2020-03-01 11:52:48 -0300 2020-03-01 11:52:48 -0300
danielgfm Marcio Garcia Seufitele Pinto Featured

Não existe achismo na arquitetura de videogame...

Single 3779003 featured image

Parece que antes um negócio muito simples ficou deveras complicado. Muitas vezes eu me pego querendo falar sobre videogame, seja por motivos X ou Y, mas, no fim, acabo não o fazendo porque as pessoas estão extremamente extremistas nos dias de hoje.

Eu sou daqueles que gosta de discutir, certo ou errado, sobre os mais diversos assuntos - videogame principalmente -, mas pena que são cada vez mais raros as pessoas que pensam nesta reciprocidade.

Ontem estava participando de uma live sobre números gamers, tipo, bits, teraflops e coisas do tipo e quando eu falei que o PS2 é um 64-bit, o Dreamcast um 32-bit e o Gamecube um 32-bit, os nego ficaram ouriçados dizendo que todos os consoles eram 128-bit.

E aí quando se passa a informação do que é de fato, vem duas pessoas dizendo que existem informações falsas na internet, copiando dados que leem no wikipedia, porra, não me formei na área da computação para ficar falando besteira, nenhum pouco, mas a pessoa tem convicção que aquilo que é dito no passado é verdade, aí não tem para onde correr.

Sério, as pessoas leem inverdades na internet para reforçar as suas crenças e quando alguém passa uma informação precisa é fake news? Que porra de mundo é esse que estamos vivendo onde as ciências exatas estão sendo desacreditadas por achismos ululantes? Este povo precisa, com urgência, rever os seus conceitos sobre questão de informação.

Aí, continuando nesta live, o cidadão me escreve que não existe diferença entre bits e bytes, que arquitetura de computador é diferente de bit e que o PC-Engine não é um console de 8-bit, ah, pelo o amor do Mario né?

O pior que este tipo de desinformação não vem apenas daquele que gosta de ver hangouts e lives sobre videogame, tem muito "influencer" por aí que dá o mesmo nível de desinformação e quando é pego com o cu na mão dá uma de João sem Braço.

Posso ser tachado de hater, mas sempre darei minha opinião sobre as mais diversas questões e passarei informações dos quais eu passei quatro anos da minha vida estudando - e que ainda leio continuamente para aprimorar o que eu sei da minha área. Se a "verdade" desta pessoa é destruída no processo, fazer o que? É a vida. Só não pode continuar defendendo continuamente coisas que não existem e espalhar mentiras de forma continuada.

A internet está aí para ler sobre arquitetura de computadores, assim como procurar as patentes dos consoles antigos e ver como eles trabalhavam, não precisa ficar no achismo só para tentar se manter certo.

29
  • Micro picture
    the_muriel · 25 days ago · 4 pontos

    Eu já ouvi em um podcast que não existe design feio/malfeito, ai eu que estudei isso durante anos tenho quase um AVC, pq existem muitas formas de fazer um ruim kkkkk

    as pessoas confundem muito gosto pessoal com pontos qualitativos/ estruturais/lógicos, e se ofendem com qualquer coisa, seja um argumento estrutural ou até um "Eu não gostei muito", é importante entender o porque gostamos de algo e o porque não gostamos e entender tbm que isso não necessariamente esta ligado com aquilo ser bom ou ruim/ mal feito ou bem feito .

    Um dos jogos que gosto de jogar é Neptunia, pq gosto da comedia e da interação dos personagens, mas de forma geral eles costumam ser jogos medíocres para baixo em termos de produção,jogabilidade, musica e gráficos, são jogos bem ruizinhos, mas isso não me impede de gostar deles, mas tbm não é porque eu gosto que ele deixa de ser ruim.

    2 replies
  • Micro picture
    seufi · 28 days ago · 2 pontos

    Se estávamos na era da informação na última década, nesta década começamos a era da desinformação. Triste, lamentável, mas é a verdade. O que resta é remar contra está maré de ignorância que as redes sociais e bots, influencers e sabedores têm propagado. Mantenha suas colocações, seu conhecimento e continue levando adiante informação correta.
    E aproveitando, explica melhor essa coisa de Dreamcast ser 128 bits e de onde tiraram isso... O que é na prática?

    1 reply
  • Micro picture
    ntampinha · 26 days ago · 2 pontos

    Embaçado isso. Atualmente, qualquer otário pode ser influencer, levando dezenas de pessoas a acreditarem em um montão de bobagens...
    Já reparei também que hoje em dia o povo da internet é tudo cheio de militância, ninguém mais quer debater de forma saudável ou admitir que está errado quando se apresentam provas da informação certa, ninguém mais está disposto a "se corrigir" ou "reaprender".
    Tá um porre falar sobre qualquer assunto hoje em dia...
    No entanto, não fica calado não man, senão a gente tá ferrado em informações erradas sendo disseminadas por aí 😆. Continua nessa vibe.

    2 replies
  • Micro picture
    khronosix · 23 days ago · 2 pontos

    Eu não fui na Wikipedia consultar mas eu tenho quase certeza que essas informações não devem estar erradas por lá, afinal, é tão comum encontrar dados sobre a arquitetura em bits dos consoles.

    Claro que aqueles que, mesmo depois de se informarem melhor, ainda continuarem pregando informações falsas, merecem repúdio e serem ignorados.

    Os humildes aceitam e se corrigem e com esses dá pra continuar a conversa.

  • Micro picture
    artigos · 26 days ago · 1 ponto

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    fabianoreng · 25 days ago · 1 ponto

    E o Nintendo 64 era 64bits ??? Dizem que na 7° geração o Wii e X360 eram 64bits e o PS3 128bits... procede ??

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 25 days ago · 1 ponto

    Um dos problemas hoje em dia é que tudo é grenal. Uma disputa exacerbada entre dois lados que acham que estão certos somente pq acreditam que isso é o certo. Não importa os argumentos, o outro lado está errado. São bandeiras de um time. Não mudam.

  • Micro picture
    raphaelcarvalho · 16 days ago · 1 ponto

    Eu acho (kkkkk) que você está coberto de razão.
    As ciências como um todo estão absurdamente desacreditadas (caramba, vide terraplanismo, ódio a vacinas, etc) e o mundo caminha para esse buraco sem fundo que está cavando com as duas mãos sem pena.
    É muito triste mesmo e eu admiro demais quem ainda tem paciência e perseverança em discutir de maneira racional determinados assuntos. E falo da discussão onde se apresentam argumentos, se debate ideias e não no sentido de briga.

Keep reading → Collapse ←
Loading...