• andre_luiz André Luiz Alvares
    2018-11-30 20:26:14 -0200 Thumb picture
  • 2018-10-02 23:19:08 -0300 Thumb picture

    Sobre a pesquisa de streams e o que eu tinha pensado antes...

    Então pessoal, eu geralmente faço a ordem contrária, eu digo o que estou pensando e depois peço opiniões, como geralmente isso não da muito retorno desta vez eu fiz o contrário, então vamos lá.

    Porque eu tenho interesse em streams.

    Na verdade de inicio (um ano atrás mais ou menos) era só porque era o "futuro" do "youtuber", era onde tinha mais chance de crescer e/ou ganhar algum dinheiro, na época comecei com alguns testes pra ver se minha conexão / hardware aguentariam o tranco, e ao mesmo tempo o resultado foi bom e não... 

    Não porque minha conexão não aguentava o tranco, e bom porque um dos testes sem querer foi público, e mesmo jogando um jogo simples de plataforma (Sonic Chaos do Master System) eu tive a possibilidade de interagir com pessoas que entraram na live, e achei a experiência interessante de outra forma.

    Conteúdos Iniciais.

    Minha ideia de conteúdo inicialmente eram, principalmente, gameplay, de jogos como Point'n'Click Adventure (Pela ideia de interação com o chat), e Survivors (Minecraft, Don't Starve, etc...) com um grupo fixo de amigos convidados em um formato de "série", até todos morrerem, ou até cumprir um objetivo pré determinado...

    Meus interesses foram expandindo para a possibilidade de formatos mais podcast para discutir assuntos com amigos, e talvez vlogs e conteúdos mistos relacionados aos meus tópicos de preservação... como meu foco principal são revistas antigas com jogos, poderia fazer vlogs de novas aquisições, discutindo com o chat live,e  talvez misturar um pouco de gameplay dos jogos.

    E claro, jogar jogos que pessoalmente adoro, a maioria platformers, como Donkey Kong, Mega Man, Castlevania, etc...

    Conteúdos "Avançados" que eu tinha vontade de fazer.

    Em principal, Tabletop, seja RPG, Card Games ou Board Games, acho um conteúdo bem interessante, e já assisti alguns, o problema de fazer esse tipo de conteúdo é que é necessário muita organização, equipamento e pratica para ficar realmente bom.

    RPG Sem a prática e organização de jogar num formato para "apresentação" fica simplesmente entediante de se assistir, e Board Games / Tabletop sem a estrutura de câmeras / controle ficam "feios".

    Plataformas e horários.

    Inicialmente eu estava em dúvida entre Twitch e Facebook... Todos elogiam twitch e pessoalmente nos últimos anos Youtube tem sido decepção atrás de decepção para mim... Facebook todos dizem que é uma boa forma de inflar publico atualmente, mas pessoalmente, os canais pequenos que conheço, continuam pequenos, diferente do youtube / twitch que sempre aparece uma galera randômica que estava realmente procurando o jogo.

    Uma vantagem do Twitch pelo que leio é a facilidade de monetizar conteúdo, de inicio nenhuma da dinheiro, e nem se deve contar com isso porque só serve para se decepcionar, mas o youtube é criticado por só oferecer formas de monetização para criadores já grandes, e mesmo assim utilizando os meios oficiais pegar a maior parte dos lucros.

    Em termos de horários, pelo menos de inicio eu provavelmente faria "Quando desse" e depois começar a ver quando o pessoal assiste mais / prefere para se tivesse demanda, poder programar um horário onde fosse melhor para o público.

    Agora vamos a resultados das pesquisas.

    1 - Vocês costumam assistir lives?
    Tivemos quase um entre pessoas que falaram que assistem quando dá / quando é conteúdo interessante. Não tenho necessariamente algo a comentar...

    2 - Caso não assistam lives diretamente, assistem gravações de lives?
    Meio equilibrado entre pessoas que assistem ou não assistem conteúdos gravados. Não tenho necessariamente algo a comentar...

