2017-07-03 23:56:52 -0300 2017-07-03 23:56:52 -0300
rshadowss Ricardo

Como deveria ser um Resident Evil Outbreak na nova geração?

Single 3510505 featured image

Há uns dias atrás, estive pensando num artigo falando do spin-off Revelations, e a partir dai acabei pensando a respeito do Outbreak, pensei tanto no assunto que parei um artigo pra escrever esse, já que me parecia mais interessante. Então ficam as minhas ideias de como seria um novo Outbreak na nova geração, bem fanmade mesmo.

O Spinoff Outbreak acompanha oito personagens que tentam sobreviver durante o início do incidente em Raccoon City, revisitando alguns cenários e descobrindo novos lugares em Raccoon. Nos últimos games da franquia tivemos novos "Outbreaks", o que significa que não ia faltar cenário/game para fazer, mas eu acredito que não poderia seguir a formula exata dos outros dois Outbreak's, então pensei em dois caminhos que o jogo poderia seguir:

Ideia #1

A principal mudança aqui seria ter menos personagens pra cada cenário, cenários em lugares e tempos diferentes, pois se Capcom escolhesse fazer um game mostrando cenários em tempos diferentes como Tall Oaks, Terragria, Edonia,Kijuju e Lanshiang, ficaria muito estranho ter os mesmos personagens nesses lugares, então eu escolheria 3 ou 4 personagens pra cada cenário (ou só 2 mesmo pra um coop), com cada cenário tendo a duração de no máximo 1h30m, já que os cenários nos antigos são curtos, somente o ultimo cenário de cada jogo é mais longo, ou se você tentar fazer 100% de cada cenário no Hard.

A principal característica do Outbreak é que são pessoas comuns tentando sobreviver ao caos, e nesses últimos games (e animações) tivemos muitos ataques bioterroristas, Tall Oaks e Lanshiang se parecem um pouco com Raccoon City nessa característica, e isso pode abrir muitas oportunidades de cenários, talvez mostrando professores e alunos fugindo da Ivy University, o pessoal do governo, outras pessoas em outras partes da cidade antes dela explodir, em Lanshiang temos dois ataques diferentes, um em Waiyip e outro em Tatchi, poderia ser a oportunidade de mostrar o começo do caos nesses lugares, dar mais informação sobre a Família, Neo-Umbrella e entre outras coisas, assim como foi feito nos outros Outbreaks

Um cenário como Edonia ou Kijuju (e Waiyip, pois lá tem J’avos) provavelmente seriam mais voltadas para ação, podendo até colocar algum soldado da BSAA como personagem, só ia escapar da premissa "pessoas comuns tentando sobreviver", Terragrigia que eu me lembre, só apareceram hunters como inimigos, mas nos Outbreaks existem inimigos que não apareceram nos outros jogos, então colocar outros inimigos não faz mal, eu consigo imaginar um cenário no Queen Zenobia, mas provavelmente com os personagens morrendo no final, já que nesse caso não existe sobreviventes, mas é a oportunidade de falar da FBC, Morgan, Veltro...

Esse estilo seria mais parecido com os antigos, só teria cidades diferentes com personagens diferentes, eu só não faria um cenário no laboratório ou naquelas cavernas, as piores partes da campanha do Leon são nesses lugares sem sentido, até a igreja já esta bom, depois pula pra China.

Ideia #2

Nesse caso, seria bem mais diferente dos Outbreaks originais, eu faria pelo menos duas campanhas longas, entre 4 e 6 horas cada, cada campanha em lugares diferentes ainda, mostrando dois grupos tentando sobreviver, digamos que um em Tall Oaks e outro em Lanshiang, o numero de personagens seria o mesmo, no máximo 4 pra cada cenário. Nesse caso com cenários maiores, mais exploração, um mundo semi-aberto, até mesmo tentando passar uma historia melhor, já que iria ter pessoas tentando sobreviver e mais tempo de tela pra esses personagens, o que poderia dar um ar mais dramático ao jogo (isso só sem sonho mesmo), no outro estilo também da pra fazer isso, só seria com um tempo menor.

Um cenário como Tall Oaks poderia iniciar com um grupo na faculdade, e mostrar todo o caminho desse grupo tentando sobreviver, em Tatchi a mesma coisa, são os dois cenários que mais se parecem com Raccoon City (espero que você entenda qual sentido que eu estou falando), e isso pode até deixar outras cidades pra outras sequencias, focando em uma ou duas cidades por vez.

Algo que provavelmente teria que sair do game, seria a taxa de infecção dos personagens, pois manter a taxa baixa em 1 hora ou 6 horas de campanha deve ser complicado, e se essa mesma taxa passasse entre os cenários ia ficar estranho, pois é bem capaz da taxa ser zerada no fim de cada cenário, e no Outbreak original, isso não faz a menor diferença, pra ser sincero, não entendo a cronologia dos dois jogos, não sei qual seria a ordem cronológica dos cenários, só o primeiro cenário “Outbreak” mesmo, mas tudo bem, é a escolha de gameplay, eu gosto dela, mas não sei como funcionaria em 6 horas de campanha. A solução aqui seria deixar os inimigos com one hit kill, é um jogo de sobrevivência certo? Bom, se um zumbi te morder você morre, já que o personagem estará infectado mesmo, ou com inimigos mais fortes com one hit kill, como a lepotitsa.

