2016-06-11 14:05:15 -0300 2016-06-11 14:05:15 -0300
rshadowss Ricardo

Precisamos falar sobre o Resident Evil 2 Remake

Single 3331358 featured image

Depois de tantos pedidos, depois de tantos anos, a Capcom decidiu fazer o Remake do Resident Evil 2! Claro, depois de ver o sucesso do Resident Evil 2 Reborn, que chamou atenção de toda a mídia, e principalmente dos fãs, a Capcom não quis perder a oportunidade de ganhar dinheiro agradar os fãs, e os fãs já estão desesperados, com medo da Capcom estragar o jogo, de fazer igual ao Umbrella Corps, de adicionar ação, etc. Logo depois que o remake foi anunciado, surgiu vários vídeos, artigos e textos de como deveria ser o Remake, agora quase um ano depois, decidi fazer esse artigo, demorou, mas "we do it!".

UM REMAKE E NÃO UM REMASTER

Antes mesmo de o jogo ser anunciado, eu já tinha conversado a respeito de possíveis remakes do RE2 e RE3, assim que o Remake HD Remaster foi anunciado, vi muitos fãs pedindo um remaster do RE2, e mesmo depois do RE2 Remake ser anunciado, ainda vi fãs pedindo por isso. Muitos fãs querem que o jogo seja exatamente igual ao original, apenas com gráficos melhores–se for apenas gráficos, já temos Darkside Chronicles– o que pra mim, é contraria a ideia de um remake.

A Capcom já anunciou que o Remake será completamente novo e feito do zero, então já anula a ideia de remasterização. Assim como foi feito com o primeiro remake, espero que esse jogo tenha áreas novas, uma jogabilidade diferente do original, e diferente do primeiro remake, nada de câmera fixa. Eu digo isso por conta que o Remake não será feito para os fãs oldschool como muitos pensam, não é uma redenção, assim como qualquer outra desenvolvedora, a Capcom visa lucro, e nisso tentara atingir os dois tipos de fãs da franquia, não da forma que o RE6 foi feito, já que o RE2 já existe, eles não vão inventar uma nova historia, talvez adicionar conteúdo e arrumar algumas coisas, mas não refazer.

Acredito que os fãs não precisam se preocupar com o jogo ser com câmera em cima do ombro, até porque, temos bons jogos com elementos de survival horror que têm câmera em cima do ombro, como The Last of Us e The Evil Within, e temos exemplos até mesmo na franquia, como os dois Revelations, é só deixar a jogabilidade mais travada, talvez deixar inimigos mais resistentes, como Mr.X no ORC, só os tiros na cabeça que causam dano, Lickers e zumbis atraídos por barulhos, e sangue no caso do zumbi, se o personagem estiver sangrando, etc.. O que os fãs precisam se preocupar é com inimigos deixando itens, caixotes e itens em excesso nos cenários, mas acredito que a Capcom não vai introduzir esses elementos no jogo, assim como acredito que vão deixar de fora as QTE's, a ação que já existe no original, será mantida, nada exagerado, nada megalomaníaco. E se eles mantiverem as maquinas de save, sem check-point, com inventario limitado, mas com o jogo ainda rolando, puzzles e o baú de itens, será ótimo.

Vale lembrar que um ponto crucial na franquia que foi deixado de lado nos jogos recentes e que não pode faltar no Remake, é o Gore, mesmo que ele ainda exista nos novos jogos, todas as cenas violentas são censuradas, o gore praticamente não existe, e é muito importante que esse Remake seja violento e tenha o gore necessário, nada de censurar.

FAN SERVICE COM MODERAÇÃO

Um dos problemas em Resident Evil, é o fan service, fã de RE pede muito, e a Capcom escuta, e é bom a Capcom ouvir o feedback dos fãs, só que não pode levar tudo em conta, porque tem muito pedido absurdo, e tem que tomar cuidado com esse fan service, porque a equipe pode deixar de fazer um bom trabalho devido aos pedidos dos fãs, e transformar o RE2 Remake num "RE2 Fan Service", eu não reclamo do fan service quando ele é bem feito, a campanha do Leon no RE6 por exemplo, fan service do começo ao fim, e isso não torna a campanha do Leon melhor, pelo menos pra mim, fora que eu sei que fã nunca ta feliz, mesmo quando dão justamente aquilo que pedem.

