2019-04-03 22:49:52 -0300 2019-04-03 22:49:52 -0300
seufi Marcio Garcia Seufitele Pinto Featured

Por que voltamos a jogar os jogos?

Single 3713869 featured image

Estes dias me peguei rejogando jogos que tinha terminado em épocas da remota adolescência. Comecei e terminei Vandal Hearts - Flames of Judgement (PS3) e descobri que ele é uma prequel do  Vandal Hearts (PSX), e como não tinha terminado o Vandal Hearts II, recomecei o Vandal Hearts. E comecei a pensar: Por que eu deveria rejogar este jogo, tendo Siralim no PS4 pra terminar, tendo Rogue Galaxy para começar (PS4 tb), Wasteland 2 a recomeçar (porque fiz besteira) precisando terminar os "Tofus" e "Sobreviventes" de RE2, fechar a platina de RE7, começar a campanha de Call of Duty MW2R, entre tantas opções de PS4, PS3, PC?

Peguei-me pensando nas razões, e vou citar algumas para discutirmos, juntos,  por quê ainda rejogamos jogos antigos.

1 - Segurança

Segurança, aqui, se refere a rejogar algo que você sabe jogar muito bem. É aquela hora que, depois de jogar Sekiro, você pega o Dark Souls: Prepare to Die Edition, e diz: deixa eu me desestressar... e aí você trucida os inimigos... se refere à capacidade de rejogar algo que você joga tão bem que você faz aquilo automaticamente, sem pensar muito.  É a sensação de estar "seguro" em algum lugar no mundo dos games. Particularmente, fazia isso no Dance Dance Revolution 5th Mix, com um tapete mágico comprado com os primeiros salários...Voltava a ele nos momentos de estresse, cansaço mental, e afogava as angústias numa Afronova Primeval... E como saía melhor..

2 - Nostalgia

A ideia de se transportar de novo, não ao jogo, mas ao que você era, à fase da vida que você estava enquanto jogava. Ao jogar, ainda hoje, meu save de Star Ocean 2, começado lá nos idos de 2000, me lembro, perfeitamente do que eu era: um jovem, finalizando o FG, sem namorada, emprego ou preocupações, e diariamente, descia as escadas de casa, andava uns 20 passos, comprava 2 pães de sal, voltava pra casa, meu irmão estava acabando de fazer o café, tomávamos o café, ligávamos o PS2, jogávamos uns 20 minutos enfrentando inimigos comuns no 1 nível da Cave of Trials, colocávamos a mochila nas costas e íamos estudar.. Simples... Mas uma fuga de realidade necessária às vezes.

3 - Cooperativos

Quem tem a oportunidade de reunir a galera, no mesmo sofá, e tem mais de 30 anos,  eventualmente vai acabar jogando Super Bomberman 2 (SNES), Street Fighter Alpha 3 (PSX) ou Ultimate Mortal Kombat 3 (SNES). Nesse caso, em geral, acabamos em jogos mais antigos, pelo potencial de competição e cooperação que eles implicam. Mas os jogos mais novos não tem isso? Sim, mas os jogos mais atuais, em geral, privilegiam mais os jogos cooperativos online, o que era uma impossibilidade da era SNES, e na PSX/PS2 aqui no Brasil. Fora a simplicidade e os recursos. Voltamos a eles pra fazer aquele torneio de luta, e os jogos precisam ser os mais antigos justamente porque sempre tem aquele amigo que quando pega o Rugal ninguém ganha... e a gente ainda tenta enfrentar pelo prazer de dizer que finalmente venceu - o que normalmente não acontece, mas enfim...

4 - Qualidade

Você até pode achar Cosmic Star Heroine um jogo bom (e é - recomendo, inclusive), mas você sabe que ele bebeu de algum lugar. E dá pra ver de onde... então, eventualmente, a gente sente a necessidade de jogar algo de excelência. De vez em quando, volto ao Chrono Trigger, pra sempre me lembrar de que gráficos - por si só, não fazem um jogo de excelência, ainda que eles precisem aparecer pra destacar os pontos importantes do jogo. A gente volta pros RPGs antigos pra se lembrar das histórias inesquecíveis, da tentativa de suicídio de Celes, do "one among you shall perish soon", o sacrifício do Zero... A gente volta pelas trilhas sonoras, pela jogabilidade... enfim, a gente volta por que os jogos eram muito bons. E quando um jovem de hoje que gosta de RPGs pega um Chrono Trigger, ele percebe que é diferenciado... quando ele pega um Secret of Mana, ele vai entender como é um RPG de ação, e como é gostoso jogá-lo... Quando você um Megaman, um Castlevania SOTN, você sabe que pode achar parecido - até igual, mas é muito improvável que ache um jogo no gênero melhor que aquele. E por mais que tenhamos jogos excelentes de RPG, RPG/AÇÃO - e temos, às vezes não queremos trocar o certo pelo duvidoso.

