2016-12-12 14:34:50 -0200 2016-12-12 14:34:50 -0200

Realizando um Sonho: Meu TCC sobre Jornalismo de Games no Brasil

6 meses para realizar meu sonho de 4 anos. Esse foi meu objetivo nos últimos meses.

Desde que entrei no curso de Jornalismo meu objetivo era finalizar com um projeto que se inspirava na minha motivação de entrar na faculdade: Trabalhar com o que mais amo.

Assim, desenvolvi ao longo dos últimos meses uma matéria que seria um material de preservação histórica sobre os bastidores do jornalismo de games no Brasil.

A matéria traça uma linha do tempo da história do jornalismo de games através dos relatos de jornalistas que a construíram nas últimas 3 décadas. Dividindo assim em 3 fases, o símbolo da Triforce é muito mais que uma analogia a um game clássico, mas um simbolo que representa esses três grandes períodos, com o presente sendo a pirâmide da direita, iluminada, ainda em construção.

Obviamente não é possível contar a história de tudo o que ocorreu nos quase 30 anos de jornalismo, mas tentei focar na história e experiências dos jornalistas. O modelo de narrativa transmídia, uma matéria que mistura texto, imagem e vídeos foi exatamente para representar a situação atual do jornalismo de games, algo que transcende o mero texto de uma revista e exige uma participação mais ativa do jornalista, seja em blog, vídeo, podcast.

Meu objetivo com o trabalho era contar a história que sempre achei fascinante, de como a paixão levou pessoas como Fabio Santana, Pablo Miyazawa e Humberto a construírem a história do jornalismo de games no Brasil. E de como eles de uma forma ou de outra influenciaram outras pessoas (incluindo a pessoa que está escrevendo este texto) a seguirem o mesmo caminho.

Foi uma viagem longa e árdua, que não seria concretizada se não fosse a ajuda de pessoas com incríveis talentos e uma humildade sem tamanho. Dos amigos e parceiros Gabryel Monteiro (@megamiun), que criou o modelo do site do zero, e o Lucas Sxerio, que fez todo o design do site e com certeza o tornou muito mais interessante.

Pela humildade e compreensão de Humberto Martinez, Pablo Miyazawa, Fabio Santana, Ricardo Farah, Cleber Marques e evil_arthas do Retroavengers por contarem suas experiências na área.  Sem todas essas peças este quebra-cabeça não seria realizado. E o Nelson Alves Jr. por participar da banca de avaliação do TCC.

Vivemos em uma constante mudança de tecnologias e paradigmas em nossas vidas, e com o jornalismo de games não é diferente. Será fascinante acompanhar os próximos anos da área e espero participar ativamente dela enquanto isso. E espero que a minha matéria seja uma forma de não só contribuir na memória dessa profissão como também homenagear os profissionais que me inspiraram a chegar até aqui. 

Quem quiser conferir o resultado de todo esse esforço, acessem pelo link: https://warpzone.me/pressstartbrasil/

The Legend of Zelda

Platform: NES
2806 Players
152 Check-ins

87
  • Micro picture
    miss_dani · almost 3 years ago · 2 pontos

    Olha, muito legal... parabéns pelo esforço e pelo sonho realizado!! :D

    1 reply
  • Micro picture
    gusgeek · almost 3 years ago · 2 pontos

    Parabéns!! :D

    1 reply
  • Micro picture
    msvalle · almost 3 years ago · 2 pontos

    Parabéns por essa conquista! Sucesso!

    1 reply
  • Micro picture
    akromvaleth · almost 3 years ago · 2 pontos

    Republicando xD

  • Micro picture
    filp · almost 3 years ago · 2 pontos

    Muito bom!
    E parabéns!

    1 reply
  • Micro picture
    douglascruz19 · almost 3 years ago · 2 pontos

    Parabéns, muito bacana o seu trabalho!

    1 reply
  • Micro picture
    davidvieira · almost 3 years ago · 2 pontos

    Parabéns cara.

    1 reply
  • Micro picture
    galathar · almost 3 years ago · 2 pontos

    Parabéns, rapaz! Estou desenvolvendo atualmente um projeto de Mestrado sobre games, você poderia me enviar uma cópia do seu TCC (formato acadêmico)? Gostaria de ver as referências bibliográficas que você usou, e certamente poderia citar o seu próprio TCC no meu trabalho.

    1 reply
  • Micro picture
    laumiramos · almost 3 years ago · 2 pontos

    Parabéns por essa conquista, parabéns pelo esforço e obrigado pelo que vai nos apresentar no futuro próximo e sucesso ^^

    1 reply
  • Micro picture
    megaxbr · almost 3 years ago · 2 pontos

    Parabéns pela conquista, estou trabalhando em um projeto na faculdade com games tb. Sucesso sempre meu amigo, gostaria de tirar foto com essas figuras do seu post tb. Os antigos editores são praticamente meus heróis.

    1 reply
  • Micro picture
    caramatur · almost 3 years ago · 2 pontos

    Parabéns!!!

    1 reply
  • Micro picture
    raiden · almost 3 years ago · 2 pontos

    Meus parabéns!!!

    1 reply
  • Micro picture
    salvianosilva · almost 3 years ago · 2 pontos

    Parabéns brother, vc merece :)

    1 reply
  • Micro picture
    fonsaca · almost 3 years ago · 1 ponto

    Ae, parabéns!

  • Micro picture
    brunocesar10 · almost 3 years ago · 1 ponto

    Parabéns mano!
    Muito show, sucesso pra você.

Keep reading → Collapse ←
Loading...