 Já vi muito fã querendo RE2 fazendo crossover com RE3 – e também uma campanha co-op– e eu espero que isso não aconteça, já que ambos os jogos tem propostas diferentes, e eu imagino um RE3 Remake em mundo semi-aberto, você podendo explorar mais Raccoon City, mas isso não é assunto pra esse artigo, RE2 trás uma proposta diferente, algo mais parecido do primeiro RE, que você fica preso dentro de um lugar, e RE3 você fica mais na cidade, fora que isso pode fazer uma confusão e pode estragar o Remake, e cada jogo precisa de um remake.

Como eu disse, eu gosto de fan service, de easter eggs,  então seria legal fazer pequenos easter eggs, mostrando a janela que o Nemesis quebra, dando a entender que ele já passou por ali, o Brad zumbi, as fotos da Rebecca, a loja Arukas , quem sabe colocar o Akuma como personagem extra, ou a Elza num mini-game estilo Raide/Mercenaries. Talvez mencionar os personagens do Outbreak através do Marvin, se não for pedir muito, as vozes de Alyson Court [Claire] e Matthew Mercer[Leon] e que coloquem os Ex-Files do N64, algumas dessas coisas fazem a diferença, como os dubladores e files completos, outros são fan services que se tiver no remake, vai ser legal, e se não tiver, não faz diferença.

Apesar do ultimo vídeo lançado eles tocarem no assunto do co-op no RE5, e por um momento eu achar que isso foi uma forma sutil de dizer que ia ter co-op , acho que eles não colocam co-op nesse remake, ou espero que não tenha.

CONTEÚDO EXTRA

O Remake precisa de algum conteúdo diferenciado, algo a mais do que "apenas" a campanha principal, coisas que eu acho que seria legal colocar como extra no REmake Remaster e RE Zero, que seria os cenários Beginnings e Rebirth no Remake, e Nightmare no RE Zero, refeitos no estilo clássico da franquia, o que não aconteceu, mas tudo bem, talvez não quiseram arriscar. No caso do RE2 Remake,  que é algo do zero, a Capcom possa arriscar um pouco, e colocar pelo menos uma campanha extra, que seria Death’s Door, campanha  da Ada, talvez algo mais completo, como Separate Ways, acontecendo ao mesmo tempo da campanha principal, ou apenas os acontecimentos do Death’s Door mesmo. 

O que não pode faltar mesmo, é a campanha do Hunk e Tofu Survivor, já que por enquanto, não temos o Hunk de maneira oficial em novos jogos, então pelos menos a campanha dele, e não apenas um personagem extra nos mini-games. Seria bom ter o Mercenaries ou Raide, mas acho que colocam o Extreme Battle, que é meio chatinho, mas enfim.  É muito provável que tenha colecionáveis, e você precise achar as medalhas do RPD, quem sabe desbloquear roupas das versões atuais dos personagens, troféu/conquista pra quem terminar o Tofu Survivor, completar o jogo em tal tempo, etc.

SOBRE A HISTORIA – APENAS CLAIRE A - LEON B

Eu sei que seria legal ter a opção de cenários, provavelmente vai ter a opção de você escolher com qual personagem você quer começar igual o primeiro RE, ou por cenário igual o RE6, o que ia dar a oportunidade de ter cenários A e B, mas a duvida de qual ordem é a correta ainda é constante nos fóruns da franquia, no primeiro Remake temos todos os finais, menos o final "certo", então pra que persistir no erro?

Até poderia existir momentos durante a gameplay que mude o final da campanha, como algumas escolhas, portanto que deixasse bem claro qual é o final verdadeiro, e até assim pode existir duvidas, já que eu vi algumas pessoas achando que o final "ruim" do Revelations 2 era o verdadeiro, então é mais pratico ter apenas Claire A e Leon B, por mais que os fãs não gostem, e isso poder diminuir o fator replay do game. Então eu prefiro que o game responda certas duvidas, e não que persista nelas, tudo bem que a intenção do Remake não é tapar os furos do jogo original, e por mais que cenários A e B transforme o game num legitimo Remake, eu prefiro que essa questão seja arrumada no jogo.

Outra coisa com relação a historia que gostaria que fosse arrumada seria os personagens, dar uma aprofundada neles, nos acontecimentos, como o Leon que no file de RE6 diz até que pensou em se matar "Para dizer a verdade, eu até pensei em terminar tudo – várias vezes, na verdade – simplesmente com uma bala rápida na cabeça", adicionar algumas conversas quando for possível, mostrar o pavor que eles estão sentindo em algumas cutscenes, mostrar mais dos personagens como Ben e Brian, de preferencia em cenas e não files, não sei se vale a pena o Leon mencionar o Ark, mas seria legal.

