2019-10-03 01:49:41 -0300 2019-10-03 01:49:41 -0300

Desafio: 5 jogos que me fizeram gamer

O @hard_frolics me marcou nesse desafio bem interessante. Gostei muito das listas que vi do pessoal aqui na rede, só jogão. É engraçado como os videogames influenciam tanto na nossa vida, de várias formas. Mas bem, chega de papo e tá na hora de fazer o meu.

REGRAS:

1- Invocar @desafio @lukenakama.

2- Marcar cinco pessoas: já vi tanta gente fazendo esse desafio, que nem sei quem já fez ou não. Quem não tiver feito e quiser fazer, pode dizer que eu marquei de boas, não me incomodo. Quanto mais gente fazendo essas listas, mais legal será .xD

Os extremos dessa minha lista vão ser compostos de jogos que tiveram uma importância relevante na minha vida, não que os outros não tenham tido, mas esses tiveram mais, e com certeza contribuíram demais pra eu ser "gamer". Então vamo lá.

5 - Castle of Illusion (Mega Drive)

Se tem um jogo que me fez ser gamer, foi Castle of Illusion. As lembranças mais remotas que tenho com videogame são eu sentado numa cadeira apertando os botões do Mega Drive, sem ter muita noção do que tava fazendo. O que no início era algo confuso e uma brincadeira meio sem sentido, com o tempo foi tomando forma. Fui entendendo a dinâmica do jogo, apertando botões na hora certa, controlando melhor o personagem... e por aí foi. Castle of Illusion foi meu primeiro guia no mundo dos videogames, e abriu as portas desse hobby tão fantástico que hoje em dia é o meu principal.

4 - Magical Quest 3 (Snes)

"Po, outro jogo do Mickey?" Pois é... esse aqui foi um dos primeiros jogos que zerei na vida. Mas agora eu não tinha mais aquela confusão quando jogava Castle of Illusion, aqui eu já tinha uma noção do que fazer. Mas o desafio ainda era grande. Pra uma criança meio inexperiente, o jogo apesar de bonito (eu adorava os gráficos e a música do jogo) era bastante desafiador. E eu só tinha acesso a ele nos fins de semana, quando o alugava. Mas aí, depois de algum tempo de persistência, cheguei no Bafo, o chefe final. Fui entendendo como lutava com ele, pegando o jeito da coisa e... fim. O chefe foi derrotado, sua armadura foi destruída. Entra uma cena onde você não controla o personagem. Naquele momento, caiu a ficha: "nossa, eu zerei um jogo!" A empolgação foi tanta que saí correndo pela casa falando pra todo mundo da família. Magical Quest 3 me ensinou a ter perseverança nos videogames, que todo jogo tem um final, basta persistir. Depois de zerá-lo, fui atrás de desafios maiores, de finalizar mais jogos. A começar pelos que eu tinha em casa e ainda não tinha visto o final...

3 - The Legend of Zelda: A Link to the Past (Snes)

A Link to the Past era um desses jogos. Eu tinha ele, mas nunca tinha ido muito a fundo. No começo não gostava muito da jogabilidade, achava que jogo legal era aqueles "que pula e pisa nos inimigos" como eu falava. Porém, Magical Quest abriu minha mente e ALTTP expandiu meus horizontes. Tava na hora de ver qual era o final desse jogo, e eu ia conseguir assim como tinha conseguido no jogo do Mickey. Foi aí que fui progredindo, peguei a Master Sword, derrotei o feiticeiro Agahnim e... fim? Negativo. Toma aí mais 7 cristais pra ir atrás e um mundo inteiro novo pra explorar. Naquele momento, minha cabeça explodiu. Eu achava que tinha feito tudo no jogo (apesar dos espaços vazios no inventário que eu não entendia o porquê...), e agora ele me bota mais coisa pra fazer? Foi ali que eu aprendi que muitos jogos me dariam coisas extras a fazer e que eu teria que ter paciência se quisesse desvendar todos os segredos. Zeldinha ALttP me mostrou uma jogabilidade diferente e me ensinou que jogos bons podem ser de diversos estilos. Agora eu não tava mais restrito aos joguinhos de "pular nos inimigos". Agora eu tinha todo um mundo de jogos a desbravar, junto com esse novo mundo que se abriu pra mim no Zelda. Quando zerei, a sensação de dever cumprido foi imensa, mas ainda faltavam alguns itens. Foi aí que eu comecei a trocar informação e jogar outros jogos com os colegas e amigos, o que leva ao próximo jogo...

