2019-07-21 22:36:00 -0300 2019-07-21 22:36:00 -0300
jcelove Salviano Silva Featured

10 Super Bosses difíceis de esquecer

Single 3734499 featured image

Em Jrpgs,tornou-se comum encontrar, geralmente no fim do jogo ou no post game, bosses opcionais muito mais difíceis de derrotar que o final boss,  sendo alguns deles um verdadeiro teste de domínio das mecânicas de batalha, já que a velha manha de upar até nível 99 quase sempre não basta contra os melhores deles. E é desses casos que quero lembrar hoje.

Como tem uma galera jogando/rejogando FF VII ultimamente por aqui, me recordei de um, ou melhor dois grandes exemplos de superbosses que pra muitos foram os primeiros a causar susto e trauma por um bom tempo.

Levante a mão quem não penou pra criar chocobos  visando conseguir a desejada summon Knights of the round, só pra perceber que nem ela sozinha consegue derrotar os Emerald e Ruby Weapon!...

Com essa "agradável"recordação,  resolvi listar mais alguns superbosses que exigem mais que level 99 pra se vencer, OU são uma esponja de hp tão gigantesca que se você não causar uma dano monstruoso vai perder pelo cansaço.

Séries como FF e SMT e Kingdom Hearts sempre trazem desafios assim e vou citar alguns dos meus favoritos (se é que posso chamar assim) e outros que nem cheguei a encostar mas que são lendários e obrigatórios em qualquer listinha do tipo. Não se trata de um top, nem de uma seleção definitiva, só algumas lembranças traumáticas mesmo.

Emerald e Ruby Weapon (FF VII)

Com certeza os superbosses mais icônicos dos JRPGs, ao menos aqui no ocidente, já que muita gente começou no gênero com o clássico do PS1 e se traumatizou quando encostou o submarino sem querer no Emerald Weapon, sendo OBLITERADO em segundos ou ficou curioso com a misteriosa garra vermelha no deserto perto da Gold Saucer e se viu numa batalha impossível sem aviso.

Emerald é o mais temido dos dois pq tem mais hp e bate FORTE e sem pena, um segundo pra respirar e provavelmente sua party já morreu. Ruby é UM POUCO mais tranquilo, mas o jogador precisa saber o esquema de preparação antes da luta pra não ver seus companheiros jogados pra fora da batalha. Pra ambos, além de level 99 é preciso uma estratégia bem amarradinha com materias em master e muitos combos de ataques pra ter uma chance. Ainda assim é bem fácil perder num momento de vacilo. Ambos tem muito mais hp que qualquer inimigo do jogo e fazem o Sephiroth em sua ultima forma parecer um bebê.

Elizabeth/Theo e Margaret (Persona 3 Portable, também em Persona 3/FES e Persona 4)

Ah, as duas ajudantes (ou seu irmão Theo, caso jogue com a protagonista feminina) do Igor em P3 e 4 são amáveis...até vc ter que encara-las em batalha e ver o satanás da apelação de dano 9999 em forma de secretária de vestido azul.

Citei especificamente a versão portátil do P3, porque ele tem batalhas contra as duas e  são bem mais dificeis que em suas aparições em P3 e P4, já que no P3P você precisa farmar itens especificos pra invocar as fusion spells, ao contrário de só gastar MP como era no P3 original.

A Margaret estreou como superboss no P4, mas apesar de difícil e de exigir vitória em um limite de turnos especifico e uma estratégia eficiente, com muito grind e a persona certa da pra vence-la mais tranquilamente.

Já na sua aparição bônus em P3P ela vem com um esquema que exige que o jogador cause 5000hp de dano a cada 10 turnos usando ataques específicos, caso contrário ela mata instantaneamente. Tendo o level e personas certas, sabendo a ordem de ataque não é tão difícil, mas ainda é bem mais trabalhoso que no P4.Um deslize e magia sem defesa de dano 9999 na cara, quantas vezes for preciso pra te matar.

Já a Liz é uma das superbosses mais difíceis que á enfrentei até hoje. A única que me exigiu usar uma CALCULADORA pra contar o dano causado a cada turno porque só se tem uma unica chance de mata-la quando conseguir causar 9999 de dano, caso contrário ela recupera todo o HP e volta-se a estaca zero num loop infinito até você não ter mais item nenhum. Foram meses de sofrimento até conseguir derrota-la

Hitoshura (Digital Devil Saga)

O protagonista de SMT 3 Nocturne é talvez vais lendário e difícil superboss da série (tem a Liz e do Philemon, o Stephen no mais recente jogo da franquia, SMT IV apocalypse no páreo também, dificil escolher...). Em sua aparição no primeiro Digital Devil Saga ele vem acompanhado por seu exército de demonios numa batalha opcional que da arrepios em quem jogou até hoje de tão apelão que é. Não tive o "prazer" de jogar DDS 1 mas a dificuldade dessa batalha é lendária e poucos são os que podem se orgulhar de ter vencido o MC mais querido da série sem ser trucidado numa sequencia de press turns infinita até o hp da party zerar.

