2017-08-21 22:19:54 -0300 2017-08-21 22:19:54 -0300
rshadowss Ricardo

O Futuro de Resident Evil Revelations

Single 3528869 featured image

Há uns dias, tivemos a noticia de que a Capcom está fazendo outro Resident Evil, e com as descrições dadas e por ter o mesmo diretor de Revelations 2, existem boas chances do próximo título ser um Revelations, e esse é o motivo principal do texto, falar do próximo Revelations. Algumas coisas eu vou reciclar de um artigo que não publiquei, se alguém quiser o link do artigo, deixo no final.

E vale lembrar, contem spoiler a torto e a direito <3

REVELATIONS E A VOLTA ÀS ORIGENS

O principal motivo de Revelations existir é por conta da sua “volta às origens”, o "resgate do survival horror", o fanservice, e a volta de personagens antigos ou sumidos, mas isso não significa que ele seria 100% igual aos jogos antigos. O primeiro Revelations conseguiu misturar bem o survival horror e a ação, a mistura do velho e do novo na franquia de um jeito bom, já o segundo peca em algumas coisas, mas ainda é bom, tem os elementos dos antigos RE e dos novos, resgatou a troca de personagens do RE0, e teve até inspiração no TLoU.

Os principais elementos dos REs antigos são o leva e trás de itens, exploração de cenário e itens, pouca munição e poucos itens de cura, inventario limitado e puzzles, talvez possa incluir o baú e o savepoint, desses elementos, o que voltou foi leva e trás de itens, exploração de cenário, inventario limitado e puzzles, por mais que eles sejam bobinhos, os puzzles estão lá, inclusive o puzzle mais legal do REV2 não é obrigatório, mas deveria ser.

Existem algumas coisas que eu queria a tempos que fossem incluídos nos REVs, que é o savepoint, tirando os checkpoints do jogo, o baú de itens (tem no REV, mas só pra armas e peças), e que tirassem os caixotes com itens, se não me engano, essas coisas voltaram no RE7, mas ainda tem caixotes e checkpoints, de qualquer forma, um ponto positivo pro RE7, MAS eles poderiam ter incluído essas coisas num REV, inclusive, acho que nem era preciso ir tão longe no RE7 pra trazer certos elementos, mas isso é assunto pra outro artigo. Eu espero muito que a Capcom inclua o savepoint e o baú de itens, que tirem os caixotes (já tiraram o drop de itens dos inimigos), os checkpoints (ou que diminuíssem os checkpoints), tirar algumas “informações” que deixam o jogo mais fácil, por exemplo, indicar na tela o que você precisa fazer, aonde você precisa ir, melhorar o que foi trabalhado nos dois REV anteriores, tanto os velhos quanto os novos elementos, porém com a mudança brusca no RE7, fico na duvida se eles não vão mudar drasticamente o Revelations, ou pra deixar a cara do RE7, ou pra deixar ele mais voltado pra ação, já que tudo indica que não terá mais ação nos numerados, eu faria outro spin-off igual o REV, mas focado na ação, canônico, algo parecido com o RE5 e RE6, agentes da BSAA ou DSO, mas eu não trabalho pra Capcom né? rs

A DLC Lost In Nightmares é a prova que é possível misturar o velho e o novo num jogo só, e com personagens antigos, e uma coisa que o próximo REV precisa ter e que o Lost In Nightmares tem é qualidade, se o game tiver a qualidade dessa DLC, será um ótimo começo. 

Como o REV2 teve baixo orçamento por ser um tipo de "teste", a qualidade final do game foi um pouco baixa, e pelo jogo sair na nova e antiga geração de consoles e pra PS Vita, talvez isso tenha afetado a qualidade também, temos momentos no jogo onde fica claro que precisava de uma cutscene, como quando a Claire descobre sobre o Neil, a Claire só muda de expressão durante o jogo, faltou cuidado nos detalhes, mas o  jogo vendeu bem, teve boas notas, os fãs gostaram, já está confirmado Capcom, não precisa fazer outro “teste”, agora é questão de dar um bom orçamento pro próximo jogo, exigir da equipe do game que ele tenha muita qualidade e lançar o Revelations 3.

Em questão de suspense, alguns sustos e até dificuldade, o primeiro Revelations é muito melhor que o segundo REV, a primeira vez que encontrei o Scagdead eu me fiquei tenso, principalmente antes de abrir a porta, a mesma coisa com a Rachael rindo e dizendo "found you!". O primeiro REV teve inimigos com pontos fracos, cascos que protegiam de levar danos, e tinha até mesmo one-hit-kill, diferente dos inimigos do REV2 que eram bem mais fáceis. E outra coisa, precisam dar um motivo para alguns inimigos existirem no jogo, no REV2 tem muito inimigo que "só existe", não tem nenhum propósito, até mesmo em files não é citado como tal BOW foi criada.

Uma coisa que vale lembrar é que o gore em RE estava sumido a muito tempo, todas as mortes eram censuradas, o personagem basicamente caia no chão e morria, e o gore voltou no RE7, mais um ponto para o RE7.