5 - Trilha Sonora

   Muito do que eu escuto, atualmente, vem dos jogos mais antigos que joguei. Silent Hill: The Room, Street Fighter II, Megaman X, e às vezes você apenas liga e quer escutar aquelas vozes de Valkyrie Profile... Bom, você tem o Fallen Legion... mas a voz de Leneth dizendo "Your sins lay heavy upon you, defiler of souls" faz toda a diferença... Correr no Top Gear ouvindo aquela trilha maravilhosa faz muuuiiiita diferença. E como nossa memória nunca é multifacetada, ao ouvir uma música, você vai se lembrar de uma visão, um cheiro, um gosto, ou seja, ela tem, ainda o efeito da nostalgia. Posso estar jogando poucos jogos recentes, mas me lembro de poucas trilhas sonoras marcantes como um todo - uma faixa ou outra sempre aparece, mas como um todo são poucos os jogos recentes que se destacam neste sentido..

Enfim, essas eram algumas questões que queria trazer pra discussão, e estão longe de representar a totalidade do que nos leva a voltar aos jogos mais antigos, mas serve pra ponderar o que têm os jogos mais antigos que nos fazem voltar, tanto quanto o que faltam aos jogos mais recentes, que acabam, às vezes, preteridos em detrimento dos antigos...

Back to the Future III

Platform: Genesis
165 Players
2 Check-ins

40
  • Micro picture
    fabiorsodre · 15 days ago · 4 pontos

    No meu caso é devido a nostalgia, som e algumas vezes superar algum que não consegui fechar em sua época. Esses são os principais motivos. Pretendo retornar ao Super Mônaco GP do Mega (superação) e Metal Gear Solid 4 (nostalgia pura e eterna) rsrs

    2 replies
  • Micro picture
    kratos1998 · 15 days ago · 3 pontos

    Excelente texto! A questão da segurança é muito fundamental mesmo. Rever filmes é fácil, de jogar jogos inteiros, sendo q vc ainda precisa zerar outros pela primeira vez, é difícil. Por isso q eu só rejogo os mais especiais para mim

  • Micro picture
    lordsearj · 15 days ago · 4 pontos

    Falou tudo. No momento estoi jogando mais no celular do qie em casa (PC, Consoles) por falts de tempo. Mas e altamente gratificante jogar essas pérolas do passado (retrogames). Prefiro a Emulação do que os jogos oara Android.

  • Micro picture
    mastershadow · 15 days ago · 3 pontos

    Deve ser por tudo que vc citou que eu sempre to jogando jogos antigos que nunca joguei, e tbm rejogando s clássicos, como fiz mes passado com FFVIII. E sei la, eu perdi o interesse nos video games novos desde o PS2/WII, parei de acompanhar as novas gerações e acabei me dedicando somente aos antigos, tanto os que noa joguei como os que joguei,e tem tanta coisa pra jogar ainda nesses consoles "velhos",que nao cabe nessa vida haha.

    Esse lance de se teletransportar a fase da vida que vc jogava o game, é fantástico! Quando jogo games do mega, lembro da infancia, dos 8 a uns 11 anos por ai. Se jogo PS1, lembro da adolescência,PS2 da fase dos 18 aos vinte e pouco. Hoje to com 33 beirando os 34, e adoro voltar no tempo jogando ou lendo revistas.

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 14 days ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    seufi · 14 days ago · 3 pontos

    Os comentários de vocês me deram a ideia de, depois, fazer um outro artigo sobre o porquê não jogamos os jogos mais novos... Acho que também dá pra explorar bem os aspectos negativos das novidades...

    1 reply
  • Micro picture
    rax · 13 days ago · 2 pontos

    Tirando o Cooperativo eu jogo por todos esses motivos ai e pra me divertir com os games que já gosto demais.

    Eu no caso to quase sempre jogando jogos "novos" (independente de serem jogos recentes ou não),sei que tem muita coisa boa tanto antiga quanto nova que ainda dão muitas experiências boas por ai pra se vivenciar.

    Engraçado lendo esse post que esse ano to rejogando mais do que jogando algo "novo" pra min se comparado a ano passado.Acho que to mais nostálgico esse ano...

    2 replies
  • Micro picture
    kess · 13 days ago · 3 pontos

    Parasite Eve 2, joguei tantas vezes, e certamente pegaria ele de novo para jogar algumas outras mais!

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...