    3 - Qual sua plataforma favorita de live? (Ex. Facebook, Twitch, Youtube).
    A maioria prefere Youtube pela facilidade de acesso, e apesar de não ser minha escolha eu compreendo bem pela estabilidade e facilidade de acesso, por sorte, com o serviço grátis do Restream eu posso fazer stream no twitch e youtube ao mesmo tempo, eu provavelmente vou usar o twitch como plataforma principal em termos de plugins e tals, mas tendo a noção de que boa parte prefere assistir no youtube terei ciência disso na hora dos streams para ficar ligado nos dois chats.

    4 - Que tipos de jogos você prefere assistir em live?
    1 - FPS: Passava longe da minha ideia principal, e provavelmente se fosse jogar em sua maioria seriam FPSs mais retros, e quando comentei isso a galera pareceu reagir bem a ideia de streams de FPSs retro, então é uma possibilidade...
    2 - RPGs: A galera só especificou RPG, e não o estilo tipo J-RPG, Estratégico, Hack & Slash (tipo Diablo), Dungeon Crawler. A questão é, durante um tempo eu pensei em J-RPGs, mas achei que não seria muito legal porque a série ficaria muito grande, e a galera poderia dar spoiler, sendo um dos poucos estilos de jogo que spoiler realmente me irrita. Em termos de algo tipo estratégia eu acho que pode ficar interessante ou entediante. Jogos tipo diablo, principalmente em multiplayer com convidados fixos em formato de série também poderia ser uma boa.
    3 - Adventures: Sim... era uma das minhas ideias iniciais xD
    4 - Survivors: Nem preciso falar xD
    5 - Survival Horrors: Então, isso pode ser um problema porque eu adoro esse tipo de jogo, mas sou legitimamente medroso para joga-los, e provavelmente os horários que terei para jogar eles serão de noite, logo é complicado. Posso tentar algo mas não prometo nada, porque as vezes nem o todo poderoso Pingu na hora de dormir salva...

    5 - Indies: Eu não tinha pensado em indies diretamente, mas com certeza é interessante mesmo que sejam "One offs" para mostrar jogos legais que podem passar despercebidos.
    6 - Lançamentos: Pessoalmente eu dificilmente compro lançamentos, tanto por dificilmente me interessar, quanto por questões monetárias, então a não ser que eu vire estrela da internet e comece a ganhar uma grana, infelizmente esse é um que não devo cobrir.

    5 - Face cam: Gosta, não gosta ou indiferente?
    Eu tenho a cam, mas nem sempre da pra usar, e pessoalmente as vezes eu tenho problema pra configurar câmera, audio e gameplay. Pessoas responderam que acham engraçado com alguns jogos e sim, da mais vida as reações.

    6 - Vocês assistem apenas gameplay em lives, ou curtem outros tipos de live (Vlog / Discussões sobre outros tópicos / Jogos analógicos como card games, board games ou RPG.)?

    Respostas bem divididas entre "assistiria outros videos" e "Só gameplay", então provavelmente vou seguir minhas ideias iniciais.

     E pra finalizar, um resumão de tudo:

    - Os streams devem ser realizados no Youtube e no Twitch simultaneamente. O Facebook deve ficar de fora, a não ser que eu consiga uma boa forma de monetizar (pois multi-stream pro Facebook no Restream é pago).

    - Dias e horários inicialmente serão indefinidos, de acordo com disposição, e dependendo da resposta de quem for acompanhar posso tentar fazer algo mais "programado" / "Fixo".

    - Tipos de jogos: Inicialmente, até eu ter tudo sob controle talvez eu comece com uns "One Offs" de Indies ou séries de jogos que estou bem acostumado e não me incomodo de sempre jogar como Donkey Kongs. Passando para Séries de Point'n'Clicks e/ou FPSs Clássicos. E quando arrumar tudo bem, chamar alguns amigos para fazer RPGs Hack n Slash, Survivors e talvez uns Beat n Ups. Dai vai evoluindo e mudando.