TER ALGUMA IMPORTÂNCIA NA CRONOLOGIA

Até agora os dois Revelations não tiveram nenhuma importância significativa na cronologia, eles adicionam algumas coisas, tentam preencher um espaço vazio entre alguns títulos (REV entre RE4 e RE5 Lost In Nightmares, REV2 entre RE5 e RE6), porém eles deixam mais perguntas do que respostas, e todos os acontecimentos não tem nenhuma importância na cronologia, vale lembrar que já temos o RE7 que tem poucas ligações com a cronologia e os acontecimentos também não tem nenhuma importância na cronologia (até o momento, não foram lançadas as últimas duas DLCs, que podem ou não, explicar a Umbrella, a HCF e outras coisas), e a franquia precisa de um Revelations que traga alguma relevância pra historia, mas a gente sabe que a culpa é do péssimo planejamento da Capcom.

Revelations apresentou e deixou algumas questões em aberto, o destino de alguns personagens como o Morgan que foi preso, mas no REV2 indica que ele esta voltando, o destino de Jessica e Raymond, dois agentes infiltrados para roubar informações e o vírus T-Abyss para Tricell, no REV2 temos a Claire e a Moira que ninguém sabe se estão ou não infectadas ainda, a Natalia que é ou não a Alex, a volta da FBC, e algumas coisas nos files secretos. Provavelmente eu me esqueci de alguma coisa dos Revelations, mas não é necessário criar mais um jogo que não responde nada, apresenta coisas que não levam pra frente e até o momento, não tem a menor relevância.

Agora na franquia nós temos algumas questões para serem tratas dos últimos jogos e animação CG, e que poderiam tratar num jogo, como a Família do RE6, Gleen Arias do Vendetta (para quem não sabe, Arias tomou as ações da Neo-Umbrella e Tricell, sendo o maior contrabandista de BOW’s no momento), o envolvimento da HCF na criação de uma certa BOW em RE7, e as questões a respeito do Morgan, FBC e T-Abyss, não menciono a Natalex porque ela ainda deve ser uma adolescente e vão deixar isso mais pra frente, ou simplesmente não vão tocar no assunto.


=====================================================

Aqui é a parte do artigo onde eu falo de todas as ideias que tenho pro REV3, ou seja, a parte que eu surto.

O Revelations é conhecido pelo fan service, principalmente por trazer personagens sumidos, por ter inspirações nos jogos antigos, como o primeiro REV que lembra a mansão Spencer, a ilha de REV2 com Rockfort Island do Code Veronica, trazer personagens como a Claire e o Barry, fazer menções como "NOW who's the master of unlocking?!?" e "I was almost a Claire sandwich" entre outras coisas. Depois dessa inspiração no primeiro RE e no Code Veronica (não sei se posso citar o Dead Aim e Gaiden), eu chutaria que um próximo REV seria no clima do RE2/RE3/Outbreak, que seria a cidade cheia de BOW's e zumbis, ainda mais se for entre RE6 e RE7, não sei se eles colocariam um “novo Nemesis” igual o Ustanak ou o Diego (RE Vendetta), quem sabe não rola uma inspiração no Mr.X (Tyrant T-103)? Ele tem mais a cara de Survival Horror do que o Nemesis na minha opinião.

Agora na questão de personagens sumidos, eu com certeza colocaria o Ark Thompson (RE Gun Survivor), ele não é um personagem tão conhecido (alguns fãs torceram pra ser ele no Damnation ou um dos personagens na lista da Terra Save), mas seria bacana ter ele como um dos personagens de REV, já que ele não é nenhum soldado como o Chris ou agente treinado como o Leon, e sim um detetive particular e amigo do Leon, ele teve contato com BOW’s somente uma vez que foi na ilha Sheena, que de certa forma é o mesmo clima de Raccoon City, a diferença é que o T-Virus foi espalhado de forma proposital na ilha. Eu gostaria de ver o Ark sendo parceiro do Leon num VER, já que o Leon ainda não participou de nenhum REV.

De todos os personagens sumidos, acho que o Ark é o que mais tem sentido em aparecer, pelo menos como personagem jogável, já que o Billy “morreu”, o Carlos era um mercenário e a Rebecca seguiu um caminho diferente de lutar contra o bioterrorismo, apesar dela enfrentar isso no The Stage e Vendetta, ou a Claire também ter seguido um caminho diferente e mesmo assim ela está no REV2 e no Degeneration, mesmo não sendo proposital, e no mangá Heavenly Island em uma missão da Terra Save, mas nada impede o Billy, Carlos ou Rebecca de aparecerem jogáveis em novos jogos, até porque acontece muita coisa por coincidência em RE. Outros personagens como o Parker, Hunk ou Alyssa também seriam interessantes de aparecer como personagens jogáveis, lembrando que o produtor do REV2 Okabe, disse que gostaria de ver o Hunk num Revelations, mas que achava que o personagem tinha mais cara de um jogo numerado por ser mais ação, agora não tem mais ação nos numerados Okabe, pode trazer o Hunk.

