smokingcobra

Do telejogo ao Xbox One. Mortal Monday, Sonic TuesDay, Emergence Day... já passei por tudo isso.

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  • smokingcobra Ricardo Gasparini Lage
    2019-01-30 15:47:36 -0200 Thumb picture
  • smokingcobra Ricardo Gasparini Lage
    2019-01-29 11:45:16 -0200 Thumb picture

    3 Gerações...

    Medium 613854 3309110367

    Meu setup com 3 gerações de consoles Xbox. Anteriormente, havia um Retron5 nele, mas o infeliz deu defeito. Uns funkos para dar uma alegrada. Um Luke Skywalker Unleashed. E uma DT3 Sports, que virou meu trono, tanto para jogar como para trabalhar. Taí o meu local de noites de jogo.

    1
  • smokingcobra Ricardo Gasparini Lage
    2018-08-13 18:58:29 -0300 Thumb picture

    Quem explica?

    Medium 576214 3309110367

    Enquanto na Xbox Live, você pode adquirir Sonic Mania Plus por R$49,00 (R$39,00 +R$10,00), nas lojas brasileiras a versão física do mesmo é encontrada por preços "módicos" de até R$437,90. Pode converter, colocar imposto e sei lá mais o que, que NADA justifica.

    Sonic Mania Plus

    Platform: Xbox One
    9 Players
    2 Check-ins

    2
  • smokingcobra Ricardo Gasparini Lage
    2017-08-17 16:07:53 -0300 Thumb picture

    Sonic Mania teria feito sucesso 20 anos atrás?

    Sonic Mania finalmente está entre nós, e apesar de não ter chegado ainda aos PCs, já dá para dizer que o game é um grande sucesso de crítica e vendas. Desenvolvido com o conceito de ser uma continuação dos jogos tradicionais do personagem, como os clássicos de plataforma 2D para o 16bit da Sega, mas projetado para os 32bit da Sega; o Saturn (e porque não o 32X? Isso se algum projeto realmente tivesse sido desenvolvido para o acessório).

    A ausência de um jogo “canônico” do Sonic no Saturn é um dos momentos tristes da empresa pós-Mega Drive. Devido às brigas de poder, e mesquinharia promovida pela Sega do Japão, a maior parte da IPs de sucesso criadas pela Sega da América que levaram a Sega a liderança do mercado na quarta geração, foram abandonadas em prol de IPs que foram geradas essencialmente no Japão. Uma das poucas exceções foi Sonic. Apesar de o personagem ter tido muita influência da filial americana, o time de desenvolvimento era basicamente japonês. O que não salvou a série de cair no buraco do desenvolvimento na era dos 32bit. Muitos fatores devem ser considerados para responder a pergunta: “Sonic Mania teria tido sucesso se tivesse sido lançado para Sega Saturn”?

    Eu tenho sérias dúvidas. É preciso lembrar e entender a mente dos jogadores do meio dos anos 90. No início daquela década, a Sega deu o pontapé inicial numa revolução gráfica que invadiria e mudaria a indústria: os gráficos “poligonais” vistos em arcades como Virtua Racing e Virtua Fighter mostraram que finalmente era possível utilizar essa técnica com muita liberdade para criar ambientes interativos com jogabilidade realmente contagiante. Sim, a técnica não era novidade, mas nada havia sido feito com presteza até o lançamento de Virtua Racing. Ironicamente, dentro da própria Sega havia quem achava que esse não seria o futuro. Uma falta de visão, que custou a eles o mercado. O mesmo não ocorreu na Sony, que mergulhou fundo, e criou uma máquina perfeita para gráficos poligonais; o Playstation. Dito isso, é preciso salientar que o Saturn foi criado para dar enfoque a gráficos 2D, sprites e toda aquela técnica que já havia sido dominada nas gerações passadas. Como a mente dos jogadores estava totalmente capturada pelas possibilidades apresentadas pelos gráficos poligonais, os jogos 2D ficaram relegados ao segundo plano. Veja por exemplo Castlevania: Symphony Of The Night. Hoje um clássico incontestável, saiba que ele demorou um bom tempo para chamar a atenção dos jogadores e da mídia. A Konami inclusive achava que o game tinha fracassado. Com isso, muitos projetos 2D morreram sem sair da prancheta. Ironicamente, hoje existe um forte retorno as raízes 2D, como se estivessem tentando recuperar o tempo perdido, que anda de mãos dadas com o crescimento dos “retro games”, e é nesse movimento que entra Sonic Mania.

    A indústria, e os jogadores começaram a perceber de uns quase 10 anos para cá, que um estilo de jogo clássico 2D geralmente funciona, exatamente porque é 2D. Desde então, o tal “2.5D” (Street Fighter IV, por exemplo) se tornou uma regra que casava as duas dimensões, corrigindo assim uma deficiência gerada na quinta geração que fez muitas vítimas. Street Fighter, por exemplo, é uma destas vítimas. Quem ai não se lembra daqueles horrendos jogos estilo Virtua Fighter que Street Fighter teve? Isso só para citar um. A adoção generalizada do 2.5D abriu as portas para o retorno de formatos clássicos de games originalmente 2D. A compreensão de que técnica e tecnologia são coisas distintas, parece finalmente ter se tornado evidente.

