2017-01-08 15:28:00 -0200 2017-01-08 15:28:00 -0200

[Séries] #1 - A Química do Mal

Iniciando no mundo das séries, aqui farei simples análises, resumos e indicações de séries de TV. Infelizmente, esse será o tipo de post com a menor frequência, afinal, de todos os temas que serão abordados aqui, as séries são as que mais demandam tempo para serem assistidas e estudadas. 

E para inaugurar vamos revisitar uma da maiores e mais famosas séries da história, nosso tão querido Breaking Bad. E por que ela? Porque, acreditem ou não, acabei de terminar de assisti-la pela primeira vez essa semana,  e acho que seria um bom começo (apesar da responsabilidade).

Então vamos lá. (Sem spoilers)

Breaking Bad é uma série de drama estadunidense criada e produzida por Vince Gilligan, tendo sido exibida originalmente pelo canal AMC de 2008 a 2013, com um total de 5 temporadas e 62 episódios.

A série se passa em Albuquerque, Novo México, e gira em torno das escolhas de seu protagonista, as quais o levam a uma intensa, dolorosa e inevitável transformação.

Amplamente considerada como uma das melhores séries da história, ao seu final, foi um dos programas da televisão a cabo mais assistidos nos Estados Unidos, recebendo inúmeros prêmios, incluindo dezesseis Primetime Emmy Awards, oito Satellite Awards, dois Globos de Ouro e um Prêmio Escolha Popular. Em 2014, entrou para o Livro dos Recordes como o seriado mais bem avaliado de todos os tempos pela crítica.

                                                     --------------//---------------

Sinopse

O protagonista é Walter Hartwell White (Bryan Cranston), um brilhante químico que dá aulas em uma escola secundária e trabalha em um lava-jato para sustentar a família. Sua esposa, Skyler White (Anna Gunn), está grávida e seu filho, Walter White Júnior (RJ Mitte), possui paralisia cerebral.

Tudo se complica quando Walter recebe o diagnóstico de um câncer pulmonar com poucas chances de cura, o fazendo tomar uma decisão drástica para conseguir dinheiro em pouco tempo: usar seus conhecimentos para fabricar a droga sintética metanfetamina. Assim, se junta a seu ex-aluno, viciado e pequeno traficante Jesse Pinkman (Aaron Paul) para enfrentar os desafios dessa segunda vida, incluindo o fato de seu cunhado, Hank Schrader (Dean Norris), ser um importante agente do Departamento de Narcóticos da região.

                                                      --------------//---------------

Desenvolvimento

Quando comecei a série, tive aquela sensação de que o problema que move o enredo poderia ser logo resolvido, que não necessitaria de cinco temporadas. Felizmente, eu estava muito enganada, e o enredo se desenvolve muito bem e fluentemente durante toda a série, com os vários altos e baixos que mantém a trama interessante.

Entretanto, já ouvi de algumas pessoas que a segunda temporada é um pouco mais fraca que as demais. Eu concordo em partes, pois acho que ela tem um ritmo menos frenético, mas ainda é bem interessante (principalmente pelo mistério mostrado nas introduções e a tentativa de descobrir o que ele representa), além de ser bem importante para o desenvolvimento dos personagens, em especial o Jesse.

No fim das contas, você percebe como todos os personagens principais têm a personalidade muito bem marcada e construída, nos fazendo compreender e nos relacionar com cada um deles. Além de que, quase nada na série acontece em vão, tudo gera uma consequência. 

                                                   --------------//---------------

Trilha Sonora

Há poucos nomes grandes entre as músicas utilizadas na série, mas isso não diminuiu nem um pouco a qualidade da trilha sonora. As músicas são excelentes e casam muito bem com as cenas, muitas vezes não só instrumentalmente mas também nas letras, que costumam descrever ou se relacionar com o que está acontecendo naquele momento.