OBS: Já podiam até colocar o Ark e o Edward Thompson (REV2) tendo algum parentesco, irmão, primo, marido...

Levando em consideração que a Umbrella voltou no RE7, e obviamente ela sendo a “Umbrella do mal”, existe bons motivos para trazer o Nicolai (RE3) e o Hunk de volta, já que eles são mercenários da Umbrella, o Carlos não, isso é forçar a barra. Com a suposta volta dessa Umbrella, poderiam trazer até mesmo Christine Henry, que era uma executiva da Umbrella e diretora de um laboratório da Umbrella na França, que por sinal, foi ela quem deu a ordem para o esquadrão do HUNK, de roubar amostras do G-Virus, ela foi citada somente uma vez num EX-File do RE2 do N64, Alex Wesker também saiu de um file. Nicolai voltaria fazendo o mesmo papel que fez no RE3, mesma coisa do Hunk, mas no caso do Hunk eu daria uma campanha, nem que fosse uma campanha extra igual ao The 4th Survivor ou a campanha da Moira no REV2, Christine Henry sendo uma vilã (que não pode morrer ou se transformar num boss, por favor, já jogaram a Alex Wesker no lixo), ela ainda tem um castelo no sul da França, tem uma família importante igual aos Ashford's, da até para homenagear o RE4 com o castelo.

Dos personagens clássicos, eu queria a Jill, Leon ou Ada, a Jill eu queria no RE7, mas enfim, se tiver ela, podem colocar uns puzzles para abrir portas e armários, iguais aos que tem no jogo Obscure, apesar que a Alyssa também sabe arrombar portas. 

É bom lembrar duas coisas:

1- Qualquer personagem pode aparecer, mesmo que ele não tenha nenhuma conexão com outros personagens, a Claire e o Barry mesmo, inventaram uma conexão pra eles, não ficaria surpreso com a Jill e o Leon por exemplo. Se bobear, aparecem personagens até do Dead Aim.

2- As cores dos Revelations dizem muito sobre quem será os personagens do jogo, REV1 foi azul, a personagem principal foi a Jill que sempre usou azul, REV2 foi vermelho, apareceu Claire e Barry que sempre usaram alguma peça de roupa vermelha, se o próximo REV for verde, eu apostaria no Ark.

Seria bacana também caso eles reutilizassem as ideias descartadas do RE7 (ou até mesmo as descartadas do REV), aquelas que vazaram há um tempo, onde tinha dois personagens (provavelmente Jill e Chris) no meio de uma cidade destruída, com máscaras de gás, talvez pra um vírus igual o C-Virus ou o do RE7, ao que parece é transmitido pelo ar também. Uma ideia descartada do RE7 já foi usada no REV2, pelo menos parece ter sido usada, no caso, uma criança numa maca que seria a Natalia, e também tem o fato de aparecer o logo da Umbrella, a Umbrella já voltou no RE7 mesmo.

======================================================

Duas coisas que eu acho muito legais nos Revelations, são as inspirações em livros e o modo Raide, o Raide é certeza que volta, mas espero muito que continuem se inspirando em livros.

Enfim, é só isso, o que o próximo Revelations mais precisa, é ter qualidade, já passou a fase de testes, os fãs já gostaram do Revelations, já ta na hora de investir nessa sub-franquia. Pra quem quiser ler o artigo que eu não cheguei a publicar, só clicar aqui, já peço desculpa por alguma coisa que escrevi a 2 anos atrás.

Resident Evil: Revelations

Platform: Playstation 3
1107 Players
252 Check-ins

17
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · over 2 years ago · 3 pontos

    Os baús de itens são uma delícia...
    ...
    Eu quero o RE2 REMAKE...
    ...
    Sim... o gore em RE7 é muito bem vindo...
    ...
    Eu sou fã, eu quero service.
    Kkkkkk

    9 replies
  • Micro picture
    rafaelgens · over 2 years ago · 3 pontos

    Ark esquece,ninguem quer ele de volta,cruzes,tanto personagem bom na geladeira e vc quer justo ele? kkkkk a capcom falou msm q nao vai abandonar a ação,entao ele pode ir msm pro REvelations 3,eu só quero a jessica de volta,unica personagem que prestou dos novos nos rev anteriores,ela daria uma otima vilã s2

    2 replies
  • Micro picture
    kess · almost 2 years ago · 2 pontos

    Um dos maiores erros de RE foi ter expandido demais a série, querendo níveis globais, e a "volta aos velhos tempos" que Revelations tem feito ajudam nisso. Um reboot seria interessante, mas acabaria sendo "mais do mesmo", uma volta para trás, e não um passo à frente. Ainda que o soft reboot que RE7 trouxe não tenha agradado todo mundo.

    1 reply
  • Micro picture
    rshadowss · over 2 years ago · 1 ponto

    Não vou adicionar isso no artigo, mas enfim, que os gráficos não sejam iguais ao do RE7, eles já ferram o meu Chris, não quero que ferrem outros personagens pra "deixar mais realista".

    5 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...