2018-03-27 22:32:09 -0300 2018-03-27 22:32:09 -0300
vannie Sergio Tecnico Featured

Documentários sobre jogos e vídeo-games (meus favoritos)

Single 3614352 featured image

Jogos nunca foram "apenas" um meio de se divertir. Através deles já fiz muitas amizades, vivi histórias e momentos únicos, passei diversas emoções. Games, em geral, fazem parte da vida de muitas pessoas, e é impressionante o tamanho do público que possui depoimentos semelhantes sobre como os jogos e vídeo games impactaram e impactam suas vidas.

Nesse clima, separei meus documentários preferidos sobre o tema, que mostram esse universo sobre jogos e jogadores de perspectivas únicas. Uma seção pipoca recomendada não só para os que já estão incluídos nesse universo gamer, mas para qualquer pessoa que tenha curiosidade de saber a trajetória e influência dos jogos até os dias atuais. Como livros, filmes e quadrinhos, os jogos eletrônicos são uma forma de contar histórias, de produzir arte, de se expressar.

1) Vídeo Games - The Movie

De todos, acho que esse documentário é o que eu mais gosto, porque ele aborda desde a discussão sobre quem criou o primeiro jogo até os consoles e jogos atuais. Aqui nos situamos sobre toda a história dos vídeo games, do Atari ao Xbox e Playstation (é falado até sobre o PS4 e Xbox One). Também podemos refletir sobre alguns assuntos paralelos como, por exemplo, a opinião de pessoas importantes sobre o assunto de que "os jogos violentos tornam pessoas violentas". Está disponível acima (e em algum lugar aleatório da internet, se quiser procurar).

2) Indie Game - The Movie

É "fácil" ter um sucesso de lançamento/boa divulgação de um jogo quando se trata de uma empresa grande e consolidada. Mas, no Indie Game, podemos ver que existe um lado além dessas empresas famosas. Podemos conhecer pessoas, mesmo sem grande apoio para divulgação, não desistem de criar jogos. Com esse documentário vi um lado diferente do desenvolvimento de jogos e fiquei encantada. Também serve de inspiração para quem sonha em trabalhar nessa área. Assisti pela Netflix, mas está disponível para compra na Steam. Aqui tem pra download.

3) Free to Play

Free to Play se passa nos bastidores de um dos maiores campeonatos de Dota 2, que aconteceu em 2011. Eu sei que faz alguns anos, mas a emoção ao assistir ainda é a mesma. Quem me conhece sabe que viciei em Dota, amo acompanhar o competitivo e ao ver esses campeonatos só sinto mais vontade para jogar. Podemos ver relatos de jogadores que entraram no mundo dos jogos profissionais para se tornarem os melhores do mundo. Dá pra assistir aqui na Steam.

4) Second Skin

Quando comecei a adolescência, o MMORPG me pegou de jeito e me prendeu em casa. Talvez seja por isso que eu tenha me identificado tanto. Neste documentário, podemos acompanhar algumas pessoas e observar como os jogos MMORPG tem influência em suas vidas, transformando seu modo de viver. Está disponível acima.

5) Minecraft: The Story of Mojang

O maior sucesso da Mojang eu diria com toda certeza que é o Minecraft, e a oportunidade de sair pelo mundo do game construindo coisas e minando tudo foi algo que ganhou o coração do público. Nesse documentário são mostradas várias imagens sobre o início da produção, entrevistas com os membros chave da empresa, além de outras pessoas da indústria dos games discutindo sobre toda essa influência que Minecraft tem no mercado (interessante até pra você que não é fanático pelo jogo). Assista acima.

Boa seção, e até mais!

95
  • Micro picture
    ninusmaximus · over 1 year ago · 4 pontos

    Tem também o "Man vs snake" e "atari" muito bons

  • Micro picture
    sergiotecnico · over 1 year ago · 6 pontos

    Inclui esse aqui:
    https://youtu.be/BpYfeR7p8yw
    É espetacular esse documentário!

    1 reply
  • Micro picture
    venomsnake · over 1 year ago · 4 pontos

    Apesar de eu não gostar do minecraft tenho um respeito imenso pela mojang e a historia por tras da criação do jogo, esse documentario tem legendas ? ( estou pelo celular )

    2 replies
  • Micro picture
    pauloaquino · over 1 year ago · 2 pontos

    Acabei de ver Video Games - The Movie.
    Apesar de uma ou outra falha quase que imperceptível, foi praticamente uma aula sobre a história do videogame.
    Abordou as diferentes gerações, citou alguns percalços que a indústria passou, como o crash de 1983 e a polêmica da violência nos games.
    Mas no fim mostrou que o videogame é mais que só uma diversão (embora basicamente seja uma diversão), é uma arte que veio pra ficar.

  • Micro picture
    santz · over 1 year ago · 3 pontos

    O Video Game e o Indie Game eu assisti e curti demais. Também assisti o do Snake vs Man, que conta a história de um cara em uma jornada de rebater o seu recorde num jogo de Arcade. Tenso demais. Imagina ficar 2 ou 3 dias jogando direto, num jogo de Arcade, SEM PAUSE!

  • Micro picture
    artigos · over 1 year ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    natansouza · over 1 year ago · 3 pontos

    Dos citados acima o unico que assiti foi o Vídeo Games - The Movie e adorei, os outros eu ja tinha visto o Indie Game - The Movie mas nunca assiti por não encontrar dublado e na epoca eu tava com preguiça de assistir coisas legendadas e devido a uns problemas pessoais eu acabei deixando de lado, quero assiti em breve!....

    2 replies
  • Micro picture
    rafaelssn · over 1 year ago · 3 pontos

    De todos esses assisti só o primeiro, Videogames: The Movie e poxa, o documentário todo em si é bom, mas eles não tiveram ferramenta melhor pra capturar as gameplays não? Ficou bem brega aquilo.

    Muito bom o post, darei uma chance pra esses outros, documentários são sempre bem vindos de minha parte e de videogames então... Interessante mesmo :-)

    1 reply
  • Micro picture
    staralchemist · over 1 year ago · 3 pontos

    Tem o ótimo The King of Kong: A Fistful of Quarters, que conta a disputa entre 2 jogadores pelo recorde mundial de Donkey Kong, deve estar na Netflix ainda.

    1 reply
  • Micro picture
    aguinner · over 1 year ago · 2 pontos

    Desses, assisti o Indie Game e o Free to Play. Gostei muito deles e queria encontrar algum outro documentário sobre jogo. Obrigado!

  • Micro picture
    renatolf · over 1 year ago · 2 pontos

    Vou recomendar o Indie Game: Life After, que é a sequência do Indie Game the Movie, e o 1983 - O Ano dos Videogames no Brasil, que eles soltaram de graça no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=BpYfeR7p8yw

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...