2015-09-01 16:21:38 -0300 2015-09-01 16:21:38 -0300

Comi a sua Mãe !!1!

Single 3140394 featured image

No mundo de jogos multiplayer online, é muito comum encontrar pessoas cada vez mais jovens tendo comportamentos desnecessariamente agressivos. É comum ver crianças de 13 anos pra menos dizendo coisas como "vai dar o cu seu lixo" ou "comi a sua mãe" em partidas amistosas de qualquer jogo competitivo. Nesse post quero analisar um pouco, quais possam ser as causas desse comportamento.

Os jogos hoje estão cada vez mais realistas, e isso significa cada vez mais violência. Quando a violência é glorificada e recompensada, não podemos negar que pode sim deixar uma pessoa temporariamente mais agressiva. Mas eu particularmente acho que isso não seja o suficiente para causar todo esse ódio.

Em minha humilde opinião, o fato está relacionado a dois fenômenos psicológicos que são muito comuns ao ambiente de jogos, a separação em grupos, e a desumanização de pessoas.

"A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística." O ser humano consegue sentir empatia e compaixão, apenas por aquilo que mais se assemelha a ele mesmo, ou a seu comportamento, e quando digo ele mesmo, quero dizer a um ser humano. O multiplayer online separa as pessoas, faz o contato entre elas ser cada vez mais distante, a maioria das pessoas que jogam online, não conhecem umas as outras, e com a possibilidade de se "esconder" atrás de um avatar, só faz com que seja mais difícil sentir empatia pela pessoa do outro lado do teclado.

Em 1968, a professora Jane Elliot fez um experimento com seus alunos. Ela os dividiu em dois grupos : os que tinham olhos azuis, e os que tinham olhos marrons, e disse aos alunos com olhos azuis que eles eram melhores que os alunos com olhos marrons, além de dar vários benefícios a elas por causa da cor de seus olhos. Ao fim do dia, vários alunos haviam se agredido, os alunos de olhos azuis estavam se comportando de maneira racista e agressiva a sala havia se tornado um caos, e isso simplesmente porque as crianças foram separadas em grupos e postas em situações em que tivessem que competir umas com as outras.

O mesmo acontece em partidas online, o mero fato de separar jogadores em grupos, os deixa agressivos e com sede de vitória. Não me entendam mal, adoro jogos competitivos, mas as pessoas precisam aprender que existe uma pessoa do outro lado da tela.

PS : Pra vocês não me chamarem de hipócrita :

https://onedrive.live.com/redir?resid=B36CE08AAFA3D542!55372&authkey=!ACka_nn2oevXt6E&v=3&ithint=photo%2cjpg

HAUAHUAHUA

Concorda comigo ? Discorda ? Então Mete bala nos comentários xD

44
  • Micro picture
    redbomber · over 3 years ago · 2 pontos

    Pois é, ela disse que foi ruim.

    Agora serio, realmente tem muitos que perdem o controle, gritam com quem ta perto se estiverem com raivam acidentes graves é bobagem etc. Mas conheço vários que não, apesar do que jogam ainda são pessoas "normais" (hehehe)

  • Micro picture
    laumiramos · over 3 years ago · 2 pontos

    A internet da essa liberdade que explorar coisas e ter novas experiências e que alguns tomam como "super poderes" e acham que podem fazer o que quer e ser o que na verdade não são.

    Acho que a idade, inexperiência, falta de maturidade também são alguns pontos que casam esses casos de "haters" outro e a sociedade que mostravam valores totalmente distorcidos e que fazem acharem coisas normais e certas, mas, que na verdade são erradas e parece que hoje o egoísmo tem crescido de forma absurda e isso afeta em qualquer coisa que se faça e nos games não é diferente.

    Jogos multiplayers lhe proporciona vários e diferentes tipos de "modos" para você jogar dependendo de como você esteja se sentindo no dia como por exemplo se você está querendo zuar como não tivesse amanhã tem um 4fun, se você está estressado sem muita paciência pode colocar um musica pra escutar e jogar um DM, se está querendo jogar em equipe, mas, nada também serio tem Captura de pontos/bandeira e se quer algo mais serio e que exija mais de você tem os modo competitivo, então não adianta você estar querendo zuar e ir jogar um competitivo isso vai gerar desavenças um modo que exige mais experiência, comunicação e "conversa" entre todos como uma pessoa que quer zuar vai se encaixar, so vai criar estresse entre todos e acabando com os jogo de todos, isso acontece muito principalmente com crianças que se fosse levar em conta a faixa etária mesmo, nem era para estar jogando (claro que tem muitas mlks que se comportam melhor que muitos adultos, tem casos e casos).