Philemon (Persona 2 Eternal Punishment)

A quem diga que a dificuldade de Philemon, que resolve testar a turma da Maya se o jogador for corajoso (ou maluco) o suficiente pra desafia-lo no final de P2 EP, é ainda maior que a do Hitoshura no DDS.

Não se chega a um consenso porque a turma que jogou SMT 3 e DDS é bem maior que a de Persona 2, mas o bicho é difícil de encarar. Confesso que nem tentei quando joguei EP....

Sephiroth (KH 1 e 2) 

Suegindo como uma batalha secreta na arena do mundo do Hercules, Sephiroth foi uma bela surpresa quando jogamos o primeiro KH. Bela não foi a forma como ele nos tratou já que Seph aparece em toda sua imponência e poder com sua masamune e ataques impossíveis de se defender até você ter level 99, e muito item de cura e magia, além de muitas tentativas até decorar os inúmeros padrões das várias fases que ele assume na luta.

No KH 2 a batalha contra ele já era esperada e fica ainda melhor já que rola um evento com os personagens de FF VII (e o Squall do FF VIII) antes e depois da luta. No 2 ele é um pouco mais fácil mas ainda exige muita preparação e reflexo a seus ataques rápidos pra se ter uma chance.

Sim, você pode dizer que ainda assim Seph não é nem de longe o pior superboss da série, que sempre traz bosses insanos em suas versões finais, mas com certeza é o mais icônico.

Ethereal queen (Valkyrie Profile e Star Ocean)

Quem teve o prazer de jogar os games mais famosos da saudosa Tri-Ace até o final deve ter tido o "prazer" de encarar a rainha. Boss recorrente nos jogos da empresa, aparecendo em quase todos os Star Ocean, nos Valkyrie Profile 1 e 2 e no obscuro mas muito bom, Radiata Stories do PS2 (só pra citar os mais importantes). Também conhecida como Iseria queen , ela tem ataques fortíssimos e hp infinito sendo que geralmente chegar até onde se batalha com ela já é um desafio sinistro (que tem saudades da Seraphic Gate?)

Yiazmat (Final Fantasy XII)

Yiazmat é o ultimo monstro da quest de caçadas do jogo e a fecha com grande estilo tendo absurdos 50 MILHÕES de HP, o que torna um verdadeiro teste de paciência. A não ser que você tenha uma estrátegia muito eficiente, pode levar várias horas sem sequer chegar perto de mata-lo. É tanto hp que o jogo permite que você fuja da batalha e volte depois até conseguir matar o infeliz.

Ele ao contrário da maioria dos bosses dessa lista não assusta tanto (apesar do tamanho), se conseguir chegar nele provavelmente tem condições de vencer. O chato é a demora e o potencialmente traumático risco de sua gambit falhar por algum motivo e seu healer cura-lo com um RENEW no final da luta XD

Parei após 30min quando joguei no ps2 e nunca mais voltei. O save ta no MC esperando pra retornar algum dia.

Erde Kaiser (Xenosaga 2 e 3)

Erde Kaiser é uma summon galhofa estilo robô gigante de super sentai que pode ser obtida fazendo uma longa quest no decorrer do primeiro episódio de Xenosaga. O trabalho compensa pois além da palhaçada na invocação o ataque dele retira 9999 de hp de qualquer inimigo do jogo podendo matar o final boss com apenas um turno.

Nos episodes 2 e 3, Erde Kaiser passou a ser também um superboss opcional. NO 2 a turma da Xion pode encarar o desafio da Dark Erde Kaiser se vizer todas as 40 sidequests do jogo, no 3 é possível encontrar a versão final da Erde Kaiser mais ou menos no fim do game, sendo uma batalha insanamente difícil ja que vc enfrenta um robô gigante sem poder usar os seus robôs gigantes. Nunca derrotei nenhuma das duas versões U_U

Asura (Vagrant Story)

Vagrant Story é um dos jogos com curva de aprendizado mais desnecessariamente longas EVAR. Jogo a mais de 10 anos e nunca dominei seu complexo sistema de afinidades e upgrade de armas e equips. Essa dificuldade é expressa pelas dezenas de bosses que você encontra no jogo e que podem ser resistentes a todas as armas que vc possui se não tiver preparado elas. Ashley, o bravo protagonista de nádegas a mostra pode estar OP em uma dungeon, matando todos os inimigos tranquilamente e de repente dar de cara, sem aviso, com um boss onde nenhuma arma causa mais que 3hp de dano de uma hora pra outra.