                                                    --------------//---------------

Direção de Arte e Fotografia

E por último, mas não menos importante, uma categoria que para algumas pessoas pode ser "muito técnico", mas se tratando de Breaking Bad é essencial falar sobre, o visual de toda a série. Isso era algo que eu desconhecia tamanho detalhamento, e após assistir e perceber toda essa construção, pude entender o porquê dessa ser considerada uma das melhores séries da história.

O criador, Vince Gilligan, foi bem detalhista e cuidadoso com todo o visual, de objetos dos cenários, ângulos de câmera, cores e sombras, praticamente tudo tem um significado. Depois de assisti-lo a primeira vez, dá vontade de recomeçar tudo para ir à procura de referências (a acontecimentos passados e futuros) e significados por trás de cada coisa.

Algo que é amplamente utilizado na série é o emprego da teoria das cores, principalmente nas roupas dos personagens. Verde algumas vezes representa ganância, amarelo uma situação de alerta, vermelho em uma cena violenta, azul um sentimento de tristeza, e assim por diante...

Dando um exemplo melhor explicado, temos o uso do preto e do branco representando dualidade em cenas, onde pessoas com roupas claras e outras com roupas escuras estariam em uma espécie de "oposição".

ttp://www.swiftfilm.com/wp-content/uploads/2013/0...

http://dl9fvu4r30qs1.cloudfront.net/df/e0/1e7bd0f3...

(As outras duas imagens coloquei apenas o link pois elas são da 5ª temporada)

                                                     --------------//---------------

Conclusão

Posso dizer, como uma pessoa que subestimava a série antes de assisti-la, que ela merece toda a inegável fama e reconhecimento que possui. Mesmo quatro anos após seu término, se você nunca assistiu Breaking Bad, assista. Agora! (rsrs)

                                                        --------------//---------------

Sou ruim com conclusões então... É isso. Sei que o texto ficou grande, mas é que ainda estou pegando jeito em fazer coisas mais resumidas. Apesar de que pra começar com BB, não podia ser pouca coisa haha.

Ahh... Estou com algumas séries para assistir, mas também estou aceitando sugestões (de preferência algo com poucos episódios pf).

Abraços.

27
  • Micro picture
    ogawara · over 2 years ago · 3 pontos

    Ótima série.

  • Micro picture
    douglascruz19 · over 2 years ago · 2 pontos

    Ótimo texto, eu comecei a assistir a série mas parei ainda na primeira temporada, com certeza ainda voltarei. Também tem o spinoff dela, Better Call Saul, que eu também preciso voltar. As vezes falta tempo pra tanta série boa!

    8 replies
  • Micro picture
    manoelnsn · over 2 years ago · 2 pontos

    Breaking Bad eu achei mediana... A técnica dela é excelente, mas a história anda bem devagar e a relação de WW com Pinkman é uma das coisas mais artificiais que já vi em um seriado. Ainda assim não é uma opção ruim.

    4 replies
  • Micro picture
    riki_samejima · over 2 years ago · 2 pontos

    Tá na minha lista, mas com uma porrada de outras séries na frente, não sei quando vou chegar a assistir isso...

    5 replies
  • Micro picture
    axlrage · over 2 years ago · 2 pontos

    B.B é aquela série que tu começa olhando por não ter encontrado outra que chame atenção no atual momento, depois de alguns episódios, simplesmente tu "devora" ela mais e mais, e o final é o grande prêmio, não podia ser melhor, recomendo, porém, não pare na metade e se parar, não pare por muito tempo, tem certos detalhes que se tu perder, vai ficar boiando em alguns episódios e até mesmo vai perder o sentido nos próximos.

    2 replies
  • Micro picture
    santz · over 2 years ago · 2 pontos

    Na boa, eu achei a série bem fraca pelo que todos falavam. Parecia que eu estava assistindo a uma novela, com muito episódios de acontecimentos pouco relevantes. A temporada que mais curti foi a última, e só o finalzinho mesmo.

    3 replies
  • Micro picture
    onai_onai · over 2 years ago · 2 pontos

    Boa dica! Eu não conheço quase nada de séries.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...