    - Vou tentar configurar o Facecam e usar sempre que possível.

    - Teremos outros conteúdos, mas por serem mais complexos, ficaram para depois que eu pegar a prática.

    Bom galera, é isso ai, obrigado pela colaboração de todos! Espero conseguir iniciar o Streams ainda no mês que vem.

    23
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 7 months ago · 3 pontos

      Kkkkk (o pinguim)

      Só pra constar...lives à noite de gente medrosa"é o que há"!!!

      9 replies
    • Micro picture
      gus_sander · 7 months ago · 2 pontos

      Basicamente, vejo a ideia atual muito boa com relação ao que foi decidido pelo interação aqui no Alva. Jogos indies e clássicos são ótimos por terem uma base de jogadores bem consolidada, então não imagino muitos problemas para com estes.
      Com relação aos jogos de terror, posso dizer que sofro do mesmo kkkk, amo jogos de terror, mas sou medroso, ai complica bastante. Mas até que, apesar de todo o medo, até que seria legal e divertido ver jogar algum game assim. Fica a dica hehe.
      Já no que re refere aos horários, contanto que seja algo frequente, é de boas, não necessitando especificar sempre que for lançar um vídeo novo. Isso pode esperar um pouco mais, ao meu ver.
      Anyway, muito sucesso pro canal cara!! o/

    • Micro picture
      jeffroupinha · 7 months ago · 2 pontos

      Olha rapaz não sei como posso ajudar na sua pesquisa, mas vou dizer o que tem dado errado comigo na minha empreitada tanto no Twitch quanto no youtube:

      Primeiro ponto, é a frequência de transmissão ou postagens:
      eu não tenho regularidade nem dia fixo para fazer ambos, acredito que a baixa exposição ao público faz a audiência ser ruim...

      Segundo: qualidade montanha russa, as vezes crio um conteúdo muito bom e outras é só uma gameplay com áudio meia boca.

      Carisma e identidade, eu sou designer e motion designer, então quase sempre tento abordar coisas técnicas, e não curiosidades e reviews atoa, mas isso atraí pouca gente, então tento colocar algumas coisas diferentes para manter o tráfego do canal no YouTube, já na twitch eu basicamente só jogo.

      Então quanto a lives eu não vou poder te ajudar já que na tt eu não tenho o menor sucesso lá, mas vou tentando manter as lives de gameplay lá para não misturar com o meu canal de youtube focado em design.

      Aposte na qualidade e frequência correta para manter e achar mais público, de resto a sua identidade vai dizer o tamanho do seu público e quem ele é, sendo elel grande ou não. Espero ter ajudado, meus canais são:
      https://www.youtube.com/user/Jefferson77metal/videos
      e https://www.twitch.tv/jeff_roupinha

      2 replies
  • 2018-10-01 10:53:44 -0300 Thumb picture

    Pesquisa para conteúdo.

    Ia fazer um Form no google, mas é fato que absolutamente NINGUÉM responde eles... Quem puder responder:

    1 - Vocês costumam assistir lives?

    2 - Caso não assistam lives diretamente, assistem gravações de lives?

    3 - Qual sua plataforma favorita de live? (Ex. Facebook, Twitch, Youtube).

    4 - Que tipos de jogos você prefere assistir em live?

    5 - Face cam: Gosta, não gosta ou indiferente?

    6 - Vocês assistem apenas gameplay em lives, ou curtem outros tipos de live (Vlog / Discussões sobre outros tópicos / Jogos analógicos como card games, board games ou RPG.)?

    Já tem um tempo que fiz uns testes com live, e achei interessante a interação com os viwers (na verdade na época o teste foi público sem querer, eu estava jogando Sonic no Master System). Mas minha conexão era muito ruim, estou para resolver essa questão e gostaria de tentar de novo. Mas quero ver que tipo de conteúdo o pessoal gosta, para tentar achar um meio termo entre o que eu gosto e o que o pessoal gosta.