Asura é o píncaro dessa cadeia de perversidade do jogo. Aparecendo na dungeon extra hardcore carinhosamente chamada de Iron Maiden b2,  e acessível apenas no NG+, a monstra de 4 braços  vem coroar uma sequência de 8 bosses difíceis por sí só nesta agradável área. Dificilmente você vai conseguir causar mais que 10hp de dano por ataque nela na primeira vez que encontra-la. Some isso a magia de regeneração que ela invoca constantemente recuperando bem mais que os 10hp que seus ataques tiram MAIS  buffs de ataque e defesa também constantes além de mais que o dobro do HP do ultimo boss e temos uma longa e frustrante peleja pela frente.

Eve (Parasite Eve)

Parasite Eve não é u jogo  muito difícil. O cinematic RPG da Squaresoft pode ser terminado tranquilamente em 15h, sem traumas. O problema vem se você ficar tentado a explorar a dungeon extra do NG+ que é nada menos que o famoso Crysler Building, outrora maior prédio do mundo, e ver que tem que subir 77 andares "vazios", mas lotados de inimigos e bosses difíceis a cada 10 andares. Se conseguir suportar a dificuldade e chatice da subida encontra a verdadeira final boss do jogo e algumas revelações sobre o passado da protagonista Aya Brea, SE conseguir derrotar a apelação em forma de mutante verde voadora que é a menina.

Se você curte JRPG certamente tem sua listinha de bosses traumáticos também. Aproveite pra citar, preferencialmente bosses opcionais, já que tem muito boss surpreendentemente sinistro no meio dos jogos (tipo o Miguel em Chrono Cross) mas esses não tem jeito e geralmente se arruma maneira de passar. Conta ai pra nois^^

Final Fantasy VII

Platform: Playstation
9818 Players
255 Check-ins

81
  • Micro picture
    salvianosilva · about 1 month ago · 3 pontos

    Platinei o FF XII no ps4 e a luta contra o Yiazmat foi pura adrenalina haha

    1 reply
  • Micro picture
    thecriticgames · about 1 month ago · 2 pontos

    J posso dizer com oruglho que encarei algumas dessas batalhas e vivi pra contar história como a EVE e o Sephiroth nos dois KHs, ja encarei tambem a Elizabeth no P3 mas jamais consegui derrota-la, ainda farei isso um dia.

    3 replies
  • Micro picture
    manoelnsn · about 1 month ago · 2 pontos

    Eu ignorei a maioria dos super bosses, hauhauha

    Eu só enfrentei a Iseria Queen, queria usar o Lezard, Brahms e Freya na equipe XD

    5 replies
  • Micro picture
    rax · about 1 month ago · 2 pontos

    Desses dai só fiz lutei mesmo cotnra o Ruby e Emerald Weapon.

    Geralmente eu não encaro não esses Super Bosses em "Jotaéripeges"-q

    3 replies
  • Micro picture
    srdeath · about 1 month ago · 2 pontos

    Bela lista! Tem o Ozma no FF9 tbm, um dos que lembrei kkkk

    1 reply
  • Micro picture
    emphighwind · about 1 month ago · 2 pontos

    Nem lembrava que tinha DPS check na Margaret do P4, só dei bruteforce com Yoshitsune e fui, mesma coisa pras Justine e Caroline no P5, P3 não cheguei a jogar NG+ e sinceramente vai ser estranho jogar hoje em dia um Persona moderno sem Yoshitsune kek.

    Ainda quero fazer as 2 weapons do FFVII pra ter o desafio que não tive no jogo, porém obviamente todo desafio precisa de preparo.

    Eu ainda preciso jogar DDS direito, mas o Hitoshura compensa bastante, se você ganhar, quando passar o save você pode pegar um item que dá +10 em todos os stats no 2

    1 reply
  • Micro picture
    deathcorps · about 1 month ago · 2 pontos

    Nah, muita gente bota o Hitoshura mas ele tem stunlock e random bullshit totalmente controlável se você maximizar.

    A Elizabeth é mais difícil que ele no Hard FES e Maniac Portable.

    Agora DDS é a casa dos superbosses mais difíceis porque depois do Hitoshura tem o Satan no DDS2 esse sim é do cacete, muita gente esquece dele por ser possível quick kill na versão JP, acredite sem tool assisted pra manipular os Frames a Quick Kill é impossível na versão US.

