2019-04-05 18:30:17 -0300 2019-04-05 18:30:17 -0300
l_am_thou Santz

Know Your Demon #120 Ogun

NOME: Ogum

ORIGEM: Mitologia Africana (Yoruba) e diversas religiões de origem africana.

PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Ibunroku Persona (Masao Inaba)

LORE: Deus do povo Yoruba na Nigéria, Ogum é um orixá (espíritos Irunmole em formas de pessoa com propósito de guiar outras pessoas) primordial que aparece pela primeira vez como um caçador de nome Tobe Ode, marido de Oya, orixá das tempestades, ventos e trovões. Ogum é por sua vez um importante Orixá, tido como deus do ferro, das guerras, do trabalho em metais e do Rum, o que faz o mesmo ser adorado por ferreiros, guerreiros, caçadores, tecnologistas e motoristas, e estes que creem nele em julgamentos são solicitados a jurar por Ogum que dirão a verdade beijando um pedaço de metal.

Ogum é também considerado um Loa e um Vodum em outras culturas. Ogum é tido como um Orixá de grande importância por ter sido o primeiro a vir para o reino de Lie Aiye (Terra) encontrar um lugar para fecundar a vida humana, é dito em algumas versões que ele também abriu com seu machado de ferro e com um cachorro de guia o caminho para os demais deuses virem a Terra.

É dito que em sua forma terrena Ogum foi o primeiro rei da cidade de Ifé, que acabou matando alguns de seus súditos pela falta de respeito, e que se matou logo depois com sua espada. É dito que o mesmo por fim desapareceu entrando dentro da terra no Ire-Ekiti um lugar sagrado, mas com a promessa de ajudar aqueles que chamassem o seu nome. Seus súditos hoje creem que o mesmo não morreu, mas que desapareceu na superfície da Terra.

Ogum possui inúmeras histórias, crenças e versões diferentes dentre as varias religiões africanas ou afro-descendentes.

APARIÇÕES EM OUTRAS MIDIAS:

Ogum é figura de importância no filme  O Amuleto de Ogum (1974),  e e nos livros Aprendiz Sete, O Filho de Ogum (2006) e O Compadre de Ogum (1964) de Jorge Amado.

by @thecriticgames

Shin Megami Tensei: Persona

Platform: PSP
451 Players
140 Check-ins

28
Keep reading → Collapse ←
Loading...