    38
    • Micro picture
      joanan_van_dort · 7 months ago · 3 pontos

      Me dá um salve aqui pra eu responder depois, pfv

      4 replies
    • Micro picture
      maomaru · 7 months ago · 2 pontos

      1- Sempre que posso eu assisto.
      2- Dependendo do conteúdo e de quem fez a live assisto sim.
      3- Tenho assistido somente no youtube.
      4- RPG's , alguns FPS.
      5 - Indiferente.
      6- Apenas gameplays.

      1 reply
    • Micro picture
      gus_sander · 7 months ago · 2 pontos

      1 - Não muito frequentemente;
      2 - Raramente, apenas quando estes não possuem mais de 2 horas de duração;
      3 - YouTube;
      4 - FPS, graphic adventure;
      5 - Indiferente;
      6 - gameplays, vlogs, discussões sobre outros tópicos.

      2 replies
  • flaviadecarvalho Flávia de Carvalho
    2018-09-30 16:04:05 -0300 Thumb picture

    BioShock e/ou Deus Ex Human Revolution: pesquisa com vocês! :)

    Medium 589221 3309110367

    Atenção amigos do Rio de Janeiro!

    Como alguns de vocês já sabem, eu sou estudante de doutorado e pesquiso como os jogos falam de saúde. Mas jogo não acontece sozinho, né? Tem que ter alguém jogando para ter sentido. Por isso quero encontrar vocês para bater um papo sobre como viveram isso em BioShock e/ou em Deus Ex: Human Revolution.

    Mas calma, esse bate-papo não tem como objetivo medir conhecimento, nem habilidade para jogar nem fazer qualquer julgamento sobre ninguém. Não tem resposta errada! É para tentar entender a diversidade mesmo. Eu parto do pressuposto de que cada sessão de jogo é única e que os jogos AAA dão abertura para uma diversidade grande de estilos, interpretações, estratégias...

    Quem puder, também pode indicar outra pessoa!

    No final desse mês, estarei no SBGames em Foz do Iguaçu, se alguém que não é do Rio for, vai ser uma ótima oportunidade!

    A única limitação é que, por questões éticas, só posso falar com quem tem 18 anos ou mais :( 

    Criei um formulário aqui para vocês me passarem uma forma de contato e marcarmos um encontro em um lugar público:

    https://goo.gl/forms/GwvCFg68yQ5KQmoT2

    BioShock

    Platform: PC
    4554 Players
    355 Check-ins

    33
    • Micro picture
      gus_sander · 7 months ago · 4 pontos

      Eu infelizmente não posso participar por motivos que o @filipessoa já citou ali em cima. Mas assim como a outra pesquisa, espero que tenha uma ótima experiência a respeito, muito sucesso nessa nova empreitada de projeto de pesquisa!!

      1 reply
    • Micro picture
      lipherus · 7 months ago · 2 pontos

      Repassando aqui. Infelizmente não poderei participar por não cumprir muitos requisitos pra essa pesquisa (eu só passo na questão da idade kkkk) e principalmente pela localização onde moro :-/ Mas não tenho dúvidas de que você conseguirá fazer uma pesquisa super produtiva com a galera daqui. Boa sorte!

      1 reply
    • Micro picture
      flaviadecarvalho · 6 months ago · 2 pontos

      Olá! @rcukierti, @lordsearj, @leandro, @akirarobert, @edufigueiredos, @raxgmr2, @chrnotodd Gostariam de participar desta pesquisa? =)

      2 replies
  • tinahorta Tina
    2017-12-01 04:04:00 -0200 Thumb picture

    Bem-vindo, dezembro!

    Medium 499132 3309110367

    Estava querendo engatar outra ficção, mas preciso estudar! Se bem que, convenhamos... O assunto não é nada chato, rs.

