No ano passado eu fiz vários posts da minha jogatina definitiva de Skyrim na qual eu estava buscando os 100% do jogo, explorando cada Dungeon, Aprendendo cada Palavra, feitiço e efeitos e fazendo cada Quest e durante essa busca eu percebi que a satisfação de completar foi caindo junto com a diversão medida que eu me aproximava dos 100% de conclusão (sons de nórdico triste), chegou ao ponto de toda tarefa parecer uma obrigação e eu me via cada vez mais tentando fazer tudo mais e mais rápido para 'me livrar logo daquilo' isso tudo vai diretamente contra a intenção de se jogar que sempre deveria ser diversão.

Mapa
O mapa de skyrim possui aproximadamente 414 lugares entre o mapa normal e a ilha de solstheim da DLC Dragonborn.O jogo também contém um bom tanto de lugares não marcados no mapa, acampamentos de bandidos, pequenas ruínas sem areas internas, baús do tesouro que só aparecem depois de encontrar o seu mapa e para completar de fato tem que achar tudo, o que pode ser um pouco difícil e demandar mais pesquisa do que gameplay.

No caso das 414 marcadas é fácil fazer uma checklist e ir limpando uma a uma, fazendo suas quests internas e coletando seus itens únicos, porém como os assets usados na criação do jogo e seus layouts de dungeon não são tão variados (sem falar nos inimigos) não demora muito pro processo se tornar repetitivo e enjoativo, os tesouros que no começo da jogatina te deixariam animado, agora é só mais um para uma pilha, Encontrou uma safira? um diamante? ah que bom coloca lá na pilha da sua base junto com os outros 50 ou vende para o Lucan lá no Riverwood trader, ou la no belethor por 200 septins para adicionar na sua fortuna de 500.000. Depois de um tempo o dinheiro conquistado já não tem mais utilidade e fica mais parecendo que se está jogando algo como Adventure Capitalist. Armas e armaduras que dropam dos inimigos já não batem mais a força das suas e acabam virando só mais itens que pesam no inventário e não tem utilidade se não vender ou fazer uma pilha (tipo de queijos, mas isso é totalmente valido).

Quests e Itens únicos
- Quantas quests tem Skyrim?
- Sim.
Ou elaborando um pouco mais:
Muita gente acha que as quests em Skyrim são infinitas(assim sonha o Todd), mas na verdade são aproximadamente 18 principais, 146 de facções (entre principais, sides, terciária não marcadas e Radiant pelo menos 1 vez), 14 ou 15 da guerra civil(depende do lado), 27 de itens Daédriocos, 26 quests de Dungeons (que vc pega ao entrar na Dungeon), 298 Sides e terciárias únicas. Ou seja Skyrim tem aproximadamente 530 quests no total. A crença de que as quest de skyrim são infinitas vem por duas razões.
1- São muitas (Big Brain).Muitos NPCs tem quests, lugares em que entramos, dungeons literalmente tem vezes que chegamos em uma cidade e do nada:
(É eu sei som errado, mas não achei o de começar quest, fingi que é o de começar.)
e uma nova quest começa.
2- Sistema Radiant - Basicamente algumas quests terciárias podem ser repetidas, porém o jogo não quer te dar essa impressão, então ele randomiza um pouco as coisas pra você. Por exemplo
Quest 1:
Recuperar Anel Mágico de Nazemm em Cloud District Black Grove.
Quest 2:
Recuperar a Espada de Bjor em White Fang Cavern
Percebe a semelhança? ele randomiza quem, onde e o que recuperar, ou o que matar, quase como um gerador randômico de nomes combinando duas listas.

Já os itens únicos são por volta de 179 isso incluindo já os 15 artefatos (são 16, mas só se pode pegar 15 sem cheats) daédricos e as mascaras dos Dragon Priests.
Eu sempre adorei coletar itens e fazer coleções, então pra mim a busca pelas mascaras foi bem legal e desafiador porque a criatura que está usando essa mascara é um dos inimigos mais fortes do jogo. A caça aos artefatos daédricos tem algumas das quests mais legais do jogo então com certeza valeu bem a pena.
Já os outros artefatos é bem variado,alguns tem uma história de fundo legal, como era a arma da sorte de alguém que você salvou já outros são por exemplo só um arco de caça com um nome diferente e um encantamento, ou espada de ferro com o nome do NPC que te deu/ era dono, ou seja coletar todos esses e controlar qual eu tinha ou não coletado foi algo extremamente chato e maçante de se fazer.
SHOUTS!
Shouts são justamente o que fez falta em ESO e um ponto bem legal em skyrim, mas por experiencia própria e um bom tempo gasto no sub reddit do jogo, não é todo mundo que usa, uma pena pq um 'become ethereal' pode deixar você imune a quedas, ou um fus - ro - dah na situação certa pode resultar nos inimigos caindo do penhasco gritando assim:
No total temos 27 shouts, cada um composto de 3 palavras então temos que aprender um total de 81 palavras, alguns desses shouts vem pela história, outros já pegamos com as 3 palavras, mas a maioria demanda muita caminhada pela taiga e algumas caças a dragões.
Coletar os shouts foi algo bem divertido até certo ponto, com o tempo eu me acostumei muito a usar uma seleção de 5 deles, então o resto acabava ficando lá pegando pó figurativo e só me servindo em situações extremamente especificas, como por exemplo o 'become ethereal' que ajuda a passar por armadilhas ou cair de lugares altos.

