2017-01-29 18:28:20 -0200 2017-01-29 18:28:20 -0200

[Álbuns] #3 - In Rock (Deep Purple)

E para combinar com um domingo tranquilo, o disco de hoje é uma porrada, Deep Purple com In Rock.

Deep Purple In Rock é o quarto álbum de estúdio lançado por essa banda britânica de hard rock, sendo o disco que marcou a estreia da segunda e mais bem sucedida formação da banda, conhecida como "Mark II".

                                                   ----------------\\---------------

Ficha Técnica

Lançamento: Junho de 1970

Gravação: Agosto de 1969 - Maio de 1970

Gênero: Hard Rock

Duração: 41:46

Gravadora: Harvest (UK), Warner Bros. Records (US)

Produção: Deep Purple, Roger Glover

                                                  ----------------\\---------------

História

A banda foi formada em 1968 pelo guitarrista Ritchie Blackmore e pelo tecladista Jon Lord, que chamaram o baterista Ian Paice, o baixista Nick Simper e o vocalista Rod Evans, e que tinha uma sonoridade mais próxima ao R&B dos anos 60.

Entretanto tudo muda quando eles conhecem o Led Zeppelin, onde Blackmore se identifica com a sonoridade mais pesada e decide fazer algo parecido. Mas para isso, ele iria precisar de um vocalista com uma maior potência vocal, despedindo assim o vocalista e também o baixista, e chamando Ian fucking Gillan para os vocais e Roger Glover para o baixo.

Antes do In Rock, eles ainda gravam um disco com a Royal Philharmonic Orchestra chamado Concerto for Group & Orchestra, feito inédito na época. 

Mas só no ano seguinte, com o lançamento desse álbum, que os cinco músicos mostraram todo o estrondoso potencial em seus instrumentos, criando um som novo, único e influente.

                                                   ----------------\\---------------

Capa

A capa é uma releitura da famosa escultura do Monte Rushmore, localizada próxima a Keystone, Dakota do Sul, nos Estados Unidos. Ao invés dos quatro antigos presidentes americanos George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, há os cinco membros da banda.

                                                         --------------\\---------------

Músicas

O disco já começa com um soco no ouvido, Speed King, uma das minhas favoritas, já emendando com outra música excelente, Bloodsucker. O lado A ainda termina com um grande clássico da banda, Child In Time, onde Gillan mostra seu alto alcance vocal e Jon Lord mostra sua influência por música clássica, arrasando nos teclados.

1. Speed King (5:53)

2. Bloodsucker (4:13)

3. Child In Time (10:13) (Que coisa linda)

"Sweet child in time you'll see the line / The line that's drawn between the good and the bad"

Apesar de um pouco mais fraco (na minha opinião) que o lado A, o lado B tem outras quatro músicas ótimas: Flight of the Rat; Into the Fire, que é  minha favorita; Living Wreck com vocais mais melódicos; e terminando com Hard Lovin' Man.

4. Flight Of The Rat (7:55)

5. Into The Fire (3:29) (Tenho a impressão que todo mundo nesse vídeo está meio chapado kkkk)

6. Living Wreck (4:32)

7. Hard Lovin' Man (7:11)

O disco foi relançado em 1995 e, além de versões alternativas e outtakes, têm um famoso single que foi lançado na mesma época do lançamento original, Black Night.

                                                ----------------\\---------------

Então é isso.

Fiquem com esse clássico do hard rock, meu disco favorito de uma das três principais bandas que influenciaram o surgimento do heavy metal.

Uma obra prima feita por cinco caras lembrados como mestres no que faziam (alguns ainda fazem). Extremamente recomendado!! Essencial.

Rest In Peace mestre Jon Lord, um dos caras que mais me influenciaram a tocar teclado.

Abraços.

21
  • Micro picture
    igor_park · about 2 years ago · 2 pontos

    Tá aí uma banda que merecia minha atenção, mas nunca parei para ouvir sério, eu até ouvi algumas músicas com David Coverdale e Gleen Hughes e viajei no som, eu amo melodias vocais, e curto demais bandas com mais de um vocalista e com melodias vocais fodas tipo Alice in Chains, essa fase do cantor original nunca ouvi nada ,só smoke on the water que você escuta até sem querer kkkk.

    3 replies
  • Micro picture
    onai_onai · about 2 years ago · 2 pontos

    Uma das minhas bandas favoritas, mas ainda não cheguei a ouvir a discografia completa.

    3 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...