2015-11-27 15:15:31 -0200 2015-11-27 15:15:31 -0200

Como que você entende que finalizou um game?

Single 3204601 featured image

Hey hey hey it’s time for another crazy debate, all a ready here GO!!

Bem pessoal como o título desse artigo diz, quero saber como os senhores ou senhoras entendem de como finalizou um game. Mas calma que eu irei explicar algumas coisas ao longo desse texto pra ficar melhor

Alguns jogos como Tetris, Pac-Man e entre outros, não é possível ser finalizado eles só acumulam pontos, ou seja quanto menor o número de vidas você perder, mais chances dos seus pontos serem maior. Isso tinha muito na época dos árcades e dos joguinhos do Atari, que com o passar dos anos, os jogos começaram a ter historias e jogabilidades melhores.

Um exemplo que podemos usar são os jogos de luta, onde temos vários personagens que enfrentam uma sequência de adversários e no final vemos um final feliz ou não desses personagens. Mas muito jogadores fazem uma regra com os jogos de luta, como os jogadores dedicados, que zeram como todos os personagens e também no hard, pra ficar ainda melhor e detonar com o seu amiguinho dos dedos nervosos, que só sabe apertar qualquer botão na esperança de poder acertar um combo UltraMegaPowerNinjaStorm que acabara com o jogador dedicado com apenas um golpe, é... Têm muitos que ainda acredita nisso. Também temos outro estilo de jogo os MMOS que pra mim esses tipos de jogos são “inzeravei”, a pessoa passa a vida toda jogando esse tipo de jogo e quando ele ta chegando ao level máximo, o jogo vem com uma nova expansão de mundos, mapas, itens e mais 100 leveis a mais pra chegar no máximo, ou jogo simplesmente e fechado e você ficou apenas chupando o dedo.

Graças a essa variedade de jogabilidade, temos vários estilos, como os FPS, RPG, luta, corrida, jokenpo e entre outros que a maioria de vocês já conhecem, e com isso dependendo de cada pessoa, ele prefere explorar tudo que o jogo tem a oferecer, por exemplo, pegar todos os itens, desbloquear todos os personagens e passar muita raiva, antes dele realmente falar ”Zerei esse jogo” .

É isso pessoal tentei expor as minhas idéias em relação de jogo como você finaliza jogo X? Sei que tem várias possibilidades dependendo do jogo e do jogador e agora eu passo essa missão pra vocês escreverem nos comentários.

@jokenpo

Perfect World

Plataforma: PC
1665 Jogadores
56 Check-ins

31
  • Micro picture
    avmunico · 3 anos atrás · 2 pontos

    pra mim o que vale é a história principal, se o jogo for muito bom e me prender bastante faço as missões secundárias, mas fazer todas missões, pegar todas as jóias não faz muito meu estilo, até pq não tenho tanto tempo assim. Mas como falei se o jogo é legal vc acaba fazendo uns 60, 70% sem muito esforço...

  • Micro picture
    game_zone · 3 anos atrás · 2 pontos

    joguei muito no dream cast

  • Micro picture
    armkng · 3 anos atrás · 2 pontos

    artigo intrigante...e bom texto meu caro @jokenpo
    um jogo para finalizar ele teria que ter um bom enredo, personagens no qual você esta querendo saber o seu final...
    nos antigos jogos dos anos 70 até os anos 90, como tinhamos uma limitação de memoria do cartucho de games.
    embora que as produtoras de games fizeram excelentes games com essa limitação...
    mas temos que dar os congratulations aos programadores...e a direção que fazem uma excelente historia.
    Mas, para mim, eu finalizei um jogo aquele que tem começo, meio e fim.
    Cito os jogos: Chrono Trigger, Rockman, The Last of Us, Uncharted, Tomb Raider, entre outros...

  • Micro picture
    dantedias · 3 anos atrás · 2 pontos

    Fazer 100%

  • Micro picture
    missingno · 3 anos atrás · 1 ponto

    Olha tem um Pac-Man ( q não lembro qual) tem final sim. De qualquer forma marco pela pontuação e uma somatória de 10 hrs de jogatina

  • Micro picture
    waterstill · 3 anos atrás · 1 ponto

    Geralmente marco como finalizado quando a história "principal" termina. Em jogos de luta e esportes é quando todos os "campeonatos" são finalizados - não necessariamente com todos os personagens.
    Pra mim o mais complicado são MMOs, nesse caso nem faz sentido ter como finalizar. Alguns ainda têm uma main quest e tal, mas muitos você vai jogando e vai sendo updateado ad infinitum xD

    1 resposta
  • Micro picture
    gogobrasil8 · 3 anos atrás · 1 ponto

    eu divido em jogos em: os Arcade, que são jogos rápidos, simples e geralmente são corridas por high score e os que tem uma rota a ser seguida e têm fim. Por exemplo, Counter Strike é arcade. Half Life é de história.

  • Micro picture
    gogobrasil8 · 3 anos atrás · 1 ponto

    Considero que você zera um jogo quando a história principal acaba, e aí tem os opcionais que são multiplayer, side-quests, finais alternativos, essas coisas

  • Micro picture
    chimianopao · 3 anos atrás · 1 ponto

    Se o jogo tem uma campanha, basta terminar ela.
    Jogo de luta se tiver um modo historia, tipo a do mk 9 que tu joga com vários personagens durante ela, considero ela como zerando. Outros como bloody roar 2 que tem um história pra cada personagem, aí considero zerar com todos. Se não tem nada, aí é zerar com todos no modo arcade, mesmo.
    Se o jogo é só de pontuação, já acho inzerável. A não ser que seja recente e tenha troféus. Aí tem que pegar todos.
    MMO: inzerável também.

  • Micro picture
    katsuragi · 3 anos atrás · 1 ponto

    Há diversas formas que um pode vir a considerar um jogo "zerado".
    Finalizado, no caso, é uma forma de se dizer que completou o jogo, mas em sua história principal, disponível de forma normal, no caso.
    Zerado, ao meu ver é, no cado, a forma antiga do termo mais atual, o "platinado". Onde você fez quase tudo (se não tudo) do jogo.
    Mas as vezes é difícil pois, nem toda Platina exige você conseguir e explorar todo canto do jogo, obter todos os itens e assim vai.

    No caso então, zerar/finalizar é quando você finaliza a campanha principal do jogo (ela tendo mais de uma rota ou não) ao menos uma vez e vê o rolar dos créditos.

    O completar de cada pedacinho do jogo, na minha opnião, ainda não tem um termo definido, mas as pessoas que o fazem são chamadas de Complecionista. Eu, como um deles, geralmente só parto para um outro jogo após finalizar tudinho do que estou jogando, isso é ser complecionista. Mas zerar, é o que eu já citei: ver o final e o rolar dos créditos ao menos 1 vez.

    E, a única forma de se "zerar um MMO é conseguir tudo disponíveil nele antes de uma atualização nova, penso eu. XD

  • Micro picture
    zefie · 3 anos atrás · 1 ponto

    MMORPGs como WoW até que dá pra considerar finalizado de algumas formas sim. Aqui na Alva, por exemplo, as expansões e seus respectivos achievements são separados.
    Embora eu considere, no caso do WoW, o simples fato de você passar por uma expansão upando até chegar no conteúdo da próxima como "finalizado" já (afinal, você fez o que precisava naquela e está seguindo adiante). Pegar todos os achievements da expansão = platinar.

Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...