O QUE NÃO QUERO NO REMAKE

Eu quero sim que o remake seja algo novo, algo moderno, mas que ainda respeite o original, que adicione conteúdo a historia, mas que não mude os fatos, nada de câmera fixa porque não tem necessidade, QTE's, itens em excesso, caixotes, ataques físicos, upgrade de armas–somente as custom parts encontradas no jogo– e upgrade de habilidade, não sei se eu quero ou não a tela de load, um pouco de nostalgia não faz mal a ninguém. É bem provável que o remake não saia exatamente como eu quero ou qualquer outro fã quer, o Remake esta nas mãos de duas pessoas –e um terceiro não divulgado– que já trabalharam na franquia, até mesmo nos jogos antigos, como REmake e RE2, Yoshiaki Hirabayashi e YasuhiroAnpo, para aqueles que se preocupavam com quem ia fazer o Remake, já que o Mikami não esta mais na Capcom ou seria ele o terceiro? Saiba que o jogo esta em boas mãos, Anpo trabalhou na versão original do RE2, e até comentou no ultimo vídeo de 20 anos, que gostaria de consertar algumas coisas, talvez ele conserte algumas coisas agora.

O que eu realmente espero desse Remake, é um alto padrão de qualidade, como o Remake e o RE5, que são os dois jogos que eu acho mais bem feitos, e vale lembrar, que mesmo que o RE2 Remake não seja exatamente aquilo que você quer, saiba que o RE2 original ainda vai existir, a existência desse remake não faz com que o RE2 deixe de existir.

Resident Evil 2

Platform: Playstation
11111 Players
125 Check-ins

25
  • Micro picture
    katsuragi · almost 3 years ago · 3 pontos

    NOSSA, MENÇÃO DO ARK
    ISSO SERIA UM TUDO
    GUN SURVIVOR PRECISA DE MAIS AMOR, GENTE
    ATÉ HOJE EU TÔ AQUI ESPERANDO VER O BRUCE E A LING DENOVO, POR EXEMPLO
    Heroes Never Die é um jogo tão bom!

    Eu tudinho com gosto e de início fiquei meio "ahmmm" com não querer a câmera fixa como os antigos. Mas pensando bem, pode funcionar e também deixar o jogo realmente melhor mais desafiante. Afinal, num molde clássico, era só você atrair um zumbi para um canto num espaço aberto e correr dele pelo outro. A movimentação limitada dos antigos mais FACILITAVA tudo do que dificultava. Era questão de saber explorar o jogo. Aprendi isso enquanto fazia Speed Runs evitando tudo que não era obrigatório no jogo.

    As suas ideias são muito boas e se a Capcom fazer algo do tipo, tenho certeza que RE2 vai novamente pegar o Topo da série com a nova leva da Fanbase, assim como fez com a maior parte do pessoal da antiga como nós.

    Se elas conseguirem deixar o jogo MAIS bonito visualmente do que ele ficou em Darkside (convenhamos, eles fizeram um trabalho ESPETACULAR nele, o jogo é lindo no geral) eu vou gritar.

    1 reply
  • Micro picture
    seufi · almost 3 years ago · 2 pontos

    Que façam as duas coisas: modo clássico, com jogabilidade clássica e câmera clássica e um modo "altered", com coop, ação e o escambau...

    1 reply
  • Micro picture
    redfield_warrior · almost 3 years ago · 2 pontos

    Bom artigo, mano ^^
    Bom, eu não ligaria se tivessem alguns caixotes espalhados, desde que tivessem com moderação. O negócio seria ter uma ou outra de vez em quando e os itens ficassem jogados no cenário mesmo.
    Ataques físicos eu não ligaria também se não fosse algo exagerado, porque na época os personagens não tinham lá tanto treinamento. Tipo um stomp quando um zumbi viesse se arrastando e você pudesse usar sem que ele agarrasse a sua perna ia ser bom.
    As telas de Loading por mim podem seguir o estilo do Revelations, os personagens abrindo a porta lentamente, pra disfarçar. Já ajuda um pouco.
    E sobre a câmera, pra mim tem que ser mesmo over the shoulder. É só eles saberem montar um mapa bacana, adicionar mais cenários (principalmente na delegacia), que dá pra criar algo bom, mesmo com indas e vindas no cenário, já que RE2 teve muito disso.

    1 reply
  • Micro picture
    porlock · 11 months ago · 2 pontos

    ótimo artigo!

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...