2019-02-08 17:26:21 -0200 2019-02-08 17:26:21 -0200
l_am_thou Santz

Know Your Demon #105 Jinn

NOME: Gênio

ORIGEM: Folclore Arabe.

PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei (NES)

LORE: Criaturas de fogo originarias do folclore árabe, mas que posteriormente também fizeram parte da mitologia e teologia islâmica. São seres muitas vezes generalizados de forma similar a demônios(possuindo varias subespécies) já que o termo é tanto utilizado de forma coletiva para seres sobrenaturais em geral como para um ser em especifico, e embora tratados de forma similar a demônios nos folclores e mitologias árabes e islâmicas respectivamente, djinns ou gênios podem oscilar entre o bem e o mal, diferente dos demônios que são estreitamente malignos.

O termo Jinn era utilizado para designar seres sobrenaturais em geral, incluindo os anjos e demônios de religiões que convivam com o antigo árabe como cristianismo, zoroastrismo e judaísmo. No folclore árabe gênios eram tido como fontes de inspirações de filósofos e também temidos como causadores de doenças e males, a crença variava com respeito do que os Jinns eram exatamente com algumas ramificações creditando os mesmos como espíritos malévolos que habitavam desertos e lugares sujos sob a forma de animais, enquanto outra ramificação creditava os mesmos como espíritos pagãos marginalizados devido a chegada de outros deuses e espíritos.

Na teologia islâmica há duas designações de Jinns, a primeira pega a raiz de seu nome (jinn significa sem forma, se refere a seres que não podem ser vistos por olhos humanos) e utiliza como denominação para seres invisíveis aos sentidos humanos, incluindo anjos e demônios, todo anjo e demônio é de certa forma um Jinn, mas não necessariamente todo Jinn é um anjo ou demônio. A outra designação são de seres criados por Deus a partir de uma mistura de fogos diferentes, tais seres caminharam na terra antes de Adão, os mesmos eram similares a humanos necessitando de se alimentar, procriar, morrendo com o passar do tempo e sendo sujeitos ao céu ou inferno após sua morte, mas eram tidos como mais fortes e rápidos que humanos.

A visão de Gênios como seres mágicos capazes de realizar desejos é comum apenas no ocidente, sendo ditos Jinns radicalmente diferentes do Jinn mitológico (que era um ser ligado a natureza e não a magia). Tal figura ficou famosa devido a conto de Alladin e a Lampada Magicapresente nas versões mais modernas da coleção de histórias As Mil e Uma Noites, as versões originais não possuíam tal conto, ele foi adicionado na sua primeira tradução do árabe, feita para o francês pelo arqueologista Antoine Galland que atribui o conto a um contador de histórias sírio que ele relata ter conhecido, Youhenna Diab.

OBS: A renderização artística popular como um ser meio homem e meio fumaça se deve também a fator popular ligado a Alladin, a figura mitológica não possui tais características.

APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

Majin Boo de Dragon Ball Z é independente de vários fatores bem próximo do Jinn folclórico e mitológico, como sua natureza caótica e a capacidade de se regenerar através da fumaça, alem das próprias vestimentas como calças, sapatos e camisas arabescas que referem a raiz do mesmo, a palavra majin é usada na lingua japonesa se referindo a seres mágicos ou gênios.

Um dos mais populares genios, com caracteristicas populares do ocidente é o genio de Aladin da Disney com sua natureza brincalhona e sua morada em forma de lampada.

Um djinn malígno é o antagonista do filme de terror Mestre dos Desejos, que usa parte de suas características pop e mitologicas, sendo a criatura membro de uma raça demoniaca que dominara o mundo dos homens após realizar os 3 desejos de uma determinada pessoa.

O Erazor Jinn de Sonic and the Secret Rings é um Jinn malígno da franquia, possuindo alguns poderes de fogo como a "Chama do Julgamento" e a tipica habilidade de virar fumaça similar a outros jinns. Créditos a @ocamarubres

by @thecriticgames

Digital Devil Story: Megami Tensei

Platform: NES
50 Players
14 Check-ins

25
  • Micro picture
    ocamarubres · about 1 year ago · 2 pontos

    O Erazon Djinn de Sonic and the Secret Rings também é considerado um Jinn.

    1 reply
  • Micro picture
    santz · about 1 year ago · 2 pontos

    O Jinn esverdeado é clássico, mas ele todo capetão é esquisito.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...