Uma coisa boa do Outbreak, são as variedades de inimigos pra cada cenário, de como o vírus se adapta em diferentes formas, então imagina como seria o efeito do Uroboros, T-Abyss ou C-Virus em animais ou plantas? Até mesmo em pessoas, T-Abyss e o C-Virus conseguem efeitos bem variados em pessoas.

Já o modo multiplayer do Outbreak, como eu nunca joguei, não tenho o que opinar a respeito dele, mas para quem jogou offline, sabe que a IA desse jogo é "ótima", quem reclamou da Sheva do RE5 provavelmente não jogou o Outbreak, você morre tentando salvar eles, fora que eles te dão uns itens sem sentido, mas pelo menos te salvam quando você pede.

Mas em questão do online, os últimos RE estão de parabéns, e você talvez odeie RE5 ou RE6, mas tem que concordar comigo que o co-op deles, seja online ou local, são muito bons e divertidos, eu adicionaria um co-op local no Outbreak (só mudar aquela tela dividida horrorosa que eles usam), até mesmo a troca de personagens durante a campanha, caso jogasse sozinho, igual o RE0 e REV2. O online é só manter a qualidade dos últimos, não sei como é o co-op local do REV2 e nem o online do ORC, mas dizem que são bons também. E não da pra tirar o multiplayer do Outbreak, eu já to deixando ele bem diferente, pedir pra tirar o multiplayer, o splin-off já seria outro né? Apesar que a Capcom muda a estilo de jogo, não fazendo dele um Umbrella Corps, ou focando nas piores partes do ORC, já é um começo.

A troca de personagens seria uma boa opção pois os personagens ainda iam ter suas características próprias, alguns são mais fortes, outros tem mais espaço no inventario, conseguir destrancar portas, no ORC mesmo já tem algo parecido, no RE0 e REV2 também, e trocar de personagem durante a campanha para conseguir acessar algum lugar, fazer mistura de itens, ou até por conta dos ataques corpo a corpo, alguns personagens são mais fortes, outros esquivam...

O Outbreak já existe criação de itens, então tendência seria só melhorar num novo Outbreak, no REV2 já existe uma criação de itens (inspirada no TLoU), mas nesse caso poderiam dar mais prioridade em criação de armas corpo a corpo, para mostrar a sobrevivência a todo custo, nos antigos você chega a usar até uma vassoura.

Existem outras coisas que gostaria de ver, como algo mais stealth, um pouco parecido igual o REV2, nos antigos você chega a se esconder em alguns lugares, você consegue bloquear algumas passagens, não colocaria caixotes com itens, nem inimigos dropando itens, ter a câmera em cima do ombro, se bobear, até um save-point (coisa que eu queria no REV faz tempo), manter um bom nível de dificuldade, mas é basicamente isso, adaptar algumas coisas pra hoje, o Outbreak é um pouco datado já.

Como o spinoff é antigo, é um pouco difícil ele voltar, mas não impossível, e se voltar, voltará bem diferente, capaz de só receber os dois Outbreaks remasterizados, ou até mesmo um port igual o RE: CVX. 

Se você gostou do artigo, talvez esses dois possam te interessar também:

Precisamos falar sobre o Resident Evil 2 Remake

O que eu gostaria de ver em um Resident Evil

vlw, flw.

Resident Evil Outbreak

Platform: Playstation 2
2424 Players
18 Check-ins

16
  • Micro picture
    redfield_warrior · over 2 years ago · 3 pontos

    Enfim, curti o conjunto de ideias, mano.
    Eu acho que, se fosse pra fazer canônico assim, seria melhor mesmo colocar poucos personagens (no máximo 4) em cada fase, podendo mudar os personagens dependendo do cenário. Tipo, no cenário de Raccoon, 4 pessoas, no de Tall Oaks, mais 4 pessoas, mas diferentes das outras de Raccoon, mas que tivessem habilidades parecidas.
    Daí fazia umas campanhas curtas (pra fazer o jogo com todas as campanhas durar aí umas 10-12 horas). Mas antes eu sou a favor de remasterizarem os dois do PS2, mas remasterizarem no nível do Remake/Zero, pro jogo ficar jogável mesmo nos tempos atuais. Depois tentaria isso XD

    A propósito, você chegou a ver uma série de jogos chamada Outbreak? O criador se inspirou muito em RE Outbreak pra fazer os jogos.

    2 replies
  • Micro picture
    redfield_warrior · over 2 years ago · 2 pontos

    Comentando pra ler depois -q

    1 reply
  • Micro picture
    seufi · over 2 years ago · 2 pontos

    Gostei. Ideias excelentes. ..

    3 replies
  • Micro picture
    kess · almost 2 years ago · 1 ponto

    Estamos no ponto certo para um jogo assim da série. a tecnologia auxiliaria muito a ser algo mais fluído, mas a série está num ponto onde esse estilo de jogo já não é mais aonde a Capcom quer ir... Uma pena, pq a intenção do outbreak é muito boa.

Keep reading → Collapse ←
Loading...