 3342246 featured image

Boa Tarde paçocas de amendoim !

Hoje quero falar sobre um conceito formulado por Marc LeBlanc ( um rapaz que trabalhou em jogos como SystemShock e Thief ) sobre os 8 tipos de diversão que permeiam o jogador durante uma jogatina.

Claro que todo jogador experiencia diferentes aspectos deste modelo e que nenhum jogador se diverte com exclusivamente  um dos tipos de diversão e blá blá blá ripa na xulipa !

O Jogador das Sensações

Com os sentidos no ponto, este tipo de jogador joga pelo prazer das sensações. O jogador aprecia uma bela direção de arte, sente os botões do controle, quase se explode no ritmo de um combo ou se perde na trilha sonora. 

O Jogador de Fantasia

Este é o jogador que entende que um um espaço virtual, é tão real quanto um espaço físico. O jogador se perde neste mundo e se torna parte dele, alcança conquistas e cria laços. O jogador prefere jogos como MMORPGs mas nada o impede de se divertir com qualquer jogo que tenha seu próprio mundo.

O Ouvinte de Histórias

Quem acha que o aspecto mais precioso de um jogo é a história vai se identificar com este. Ele se emociona e se envolve com o enredo, e acredita que toda a função do jogo é contar sua história ao jogador; seja por meios visuais e auditivos ou usando de mecânicas e todas as outras artimanhas usadas pelos desenvolvedores.

O Jogador "Challenge Accepted"

Este jogador sabe que cedo ou tarde, vai conseguir alcançar qualquer achievement que queira. Ele joga pelo desafio e pelas conquistas. Adora jogos difíceis e adora mais ainda se tornar um mestre em tais jogos.

O Jogador Social

É aquele que vê jogos como uma experiência social, uma diversão entre amigos, sejam eles reais ou virtuais. Ele gosta do aspecto competitivo ou ou cooperativo do game.

O Explorador de Cavernas

O Explorador gosta de andar pelos territórios inexplorados de Skyrim em busca de aventuras, e perambular pelas areias de Journey, apenas pelo prazer de descobrir o que está adiante e quais mistérios o aguardam. O Explorador joga para descobrir mundos e experienciar aventuras.

O Expressivo

Este jogador é aquele que passa horas montando o rosto do avatar, ou adora escolher as melhores skins e chapéus para o personagem. Ele se identifica com o personagem e se expressa por meio dele.

O Submissivo

Mais conhecido como Casual, o Submissivo joga como um passatempo. Sem muito compromisso, ele vai aonde o game o levar, e se diverte com o que tem.

Hell Yeah !

Como disse antes, nenhum jogador tem somente um tipo de diversão, eu por exemplo me identifico como um Explorador e um Ouvinte, mas também tenho os meus momentos de Social, e passo um bom tempo montando meu avatar haushuaha

Agora... já sabem...

Mandem bala nos comentários !

@doctorlarry

53
  • Micro picture
    joanan_van_dort · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Sou um pouco de tudo com ênfase no jogador de RPG e de exploração hehehehe

  • Micro picture
    caio_campos · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Sou Sensações quanto à música principalmente, tenho tendencias Fantasia, mas larguei as drogas MMO, e me identifico completamente com o Explorador de Cavernas

  • Micro picture
    artoriasblack · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Sou o típico jogador de RPG. Então estou numa das opções citadas

  • Micro picture
    bakujirou · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    opa legal

    1 resposta
  • Micro picture
    caramatur · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Legal Doc!
    Sou 'Ouvinte de histórias', com um quê de 'Challenge Accepted'...

  • Micro picture
    katsuragi · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Com excessão do sibmissivo eu sou um pouquinho de tudo. HIAHAIAJAAUA
    ADORO a sensação de realizar um combo lindo e dançar no controle, uma direção de arte linda é algo que também SUPER me atrai ao jogo. Em RPGs eu me apego rápido aos personagens e me sinto muito forte quanto a eles e que são momentos que lembrarei pra sempre, Apesar de não achar que a história deve ser o ponto mais forte, sempre me emociono quando é, ainda mais quando sei o que esperar dependendo da série que estou a jogar; me tornei um complecionista doente a ponto de só partir pra outro jogo quando fiz tudo no que jogo atualmente; adoro multiplayer com amigos, são momentos únicos nos dias de hoje e que devem ser guardados a chave pois são raros e rendem boas lembranças; explorar uma longa caverna ou o jogo todo faz parte de completa-lo por completo e portanto se encaixa na regra do complecionismo ; e criar um personagem é algo bem unico e eu passo muito tempo o fazendo, principalmente avatares femininos. XD

  • Micro picture
    santz · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Sou o jogador de sensações. Gosto de sentir cada detalhe da obra. Minha experiência recente com LIMBO foi isso ai.

  • Micro picture
    mattfenrir · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Sou todos =X

  • Micro picture
    talk_to_the_hand · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    bom texto @doclarry
    sou o último O Submisso, sou um jogador casual, e jogo mais para me divertir e levar daquele jeito os jogos, e apreciar tudo que nem nele...afinal paguei pelo jogo kkkkk

  • Micro picture
    pauloredfield · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Sou Ouvinte + Social + Expressivo

  • Micro picture
    doctorlarry · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Como pude ver a gente tem uma boa variedade de leitores aqui =D
    Um pra cada tipo de jogador ! E a maioria deles é uma fusão de vários gêneros.
    (Tem até alguns que são todos eles hauhauhau)
    Mas obrigado por comentarem pessoal, é a melhor parte do post \o/

  • Micro picture
    xch_choram · mais de 1 ano atrás · 1 ponto

    Explorador de cavernas e das sensações provavelmente.

    2 respostas
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...