    Ai muitos dizem "Ah!mais eu não sabia", acho que não custa nada dar um pesquisada sobre o game ou perguntar, infelizmente hoje em dia muito só querem tudo mastigadinho, fácil e pronto, não querem o mínimo de trabalho ou seja procurar/pesquisar (TEXTO É MUITO GRANDE).

    Mas esses haters tem em todos os jogos não é apenas em jogos de FPS, eu mesmo já deixei de jogar games por conta de pessoas que não sabem jogar ou usam de auxiliares para adquirir vantagens no game. Mas infelizmente acho que isso nunca vai acabar.

    Mas sempre gostei dos jogos de FPS, as vezes paro um tempo e depois volto. Só não continuo jogando sempre por que tem momentos que realmente não da por conta das "criancices" que acabam estressando e não mais divertindo, mas (\(OO)/)

    E como o @avmunico "Antigamente, na minha epoca, cara era um prazer ajudar alguém em um forum, em um chat, hoje se alguém questiona algo, é tido como burro, imbecil, "noob", e assim vai... talvez isso vá além da comunidade online, e se estende no dia-a-dia" Realmente era assim mesmo todo mundo se ajudando, e quanto que vai além da comunidade online , com certeza que sim, infelizmente.

    Só ressaltando parabéns para a equipe, sempre com conteúdo e enquetes legais. ^^

  • Micro picture
    armkng · over 3 years ago · 2 pontos

    falaram tudo...
    o que falta bastante de muitos e respeito, em epocas de locadoras, fale uma coisas dessas com pessoas que nao conheca, e vc levaria um murro nos dentes, fora a surra la fora...e complicado, so o fato de estarem atras de uma tela podem fazer o que quiserem...o nivel de competicao, quero ganhar vou ganhar desse lixo esse cara e um lixo (sim e desta forma se sem virgulas), eles acabam nao demonstrando nenhum repeito com o outro...
    Comecei jogando online na geracao do Pangya para pc, e so pq nao fazia HIO (Hole-In-One) era tido como lixo, noob, nao sabia jogar...olham seu perfil e ja julgam vc como lixo do jogo...
    Jogando PES ou FIFA online, ja me deparei com muitos caras que ao fazer 1x0 comecam a fazer dribles, quer fazer chapeuzinho, carretilha, so que mal sabem que o feitico pode virar contra o feiticeiro...eu sou chato, se pego a bola e toque a la Barcelona Pep Guardiola, o cara nao rela nela, faco 2 gols...e se bobear ainda o terceiro...
    O ruim qdo vc joga online no psvita, FIFA, UMVC3, BBCSEx, BBCP a mesma coisa, o cara perde, o que ele faz? coloca em stand by o vita e a conexao cai...
    E osso...mas fazer o que, jogo por diversao e o que faco...ignoro esses seres...

    Parabens para o dono do artigo, esta show de bola...

  • Micro picture
    avmunico · over 3 years ago · 1 ponto

    Concordo em parte, ja havia lido sobre o estudo dessa professora, mas acredito que hoje em dia, a um exagero da criançada, que se esconde na net, muitos (não todos, não entedam mal), por terem relações ruins na vida real, porque esse comportamento não é só no jogo, é na rede social, é em foruns. Antigamente, na minha epoca, cara era um prazer ajudar alguém em um forum, em um chat, hoje se alguém questiona algo, é tido como burro, imbecil, "noob", e assim vai... talvez isso vá além da comunidade online, e se estende no dia-a-dia... e aproveitando belo texto....

  • Micro picture
    zefie · over 3 years ago · 1 ponto

    Eu sou à favor de desumanizar os adversários num jogo competitivo. Quem joga jogos dessa forma (e o dono do post, como disse que gosta, há de concordar) sente uma imersão bem maior na disputa. A experiência é muito (MUITO) mais intensa quando você está jogando para destruir aquele oponente que você tomou como nêmesis do que jogar na vibe de "yay let's all have a good time". O problema real, ao menos pra mim, são outros dois: comunicação entre adversários (seja áudio ou chat) e não conseguir sair desse "estado de espírito" quando a partida acaba.