    37
    • Micro picture
      msvalle · over 1 year ago · 1 ponto

      Não imagino estudo mais prazeroso :)

  • riihpeter Richard Rodrigo
    2017-10-24 16:51:25 -0200 Thumb picture
    Post by riihpeter: <p>Quais jogos de luta de antigamente permitia libe

    Quais jogos de luta de antigamente permitia liberar personagens extras por meio do modo arcade? De cabeça eu só consigo lembrar do Tekken.

    Street Fighter V

    Platform: PC
    210 Players
    850 Check-ins

    7
  • tetisamor Tétis
    2017-08-22 21:13:37 -0300 Thumb picture
  • 2017-08-02 17:48:01 -0300 Thumb picture

    10 Tipos de Gamers

    Super competitivo

    Só existe uma forma de se divertir com jogos: vencendo.

    Pelo menos é isso é este tipo de gamer pensa. Se o jogo não tiver algum tipo de forma clara de mostrar que ele pode ser o melhor, não vale a pena jogar.

    E se perder, em geral pede uma melhor de 3, ou de 5, ou de 7, até que possa vencer.

    Sabe-tudo

    O brilho desse gamer está em dizer aos outros como jogar, pois ele mesmo nunca encosta no controle.

    Desde perguntas intrometidas no meio da jogatina até dicas "experientes" que não ajudam em nada, esse tipo de gamer costuma acabar rapidamente com a paciência das pessoas ao redor.

    Old School

    Qualquer coisa além do Nintendo 64 parece heresia para esses gamers.

    Não é somente uma admiração pela geração pixelada, é basicamente um pensamento irrevogável que somente os jogos antigos possuem algum valor real de produção/entretenimento.

    Caçador de troféus

    História? Gráficos? Jogabilidade? Detalhes supérfluos.

    O negócio deste gamer é platinar/zerar/fechar todas as conquistas e segredos que o jogo tiver disponíveis. Mesmo que isso leve a repetir a jogatina por um número infindável de vezes.

    Apostador

    Não importa o jogo, se der pra apostar uma grana, bebida, ingresso pro cinema ou simplesmente algum tipo de prenda, esse é o terreno feliz deste tipo de gamer.

    Essa pessoa tira mais satisfação da aposta em si do que do jogo sendo utilizado para determinar o vencedor.

    Casual

    Esse tipo de gamer só quer relaxar um pouco e clicar alguns botões enquanto matam um pouco do tempo se divertindo com jogos simples e sem muita pretensão além da diversão relaxada e tranquila.

    Hardcore

    Existe vida além dos jogos? Não para este gamer!

    Se envolver com os mínimos detalhes desde a pesquisa para montar um computador tão customizado que daria pra rodar algoritmos da Nasa, até viver e respirar os jogos que costuma jogar, analisando cada nuance, buscando cada mínimo detalhe que o torne um melhor jogador naquilo.

    E é claro, investindo horas intermináveis na jogatina.

    Esportista

    Jogos de vídeo-game = Jogo de futebol

    Jogos de computador = Jogo de futebol

    Esse é o raciocínio de uma categoria de gamers que aparentemente só conhecem Fifa e PES na vida. Vai comprar aquele Playstation 4 Pro? Nossa, deve rodar um Fifa maneiro heim...

    Cheater

    A escória da comunidade gamer.

    Pessoas realmente patéticas que precisam fazer uso de recursos ilegais para se divertirem (ou o que diabos seja que sintam) enquanto jogam.

    Mantenha o máximo de distância desse tipo de gamer e reporte sempre que possível.

    Reclamão

    A culpa das derrotas desse gamer é sempre de algo ou outro alguém.

    Vive para falar que o controle estava ruim, não sabe jogar daquele lado da tela, está sempre com lag na hora do combate ou qualquer outra desculpa constante para justificar seus erros.

    Problemas acontecem com qualquer gamer, mas toda vez que perde? Difícil acreditar.