    Porém, há 20 anos as coisas não eram bem assim... Sonic Mania se fosse lançado em 1997 talvez sofresse críticas pesadas por não apresentar nada novo realmente. Hoje, é aplaudido por resgatar exatamente aquilo que era rechaçado na época que “deveria ter sido lançado”.

    Então, respondendo a pergunta: “Sonic Mania teria feito sucesso 20 anos atrás?”. Talvez. Se sim, teria sido como Castlevania: Symphony of the Night. No máximo. Mas uma coisa é certa, não teria feito pelo Saturn, o mesmo que os jogos clássicos fizeram pelo Mega Drive. O que nos faz pensar; que pérolas ignoradas e esquecidas 2D estarão na biblioteca do Saturn, e do Playstation, esperando para serem descobertas?

    Sonic Mania

    Platform: Xbox One
    61 Players
    21 Check-ins

    3
    • Micro picture
      artoriasblack · almost 2 years ago · 1 ponto

      Rapaz, acho que dificilmente Sonic Mania teria chance. Digo, não de ser um Nights da vida (que pena nascido e morrido no Saturn. A versão do Wii, nem considero. ), mesmo sendo o símbolo da Sega. Era a época de " se o jogo era bom, tem que ser em gráficos 3D". Se olharmos com a cabeça que tínhamos a 20 anos, pensariamos o mesmo. E amigos sempre me dizem quando discutimos esse assunto da evolucao dos graficos 2D para o 3D, " A geracao 2D se despediu dos gamers mais rapido do que devia" Espero sucesso nesse novo jogo do ouriço azul.

      1 reply
  • smokingcobra Ricardo Gasparini Lage
    2017-08-14 13:44:01 -0300 Thumb picture
  • smokingcobra Ricardo Gasparini Lage
    2017-06-19 16:16:26 -0300 Thumb picture

    Quem gostaria?

    Medium 441093 3309110367

    Infelizmente, Virtua Racing não é compatível com o novo Mega Drive da Tectoy porquê o chip SVP não é reconhecido pelo hardware do sistema. Porém, com a tecnologia atual, não seria difícil uma adaptação e criação de um cartucho 100% compatível com o novo Mega. Quem sabe se muita gente pedir, a Tectoy não torna tudo realidade?

    Virtua Racing

    Platform: Genesis
    249 Players
    2 Check-ins

    3
    • Micro picture
      artoriasblack · almost 2 years ago · 1 ponto

      Acho que esse game só era revolucionário devido aos gráficos naquela época. será que Virtua Racing teria o mesmo efeito se relançado hoje? bom, talvez por nostalgia

      1 reply
  • smokingcobra Ricardo Gasparini Lage
    2017-06-17 11:30:03 -0300 Thumb picture

    Será?

    Medium 440319 3309110367

    Infelizmente, ainda não. MAS, não custa pertubar a Tectoy para trabalhar numa versão compatível com o novo Mega Drive. 

    Paprium

    Platform: Genesis
    12 Players

    1
  • smokingcobra Ricardo Gasparini Lage
    2017-05-26 12:41:23 -0300 Thumb picture

    #Quero #Desejo

    Medium 431461 3309110367

    Yep. Nenhum dos dois games em seu formato original é compatível com o novo Mega Drive da Tectoy. Porém, para uma empresa que já licenciou e criou versões de Duke Nukem 3D para Mega, e Street Fighter 2 para Master dentre outros,  licenciar e trabalhar em conjunto com a Watermelon Games para criar edições compatíveis destes games e lança-los no Brasil, essa tarefa não apresenta dificuldades.

    Paprium

    Platform: Genesis
    12 Players

    1
  • smokingcobra Ricardo Gasparini Lage
    2017-05-26 11:03:05 -0300 Thumb picture

    Vai TecToy! Faça acontecer!

    Medium 431406 3309110367

    Sim, sim... o novo "Mega Drive" da Tectoy é incompatível com os games da Watermelon ( que produziu Pier Solar e esta prestes a enviar Paprium), MAS e se a TecToy não só licenciar os títulos mas trabalhasse com a Watermelon em uma versão compatível com o hardware do novo console? Seria fantástico.

    Pier Solar and the Great Architects

    Platform: Genesis
    122 Players
    2 Check-ins

    2
  • smokingcobra Ricardo Gasparini Lage
    2017-05-26 09:55:27 -0300 Thumb picture

    Não custa sonhar... (e tentar né?)

    Medium 431390 3309110367

    Sim, sim... o novo "Mega Drive" da Tectoy é incompatível com os games da Watermelon ( que produziu Pier Solar e esta prestes a enviar Paprium), MAS e se a TecToy não só licenciar os títulos mas trabalhasse com a Watermelon em uma versão compatível com o hardware do novo console? Seria fantástico.

    Paprium

    Platform: Genesis
    12 Players

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