2016-03-16 11:38:03 -0300 2016-03-16 11:38:03 -0300

Go with the Flow

Single 3283547 featured image

Bom dia leais leitores !

Hoje quero explorar mais um conceito da psicologia que se relaciona intimamente com os games; o conceito de Flow.

Você alguma vez jogou um jogo tão imersivo que quando parou de jogá-lo viu que eram 3 da manhã e você estava jogando fazia 72 horas ? ok talvez nem tanto, mas você entendeu o que quero dizer...

Flow, em uma tradução literal, significa corrente, fluxo, correnteza. Um estado de consciência em que sua experiência da atividade parece fluir facilmente e prazerosamente (prazerosamente... isso parece errado...).

O estado de flow é essencial para uma jogabilidade satisfatória, e basicamente pode ser representado usando o seguinte gráfico :

Como podem ver através de minhas incríveis habilidades artísticas quando a dificuldade do desafio se iguala a habilidade do jogador, o jogador está em flow. 

Mas você deve estar se perguntando "o que diabos é flow ?"

Bom, ao contrário do que você pensa, não são diabos, mas vou listar algumas características que alguém experiencia enquanto no estado de flow :

- Nível de foco e concentração alto

- Perda de noção de tempo

- Perda de consciência de si mesmo (de certa forma você se funde com o game)

- Uma fusão entre ação e pensamento (você age no mesmo momento em que pensa em agir)

Soa familiar ?

Alguns games conseguem criar uma experiência perfeita para que flow aconteça, outros nem tanto. Então, quais são as características e escolhas de design que um game precisa ter para criar uma experiência de total imersão com o jogador ? Isso é o que vamos explorar no próximo post ;D

Mas até lá, o que vocês acham ser essas características ?

Mandem bala nos comentários ! xD

Inspiração

@doctorlarry

56
  • Micro picture
    marcusmatheus · about 3 years ago · 4 pontos

    Flow pode ser traduzido como Estado de Imersao. Foi algo que vi numa revista de psicologia seculos atras e ate hoje levo ao pe da letra.
    Meu computador fica no meu quartinho gamer: Quando inicio um jogo, feicho a porta, apago as luzes, ponho o fone de ouvido e aumento o som ao maximo e... pimba!
    Pouco tempo depois estou em flow!
    Esse estado pode ser alcançado tanto em jogos tipo Super mario quando em jogos de guerra no estilo Call Of Duty, mas o flow é indispensavel para jogar Survivor Horrors: Os sustos e a ambientaçao do game sao TOTALMENTE DEPENDENTES de fatores externos para conseguir fazer valer sua proposta de imersao.

    1 reply
  • Micro picture
    joanan_van_dort · about 3 years ago · 3 pontos

    Muito bacana! Posso dizer que antigamente os jogos proporcionavam mais essa imersão/fusão jogador-jogo. Era só o jogador e o jogo. Hoje tem online, dezenas de pessoas conversando durante as partidas e ainda tem milhões de menus pra acessar... Isso distrai do jogo em si, e a imersão acaba sendo na periferia e não no centro do game em sua totalidade.
    Lembro de perder essa noção da realidade durante a jogatina, com Half Life 1 e 2, Chrono Trigger e Zeldas, por exemplo...
    Gostei.

    2 replies
  • Micro picture
    katsuragi · about 3 years ago · 3 pontos

    Olha...
    Eu peguei Project X Zone 2 pra jogar pela primeira vez...
    E quando fechei o jogo fui ver...
    Tava com 11h já, seguidas. <.<
    Então... é. HUAHIUOAEAEIIAEUIAEUIEA
    Se eu gosto do jogo, eu fico perdidaço no tempo. Isso acontece muito com minhas franquias favoritas, MegaTen, Mega Man, Resident Evil, Castlevania e Danganronpa.
    Passo das 5 horas facinho sem nem perceber, seguidas.

