2019-01-26 21:00:23 -0200 2019-01-26 21:00:23 -0200

Anthem será um fracasso?

Single 3700170 featured image

Apesar do título da postagem ser uma interrogação, muito se é falado do aguardadíssimo Anthem. A mais nova IP da EA/BioWare foi anunciada na E3 de 2017 como uma proposta diferenciada e promissora, arrancando elogios por parte da mídia e do público em geral. O jogo em si está previsto para sair em 22 de Fevereiro de 2019, porém, depois de sua demo ser disponibilizada esses dias atrás, me pareceu que tudo o que foi mostrado na E3 não é bem o que parece.

Não me entendam mal, pode até ser meio pessimista da minha parte acreditar que a nova proposta de Anthem seja um projeto falho, mas uma coisa que posso afirmar com toda a certeza é que essa demonstração foi no mínimo desastrosa. Vou relacionar alguns pontos:


- Jogabilidade:

Apesar de ter controles bem intuitivos, é notável que a performance  do jogo é grandemente afetada pela constante queda de FPS. Explosões, troca de tiros e vários outros elementos fazem com que o jogo sofra com sucessivos FPS drops. Creio que para um Shooter, ter uma frame rate estável é quase que algo obrigatório para uma experiência satisfatória. A forma que as javelins (armaduras) se comportam é interessante, em contra partida, mais uma vez a frame rate é comprometida durante o voo rasante ou em investidas de ataques. O combate corpo-a-corpo é quase inexistente (aqui eu não posso exigir muito de um TPS) basicamente um ataque com delay para o próximo ataque, mas com uma movimentação bem confusa. Loadings são constantes e demorados fazendo você esperar até mesmo mais de 2 minutos. O netcode  da demo também é terrível! Você pode ter que esperar muito até conseguir se conectar nos servidores e tenha certeza que essa lentidão não é sua internet, já que minha net é de 15MB, sendo satisfatória para jogatinas online.

- Gráficos:

O downgrade é facilmente notado em comparação ao que foi mostrado na E3. Isso tem se tornado um problema crítico praticamente bem comum da indústria, tendo como principal "pico inicial" na vergonhosa performance de Watch Dogs em sua versão final em comparativo com a E3 de 2012. 

Algumas paisagens são bonitas (principalmente as abertas), Mas muito, muito longe do que foi mostrado na pré-demo. Cenários fechados ou com pouca iluminação demonstra bem que essa beta não foi polida o suficiente, principalmente no que diz a respeito das texturas do inimigos, vegetação e iluminação. A água está bem detalhada e bonita, na verdade foi a única coisa que graficamente me agradou. Eu particularmente espero que a BioWare conserte esse problema, caso o contrário, será um critério forte para baixas avaliações futuras no produto final.

- Lore/Enredo/Personagens

Esse tópico eu não irei cobrar muito. De fato em uma demonstração, nenhuma empresa iria revelar coisas importantes ou relevantes para a compreensão da lore do jogo. Porém, um ponto que pode ser com toda certeza avaliado em uma demo, é a forma que os NPC interage com seu personagem. Eu honestamente não gostei do processo em que esse aspecto flui no jogo! Parece muito genérico, com conversas genéricas dizendo que você deve ir do ponto "A" para o ponto "B''. Eles não possuem uma boa apresentação, não possuem design interessante ou até mesmo intrigante (a HUD também colabora com isso, não sendo nada intuitiva). A sensação que passa é que eles foram feitos para ser o perfil daqueles NPCs sem vida de RPGs genéricos e massivos. Nada do enredo foi mostrado na demo e muito menos de sua "lore base"(o que é compreensível) criando-se muitos questionamentos da comunidade e fomentando algumas teorias que só serão (ou não) devidamente sanadas no lançamento do título para o próximo mês, nesse aspecto eles acertaram em cheio.

- Conclusão da demo e a expectativa:

A demo foi decepcionante para mim. Eu acredito firmemente que muitas pessoas poderão se agradar de Anthem (em especial os que curtem jogos como Halo e Destiny). Ela não é satisfatória no ponto de vista de marketing, que é o principal proposito de qualquer demo, seja para qualquer produto no mercado. A falta de polimento, problemas sérios de frame rate, netcode ruim e falta de personagens carismáticos me fazem recuar e desistir da futura aquisição para esse título (caso o produto final permaneça dessa forma). O hype da E3 de 2017 foi convertida em uma experiência triste, frustrante e muito abaixo das expectativas iniciais. Agora só nos resta esperar e aguardar como será as reviews da "crítica especializada" no lançamento do jogo, só espero que tudo seja amplamente corrigido por parte da produtora, caso o contrário, teremos um fracasso iminente.

Anthem

Platform: Playstation 4
67 Players
11 Check-ins

35
  • Micro picture
    batatadark · 3 months ago · 2 pontos

    Depende vai seguir mesmo passo e destiny 2 e the division deve vender mais ou menos igual , eu achei um jogo mediano e voce ?

    1 reply
  • Micro picture
    _gustavo · 3 months ago · 3 pontos

    Eu acho q vai ter sua parcela de jogadores no inicio, e como todo jogo do estilo, esfriar depois do primeiro mes de lançamento

    1 reply
  • Micro picture
    danilodlaker · 3 months ago · 2 pontos

    Por ser uma demo eu relevei a questão da queda de FPS, mas o jogo ainda não me conquistou e não pretendo compra-lo tão cedo, esperava algo mais dele.

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 3 months ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    mbizonsp · 3 months ago · 1 ponto

    No x a experiência foi extremamente satisfatória, gráficos lindos, gameplay fluido e fps estáveis

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 3 months ago · 2 pontos

    Eu to sem hype nenhum...certamente irei gostar.

    1 reply
  • Micro picture
    santosmurilo · 3 months ago · 2 pontos

    Eu não consegui jogar esse jogo nenhuma vez! Tanto no beta privado, como na demo VIP. Eu nunca consigo iniciar a sessão!

    2 replies
  • Micro picture
    muser · 3 months ago · 2 pontos

    Depende, boto fé no jogo mas aquela demo deles foi outra coisa ruim pro mundo dos games esse ano.

    1 reply
  • Blank user
    sueijiro · 3 months ago · -1 pontos

    Vendo jogos em mídia digital compartilhada!

  • Micro picture
    sarvazak · 3 months ago · 2 pontos

    Como sempre, depende da reação inicial ao Game final, que pode ou não (ser ruim), Caso seja ruim(dado os fatos citados acima no texto) talvez possa ser recuperada ao longo do tempo, caso o game construa uma solida comunidade de jogadores, mas nesta hipótese pra isso acontecer como sempre terá de ter muito trabalho e dedicação da Dev.

    1 reply
  • Micro picture
    graves_lord · 3 months ago · 1 ponto

    Eu comprei na pré venda e nesse fds estou jogando o beta, eu curti o game... Mas claro focando em jogar com amigos

  • Micro picture
    thejosephkorso · about 21 hours ago · 2 pontos

    Bioware se tornou sinônimo de fracasso, infelizmente. Depois de Andromeda perdeu completamente os pontos comigo.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...