Efeitos de alquimia, Magias e Encantamentos
Sendo bem direto são 54 encantamentos diferentes, entre o que pode ser aplicado em armas, armaduras e joias, 371 efeitos pra se aprender em aproximadamente 93 ingredientes, 92 Magias, sendo que as de nivel mestre só são desbloqueadas após uma quest que só é acessivel depois de chegarmos a 100 na skill de uma das 5 escolas, ou seja pra ter todas tem que ter 100 em todas essas skills.
Esse objetivo já é bem de carater completinist mesmo, não tem porque você querer todos os efeitos e todos os encatamentos, o processo pode ser adiantado se você pegar o perk de alquimia que te mostra todos os efeitos de um ingrediente ao consumir ele e foi exatamente o que eu fiz, já os encatamentos demanda que você destrua um item para aprender seu encantamento, então eu trazia todos os itens encatados que achava nas aventuras até uma mesa pra ver se eu não tinha algum antes de vender o resto, como da pra imaginar é um processo meio grindioso e depende muito de sorte em alguns casos.

As magias é parecido, no geral quando você cria um mago um foco em uma skill é escolhido e as outras se tornam algo um tanto secundário. As magias nos favoritos ajudam, mas ficar trocando toda hora deixa o jogo lento então é melhor escolher algumas e usar mais elas. Chegar ao 100 em todas as 5 escolas de magia é um Grind (Com G maiúsculo), eu me vi por várias vezes deixando um inimigo mais fraco ficar me atacando e só segundando o botão de regenerar vida, ou usando uma magia de destruição junto com cura no inimigo pra subir os 2, conjurando armas repetidamente e por ai vai. Por mais que você use uma mágia dificilmente vai bater os 100 de técnica sem um tanto de grind (com excessão de destruição).

Bom essa minha jogatina de Skyrim durou algo em torno de 200h, meu personagem ficou no level 96 com várias skills no 100. Como eu estava em uma época onde estava deixando meu emprego e eu usava o notebook do trabalho para deixar a checklist aberta enquanto jogava eu acabei perdendo o arquivo na hora de devolver o netebook, então agora seu quisesse continuar eu teria que abrir meu save e checar item a item da lista....

É acho que ta na hora de parar né, eu já não estava mais me divertindo e isso vai demandar um trabalho extenso, quem sabe um dia.
No final eu acredito pelo que vi nas planilha um pouco antes dela estar perdida para sempre que na parte de mapas eu completei 95%, na parte de Shouts 95%, nos itens unicos 90%, nas quests 92%.
De um ponto de vista bem otimista foi muito bom isso ter acontecido, pois Skyrim é um dos meus jogos favoritos e estar jogando algo que se gosta tanto e não aproveitar não é o normal, as vezes percebo que quando jogamos focando demais em conquistas ou em completar 100% ou até mesmo nos desafiando a dificuldades maiores, não usar recursos da emulação como save state ou rewind, acabamos não curtindo tanto quanto de só estivéssemos jogando por diversão, claro que tem diversos perfil de jogadores e desafio é algo importante, mas se deixa se divertido tem algo muito errado.
Ao meu ver o design de alguns jogos não é feito para isso, para os 100% . Skyrim pode ser muito mais divertido jogando por várias vezes, tomando caminhos diferentes, escolhendo guildas diferentes, explorando regiões destintas do mapa, fazendo o lendário arqueiro furtivo, ou o mago implacável, ao invés de simplesmente fazer tudo de uma vez só e ser o Harbinger/Guild Master/ Archmage/ Listener/Dragonborn/ Campeão de todos os Daedra/ Milionário/ Heroi da guerra civil/ Explorador/Thane dos 9 holds/ Apreciador de queijos/Caçador de dragões/ Ladrão de Sweetrolls/ Magnata imobiliario/ Caçador de vampiros/ Ex-Vampiro/ Friend Zone de Vampiro/Leitor Avido/ Witcher/ Bardo/ Fazendeiro/ Alpinista hipista. Isso quebra completamente a imersão do jogo, e faz com que as conquistas de se derrotar um inimigo forte, ou conseguir um item raro acabem ficando ofuscadas pelo sucesso já adquirido.

Resumindo.
Skyrim é um jogo enorme cheio de coisa pra se fazer (isso sem mods), e por isso fazer 100% dele parece uma conquista muito dahora pra se ter no seu curriculo gamer e uma ótima forma de se começar conversas....

(Isso quando não falam que Darksouls é melhor srsrrs)
mas na realidade acaba sendo um processo, longo, repetitivo e tedioso e que como jogador de longa data desse jogo eu não recomendo, ele realmente não tem muito conteudo pra um end end end game. Jogar deveria ser sempre algo divertido, a partir do momento que se torna uma tarefa, uma obrigação para alcançar aquele objetivo em especifico e deixa de te dar prazer e diversão, ta na hora de dar uma parada.
Os numero que usei nessa postagem vem direto da checklist que arrumei no Reddit, suas informações são baseadas nessa wikia aqui https://en.uesp.net/wiki/Main_Page , que contem ótimas informações sobre o o jogo, mas pode ser que eu tenha cometido algum erro de contagem então considere uma pequena margem de erro ai de 5% blz
Bom então é isso, fiquem a vontade pra discordar (ou não) de mim e dizer o quanto ficar putasso com jogo é dahora, ou que quanto mais repetitivo uma tarefa melhor srrsrsrsr
é porque é uma armadura de verdade, e não fantasia de sex shop, hahaha!
Eu to pensando muito em jogar esse jogo algum dia. Gosto muito de star wars e dizem que a historia do kotor é melhor ate que a dos filmes.
Salvo engano, a galera que criou este jogo (ou pelo menos uma parte dela) também criou o Dragon Age Origins.