    Satan junta todas apelações de superboss do Hitoshura e Elizabeth e piora as coisas tornando uma das boss fights mais difíceis de todo o gênero de JRPG turn based.

    Sephiroth nos KHs são pouca merda comparado os chefes das versões Final Mix dos mesmos jogos, principalmente se for no critical mode.

    Agora da série Xeno o mais bizarro é que os superbosses mais difíceis deles são side-quests que você tem que fazer antes de maximizar, por isso os Erde Kaisers são besteira comparado aos super bosses de Xenogears e Xenosaga Episode 1 porque você tem que enfrentar eles em momentos bastante vulneráveis.

    O Grahf no Xenogears se você errar as magias pra impedir o arrombo que ele faz por turno é reset.

    A magical girl, Jonny e os outros bixos que aparecem no Saga também são absurdamente difíceis porque te atacam quando seus recursos são limitados.

    1 reply
  • Micro picture
    lendaryo · about 1 month ago · 2 pontos

    Eu tô vendo o momento que eles vão fazer "A fusão" dessas Weapons ai pra virar algo mais badass pq o designer delas pra mim nunca foi nada muito foda kkkk

    1 reply
  • Micro picture
    tiagodantas · about 1 month ago · 2 pontos

    Emerald e Ruby Weapon são obrigatórios pra mim, não sei zerar FF 7 sem derrotá-los, uma coisa quero muito no remake é uma luta decente contra Sapphire Weapon, do mesmo jeito da batalha do EW e RW.
    Yiazmat eu cheguei a lutar contra ele no PS2, mas nunca matei, tenho reverte esse quadro no FF 12 remaster

    2 replies
  • Micro picture
    santz · about 1 month ago · 2 pontos

    Tu usou Renew no Yiazmat? Deve ter sido uma coisa muito embolada nos Gambits para acontecer algo nesse sentido. Eu demorei um bocado para derrotar esse puto, mas ele não chega a ser tão difícil assim. Omega XII tem uma batalha mais tensa, mas também tem truque para deixa-la passável.

    9 replies
  • Micro picture
    fernandovst · about 1 month ago · 2 pontos

    Sinceramente, o Sephiroth na versão de PS3 do Kingdom Hearts 2 é bem simples uahsuaehau.
    E tenho que jogar Persona 2 direito uma hora, mas em breve vai hehe.

    5 replies
  • Micro picture
    artigos · about 1 month ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    carlospenajr · about 1 month ago · 2 pontos

    Enfrentei a maioria desses chefes, não derrotei todos XD
    Na época que eu joguei FF7 eu não tinha conhecimento direito de mecanicas de RPG, então nunca derrotei os Weapons.

    Hitoshura é outro que eu não derrotei, o bicho é muito apelão. Uma coisa engraçada dessa batalha é a musica que toca, é a musica de batalha normal do SMT3, que é diferente do DDS1, mas leva ao simples pensamento que, pro Hitoshura, você é apenas uma batalha aleatória hhahahahahahaha XD

    Como muitos, só derrotei a Iseria Queen pq queria usar o Lezard no VP, melhor personagem da série (um FDP, mas adoro ele :P)

    E como eu postei recentemente, finalmente apaguei uma das vergonhas e derrotei a Truebreed Eve do Parasite Eve 1 ahahahahahah

    9 replies
  • Micro picture
    vinicios_santana · 29 days ago · 2 pontos

    Tento a primeira, se sou trucidado rapidamente e não for obrigatório pra finalizar o jogo, nunca mais passo lá. kkkkk

    2 replies
  • Micro picture
    kess · 27 days ago · 2 pontos

    Lembro de um chefe difícil, não era opcional, mas obrigatório em Chrono Trigger. O Golem, enfrentado em Zeal. A luta deveria ser perdida para ele, e a história segue, mas pode ser vencido, se bem preparado. E rendia bons itens! Já enfrentei alguns dessa vela aí de cima, em especial a Eve e a Iseria Queen,

    3 replies
  • Micro picture
    gucarneiro · 25 days ago · 2 pontos

    Jcelove, adorei essa tua lista, por sinal já penei contra a Eve. Eu lancei uma comunidade para quem gosta de escrever sobre jogos, https://pyre.com.br/, e queria bater um papo contigo para saber o que te levou a escrever aqui na Alvanista. Por onde eu posso entrar em contato contigo?

    1 reply
  • Micro picture
    speedhunter · 13 days ago · 2 pontos

    Yiazmat e Asura! Eu sabia que estaria no seu top antes mesmo de ler. Yiazmat foi meio traumático para mim, não pela sua dificuldade e sim pelo percurso da batalha. Já o Asura eu só tomei conhecimento dele no New Game + 5, ou seja, trucidei ele sem dó e piedade.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...