2 - Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald (GBA)

Um dos meus melhores amigos até hoje na época dos meus 10, 11 anos era meu vizinho. O pai do cara era cheio da grana e havia comprado um videogame novo pra ele: um tal de Game Boy Advance. Não só isso, também comprou os jogos da vez na época: Pokémon Ruby e Sapphire. Aí foi só diversão. Já tinha jogado as gerações passadas, mas foi a terceira geração que me mostrou o que um jogo multiplayer bom era capaz de fazer. "Mas peraí, multiplayer? Cê n acabou de dizer que ele só tinha um GBA?" É, mas como o pai do cara era cheio da grana, ele deu OUTRO GBA pro garoto, dessa vez um sp. Olha, nós debulhamos cada centímetro desse jogo, atrás de tudo quanto era pokémon e coisas escondidas a fazer. A diversão só aumentou quando ele ganhou a Emerald e a Fire Red. Todo fim de semana eu tava lá, na casa do moleque pronto pra continuar as jogatinas de pokémon. Jogar só era legal, mas jogar com os amigos era uma experiência única. As batalhas, as trocas de pokémon... não sossegamos até completar a pokédex inteira da versão emerald, usando até a versão Fire Red como banco pra guardar nossos melhores pokémons treinados. Foram anos de muita diversão e cooperação. Pokémon me mostrou o quanto um jogo multiplayer é divertido e o quanto a experiência gamer pode ser aprimorada com companhia.

1 - Super Metroid (Snes)

Castle of Illusion foi talvez o primeiro jogo que joguei na vida. Mas foi Super Metroid que fez eu me apaixonar de vez por videogames. No começo eu nem dava muita bola pra ele, achava chato. Mas depois que eu expandi meus horizontes com Mickey e Zelda, encarei o desafio desse jogo. Eu alugava tanto esse troço que minha mãe acabou comprando pra mim. Super Metroid me ensinou a jogar videogames, sem ter um tutorial. Me ensinou a apreciar os cenários de fundo, sem precisar usar nenhuma cutscene. Me ensinou a apreciar a música dos videogames, a ponto de pausar o jogo só pra ficar ouvindo, mesmo sendo apenas melodias 16 bits. E me ensinou, pela primeira vez, o que era fazer 100% em um jogo, ou zerar no menor tempo possível. Me ensinou que um jogo não acaba quando termina, que o fim é apenas o começo. Me ensinou que o desafio pode continuar, mesmo tendo zerado o jogo. Putz, esse jogo me ensinou tanta coisa... se eu sou gamer hoje em dia, eu tenho MUITO a agradecer por esse jogo. Super Metroid me ensinou a amar os videogames, a encará-los como algo divertido, prazeroso. Hoje em dia, eu continuo jogando Super Metroid. Talvez é o jogo que mais joguei na vida, e vou continuar jogando, sem dúvida. Com a mesma emoção e carinho daquele moleque que ficava deslumbrado com a imponência dessa obra-prima naquela velha tv tubão da sala.

--------------

É isso. Esses jogos com certeza foram fundamentais. Muitos ficaram de fora, gostaria de ter citado Final Fantasy X, Chrono Trigger, Ultimate Mortal Kombat 3, GTA San Andreas, mas ficam aí de menções honrosas.

Valeu pra quem leu e aquele abraço! \o

Super Metroid

Platform: SNES
7283 Players
222 Check-ins

30
  • Micro picture
    vante · 2 months ago · 2 pontos

    Só jogaço ein

    1 reply
  • Micro picture
    santz · 2 months ago · 2 pontos

    Minha cabeça também explodiu quando vi o Dark World no aLttP. Tu conseguiu zerar o game sem nenhum guia? Lá em casa, eu e meus irmãos demoramos anos para conseguir pegar a Moon Pearl e a Flute.

    3 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 2 months ago · 2 pontos

    Castle of Ilusion.
    Primoroso.🤩
    ...
    Eternamente vou carregar esse game na memória...e no "coração gamer".
    ...
    Muito foda!

    1 reply
  • Micro picture
    hard_frolics · 2 months ago · 2 pontos

    Só clássico! Tudo na fila pra zera, exceto R/S/E que ja zerei alguuuumas vezes xD

    1 reply
  • Micro picture
    lukenakama · 2 months ago · 2 pontos

    Só jogo foda, o Castle of Ilussion eu não zerei, na verdade nunca passei do mundo dos brinquedos :(
    O Magical Quest acho que jogava quando criança, mas minha mente de gamer é tão embaçada nessa época que eu nem sei se joguei no meu Super Nintendo ou no emulador de Snes do Ps2.

    1 reply
  • Micro picture
    gennosuke6 · 2 months ago · 2 pontos

    Lista de mtooooo respeito! *o*

    1 reply
  • Micro picture
    rax · 2 months ago · 2 pontos

    Boas escolhas.Tirando o Magical Quest 3 já zerei todos ai UAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHU xD.

    Pokémon E Super Metroid + Zeldinha é BÃO demais <3 S2

    1 reply
  • Micro picture
    rax · 2 months ago · 2 pontos

    Sua persistência do Magical Quest 3 me lembrou bastante comigo com o Mega Man X5 e alguns outros games também.Bem bakana :)

    To lendo ainda o post por inteiro õ/

    2 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...