    ==========================

    E aí!? Se identificou com algum? Deixe nos comentários o perfil no qual você mais se encaixa. Vamos conhecer um pouco mais os gamers da rede Alvanista!

    Fonte: Legião dos Heróis

    53
    • Micro picture
      santosmurilo · over 1 year ago · 4 pontos

      Sou Casual com muito orgulho! <3

    • Micro picture
      natnitro · over 1 year ago · 4 pontos

      Hardcore na veia, especialmente na parte de revirar o jogo de cabeça pra baixo caçando cada detalhe e na do pc... xD

    • Micro picture
      lanzitto · over 1 year ago · 4 pontos

      Que mais tem aqui no Alva são os "trofelistas" , admiro pela vontade de correr atrás até dos troféus mais chatos da face da terra. Já eu sou faço parte de uma categoria que não entrou, os colecionadores, aqueles que compram uma penca de games, mas não joga em 1/4 do que comprou :P

      1 reply
  • tinahorta Tina
    2017-07-26 16:46:53 -0300 Thumb picture

    "The Last of Us" e Universidade

    "Jogos Eletrônicos e as Memórias do Fim do Mundo: reflexões sobre The Last of Us".

    Pessoal, nem todos têm interesse (ou paciência, rs) de ler pesquisas acadêmicas. Mas pretendo seguir carreira na área e estou dando os primeiros passos. Já comentei em postagens anteriores sobre a minha pesquisa e hoje posso, enfim, compartilhar o link da dissertação. Quem sabe no futuro não poderei ter a oportunidade de lançar um livro com uma linguagem mais fluida...?! Pelo menos plantando minhas sementes eu estou, rs. Quem quiser se arriscar, seria bem interessante ter a opinião. Não dá para falar de jogos sem dialogar com jogadores; aqui no caso a pesquisa já está feita, mas a intenção é dar continuidade. Quem se interessar, mas não quiser ler tudo, tranquilo. Não diminui a experiência o fato de ter retorno apenas de um capítulo ou outro. =}

    ;-) Marcando que sinalizou interesse antes: @marcusmatheus, @darlanfagundes!

    The Last of Us Remastered

    Platform: Playstation 4
    3324 Players
    671 Check-ins

    53
    • Micro picture
      typhonite · over 1 year ago · 3 pontos

      Maneiro! Baixei aqui pra ler com calma depois
      Me marca nas próximas :)

      2 replies
    • Micro picture
      xualexandre · over 1 year ago · 3 pontos

      Opa, sobrando tempo vou ver, e pode me marcar nesses posts, que to sempre lendo uns artigos pra ter umas ideias tb

      1 reply
    • Micro picture
      johnny_bress · over 1 year ago · 3 pontos

      muito interessante esse texto, li apenas as duas primeiras paginas, mas ja vi que é algo muito interessante, mandei o link pra minha ex-professora de sociologia e filosofia

      1 reply
  • tinahorta Tina
    2017-03-25 00:04:26 -0300 Thumb picture
    Post by tinahorta: <p>"Jogos Eletrônicos e as Memórias do Fim do Mundo

    "Jogos Eletrônicos e as Memórias do Fim do Mundo: reflexões sobre The Last of Us".

    Em breve compartilharei o link da minha pesquisa com os interessados em leitura acadêmica. Tenho apenas que passar por uns processos burocráticos. Feliz por ter terminado minha dissertação e ser aprovada. A banca foi no último dia 23 e correu tudo bem (achei que fosse morrer de ansiedade, rs). Foram dois anos bem interessantes na Escola de Belas Artes. Com direito a organização de seminário, intervenção artística, disciplinas teóricas e práticas, estágio docente, produção de videoarte de colega de curso, feitura de uma dissertação com capa artesanal. Está legal falar de jogos na universidade. Ainda mais, no caso, falar de um jogo tão especial para mim. Minha intenção é dar continuidade. =]

    The Last of Us Remastered

    Platform: Playstation 4
    3324 Players
    671 Check-ins

    36

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...