2015-08-10 12:09:54 -0300 2015-08-10 12:09:54 -0300
sophos Sophos

Repeteco - Kremilings são da Rare ou da Nintendo?

Single 3087092 featured image

A ausência dos Kremilings nos jogos Donkey Kong Country Returns eDonkey Kong Country Tropical Freeze gerou uma série de desentendimento e rumores sobre a possibilidade - que acabou se tornando certeza para alguns - dos simpáticos vilões originais da série Donkey Kong Country não serem mais da Nintendo.

Além da troca de vilões da serie os boatos foram alimentados por declarações de ex-funcionários da Rare que revelaram que os personagens foram criados antes de DKC, para um jogo da própria Rare (sabe-se hoje que fariam parte de um novo Battletoads) e que acabaram sendo incorporados ao jogo DKC em decorrencia da proximidade entre Rare e Nintendo.

Como todos sabem com o fim da parceria entre Rare, que foi vendida para a Microsoft, e Nintendo as IPs criadas pela rare passariam a ser propriedade da Rare (como Killer Instinct, Banjo-Kazooie, Conkers e Battletoads) e as IPs que já eram da Nintendo mas que tiveram jogos feitos pela Rare voltariam para as mãos da Nintendo (como o próprio Donkey Kong, criado pela nintendo na decada de 1980).

Pensando nisso eu escrevi esse pequeno texto que busca por fim a questão em definitivo e mostrar que os personagens são sim da Nintendo.

Caso os personagens fossem da Rare após a venda em 2002 eles não deveriam mais aparecer em jogos da Nintendo certo? Mas eles apareceram muitas e muitas vezes.

- A Rare foi vendida (2002):

- O kremiling Kritter aparece em Mario Strikers de (2005);

- Os Kremilings tambem estiveram em DK: King of Swing (2005);

- Kritter voltou a aparecer em Mario Striker Charged em (2007);

- Os klaptraps e o próprio Kritter aparecem em Mario Power Tenis (2007);

- Krunch aparece em Diddy Kong Racing DS (2007);

- King K. Rolll e Kriter aparecem em Mario Super Slugers (2008);

-Kritter, King K. Rool, Kass, Kip, Kalypso e Kludge são troféus e stickers em Super Smash Bros Brawl (2008);

- Kritter aparece novamente no Super Smash Bros 3DS como um dos inimigos do Smash Run (2014).

-King K. Rool aparece em Smash Bros 3DS/WiiU na forma de um dlc de aparencia (2015)

Em nenhum dos jogos citados aparece o nome da Rare nem na abertura, nem nos créditos, nem o simbolo de trademark ou marca registrada.

Os personagens aparecem diversas vezes em jogos da Nintendo e nenhuma vez em jogos da Microsoft mostrando que a Nintendo exerce seu direito de fato, o que na lei americana baseada no common law já seria mais que suficiente para que a Nintendo reclamasse os direitos ainda que não os detivesse.

Ainda que nunca tivesse aparecido em nenhum jogo da Nintendo dificilmente a Microsoft poderia utilizar os personagens por que a Nintendo poderia alegar que isso causaria confusão entre os fãs da série, haveria uma longa batalha legal e a Nintendo acabaria ganhando e a MS seria obrigada a recolher os jogos e a pagar pelos prejuízos ou sobre o lucro.

Por último os Kremilings não são uma IP assim tão valiosa, a MS sentou em cima de franquias muito mais valiosas como Age ou Battletoads, ou em menor nível Jet Force Jemini, Conquer e Banjo.

Tendo sido fundada em 1983 e produzido algumas dezenas de jogos a Rare tem muitas franquias que poderiam ser utilizadas, não valia a pena que a MS tivesse entrado em litigio em 2002 (ou 2005 quando a Nintendo finalmente voltou a utilizar) por vilões de uma outra série de jogos gastando com advogados em um processo que muito provavelmente perderia.

Se em 2002 ou 2005 ela não o fez, tão pouco poderia fazer agora após a Nintendo exercer o dominio de fato sobre a IP.


Pelo exposto fica claro que os Kremilings são personagens da Nintendo e se não apareceram em DKC Returns ou Tropical Freeze é por que a companhia niponica (e o Retro) não quis que aparecessem e não por algum impedimento legal.

Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Plataforma: Wii U
1180 Jogadores
191 Check-ins

18
  • Micro picture
    vaguener2 · mais de 3 anos atrás · 1 ponto

    só digo uma coisa: "OOORGH"

  • Micro picture
    raximo_lewgnik · mais de 3 anos atrás · 1 ponto

    Ainda bem que não tem mais kremlings em DKC, os Snowmads foram uma escolha bem melhor. (e os Tikis foram terríveis)

Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...