    Comunicação entre adversários: esse é um problema TÃO sério num jogo competitivo que, por exemplo, a Blizzard não permite nenhum tipo de comunicação no Hearthstone que não seja mensagens prontas (todas no estilo "yay vamos todos jogar e ser felizes ^_^"). No World of Warcraft nem isso, as facções falam idiomas completamente diferentes, para que não haja nenhum tipo de entendimento.
    Acho esse tipo de isolamento de extrema importância em um jogo em equipes porque (vamos ao segundo motivo):

    Conseguir sair do estado de sede de sangue. Aqui entra principalmente a imaturidade e a péssima personalidade das pessoas que não conseguem separar o que é o seu oponente virtual e o que é o ser humano que está por trás dele. À partir do momento que a partida acaba seu "inimigo" deveria desaparecer, restando apenas pessoas que compartilham o gosto em comum por aquele jogo, mas ao invés disso as pessoas preferem levar para o lado pessoal da coisa (assumindo aqui que não ouve desrespeito nenhum durante o jogo).

    Ainda tem o problema das pessoas terem esse comportamento com os próprios companheiros de time, pela simples arrogância de acharem que são os líderes e que o resto está ali simplesmente para dar apoio ao exército de um homem só. Aqui eu acho que o problema é simplesmente a péssima personalidade/caráter do indivíduo, que deve ser uma merda de ser humano independentemente de ser em jogos ou na vida real (mesma coisa com aqueles que se divertem com a simples provocação alheia, os trolls, vulgo [risca]osfidaputacornoarrombadoquenãosabemjogacomabocacalada[/risca]

    TL;DR desumanizar o seu oponente, quando feito da forma correta, só agrega à experiência. Quando feito errado (grande maioria das vezes) é apenas um instrumento gerador de frustrações.

    2 replies
  • Micro picture
    darth_gama · over 3 years ago · 1 ponto

    Não gosto de jogar online, mas felizmente as pouquíssimas vezes que joguei foi com pessoas bacanas...

  • Micro picture
    contadesativada · over 3 years ago · 1 ponto

    Em parte até que concordo, mas grande parte discordo, pois em jogos como LoL, Call of Duty, e outros jogos free que tenham equipe x equipe, maioria dos jogadores acabam brigando entre si (do mesmo time) do que com o time inimigo, isso por fatos bobos.

    1 reply
  • Micro picture
    armkng · over 3 years ago · 1 ponto

    o fato mais engraçado que eu me deparo e muito quando jogo Tekken, estou em um grupo de Whats App do jogo, e larguei as comunidades de Tekken no facebook pelos tantos xingamentos que tem, fora os desrespeitos...
    Em uma das conversas, quando o cara usa o mesmo golpe ele o chama de "SPAMMER", DAFUQ!!! caraca, como trabalho com informática, o termo para isso é para e-mails ou floods sem fim que um infeliz faz, e eles trouxeram para um jogo...
    se você ganha de seu adversário com golpes repetidos, agarrões, o cara logo começa a te xingar o chamando de "LIXO", "NOOB" e o famoso "SPAMMER"...
    virei para as pessoas falando de um campeonato de Tekken que a PSParty realizou, e o campeão levou o prêmio e o segundo colocado arranjando desculpa e falando que o cara foi SPAMMER...
    É um critério que nem todos admitem e nem saberão fazer com honra..."ADMITIR SUA DERROTA", sim, o que muitos que começam a jogar online, e se deparam com um cara melhor que você, é que quando você perde, "A PESSOA NUNCA ADMITE SUA DERROTA"
    Gera discordia com várias pessoas, e quando você mostra pra pessoa que suas horas e horas de treino diário e dedicação, cai pq o cara usa uma técnica que você nunca espera...ou seja...a técnica dele é melhor que a sua, pronto e acabou...
    Isso eu falo no modo geral em todos os jogos, FPS, Futebol, Luta, Card Game e etc...
    A primeira coisa a admitir quando você entra em uma competição, "É ADMITIR SUA DERROTA", e na próxima vez que se deparar com seu adversário, "APRENDER A RESPEITÁ-LO", pois você nunca saberá quais as técnicas que ele utilizará para vencê-lo...

    Muitos aqui já comentei que jogo FIFA, e não sou um exímio jogador, mas jogo para dar risadas e me divertir...e se deparo com um cara melhor que eu, eu o adiciono, converso com ele, elogio o cara, e chamo para futuros jogos, mesmo sabendo se vou perder ou não...mas quando empato com o cara...rola aquela zoeira sadia do tipo: "PUTA MERDA CARA, ERA SÓ EMPURRAR A BOLA E ERA GOL." e ele chuta e a bola vai pra extratosfera do planeta euhauhueheuheuheu

    Terminando com uma simples palavra e espero que quem leia se conscientize: RESPEITO

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...