    1 reply
  • Micro picture
    diegomatias · about 3 years ago · 3 pontos

    Tive isso ao jogar Batman Arkham Asylum. Joguei anos depois do lançamento e fiquei impressionado com a maneira como o game te faz progredir por ele sem que você sinta que tudo é fácil demais.
    Toda jogabilidade do batman contribui pra isso.
    Masterpiece!

    1 reply
  • Micro picture
    jokenpo · about 3 years ago · 2 pontos

    Isso não acontece muito comigo por que eu não fico horas diretas jogando um jogo. Mas teve uma vez que isso aconteceu quando eu tava jogando Monster Hunter, comecei a jogar 11 da noite e fui parar 4 da manhã, e eu tinha feito praticamente pouca coisa no jogo, fiquei tão imersivo com as caças dos monstros que perdi a noção do tempo. No outro dia foi difícil acordar cedo, por que tinha que viajar kkkkkkk

    1 reply
  • Micro picture
    burningorpheus · about 3 years ago · 2 pontos

    Hmmm, então isso já aconteceu comigo nos KOFs e no SMT Nocturne

  • Micro picture
    santz · about 3 years ago · 2 pontos

    Guitar Hero é o jogo que mais possui esse tal de flow, além de forçar sua concentração, você curti o som que esta tocando e se for na guitarra então, você se vê em cima do palco tocando o show.

    5 replies
  • Micro picture
    rafaschiabel · about 3 years ago · 2 pontos

    Super legal o post! Isso acontece pouco comigo com jogos. Geralmente mais com os focados em narrativa, mas acontece muito com livros. Alguns são tão bons que eu não me importo em passar o dia todo só lendo, ficando nas posições mais esquisitas na cama (that face) pra não cansar, e aí terminá-lo em um ou dois dias.

    2 replies
  • Micro picture
    xualexandre · about 3 years ago · 2 pontos

    Alguns jogos que são bons de entrar no flow são os rítmicos e tal, esses que estão sempre em movimento, isso acontecia bastante comigo em Guittar Hero e Bit Trip Runner , alguns jogos multiplayer tb acaba caindo nessa, com repetição algumas coisas vão ficando automáticas e tal.
    Rocket league ainda não entra no flow, porque dá pra perceber a concentração e atenção em cada movimento, mas que a hora voa quando to jogando, isso sim.

    2 replies
  • Micro picture
    thiiixd · about 3 years ago · 2 pontos

    Logo, não há tédio na série souls. Ótimo texto.

    1 reply
  • Micro picture
    italo_bandeira · about 3 years ago · 2 pontos

    Resident Evil tem disso e MUITO, pelo menos nos 3 primeiros jogos da franquia (que foram os que joguei)

    1 reply
  • Micro picture
    armkng · about 3 years ago · 2 pontos

    parabéns pelo post @doctorlarry, o estado flow hj em dias com alguns jogos estão meio que escassos...somente quando vc realmente se empolga com o jogo e acaba esquecendo de tudo ao seu redor...the state of Zone...
    na geração do ps1 e ps2 foram vários jogos que entrei neste estado...GTA3 e Vice City, Gran Turismo 2, 3 e 4, Pro Evolution Soccer entre outros...
    No Ps3 demorou um jogo me fazer entrar neste estado...só fui entrar neste estado quando comecei a jogar Uncharted Drake's Fortune, estava de férias do trabalho, um dia de chuva, propicio para jogos bons para jogar..comecei as 12hrs e fui parar às 2 da manhã...caraca que jogaço...voltei a este estado no outro dia e finalizei o jogo...The Last of Us e Uncharted 2 Among Thieves, Dead Space 3...
    No PS Vita veio vários jogos que me deixaram nesse estado...principalmente perdi vários pontos de descer no onibus, trem e metrô jogando estes jogos e meu nível de concentração acabava me deixando sem ver nada ao redor e tudo mais...kkk

    1 reply
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...